Wincing Hálldor Publicado 18 Outubro 2022 Citação de migxstoper, há 8 horas: Também não percebo essas comparações com o Battaglia. A malta que acha isso podia explicar o porquê da associação? pouca qualidade de passe, meio trapalhão, vale-se mais pela presença física do que pela técnica, anda lá aos encontrões Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 18 Outubro 2022 Citação de Fajo, há 20 horas: Desconhecia, vão ser animados os próximos tempos. Ó Giz o Ugarte foi sempre 6 a vida toda. Pode é não ser um trinco como querias como Palhinha, que muitas vezes fazia de 3º central. Há imensos problemas, mas retirar o Ugarte para 8 só se fosse contra um City ou Tottenham. De resto, não acho que seja por aí embora pense que para a posição 8 tinha de vir um médio completo estilo Enzo. Mas esse não existem aos pontapés, e obviamente que não é o Sotiris. Mas pode ser que em Janeiro venha o teu 6 do Braga 😅 Claro que foi. Não significa que seja a posição melhor para as características dele. Aliás, o enzo nunca foi um 8 e estás a usá-lo na comparação. O Ugarte pode ser um 8 ao nível do enzo ou acima. Estão a comparar um tipo com 2 meses de época e fora da posição com alguém que chega com rodagem e parece que começou ao mesmo tempo dos outros. Estás a falar do líbio? epá + 5M e iamos buscar o carlos alcaraz (não é o tenista). Mas já me contentava com alguém que saiba ler o jogo sem bola e mande fechar linhas quando anda lá alguém a passear entre elas. Citação de Wincing Hálldor, há 20 horas: Mas o problema é o 8? O Morita não tem sido dos melhores? Mais depressa é o Trincão do que o 8. O problema não é o 8. É termos abandonado as transições rápidas que o MN e trocado por... nada, além da abordagem do U em carrossel ala a ala a ver quando dá. Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 18 Outubro 2022 Citação de Simeone, há 1 hora: Ainda não percebi bem o que é que ele vale, tem de ter mais minutos. De qualquer forma, ir buscar um miúdo que ainda nem era titular indiscutível na Grécia não me parece aquilo que nós precisávamos. Parece-me ter algum talento, mas acho que é mais um projeto de jogador e para isso já estava o Mateus e o Dário. Isso é outra questão. Ainda não deu bem para perceber se há algo realmente interessante ou mais valia ter apostado num miúdo qualquer. Sem contar com esses dois porque claramente estão preparados para ser aposta. Citação de Wincing Hálldor, há 5 minutos: pouca qualidade de passe, meio trapalhão, vale-se mais pela presença física do que pela técnica, anda lá aos encontrões Mesmo que assim seja, a pouca qualidade de passe que ele mostra já é o dobro ou o triplo do Battaglia. Assim como a qualidade técnica. Mesmo que pareça ser pouca para já. Está sempre a dar linhas de passe aos colegas e isso mostra alguma inteligência táctica e a bola nos pés dele não queima. Eu acho que a malta não se lembra que o Battaglia tinha que ir deixar a bola nos pés do colega se quisesse fazer um passe a mais de 2 metros. Literalmente como se faz nos treinos de aquecimento com bola. Eu não estou a dizer que o miúdo pode ser um caso sério, ainda nem deu para perceber o que vale. Já deu para perceber é que está claramente longe de ser um Battaglia, para melhor felizmente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 18 Outubro 2022 Citação de Fajo, há 20 horas: Mas o @Cabeça de gizé fã do Musrati 😛 Epá ó fábio, eu sou fã de um 6 posicional que vocês insistem em chamar trinco só para picar como se não soubessem o que significa posicional, e que vocês evitam discutir porque o problema é a falta de um central ou de um avançado. É a escolha ideal? Não. Estavamos melhor com ele do que com o Morita? Sem dúvida nenhuma. Funcionava num meio campo a 3? Ele e o manel talvez não. Mas permitia juntamente com o Pote fazer umas transições fixes, estragava era na