Prata Publicado 6 Abril 2023 (editado) Primeiro ano na Champions e consegui uns quartos de final, depois de já ter eliminado o Inter nos oitavos. O campeonato está totalmente em aberto, com a curiosidade de ter dois jogos contra o Porto seguidos em falta. Foi de muito longe o ano de maior investimento neste save, alicerçado em vendas e no título e respetivo acesso direto à Champions. Entretanto metade do plantel está pretendido por clubes de média e grande dimensão europeias portanto vai ser mais um ano de renovação. Editado 6 Abril 2023 por Prata 3 Compartilhar este post Link para o post
fsociety Publicado 6 Abril 2023 A Champions está viciada no meu save 😅 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 10 Abril 2023 Comprei isto e comecei com o Esbjerg da Dinamarca na 3ª divisão. Em dois anos, subi para a 1ª. Agora vai ser bonito... 3 Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 10 Abril 2023 Citação de Black Hawk, Em 29/03/2023 at 01:39: Terceira temporada do Rayito. Na época anterior conquistámos a Liga Europa e a Copa de Su Majestad el Rey. Na La Liga surpreendemos "nuestros hermanos" ao relegarmos Atletico e Real como melhores equipas de Madrid, terminando a temporada em 2º lugar a meros três pontos do eventual campeão, o Barcelona. Para esta temporada, os objetivos que delineei foram os seguintes: - melhorar os 91 pontos averbados na La Liga 2023/24, ultrapassando a marca de 95 pontos atingida pelo Barcelona na época anterior; - chegar à final tanto da Supercopa de España como da Copa de Su Majestad el Rey; - alcançar pelo menos o apuramento para a fase a eliminar da Liga dos Campeões - e a partir daí ir eliminatória a eliminatória. A preparação da temporada começou mal. As boas prestações do orgulho de Vallecas atraíram o olhar de tubarões gulosos e nada pude fazer para evitar a saída de três dos meus principais jogadores: Isi Palazón, Álvaro García e Fran García. O Isi Palazón e o Fran García já esperava e tinha alternativas preparadas. Ambos tinham clubes interessados e cláusulas de rescisão que não eram propriamente extravagantes. Acabaram por sair precisamente pelos valores das cláusulas. Nada que pudesse fazer para o evitar. Já o Álvaro García veio do nada. Habitual suplente de luxo, jogador de 31 anos, contava que assumisse a titularidade durante um anito com a saída do Isi Palazón enquanto o Ângelo, com os seus 19 anitos, fazia mais uma temporada emprestado para regressar preparado para assumir a posição. Só que o Bayern decidiu aparecer com 25M que era a cláusula dele e levou-o. Por que raio o Bayern decidiu contratar o suplente de 31 anos do Rayo Vallecano? Sabe lá Deus. Mas foi o que aconteceu. Ainda sobre surpresas, saiu o José Pozo por 20M. Esta deixou-me uns segundos a olhar para o ecrã do smartphone quando surgiu a proposta nas notícias. Ele era o meu Avançado Interior esquerdo suplente, mas estava tão lá em baixo na hierarquia que por vezes preferia usar o Álvaro García, esquerdino, desse lado - e quem segue as minhas cenas sabe que eu sou ortodoxo na escolha do pé trocado para os meus avançados interiores... Mas pagaram a cláusula e eu não me chateei minimamente por ele sair. Saíram ainda Radamel Falcao, que não aparece no print, mas que se reformou em glória no final da época passada após marcar o golo decisivo na final da Liga Europa no seu último jogo da carreira, e uma série de putos que andei a contratar e que vão rodar um ano noutros lados. (Sim, o Bébé é aquele que um dia o Man Utd contratou por um balúrdio. Está no Rayito e não me consigo livrar dele) Como podem ver, fui muito criterioso na hora de contratar e procurei que cada reforço viesse por um valor inferior ao de quem vinham substituir. O mais caro, curiosamente, nem sequer veio para assumir a titularidade. Milos Kerkez, internacional sub21 pela Sérvia, veio do AZ por 22,5M para substituir um dos esteios da equipa nos dois anos anteriores, Fran García. Já o tinha identificado há algum tempo como potencial reforço caso o Fran García saísse. Os meus observadores garantem que tem potenciam e é isso que procuro, já que o Nuno Santos vai herdar a titularidade na ala esquerda da defesa, mas também já vai quase nos 30 anos. Os atributos não parecem grande coisa, mas já apresenta velocidade, resistência e agressividade. Os níveis de movimentação, desarme e finta (que no Mobile é mais amplo do que apenas finta, é também progressão com bola) já estão próximos dos níveis verde (15 ou mais) e por isso não deve ter dificuldades em evoluir nesses parâmetros. Os meus assistentes dão-lhe 2,5 estrelas de abilidade