Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Simeone

Sporting - Rumores e Transferências - 2022/23

Publicações recomendadas

Citação de Simeone, há 1 minuto:

O problema desse plano é que os Trincões e os Potes eventualmente vão querer dar o salto para clubes e campeonatos de outra dimensão. Nessa altura, iremos perder um jogador importante e só vamos receber uns 15 ou 20M€. Aí é que vai custar. Eu percebo essa abordagem ao mercado, mas não podemos entrar no exagero - mas, sinceramente, acho que já entrámos. Basta ver que o nosso ataque, que é o setor tradicionalmente mais valorizado pelo mercado, é composto apenas por jogadores cujos passes estão divididos 50/50 (mais o Rochinha e o Paulinho, que pronto). 

Mas nós estamos a assumir essa posição, não há cá "vai custar". Vai saber amargo ao adepto que quer sempre o melhor jogador do mundo por 0 para depois vender por 100, mas isso não existe...não há opções só com vantagens.

Também será por isso que faremos sempre mais força em segurar os Potes e os Trincões, porque não nos darão tantas moedas a ganhar. E quando eles saírem virão outros. Ou, então, e como isto não é um plano de dois anos nem duas semanas, se tudo continuar a correr bem daqui a um par de épocas já teremos outra estaleca para comprar melhor e com maiores percentagens. E quando o Trincão, depois de partir tudo, sair por um bom valor mas que pouco lucro nos dará, já nós teremos outro arcaboiço para comprar o próximo Trincão com uma margem muito maior. Isto depois de termos vendido 2 Matheus e 3 Nuno Mendes pelo meio, que valorizaram depois de jogar e ganhar na equipa que o Trincão ajudou a ser mais competitiva. 

Este é o plano, parece-me. E tu agora podes dizer-me que pode correr tudo mal, e o Trincão e o Pote nunca mais meterem a bola na baliza, e portanto não ajudarem o Mateus Fernandes a valorizar, e portanto ficarmos com jogadores caros de quem temos pouca percentagem para reaver o que quer que seja + jogadores da cantera que afinal não nos vão dar assim tanta folga para dar a volta à situação. Ora pois pode. Mas essa é a nossa aposta, e estamos a ser coerentes com ela e é com ela, também, que estamos a crescer e a ter sucesso. 

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

A mim parece-me é que de outra forma não conseguiríamos jogadores desta qualidade. 

Eu vejo isto como um passo na evolução do clube. Nós vimos de um desastre total e caso não se fizesse negócios destes provavelmente estaríamos ao nível de um Braga. Pode ser um risco mas era isto ou o clube cair no marasmo das qualificações para a Liga Europa\Conference League.

Editado por SAS_Robben
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 2 minutos:

E então vai custar porquê? Qual é a diferença mesmo em relação ao plano atual? A ideia é vender e ir descobrir outros Potes, Trincões, etc e valorizar novamente. Se a saída deles pagar o próxima então o plano funciona.

Imaginando que precisas de encaixar 40M€, se tivesses 100% do Pote podia bastar vendê-lo e fechavas o estaminé. Tendo apenas metade do passe, vais ter de ser obrigado a perder mais do que um jogador para suprir essas necessidades. Não digo que é mau negócio porque vai dar bom lucro e já deu imenso rendimento desportivo. Ter mais do que 2 ou 3 jogadores nessas condições é que me parece exagerado. 

Dito isto, concedo: se for para trazer craques, não me importo muito que dividam os passes. Agora para contratar guarda-redes suplentes, Vinagres e Tabatas é manifestamente exagerado entrar por aí. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 2 minutos:

Dito isto, concedo: se for para trazer craques, não me importo muito que dividam os passes. Agora para contratar guarda-redes suplentes, Vinagres e Tabatas é manifestamente exagerado entrar por aí. 

Na altura também ninguém sabia o que era um Porro e nós pensamos, lá vem mais um meco pra direita, ainda por cima teve um slow start, vinha gordo pra xuxu. E agora é o que é, o melhor lateral direito da liga.

A altura de contratar pokemons random (parece-me a mim) que acabou. Agora, este Israel tanto pode virar um Porro como um Vinagre. É a tal incerteza que existe todos os dias no futebol. Mas sei que vem porque acham que tem o perfil certo para a baliza. O Vírginia correu mal, assim como o Vinagre. Mas ao menos temos nestes últimos 2 anos mais exemplos a correr bem do que a correr mal.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 minutos:

Na altura também ninguém sabia o que era um Porro e nós pensamos, lá vem mais um meco pra direita, ainda por cima teve um slow start, vinha gordo pra xuxu. E agora é o que é, o melhor lateral direito da liga.