frente. Há uns meses disse que era impossível substituir o MN sem alterar a nossa forma de jogar, gozaram e riram porque há muitos jogadores no mundo e tal. Epá, este forum tem tanto de conhecimento de futebol como tem de verdades absolutas que faz lembrar os aris da vida. Como pelo jogo com bola no pé ser um dogma acima de todas as outras realidades, ou por ideias fixas de como atacar bonito. Não leio ninguém (pode parecer um exagero, mas procurem quotes) a ver, falar e comentar as posições e movimentações de jogadores no momento em que a equipa perde a bola. E quer queiram quer não é nesse momento do jogo que se ganha. Golos, jogos, campeonatos. Não é quantas recuperas, é onde as recuperas. Não é como chegas à frente, é a que velocidade lá chegas. Citação de Fajo, há 20 horas: No nosso sistema? É fulcral. E não é questão de ser problema, mas sim de pegar na bitola e estar em todo o lado. Contudo, temos problemas profundos: Falta no minino 2 centrais, um lateral direito (Esteves), lateral esquerdo, ponta de lança, guarda-redes. É muita fruta que deixámos passar... O 8 é fulcral se não considerares a hipótese de alterar o sistema. E aquele sistema só funciona com um 8 de transição rápida e poder de subida. Quantos há assim no mundo para o nosso bolso e que possam pegar de estaca ou a 3 meses? hmmm E das 3 posições fulcrais a seguir só escreves o PLC suplente. A menos que consideres que um dos centrais é o do meio, e ainda assim falta-te 1. 1 Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 18 Outubro 2022 Vou mesmo ter de discordar aqui. Acho o Morita bem superior ao Musrati. 1 Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 18 Outubro 2022 Citação de Wincing Hálldor, há 9 minutos: Vou mesmo ter de discordar aqui. Acho o Morita bem superior ao Musrati. Como 6? Só mantendo no plantel do Braga: Horta, vitinha, banza são melhores que ele. O outro horta, ruiz, niakaté são ao mesmo nível. Só aqui estão 6. E nenhum deles é melhor que ele na mesma posição. Vocês acham que o salão de baile que damos ao adversário em quase todos os jogos entre a nossa linha defensiva e a nossa linha média é normal. Ok... Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 18 Outubro 2022 Citação de Cabeça de giz, há 28 minutos: Epá ó fábio, eu sou fã de um 6 posicional que vocês insistem em chamar trinco só para picar como se não soubessem o que significa posicional, e que vocês evitam discutir porque o problema é a falta de um central ou de um avançado. É a escolha ideal? Não. Estavamos melhor com ele do que com o Morita? Sem dúvida nenhuma. Funcionava num meio campo a 3? Ele e o manel talvez não. Mas permitia juntamente com o Pote fazer umas transições fixes, estragava era na frente. Há uns meses disse que era impossível substituir o MN sem alterar a nossa forma de jogar, gozaram e riram porque há muitos jogadores no mundo e tal. Epá, este forum tem tanto de conhecimento de futebol como tem de verdades absolutas que faz lembrar os aris da vida. Como pelo jogo com bola no pé ser um dogma acima de todas as outras realidades, ou por ideias fixas de como atacar bonito. Não leio ninguém (pode parecer um exagero, mas procurem quotes) a ver, falar e comentar as posições e movimentações de jogadores no momento em que a equipa perde a bola. E quer queiram quer não é nesse momento do jogo que se ganha. Golos, jogos, campeonatos. Não é quantas recuperas, é onde as recuperas. Não é como chegas à frente, é a que velocidade lá chegas. O 8 é fulcral se não considerares a hipótese de alterar o sistema. E aquele sistema só funciona com um 8 de transição rápida e poder de subida. Quantos há assim no mundo para o nosso bolso e que possam pegar de estaca ou a 3 meses? hmmm E das 3 posições fulcrais a seguir só escreves o PLC suplente. A menos que consideres que um dos centrais é o do meio, e ainda assim