atual (o Nuno Santos tem 3,0), mas 4,0 estrelas de potencial. Conto com ele como solução de futuro. O segundo reforço mais caro é um jogador nascido em Inglaterra que fez furor há uns anitos quando aceitou representar o Chile apesar de nunca lá ter jogado ou vivido, não sei se se lembram. Já o tinha identificado como um alvo relativamente barato para a sua qualidade. Com a saída do Pozo, avancei de imediato. Custou metade do que recebemos do Pozo e tem o dobro da qualidade dele. Ben Brereton Díaz e Matheus Martins parecem-me soluções de qualidade para a ala esquerda do ataque. Toda a gente conhece este, certo? Promessa do Barcelona há uns anos e tal... Passei metade do ano a ver o Palazón com o símbolo que significa o interesse de outros clubes e desde Janeiro que andava em busca de alguém que viesse, já antecipando a sua saída. O Carlitos Pérez terminava contrato com a AS Roma (Capitoline no Mobile desde o último update por qualquer motivo) e já o tinha garantido quando surgiu a mais do que previsível proposta pelo Palazón. Tem bons atributos, mas deve ter margem para melhorar já que pouco jogou no último ano e meio. Não esperava impacto imediato (e de facto não teve), sendo que esperava ver evolução com utilização regular ao longo da temporada num sistema de rotação com o Álvaro García. Depois saiu o Álvaro García de forma algo inesperada, como já referi. Tive de ir repescar o Ângelo, que estava preparado para um ano por empréstimo. A ala direita do ataque, que no ano passado valeu quase 30 golos (entre Palazón e García) ficou algo coxa, com um miúdo (Ângelo) e um gajo que estava sem ritmo competitivo (Carlitos Pérez). Este foi um risco pessoal. O Wesley Moraes foi um tiro no escuro. Outrora uma promessa do futebol brasileiro que surgiu de rompante no Club Brugge entre 2016 e 2019, flopou fortemente no Aston Villa e em todos os empréstimos que se seguiram. Neste save teve uma grande temporada no Levante em 2022/23 (embora na realidade esteja a ser um desastre), mas em 2023/24 estava a comer banco novamente no Aston Villa. Seja como for, vejo nele bons atributos em tudo o que valorizo num avançado: é forte no jogo aéreo, tem boa movimentação e capacidade de remate, é agressivo, forte fisicamente e resistente, jogo de equipa e capacidade de decisões (que no Mobile, segundo a minha experiência, inclui não só a tomada de decisões mas também capacidade de ler o jogo e inteligência de jogo). Só lhe falta velocidade. Tal como o Carles Pérez, imagino que com um ano de utilização regular evolua em alguns dos seus atributos, que devem ter caído naturalmente por não competir regularmente. Do José Marques não falo muito, é um miúdo da equipa B do Benfica que terminou contrato e os meus observadores recomendaram vivamente a sua contratação. Foi emprestado, a ver se será opção no futuro. Para finalizar sobre a construção da equipa, realçar que a Direção ficou felicíssima com o mercado de Verão. Deram entrada 112M em vendas e gastámos apenas 32,5M em contratações, dá para imaginar os motivos. Mal sabiam eles que eu iria torrar quase todo o saldo positivo no mercado de inverno em jovens promessas que os meus observadores garantiram serem futuras estrelas do amanhã 😄 Sobre essas não falarei agora. Talvez em futuras atualizações. Supertaça Europeia Pois é, vencemos a Liga Europa e conquistámos o direito de participar na Supertaça Europeia, competição que abriu a temporada. O adversário foi o atual campeão europeu em título... a Juventus. Não me perguntem, também não sei como. É o que é. Sobre o jogo: Pumba! Bai buscar! Fizemos uma grande exibição. Não fomos abaixo psicologicamente mesmo após sofrermos um golo no final da primeira parte contra a corrente de jogo - foi o primeiro remate deles no jogo. Raúl De Tomás de livre direto repôs a igualdade no início da segunda parte. Já na fase final, quando já começava a olhar para os índices físicos da malta antecipando o prolongamento, o nosso centralão Kevin Vogt, já a entrar na veterania mas sempre a dar o exemplo, foi à área resolver as contas com uma potente cabeçada. Fez-se festa entre a malta de Vallecas que foi à Irlanda apoiar a sua equipa. Assim como quem não quer a coisa, muito pela calada, o Rayo Vallecano já soma a Supertaça Europeia e a Liga Europa. Já só falta a Liga dos Campeões! Supercopa de España A segunda competição a ficar decidida foi a infame Supercopa, que em Espanha é disputada em Janeiro numa Final Four na Arábia Saudita. Chegámos como vencedores da Copa de Su Majestad el Rey (não me canso de escrevê-la por extenso só para realçar o quão pomposos