Mas esse caso até é bem diferente e aí até se pode elogiar o negócio, 2 anos de empréstimo, que nos dava uma margem de manobra para avaliar o jogador, e ainda com uma opção de compra(opcional) razoável para o valor do jogador. 

Compartilhar este post

Link para o post

Imaginando que precisas de encaixar 40M€, se tivesses 100% do Pote podia bastar vendê-lo e fechavas o estaminé. Tendo apenas metade do passe, vais ter de ser obrigado a perder mais do que um jogador para suprir essas necessidades. Não digo que é mau negócio porque vai dar bom lucro e já deu imenso rendimento desportivo. Ter mais do que 2 ou 3 jogadores nessas condições é que me parece exagerado. 

Vou ser chato, mas o que me parece errado na tua lógica é que tu estás a olhar para os Potes como sendo os nossos "produtos" a vender quando precisarmos desses 40M€. Nós vamos sempre chegar-nos à frente com outros na prateleira, aka a malta da formação que - para o plano funcionar e ter longevidade - tem sempre de ser uma prioridade na construção dos planteis. Sempre. Temos sempre de ter na calha um Matheus, um Dário, um Nuno Mendes, um Inácio, um Palhinha, um Bragança. E repara, estou a misturar aqui malta que ultrapassou esses 40M€ de uma assentada, com malta que ficou pelo meio, com malta que ainda estará para valer o que quer que seja, com malta que nunca valerá um 1/5, infelizmente. Mas foi para dizer que num set de 5 nomes random, pelo menos 3 já são exemplos de como o plano pode ser sustentável. 

Eu sei que jogadores como os Potes ou os Trincões, a funcionar, serão sempre jogadores apetecíveis e corremos o risco de ficar sem eles de uma época para a outra e ficar a saber a pouco a todos os níveis. Mas acho que o Sporting tem feito por confiarmos que o dinheiro estará noutros jogadores e que, em termos desportivos, depois de um Pote virá outro, depois de outro Trincão virá outro, and so on. E esperemos que essas percentagens sejam cada vez menores, nessa altura. 

Só para rematar: parece-me óbvio que o Vinagre era outro que a ideia seria estar no capítulo dos Potes e dos Trincões desta conversa. Não correu bem, até ver. Mas esse é outro risco que corremos - nem todos vão chegar e brilhar, tivéssemos 10% ou 100% dos passes. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de saidex, há 1 minuto:

Mas esse caso até é bem diferente e aí até se pode elogiar o negócio, 2 anos de empréstimo, que nos dava uma margem de manobra para avaliar o jogador, e ainda com uma opção de compra(opcional) razoável para o valor do jogador. 

Assim como era o do Virgínia. Ainda bem que escolhemos não ficar com ele, que passarão.

Lá está, aposta foi ao lado. Mas supostamente é um jovem com valor e potencial. Assim como este Israel. O João não deu, vamos ver este.

O Adan mais este e outro ano é senhor da baliza e é, portanto 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 5 minutos:

Aqui é que está o problema. Quem é que no inicio achava que o Pote ia ser o craque que foi? 6 (ou 12)M era um exagero. Agora já não é. O Tabata e o Vinagre quando vieram podiam ter sido outros Potes. Infelizmente não o foram. Acontece.

Agora eu acho que é injusto andar a nomear jogadores para dar como exemplo de mau negócio e comparar com gajos que quando chegaram não eram os craques que se tornaram cá. É que nem o Trincão o é. O único craque que contratamos até agora veio por empréstimo do PSG.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 3 minutos:

Assim como era o do Virgínia. Ainda bem que escolhemos não ficar com ele, que passarão.

Lá está, aposta foi ao lado. Mas supostamente é um jovem com valor e potencial. Assim como este Israel. O João não deu, vamos ver este.

O Adan mais este e outro ano é senhor da baliza e é, portanto 😅

Ah sim, aí até acho que é bem jogado da nossa parte, tanto no caso do Porro, como do Virginia. Pior é quando temos opção de compra obrigatória e depois o jogador não rende, como foi o caso do Vinagre. (coisa que eu não esperava, só para que conste)

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 9 minutos:

Aqui é que está o problema. Quem é que no inicio achava que o Pote ia ser o craque que foi? 6 (ou 12)M era um exagero. Agora já não é. O Tabata e o Vinagre quando vieram podiam ter sido outros Potes. Infelizmente não o foram. Acontece.