falta-te 1. Não sou eu que considero, é o Amorim. Se fores ver chegou ao Braga encostou logo o André Horta, quem jogava? Fransergio, um médio mesmo à imagem do que ele gosta ali. Pá o João Mário foi aposta porque era de facto de uma dimensão superior em relação aos outros, mas percebeu-se com o passar do tempo que novamente o perfil de médio que ele prefere ali é outro. E a época passada "deixa" cair o JM para apostar de vez no Matheus Nunes, que teve tempo para ser lançado aos poucos e ganhar estaleca na época anterior. Eu considero a posição de PL a mais fulcral de ser reforçada, é onde nos falta a truta que permite resolver os jogos quando está complicado. Olha nesta fase onde não andamos a jogar nada, quando a bola cai lá na frente mas ninguém resolve ou saca um coelho da cartola nada, pá é ali que os craques fazem a diferença. O único a espaços é o Edwards, mas é uma adaptação e só vai resultar pontualmente em jogos da Champions fechados cá atrás, à espera da pressão do adversário e aproveitar a dinâmica dos 3 da frente. O problema é que em 90% dos jogos isso não vai acontecer... Em relação ao 6, eu não falo de trinco para picar. Preferes um gajo mais posicional, que segure o barco e muitas vezes seja o 3o central. Por mim tudo ok, mas como temos Ugarte eu não considerava prioritário o reforço nesse sentido porque ele num estilo diferente faz o lugar. Se queres alguém com esse perfil já tens por cá, é o Essugo. Algo verde claro, mas tem características que podem torná-lo um 6 poderoso com traços de Palhinha (não consigo perceber como é que não tem minutos, a sua intensidade e maturidade encaixavam bem e na pré-época demonstrou que anda a jogar num patamar curto para a sua qualidade). Podia jogar na sombra do Ugarte, como o Matheus Nunes fez com o JM. Citação de Cabeça de giz, há 48 minutos: Claro que foi. Não significa que seja a posição melhor para as características dele. Aliás, o enzo nunca foi um 8 e estás a usá-lo na comparação. O Ugarte pode ser um 8 ao nível do enzo ou acima. Estão a comparar um tipo com 2 meses de época e fora da posição com alguém que chega com rodagem e parece que começou ao mesmo tempo dos outros. Estás a falar do líbio? epá + 5M e iamos buscar o carlos alcaraz (não é o tenista). Mas já me contentava com alguém que saiba ler o jogo sem bola e mande fechar linhas quando anda lá alguém a passear entre elas. O problema não é o 8. É termos abandonado as transições rápidas que o MN e trocado por... nada, além da abordagem do U em carrossel ala a ala a ver quando dá. O Enzo é um 8, tem é uma chegada à área fenomenal aliando um remato top. Esse Alcaraz também já foi falado para o Porto, dúvido que consigamos chegar lá. Eu nesta fase no meio campo é ir lançando aos poucos o Dario Essugo e também o Mateus Fernandes, estamos naquela fase de como quando o RA entrou no Sporting: lançar as bases para o futuro/próxima época, e tentar 1 ou 2 contratações em Janeiro. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 18 Outubro 2022 Citação de Fajo, há 28 minutos: Não sou eu que considero, é o Amorim. Se fores ver chegou ao Braga encostou logo o André Horta, quem jogava? Fransergio, um médio mesmo à imagem do que ele gosta ali. Pá o João Mário foi aposta porque era de facto de uma dimensão superior em relação aos outros, mas percebeu-se com o passar do tempo que novamente o perfil de médio que ele prefere ali é outro. E a época passada "deixa" cair o JM para apostar de vez no Matheus Nunes, que teve tempo para ser lançado aos poucos e ganhar estaleca na época anterior. O ponto é esse, porque raio focamos toda a equipa no 8 e descuramos o resto? Por isso é que escrevi "se não considerares a hipotese de alterar o sistema. É tabu discutir isso? Citação de Fajo, há 28 minutos: Eu considero a posição de PL a mais fulcral de ser reforçada, é onde nos falta