estes "nuestros hermanos" nos saíram), mas é meu entendimento que ao sermos 2ºs classificados da La Liga no ano passado também seríamos apurados para isto. A Meia-Final foi disputada contra o Real Madrid. E aí está! Um golaço de fora da área de Riccardo Saponara abriu as contas e seguiu-se um longo jogo de controlo que impediu o Real Madrid de reentrar na discussão - as estatísticas são elucidativas. O Atletico eliminou o campeão Barcelona e aproximava-se novo derby madrileno quando aconteceu algo inesperado. O Real Madrid decidiu, dias depois de ter sido eliminado por nós, accionar a cláusula de rescisão do Raúl De Tomás. Ainda hoje não sei qual o objetivo disto. Foi por despeito, uma espécie de vingança da realeza de Madrid por terem sido humilhados pelo vizinho pobre da ralé da cidade? É que se notarem no print que se segue, tirado já no final da temporada... ... o pobre RDT acabou por nem somar sequer um minuto de jogo pela equipa principal, atuando única e exclusivamente pela equipa secundária dos merengues, o Castilla. Seja como for, não tive como evitar a sua saída. Ainda para mais, o Real Madrid é o clube favorito do RDT. Perdi o que era na altura o meu melhor goleador com 10 golos em 22 jogos, mesmo na véspera da final. Já voltarei a este tema, pois com os 43,5M da sua saída abriu-se espaço para atacar o mercado em busca de um avançado. Para já, vamos à final. Pumba! Bai buscar! Um jogo intenso, com duas equipas a quererem atacar e ganhar (sim, uma delas era o Atletico!), oportunidades flagrantes para ambos os lados, foi um jogo de nervos. Mais uma vez, demonstrámos fibra ao não ir abaixo depois de um golo sofrido que na altura valeu o empate. O Matheus Martins, que já tinha apontado o primeiro golo, foi rasteirado na área e o Wesley Moraes não tremeu na hora da conversão. O Atletico ainda assustou no último lance do jogo, mas a vitória caiu para a modesta ralé de Madrid. Vallecas novamente em festa, este é o ano da classe operária de Madrid, "xupem" realeza! Ah, sobre o avançado, enviei os meus observadores para me darem relatórios sobre uma série de avançados que já tinha identificados para me precaver de algo como o que aconteceu - homem prevenido... A lista acabou por se restringir até três nomes: Sadiq, da Real Sociedad; Muriqi, do Mallorca; e Beto, da Udinese. Havia mais, mas ou ganhavam quantidades obscenas de dinheiro, ou eram demasiado caros - e não pretendia gastar mais de 30M, isto é o Rayito, não contem connosco para entrar em contratações milionárias. O Muriqi foi afastado por já ter entrado nos trintas e eu querer alguém para o futuro. Entre Beto e Sadiq, acabei por escolher o luso-cabo-verdiano. Porquê? Porque embora sejam jogadores muito equivalentes, o Beto tem um conjunto de atributos ligeiramente mais adequados ao que pretendo num avançado. Tem todas aquelas características que apontei no Wesley Moraes, mas é também rápido e melhor no jogo de equipa que o Sadiq. Custou 30M, saldo positivo de 13,5M e até acho que saio melhor servido com o Betinho do que com o RDT. E foi assim, já com o Beto, que atacámos a segunda parte da temporada. UEFA Champions League Ora, a Champions. A nossa estreia a ouvir "Die Meister, Die Besten, Les grandes Équipes, The Champions!" em Vallecas. Arrepios por toda a parte só de imaginar! E sim, por toda a parte, até em zonas de que não cabe aqui falar. Entrámos diretos na Fase de Liga, que em 2024/25 já é num só grupo com oito jogos contra equipas sorteadas. E este não foi meigo: Man City, PSG, Dortmund e Leipzig estavam entre as oito equipas; os mais modestos Partizan, Copenhaga, Celtic e Salzburg completavam o lote de adversários. Foi um tremendo sucesso. Estreámo-nos com duas vitórias fora de portas (Partizan e Copenhaga). O primeiro jogo de sempre da prova em Vallecas foi a recepção ao Man City na 3ª jornada e arrancámos um empate a uma bola com um golo próximo do minuto 90 do jogo. Tivemos alguns momentos de excelência nesta fase. Empatámos no Signal Iduna Park num jogo em que merecíamos claramente a vitória, fomos a Paris arrancar um empate justíssimo ao PSG e vencemos todos os restantes jogos, incluindo o Leipzig (que terminou esta fase em 2º). Aqui dois exemplos de alguns desses momentos de excelência. Com isto tivemos apuramento direto para os Oitavos, saltando a fase de repescagem que é disputada pelas equipas que ficaram entre o 9º e o 24º lugares da Fase de Liga. E éramos cabeças-de-série para os Oitavos! Só que saiu-nos em sorte... o Man City. Primeira mão disputada no Ettihad: Primeira parte mágica com enorme exibição de toda a equipa, em