Agora eu acho que é injusto andar a nomear jogadores para dar como exemplo de mau negócio e comparar com gajos que quando chegaram não eram os craques que se tornaram cá. É que nem o Trincão o é. O único craque que contratamos até agora veio por empréstimo do PSG.

Isso foram meros exemplos. Percebe-se a ideia na mesma: se for para trazer um craque, que dividam o passe, se for preciso. O Trincão é um craque para a nossa realidade. Jovem, conhece o nosso campeonato, já tem andamento em duas ligas muito competitivas. Até pode vir a flopar, mas pelo menos sabemos que é um pedido expresso do Amorim. De certa forma, o Vinagre também podia estar nesse lote, mas não sei até que ponto é que foi uma exigência do treinador, considerando a rapidez com que desistiu dele.

Quanto a jogadores de plantel (Tabatas, Israel, etc) e miúdos que custam 1 ou 2M€, não vejo grande necessidade de fazer essa ginástica. Aqui é que está o exagero de que falava. Se acreditam a sério nos jogadores, mais vale arriscar um bocadinho e comprar uma percentagem significativa do passe. 

Compartilhar este post

Link para o post

Isso foram meros exemplos. Percebe-se a ideia na mesma: se for para trazer um craque, que dividam o passe, se for preciso. O Trincão é um craque para a nossa realidade. Jovem, conhece o nosso campeonato, já tem andamento em duas ligas muito competitivas. Até pode vir a flopar, mas pelo menos sabemos que é um pedido expresso do Amorim. De certa forma, o Vinagre também podia estar nesse lote, mas não sei até que ponto é que foi uma exigência do treinador, considerando a rapidez com que desistiu dele.

Quanto a jogadores de plantel (Tabatas, Israel, etc) e miúdos que custam 1 ou 2M€, não vejo grande necessidade de fazer essa ginástica. Aqui é que está o exagero de que falava. Se acreditam a sério nos jogadores, mais vale arriscar um bocadinho e comprar uma percentagem significativa do passe. 

Que miúdos estás a falar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, Agora:

Que miúdos estás a falar?

Plata, Issahaku, até sobre o Vando Félix que veio do Leixões se falou nisso. Sim, sei que há concorrência de outros clubes nalguns nesses casos, mas se acreditam realmente nestes projetos de jogadores, pode vir a fazer imensa diferença no futuro ter 50 ou 70%, por exemplo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 1 minuto:

Eu não acho que o Trincão encaixe no rótulo de craque, pelo menos para já. É um bom jogador, mas depois das experiências no Barça e no Wolves quero ver.

Mas lá está, se ele flopar vai ser igual ao Vinagre, não? Pagamos já 10M e já. E quanto ao Vinagre ter sido posto de lado, fez sentido até certo ponto. O Matheus e o Nuno estavam a dar conta do recado e ele veio daquele desastre e teve uma lesão pelo meio, não fazia sentido tirar o lugar a um dos dois. Agora, espero que ele seja emprestado esta época, jogue e se na próxima algum dos dois for embora, que ele seja aposta. Não é tarde demais.

Ás vezes é necessário. Eu acredito que assim que começarmos a vender mais regularmente e a qualificar todos os anos para a LC, isso deixe de ser preciso.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 3 minutos:

Plata, Issahaku, até sobre o Vando Félix que veio do Leixões se falou nisso. Sim, sei que há concorrência de outros clubes nalguns nesses casos, mas se acreditam realmente nestes projetos de jogadores, pode vir a fazer imensa diferença no futuro ter 50 ou 70%, por exemplo. 

Se sabes então não percebo. Preferes 50% ou 0%? É que a diferença normalmente é essa, não é entre 50% e 70%. E não se trata de acreditar nos jogadores porque se o Sporting não acreditasse neles não escolhia os 50% em vez dos 0%.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 1 hora:

Talvez me tenha explicado mal, mas não me pareceu difícil a lógica. O que quis dizer era que para tapar lugar aos jovens já haviam esses todos. O Rochinha parece-me um bocado "cromo novo". Mas isto sou eu de fora a comentar com total leveza, talvez este "renovar" de peças seja importante e, mais ainda, é possível que esteja a ser injusto para com o Rochinha. 

Ah ok. Mas acho que o Rochinha vem ser uma mais valia, para aquilo que vem, né. Jogar 15 minutos aqui, 50 ali. Por 2M não é caro, para a utilidade que se prevê que venha a ter.

Se é um bocado igual a esses que referias? Sim. mas esses se calhar já estão gastos. Ou bem que já não querem estar no Sporting - onde perceberam que não vão jogar com regularidade - ou bem que o Rubem Amorim já não confia neles. Até nas segundas linhas é importante haver renovação.