a truta que permite resolver os jogos quando está complicado. Olha nesta fase onde não andamos a jogar nada, quando a bola cai lá na frente mas ninguém resolve ou saca um coelho da cartola nada, pá é ali que os craques fazem a diferença. O único a espaços é o Edwards, mas é uma adaptação e só vai resultar pontualmente em jogos da Champions fechados cá atrás, à espera da pressão do adversário e aproveitar a dinâmica dos 3 da frente. O problema é que em 90% dos jogos isso não vai acontecer... Marcas 1 golo no Bessa, 1 em Marselha, 3 em braga. Tens 16 golos na liga excluindo chaves e estoril, e contra os mesmo no ano passado tinhas 11. Isso, falta um PLC, porque o que falta é avançados. Desculpa mas parece que estou a ouvir o meu cota quando me liga a contar o que ouviu nas conversas dos painéis... Citação de Fajo, há 41 minutos: O Enzo é um 8, tem é uma chegada à área fenomenal aliando um remato top. Esse Alcaraz também já foi falado para o Porto, dúvido que consigamos chegar lá. Então mas para o Manel ele nunca ter sido 8 não vale e para o Enzo ele nunca ter sido 8 já vale? ok, vou percebendo... O Carlitos não saiu a meio da época por 20, não quer dizer que não possa sair no fim da época por 16 ou 18. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 18 Outubro 2022 (editado) O problema do Sporting não é a dinâmica ofensiva. O problema do Sporting nasce do colapso da organização defensiva que era a principal força do sistema do Amorim. Editado 18 Outubro 2022 por SAS_Robben 4 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 18 Outubro 2022 Citação de SAS_Robben, há 6 minutos: O problema do Sporting não é a dinâmica ofensiva. O problema do Sporting nasce do colapso da organização defensiva que era a principal força do sistema do Amorim. São os dois um problema. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 18 Outubro 2022 Citação de Sandes., Agora: São os dois um problema. O nosso horrível processo defensivo atual impede um inicio de construção de jogo com maior qualidade, dificulta a recuperação de bola rápida em terrenos mais avançados e deixa a linha ofensiva sem qualquer descanso mental porque sabe que a qualquer momento pode haver m*rda lá atrás. Acredito que se os problemas defensivos fossem amenizados, os nossos avançados renderiam muito mais. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 18 Outubro 2022 Citação de SAS_Robben, há 5 minutos: O nosso horrível processo defensivo atual impede um inicio de construção de jogo com maior qualidade, dificulta a recuperação de bola rápida em terrenos mais avançados e deixa a linha ofensiva sem qualquer descanso mental porque sabe que a qualquer momento pode haver m*rda lá atrás. Acredito que se os problemas defensivos fossem amenizados, os nossos avançados renderiam muito mais. E mesmo assim, quando jogamos contra blocos baixos, como o do Varzim, somos incapazes de criar perigo. Mesmo quando o adversário é da Liga 3. E isso não tem muito a ver com as coisas que referiste. Mas isto já vem de trás. Na época passada andava aqui a fazer paredes de texto a reclamar da falta de qualidade coletiva da equipa a atacar, de ser tudo baseado na inspiração individual e haver pouco ou nada que se notasse que era trabalhado. Mal sabia eu que este ano ainda ia piorar. Por esta altura há tanta coisa errada que nem dá vontade de começar um texto sobre o assunto. Um gajo nem sabe por onde começar. Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 18 Outubro 2022 Esta época está a ser tão diferente das últimas duas que nem parece que temos as mesmas pessoas nas posições de lideranças. No passado, tínhamos uma defesa sólida que passava jornadas e jornadas sem sofrer golos, atualmente temos mais golos sofridos do que jogos realizados. Onde antes se abanava a bandeira da formação aos sete ventos, agora diz-se que está mais difícil para os miúdos, são muito poucos os que têm minutos decentes. Antes dizia-se que qualquer um podia jogar e que todos tinham o lugar em risco, agora o treinador não consegue abdicar dos preferidos. Enquanto que anteriormente se apregoava que só valia a pena fazer contratações cirúrgicas de jogadores com qualidade para o "projeto", este ano vamos de Arthurs e Rochinhas. Propositada ou não, não se percebe esta mudança de direção... 6 Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 18 Outubro 2022 trocámos o jogo pensado por rechear o ataque de criativos como se 3 chaves de fendas fosses resolver os problemas. concordo. mas ainda assim, defendendo bem estavamos em 3º a pisar os calcanhares ao 2º. isso eu já comia como época de transição, mas quando marcas e ainda assim sais por baixo... Na época passada fizemos quase os mesmos pontos da época de campeão, não é por aí. Citação de Fajo, há 1 hora: Em relação ao 6, eu não falo de trinco para picar. Preferes um gajo mais posicional, que segure o barco e muitas vezes seja o 3o central. Só reparei agora. Não, não tem nada a ver com fazer de 3º central. Ando a escrever para o boneco. Compartilhar este post Link para o post
Rajnack Publicado 18 Outubro 2022 (editado) Na questão do meio campo, concordo com o @Cabeça de giz. Há em todos os jogos um enorme espaço entre o meio campo e os centrais que ninguém cobre. Mas já antes existia com o palhinha e com o Matheus. A questão é que eles disfarçavam pq eram muito agressivos e rápidos e disfarçavam. deveríamos ter um médio a jogar mais recuado para fechar este espaço nem que por exemplo o pote descesse um pouco para o meio campo no processo defensivo para compensar este recuo de um dos médios. Isto é ainda mais evidente quando um dos médios sai pra pressionar ( o ugarte sai muitas vezes de posição para o fazer) e ninguém tapa o espaço que ele deixou. Se é ultrapassado abre se logo uma cratera para o adversário aproveitar Editado 18 Outubro 2022 por Rajnack Compartilhar este post Link para o post
p0k3r Publicado 19 Outubro 2022 O Arthur já jogou desde o jogo com o Tottenham? Nem me recordo Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 19 Outubro 2022 Citação de p0k3r, há 5 horas: O Arthur já jogou desde o jogo com o Tottenham? Nem me recordo Contra o Boavista entrou perto do fim e ainda tentou 3 ou 4 vezes fazer uma m*rda igual ao que fez com o Tottenham sem sucesso, naturalmente. Aliás, arrisco dizer que nunca na vida faz uma igual. Btw, por circunstâncias de vida atribulada desde agosto, ainda só consegui ver 5 jogos do Sporting esta época, 2 deles no estádio: Chaves, Boavista, Marselha 2x e Varzim. 5 derrotas ☹️ e vou a Londres na próxima semana. RIP. Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 19 Outubro 2022 Citação de Rajnack, há 9 horas: Na questão do meio campo, concordo com o @Cabeça de giz. Há em todos os jogos um enorme espaço entre o meio campo e os centrais que ninguém cobre. Mas já antes existia com o palhinha e com o Matheus. A questão é que eles disfarçavam pq eram muito agressivos e rápidos e disfarçavam. deveríamos ter um médio a jogar mais recuado para fechar este espaço nem que por exemplo o pote descesse um pouco para o meio campo no processo defensivo para compensar este recuo de um dos médios. Isto é ainda mais evidente quando um dos médios sai pra pressionar ( o ugarte sai muitas vezes de posição para o fazer) e ninguém tapa o espaço que ele deixou. Se é ultrapassado abre se logo uma cratera para o adversário aproveitar Quem fazia isso na época do campeonato era o JM. Ele é que era o médio posicional. O Palhinha ia lá à frente pressionar toda a gente e permitia recuperarmos a bola em zonas altas, e o JM ficava atrás a compensar o espaço à frente da defesa, cortar linhas de passe e apanhar as bolas que sobravam. Na época passada, como tinhas dois cavalões muito rápidos o espaço existia na mesma mas era compensado, nem que fosse só pelo físico. Esta época? É só fazer cruzamentos atrasados para a entrada da área que qualquer equipa nos marca. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 19 Outubro 2022 Citação de SAS_Robben, há 10 horas: O problema do Sporting não é a dinâmica ofensiva. O problema do Sporting nasce do colapso da organização defensiva que era a principal força do sistema do Amorim. Pelo contrário, ofensivamente somos um deserto de ideias. Daí os constantes cruzamentos... Citação de Cabeça de giz, há 11 horas: O ponto é esse, porque raio focamos toda a equipa no 8 e descuramos o resto? Por isso é que escrevi "se não considerares a hipotese de alterar o sistema. É tabu discutir isso? Marcas 1 golo no Bessa, 1 em Marselha, 3 em braga. Tens 16 golos na liga excluindo chaves e estoril, e contra os mesmo no ano passado tinhas 11. Isso, falta um PLC, porque o que falta é avançados. Desculpa mas parece que estou a ouvir o meu cota quando me liga a contar o que ouviu nas conversas dos painéis... Então mas para o Manel ele nunca ter sido 8 não vale e para o Enzo ele nunca ter sido 8 já vale? ok, vou percebendo... O Carlitos não saiu a meio da época por 20, não quer dizer que não possa sair no fim da época por 16 ou 18. O Enzo já era um 8 na Argentina no River. Tinha era mais liberdade... Isso dos golos é uma falácia, mas ofensivamente somos um deserto de ideias. Nesses jogos marcaste porque os outros queriam ter bola e cá atrás davam espaço, conseguias atrair o adversário e conseguir transições rápidas. 90% dos jogos não são assim, jogas com equipas fechadas lá atrás e para conseguir oportunidades flagrantes é um martírio. Este problema já não é de agora, vem da época passada só que o Sarabia conseguiu resolver muitos jogos com a sua qualidade individual. Defendemos é muito pior, quer pela falta de qualidade individual lá atrás, como lesões, alterações constantes no trio, etc. E sim o Palhinha nisso era exímio, protegia imenso cá atrás e era um suporte grande. 2 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 19 Outubro 2022 (editado) e quê, agora mandamos o Esgaio, o Neto, o Sotiris e um Jovane/Rochinha/Arthur emprestados? ou isso só acontece porque vem aí a Taça da Liga? Editado 19 Outubro 2022 por bobzz 1 Compartilhar este post Link para o post
kalakuka Publicado 19 Outubro 2022 É pena o Renato ser mais um esquerdino senão até podia ser uma solução para ir crescendo com as ausências do St.Juste. Isto deve ser para começar a preparar a taça da liga durante o mundial, mas pode ser que resulte em algo bom. Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 19 Outubro 2022 Acho que tirando um ou outro já todos treinam constantemente com o plantel principal. É mais uma “notícia”. 2 Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 19 Outubro 2022 A mim o que me parece é que o Amorim podia já estar com aquela ideia de que isto é um grupo de trabalho já com 3 anos, rotinado e coeso e blablabla, e que portanto fica mais complicado para miúdos entrarem regularmente do que quando o grupo e as rotinas ainda se estavam a formar. Sendo esse o caso, pode também ter visto (e acho que está à vista) que houve pessoal ali a achar que tinha o lugar assegurado e que vai chamar miúdos mais regularmente para mostrar que não é bem assim. Compartilhar este post Link para o post
AriGold76 Publicado 19 Outubro 2022 O "problema" é que mesmo os habituais titulares na Taça da Liga estarão cá e serão usados para não perderem ritmo. Será mais uma oportunidade perdida para os mais jovens como Nazinho Marsá, Essugo e companhia poderem mostrar-se a um nível mais elevado. E como isto anda provavelmente a Taça da Liga será usada como boia de salvação para esta época. Compartilhar este post Link para o post