especial Matheus Martins e Carles Pérez! Na segunda parte sustivémos como pudemos a carga dos campeões ingleses em título (e que revalidariam o título no final desta época), não evitando sofrer um golo de Laporte num livre lateral. De qualquer forma, partimos para a segunda mão com uma vantagem de dois golos para gerir em Vallecas. As coisas estavam encaminhadas, certo? Certo? Errado! O Man City decidiu mostrar por que raio são a melhor equipa inglesa nesta altura e retribuíram-nos a prenda da primeira mão: três golos na primeira parte, tal como fizemos lá, de longe os piores 45 minutos da temporada. Jogo para prolongamento e Beto dá-nos a vantagem na eliminatória! A partir daí foi sofrer, sofrer, sofrer... e sofrer o golo do empate aos 123 minutos por intermédio de um auto-golo do nosso lateral direito Álvaro Núñez. Um autêntico balde de água gelada. Na marcação de penalidades os guarda-redes decidiram ser figuras. O Stole Dimitrievski defendeu os três primeiros pontapés do City, o Ederson dois deles, 1-0 para nós no final da terceira série. Na quarte série, o Beto fez o 2-0 que nos deixou com pé e meio nos Quartos. Se o De Bruyne falhasse, vencíamos, mas o De Bruyne raramente falha. Sem problema, bastava o Nuno Santos marcar a quinta penalidade, comigo a fazer os paralelismos com o recente jogo no Emirates e a desejar que o desfecho fosse o mesmo. Não foi. Atirou a bola para Old Trafford, o Bernardo Silva de seguida não falhou e fez o 2-2. Sexta série, Algobia falha, Phoden, escrito assim para o fórum não censurar, fez-nos aquilo que o seu nome sugere. Estávamos fora da Liga dos Campeões. Se me perguntarem, ainda hoje me custa aceitar este desfecho. Depois de vencermos no Ettihad com uma exibição de sonho, depois de sofrermos o empate na eliminatória aos 123 minutos com um maldito autogolo, depois de termos tido três match points (as penalidades do De Bruyne, do Nuno Santos e do Bernardo). Foi dos momentos mais aziagos que já vivi num FM, estragou-me mesmo o humor para o resto do dia em que fiz este jogo. Também não é que esperasse vencer a Liga dos Campeões, não tenho equipa para estas vidas, não contava era perder esta eliminatória depois do brilharete da primeira mão e com a quantidade de near misses que tivemos para selar o apuramento. Bem, ultrapassemos isto. Vamos a coisas mais importantes. Copa de Su Majestad el Rey Vencedores em título, tínhamos obrigação de fazer novamente uma boa campanha. O meu objetivo era a final, apesar de só me ser pedida a Meia-Final - olhem o patamar a que já chegámos, o Rayo Vallecano já exige ao seu treinador chegar no mínimo à Meia-Final! O objetivo de ambos foi relativamente fácil de alcançar: despachámos Lugo, Málaga, Leganés e Villarreal sem grandes dificuldades e demos por nós na final... contra o Real Madrid. Pumba! Bai buscar! Esta soube particularmente bem. Ainda estava assado por me terem ido roubar o RDT (por esta altura já me tinha apercebido que o contrararam para jogar apenas pelo Castilla) e queria sangue! Foi de longe a melhor exibição da temporada. O jogo ainda tremeu um pouco quando o Vinicius Jr reduziu no início da segunda parte, mas daí em diante entrámos em modo rolo compressor e goleámos a realeza do futebol espanhol. É a revolução, meus queridos. Comam brioche e não reclamem ou ficam sem cabeça. La Liga Como é que hei de explicar isto... A primeira coisa a realçar é que o Rayito que começou esta temporada não era propriamente o mesmo que terminou a anterior. Desde logo porque perdemos os dois avançados interiores direitos, Isi Palazón e Álvaro García, que foram o 2º e 3º melhores marcadores da equipa, respetivamente. Os seus substitutos eram Carles Pérez que estava há ano e meio a jogar pouco e o Ângelo que é um miúdo a fazer a sua primeira época a este nível. Foi evidente, e senti-o em muitos momentos, que a equipa estava a jogar algo coxa. O flanco direito, que na época passada distribuía chocolate por relvados em toda a Espanha, este ano sofreu durante os primeiros meses para causar impacto. Felizmente, surgiu outra figura do outro lado do campo: Matheus Martins. O menino, agora com 20 anos, foi reforço para a época passada a custo zero e assumiu a titularidade desse ano. Tal como disse para o Ângelo, digo o mesmo para ele: demorou a habituar-se ao ritmo competitivo da La Liga e só para o final da temporada passada começou a marcar golos e a fazer assistências. Mas explodiu definitivamente nos últimos jogos da época passada, de tal forma que foi surpreendentemente convocado para a Copa América. E não foi ver o Neymar jogar. O menino