Pensa assim: um Tabata, quiçá, estar pelo terceiro ano seguido a entrar 15 minutos contra o Famalicão, se calhar não o motiva, vai estar já a bufar, ou a arrastar os pés no treino. Mas o Rochinha provavelmente vai no imediato aceitar bem esse papel. E essa diferença de mindset já é em si uma mais valia.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

Ah ok. Mas acho que o Rochinha vem ser uma mais valia, para aquilo que vem, né. Jogar 15 minutos aqui, 50 ali. Por 2M não é caro, para a utilidade que se prevê que venha a ter.

Se é um bocado igual a esses que referias? Sim. mas esses se calhar já estão gastos. Ou bem que já não querem estar no Sporting - onde perceberam que não vão jogar com regularidade - ou bem que o Rubem Amorim já não confia neles. Até nas segundas linhas é importante haver renovação.

Pensa assim: um Tabata, quiçá, estar pelo terceiro ano seguido a entrar 15 minutos contra o Famalicão, se calhar não o motiva, vai estar já a bufar, ou a arrastar os pés no treino. Mas o Rochinha provavelmente vai no imediato aceitar bem esse papel. E essa diferença de mindset já é em si uma mais valia.

Sim, é verdade. Concordo contigo. Lá está, eu não morro de amores pelo Rochinha portanto olhei para a contratação com vista toldada. Mas vendo a big picture pode ter o seu sentido e se calhar até resultará bem. Hope so. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu li mal ou vamos comprar o Trincão a 100%? 50% agora e os outros 50% numa fase posterior?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 11 minutos:

Eu li mal ou vamos comprar o Trincão a 100%? 50% agora e os outros 50% numa fase posterior?

Pelo que li, parece que será assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

Pelo que li, parece que será assim.

Então o que tem o negócio de mau ou surreal?

20 milhões pelo Trincão parece-me bom negócio e dá-nos margem para ter lucro numa possível venda futura.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 29 minutos:

Então o que tem o negócio de mau ou surreal?

20 milhões pelo Trincão parece-me bom negócio e dá-nos margem para ter lucro numa possível venda futura.

Pelo que percebi, é porque o Barcelona tem uma cláusula de recompra acessível, que vai aumentando a cada ano que passa.

Compartilhar este post

Link para o post

O Trincão tem tudo para ser para o Sporting o que o Quaresma foi para o Porto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Passeiro, há 21 minutos:

Pelo que percebi, é porque o Barcelona tem uma cláusula de recompra acessível, que vai aumentando a cada ano que passa.

Há que ter em conta todos os factores, inclusive a vontade, ou não, do Trincão voltar ao Barça.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 4 horas:

Esse argumento é muito, muito enganador. Se em vez de 5M pelo Pote tivesses pago 10 para ter os 100%, e tivesses feito o mesmo com o Ugarte, o Tabata, o Vinagre, o Trincão, etc, até vendias o Pote por 40 que mesmo assim ficava curto.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não podemos descartar a ideia de que se tivéssemos pago 10 pelo Pote o Tabata ou o Nuno Santos, ou alguém, não teria vindo. Isso ou o Palhinha tinha que ter saído mais cedo por exemplo para que pudéssemos reforçar as restantes posições. 

Eu prefiro assim. Ter um plantel mais forte, mais competitivo e mais completo que permite lutar por Champions/campeonatos e que ao longo do tempo nos dará maior capacidade financeira do que estar a fazer um all-in em dois jogadores e ficar com um plantel desequilibrado. No final de contas lucro é lucro. Mas a direção aprendeu com o erro (nomeadamente do Pote). Compra apenas uma % mas contratualiza desde logo a possibilidade de comprar restantes parcelas. Foi assim com o Ugarte e aparentemente será assim com o Trincão

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 7 horas:

O que vale é que é tudo surreal e péssimo. Quem ler o que aqui anda sem saber da realidade que andamos a viver pensa que andamos no lodo e a chapinhar na lama. 