voltou em altas, com os troféus de melhor jogador jovem e melhor marcador da prova, e tornou-se o espalha-brasas do Rayito, sucedendo a Isi Palazón nesse papel. Seja como for, a equipa demorou algum tempo a reajustar-se e na primeira volta perdemos alguns pontos: duas derrotas (Villarreal e Barcelona, ambas injustas) e dois empates (Sevilla e Espanyol). Algumas vitórias foram sofridas e algo fortuitas, mas aceitámo-las de bom grado. Justo realçar aqui que todos os pontos perdidos nesta fase foram em jogos fora de casa; em Vallecas não perdemos pontos. Em Vallecas manda a classe operária. Em Vallecas manda o Rayito. Em Vallecas são os Bukaneros quem canta mais alto. Já agora, e como talvez tenham notado, não mencionei Real Madrid e Atletico nos pontos perdidos. Pois, derrotámos os nosso vizinhos, os primeiros em casa, os últimos no seu próprio reduto. A meio da temporada estávamos a um ponto do líder Barcelona. Na luta! Para a segunda volta, já com o Beto e a Supercopa de España conquistada, começámos a carburar melhor. O Carles Pérez e o Wesley Moraes começaram a render mais - que era o que esperava que acontecesse com utilização regular, como referi -, o Brereton Díaz que ao início também pareceu sentir a diferença de ritmo entre o Championship e a La Liga começou a ser uma opção muito válida, os médios Algobia e Andrés Martin a certo ponto evoluíram para começar a ser titulares regulares num sistema de rotação com os titulares da época passada Unai López e Comesaña. Até o menino Ângelo começou a mostrar alguma da sua qualidade! Quando demos por nós, entrámos num ritmo infernal de vitórias na segunda volta que nos colocou na liderança. Chegámos a ter 15 vitórias consecutivas e 25 jogos sem perder!, tendo por entre esse período vencido ainda o Barcelona. O ciclo de 15 vitórias consecutivas chegou ao seu final na recepção ao Atlético. Tal como havia acontecido na Supercopa, foi um jogo intenso e tremendamente disputado. Não teve tantas ocasiões, mas teve mais golos. Estivemos a ganhar apenas para o Atletico dar a volta, voltámos a empatar, o Atletico repôs a vantagem aos 86' e parecia a machadada final até o Beto voltar a empatar no lance seguinte. Jogaço! E mais importante, nesta fase o Atletico era o nosso principal rival na luta pelo título. O empate permitia manter a liderança e a vantagem no confronto direto. A partir daí, sofremos. A equipa começou a sentir a pressão, os jogadores tinham a moral em baixo porque receavam que um mau resultado prejudicasse as hipóteses de vencer o título (no perfil dos jogadores aparecia mesmo essa emoção negativa como motivo da moral baixa). Depois do empate com o Atletico, empatámos a zero com o Sevilla em casa (foram estes os dois únicos jogos que não vencemos em casa) e fomos perder na deslocação à Real Sociedad. Aproximava-se a sensação de um choke de proporções épicas como aconteceu contra o Man City. Felizmente, os dois jogos seguintes foram em casa e com os nossos adeptos a apoiar somámos duas vitórias, ambas 2-0, contra Espanyol e Betis, e com isto... ... Pumba! Bai buscar! Foi um alívio do carago vencer esses dois jogos. Não foram bons jogos, estivemos muitos furos abaixo do que fizemos durante a segunsa volta, mas o importante era vencer fosse lá como fosse. Até porque depois deles fomos ao Santiago Bernabeu, onde perdemos, mas já com o título assegurado nem fiquei aziado. Ainda assim, fizemos menos pontos do que tinha definido. Queria 95 ou mais para igualar a pontuação do Barcelona na época passada, ficámos abaixo disso. Também fizemos apenas mais 3 pontos que na época passada. Felizmente os estarolas estiveram uns furos abaixo do habitual, caso contrário o título não teria vindo para Vallecas. Marcámos muitos mais golos do que até aqui, mas sofremos mais também. Isto tem uma explicação: o Dimitrievski lesionou-se com gravidade antes do jogo contra o Atletico, ficando quatro meses de fora. Até aí tínhamos 12 golos sofridos em 30 jogos; só nos 3 jogos seguintes sofremos 6, isto em 7 ou 8 remates enquadrados. Foi um golo por jogo em média desde que o Dimitrievski se lesionou. Individualmente, o Wesley Moraes foi o melhor marcador da equipa depois de um início tímido. O Matheus Martins liderou a equipa na primeira volta, o Carles Pérez apareceu de rompante na segunda volta, juntos foram os principais desequilibradores de todo o nosso futebol ofensivo. O Brereton Díaz e o Ângelo apareceram a espaços, têm números mais modestos mas ainda assim muito positivos tendo em conta que são habituais segundas linhas do Matheus e do Carles. O Beto integrou-se bem e apontou 12 golos em meia época, número impressionante pois muitas das suas presenças foram a saltar do banco. Destaco ainda o Algobia, cujos números já se equiparam aos do habitual médio defensivo titular Unai López (que me cheira não ficar para o ano, já foi um filme tremendo conseguir evitar perdê-lo no início desta época). O Kerkez cresceu bastante ao longo do ano, conforme esperado, tendo até mais presenças do que o Nuno Santos embora este tenha sido o habitual titular. Isto muito por o Nuno levar um amarelo quase a cada dois jogos, obrigando-me a substituí-lo quase sempre. No meio-campo ninguém se destacou por aí além e começa a ser bastante óbvio que todos os meus médios centro estão já a ser curtos para o patamar que atingimos. É algo a rever futuramente. Ah, o Dimitrievski teve a lesão gravíssima de que falei e perdeu atributos. Tem 31 anos e duvido seriamente que os recupere. Tenho de atacar o mercado em busca de um guarda-redes titular. E com esta temporada lá me deram o prémio de treinador do ano. E pronto, foi isto. Entusiasmei-me com a escrita porque esta temporada deu-me também o mesmo entusiasmo a jogar e quis partilhar convosco. Próximas atualizações, se as fizer, serão mais curtas como as anteriores, prometo. Ah, que faço eu, prometo sempre isto e depois é o que se vê... Meu caro, podes-te entusiasmar em todas as tuas publicações porque é do melhor que já li. O teu Sporting United no EMEM há mais de 10 anos foi notável, mas o save do Amora foi algo único e indescritível. Ainda não o terminei de ler, e como sabes vais levar com barrigada de linhas. Mas passando aqui para esta tua aventura no Rayo, cada resumo que tu fazes de cada época é sempre fantástico. Explicas as tuas opções, razões bem detalhadas, pincelada de humor, pá as tuas atualizações têm "vida" e isso não é para qualquer um. Já te disse para lançares livro 😉 Grande época, onde rebentaste com as expetativas que estavam bem altas. Mais uma vez a tua forma de lidar o mercado deu grandes frutos, contratações cirúrgicas e que fizeram a diferença no final. Saliento o Kerkez e o Beto, jogadores que gosto imenso na realidade e foram grandes trunfos ao longo da época. Esses jogos com o Atlético devem ter sido brutais, taco a taco ( o Simeone ainda está por lá? Duvido 😛 ) e com golos. Mas o jogo frente ao City...cheira-me que o telemóvel foi disparado contra a parede eheh. Pá trabalho sensacional por Espanha, e a tua astucia tática no 4-3-3 com toda a sua dinâmica a fazer estragos. És o rei disso tudo, que mister e user mágico que temos no CMPT. 1 Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 11 Abril 2023 Finalizado o objectivo de ganhar a Champions no Lens, saí e dei início à parte glory hunter do meu save. A final da Champions foi ganha ao Milan, e como consequência o Pochettino foi despedido...e eu aproveitei a vaga para me mudar. No final da época meto aqui como correu, mas por enquanto tive o meu reencontro com o Lens beeem mais cedo do que pensava logo nesta minha primeira época fora e logo nos oitavos da Champions. Acabou por ser mais fácil do que antecipava 😅 1 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 11 Abril 2023 Citação de Duda34, Em 10/04/2023 at 10:58: Comprei isto e comecei com o Esbjerg da Dinamarca na 3ª divisão. Em dois anos, subi para a 1ª. Agora vai ser bonito... 5 jogos, 1 vitória, 1 empate, 3 derrotas: penúltimo lugar 🤣 Não há dinheiro para nada, só consegui contratar um central ... ao Caldas! Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 11 Abril 2023 Sai mais uma Champions, desta vez devolvendo o título que lhes roubei na época anterior 😂. Época absolutamente soberba. Cheguei a uma equipa vice campeã europeia por isso sabia que o plantel tinha qualidade, assim fiz apenas duas contratações: o Max Aarons para a maior lacuna do plantel que era a lateral direita, e um gajo que trouxe comigo do Lens que tinha sido a contratação da época anterior que foi o Arda Guler. No entanto, nunca vi um suposto jogador de topo ser tão m*rda como o Tomori. Por isso no mercado de inverno vendi o Colombo (ponta suplente) e com o dinheiro da venda fui buscar o Gvardiol...que acabou por marcar na final da champions😎. Taçinhas, ganhei a taça de itália e perdi a supertaça. Já na liga foi este passeio: Como podem ver pela fraca diferença de golos de 101...foi complicado 🤣, deixo aqui as stats dos 4 estarolas da frente (faltando ainda muito golo dos suplentes que iam entrando ou do Colombo que foi vendido mas ainda fez 15G em meia época): Trabalho em Itália está feito com a conquista da liga e da taça, e claro com o bónus da Champions. Apenas trabalhinho de 1 época mas dificilmente continuarei por aqui, só se não aparecer nada de interessante na Inglaterra/Alemanha/Espanha. 