Eu, curiosamente, tenho uma percepção muito diferente:

acho o negócio do Trincão o possível por um jogador em quem se está a depositar fichas para ser o dínamo da equipa - aquilo por que muito se chora todos os anos. O meu mindinho, que nada percebe disto, diz-me que vai ser um sucesso e depois os "surrealistas" vai-se esfumando na paisagem como se nunca tivessem dito nada; 

o Plata, e espero que me engane porque gosto do rapaz, vai ser mais um daqueles casos em que daqui a duas/três épocas continua perdido algures sem ninguém se lembrar dele. Mais um Zivkovic, um Labyad, um Quintero. Curiosamente todos mostraram que poderiam ser outra coisa num contexto mais "familiar", mas sempre que tiveram oportunidade para subir o patamar...puff. Tem talento mas isso não chega, como estamos ceguinhos de saber. Se amanhã brilha no mundial e ficamos a chuchar no dedo? Who knows. Para mim era um excedentário por quem se puxou ao máximo o valor pelo pouco que tem mostrado - e parece-me que tanto o clube como o mercado o viram da mesma forma;

o Rochinha sim, parece-me um negócio de fazer número. Yap, são 2M€, mas a lógica para mim é que não faz sentido. Não vem fazer mais que o Tabata fazia. Nem que o Jovane. Olha, nem que o Plata. Ou qualquer outro jovem que poderia ter mais espaço. Se preferimos apostar no espaço dos miúdos ao invés de ir buscar jogadores que não transmitem certeza ao treinador - e de acordo com isto - fez-me espécie irmos apostar no Rochinha que irá fazer isso mesmo. Não me convenço totalmente que o Ruben tenha acordado um dia e achado que o Rochinha lhe seria mais util que o que já tem dentro de portas. 

Já se escreveu isto 1000x por aqui e a estratégia continua clara e consistente: não é nos Trincões, nos Potes, nos Vinagres ou nos Nunos Santos que este Sporting tem as fichas para fazer dinheiro. Essas vão estar sempre em modo all-in com os Matheus, os Inácios, os Palhinhas, os Dários, os Rodrigos, etc. São esses que nos vão dar as notas a sério. E para que estejam mais perto disso é preciso trazer os Jokers para os complementar e elevar a equipa em termos desportivos - e a esses só chegamos com muita ginástica e engenharia, que é o que temos feito. 

Isto é tudo criticável, óbvio, mas não escondo que como adepto me incomoda um bocado sentir que o mood num dos melhores períodos do nosso futebol é o "ridículo; surreal; terrível; não pode ser; não acredito; o Paulinho é que não". No cmpt, que tanto estimo. Santa paciência. 

Deste um bom exemplo, o negócio Paulinho que foi péssimo e vai ser ainda pior com o passar do tempo. Cerca de 20M por um jogador que tem um rendimento desportivo curto, e que financeiramente nunca virá a dar nada. No caso do Trincao é diferente, se fossemos lá bater 20M por ele aplaudia porque é daqueles que de facto merece um investimento. Há 2/3 épocas percebia o modus operandis que fizemos para ir buscar o Pote e companhia (dinheiro era zero), mas neste momento as nossas movimentações já não podem ser nesse sentido ou iguais. É que é demasiada gente com 50% do passe, e que ainda por cima vão ser pilares na nossa equipa. Sim o Trincao vai ser titular e um dos destaques, não tenho dúvidas disso. No final da época o Barça bate a cláusula de recompra de 15M e vai embora. É curto. 

O Plata fazia o Mundial e depois vendíamos, nessa altura de certeza que haviam clubes a bater 8M (até o próprio Braga seria clube para avançar nisso, não tenho dúvidas. Aliás, espero que a curto prazo consigamos ir lá buscar o Miguel Falém, este sim é que vai ser o jogador que vai ser a venda mais caras do bracarenses 😉 ).

Uma excelente movimentação foi do St Juste, onde aproveitámos o facto de estar lesionado e não ter valorizado de forma exponencial e conseguimos antecipar na compra.

Claro que estamos a ter um período fantástico e anamos todos de sorriso na cara, agora também quando é preciso criticar cá estaremos.

Citação de SAS_Robben, há 6 horas:

O Rocinha por aquele preço é difícil de recusar. Ainda para mais ele no ano passado assumiu-se como um jogador com capacidade de lideranças. Acho que tem tudo para ser outro Nuno Santos.

Para o lugar do Bragança até que gostava era de ver o André Franco de volta.

Tem muita qualidade, mas devem pedir 5M (já rejeitaram 3,5M). Por aqui num meio-campo a dois teria imensa dificuldade, só se fosse o Crespo que foi para a Turquia.

Citação de Hammerfall, há 5 horas:

A altura de contratar pokemons random (parece-me a mim) que acabou. Agora, este Israel tanto pode virar um Porro como um Vinagre. É a tal incerteza que existe todos os dias no futebol. Mas sei que vem porque acham que tem o perfil certo para a baliza. O Vírginia correu mal, assim como o Vinagre. Mas ao menos temos nestes últimos 2 anos mais exemplos a correr bem do que a correr mal.

Num clube grande, que trabalhe a sério no scouting e que não vá em "folclores" em 10 acerta 8. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...