3 Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 11 Abril 2023 Citação de dekap, há 7 minutos: Sai mais uma Champions, desta vez devolvendo o título que lhes roubei na época anterior 😂. Época absolutamente soberba. Cheguei a uma equipa vice campeã europeia por isso sabia que o plantel tinha qualidade, assim fiz apenas duas contratações: o Max Aarons para a maior lacuna do plantel que era a lateral direita, e um gajo que trouxe comigo do Lens que tinha sido a contratação da época anterior que foi o Arda Guler. No entanto, nunca vi um suposto jogador de topo ser tão m*rda como o Tomori. Por isso no mercado de inverno vendi o Colombo (ponta suplente) e com o dinheiro da venda fui buscar o Gvardiol...que acabou por marcar na final da champions😎. Taçinhas, ganhei a taça de itália e perdi a supertaça. Já na liga foi este passeio: Como podem ver pela fraca diferença de golos de 101...foi complicado 🤣, deixo aqui as stats dos 4 estarolas da frente (faltando ainda muito golo dos suplentes que iam entrando ou do Colombo que foi vendido mas ainda fez 15G em meia época): Trabalho em Itália está feito com a conquista da liga e da taça, e claro com o bónus da Champions. Apenas trabalhinho de 1 época mas dificilmente continuarei por aqui, só se não aparecer nada de interessante na Inglaterra/Alemanha/Espanha. 3 médios ofensivos? 😮 isso não fica tudo congestionado? Quer dizer, pelos números assumo que não, mas eu jogo com dois e já me parece gente a mais. e Arda Guler é o meu jogador preferido neste FM, é uma máquina. Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 11 Abril 2023 Citação de Erwin, há 1 minuto: 3 médios ofensivos? 😮 isso não fica tudo congestionado? Quer dizer, pelos números assumo que não, mas eu jogo com dois e já me parece gente a mais. e Arda Guler é o meu jogador preferido neste FM, é uma máquina. Não acho, o médio do meio funciona como apoio e os outros dois estão como Avançados Sombra por isso não estão propriamente todos nas mesmas zonas. Quem dá a largura são os dois alas que tenho em ataque e overlap. Mas em jogos que sinta que estou a ser bem defendido e as coisas pelo meio não estão a sair tão bem dou a instrução aos Avançados sombra de se manterem abertos quando a equipa tem a bola e de ir para zonas laterais em posse. 2 Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 12 Abril 2023 Citação de dekap, há 17 horas: Não acho, o médio do meio funciona como apoio e os outros dois estão como Avançados Sombra por isso não estão propriamente todos nas mesmas zonas. Quem dá a largura são os dois alas que tenho em ataque e overlap. Mas em jogos que sinta que estou a ser bem defendido e as coisas pelo meio não estão a sair tão bem dou a instrução aos Avançados sombra de se manterem abertos quando a equipa tem a bola e de ir para zonas laterais em posse. Coloca aí uma ss da tatica, fiquei curioso porque lembrar-me os 4-2-3-1 do FM 2008 😍 Grande campanha, limpeza no Lens onde não é nada fácil destronar o PSG (salientar que na realidade estão a fazer uma época estrondosa). No Milan foi dar umas pinceladas e entrar em modo cruzeiro, mas esse canpeonato foi incrível que diferença para os opositores. Mostra aí o Arda Guler, outro enorme talento do futebol turco. E próxima paragem? Gostava de te ver no campeonato brasileiro 😉 Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 12 Abril 2023 Citação de Fajo, há 4 horas: Coloca aí uma ss da tatica, fiquei curioso porque lembrar-me os 4-2-3-1 do FM 2008 😍 Grande campanha, limpeza no Lens onde não é nada fácil destronar o PSG (salientar que na realidade estão a fazer uma época estrondosa). No Milan foi dar umas pinceladas e entrar em modo cruzeiro, mas esse canpeonato foi incrível que diferença para os opositores. Mostra aí o Arda Guler, outro enorme talento do futebol turco. E próxima paragem? Gostava de te ver no campeonato brasileiro 😉 O Brasil passa pela cabeça sim, ganhar uma liberta e quês...mas só depois de fazer o Glory Hunter de limpar a liga e a taça nas 5 principais ligas europeias. Dito isso, a próxima paragem acabou por ser um Dortmund que acabou a época em 8º 😅 . Por isso coloco-te SS da táctica já com a equipa que estou a usar no Dortmund (o DE e o ST são regens): Quanto ao craque do Guler, tens aqui SS do menino: Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 12 Abril 2023 Citação de dekap, há 2 horas: O Brasil passa pela cabeça sim, ganhar uma liberta e quês...mas só depois de fazer o Glory Hunter de limpar a liga e a taça nas 5 principais ligas europeias. Dito isso, a próxima paragem acabou por ser um Dortmund que acabou a época em 8º 😅 . Por isso coloco-te SS da táctica já com a equipa que estou a usar no Dortmund (o DE e o ST são regens): A única diferença para a minha tática, em termos de instruções, é que eu tenho o Work Ball into Box. De resto, exatamente igual. mas estava a jogar assim: Compartilhar este post Link para o post
PequenoGenio Publicado 12 Abril 2023 Citação de PequenoGenio, Em 31/03/2023 at 17:35: 👊 Yep, eu sei 😂 Mas é para ser tipo mesmo looonngg term save Maço de 2023 e alcançamos o primeiro objetivo do save: colocar o Willem II de volta na 1ªdivisão 2 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 13 Abril 2023 Já eu, depois de duas épocas consecutivas a subir até à primeira divisão com o Esbjerg, desci novamente para a segunda... Compartilhar este post Link para o post
PequenoGenio Publicado 13 Abril 2023 Citação de Duda34, há 6 horas: Já eu, depois de duas épocas consecutivas a subir até à primeira divisão com o Esbjerg, desci novamente para a segunda... Foi uma das equipas que ponderei começar. Parece ter boas condições Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 13 Abril 2023 Citação de PequenoGenio, há 2 horas: Foi uma das equipas que ponderei começar. Parece ter boas condições Tem um par de jogadores decentes para a primeira divisão. Tudo o resto é curto e a prova disso foi a imediata despromoção. Mas até subir ao primeiro escalão é suficiente. Falta dinheiro para investir, há que fazer uns quantos subir-descer até consolidar financeiramente. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 14 Abril 2023 Citação de Duda34, há 17 horas: Tem um par de jogadores decentes para a primeira divisão. Tudo o resto é curto e a prova disso foi a imediata despromoção. Mas até subir ao primeiro escalão é suficiente. Falta dinheiro para investir, há que fazer uns quantos subir-descer até consolidar financeiramente. Subir e descer não acho que seja a melhor forma de consolidar financeiramente, ou tentar a manutenção com os que tens, ou vendes um ou dois dos mais valorizados e procuras reforçar a equipa com esse dinheiro, mesmo que não sejam tão bons como esses, mas melhoras a equipa no seu global. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 14 Abril 2023 Citação de Ricardo Pinto, há 22 minutos: Subir e descer não acho que seja a melhor forma de consolidar financeiramente, ou tentar a manutenção com os que tens, ou vendes um ou dois dos mais valorizados e procuras reforçar a equipa com esse dinheiro, mesmo que não sejam tão bons como esses, mas melhoras a equipa no seu global. Entretanto, enquanto preparava a época, recebi uma oferta do Aalborg, que está na primeira divisão. Aceitei e mantive-me na primeira divisão. Esperto! 2 Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 14 Abril 2023 (editado) Eu juro que não faço de propósito...mas vai ser mais uma equipa em que fico só uma época 🤣. Mais uma época de amassos, em que provavelmente acabamos por beneficiar por ter apenas a liga e a taça como competições. O Campeonato foi este passeio, e vacilei imenso na segunda volta já que acabei a primeira volta com 16V 1E. Acabando assim com a hegemonia do Bayern que levava 16 títulos consecutivos: E acabei agora a final da taça assim: Vamos ver para onde irei agora, sendo que vou tentar escolher um clube em Inglaterra/Espanha com um projeto mais longo para ganhar a dobradinha interna xD Editado 14 Abril 2023 por dekap 3 Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 14 Abril 2023 e esta confiança do meu adjunto na equipa (1ª época): Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 14 Abril 2023 Notei ontem num pormenor bem interessante (provavelmente era o único idiota que não tinha percebido ou lido sobre isso) mas quando há golo as ordens ficam logo disponíveis, se for ao var e for ser anulado elas continuam bloqueadas mas se for para ser validado elas continuam disponíveis. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 14 Abril 2023 Citação de dekap, há 3 horas: Eu juro que não faço de propósito...mas vai ser mais uma equipa em que fico só uma época 🤣. Mais uma época de amassos, em que provavelmente acabamos por beneficiar por ter apenas a liga e a taça como competições. O Campeonato foi este passeio, e vacilei imenso na segunda volta já que acabei a primeira volta com 16V 1E. Acabando assim com a hegemonia do Bayern que levava 16 títulos consecutivos: E acabei agora a final da taça assim: Vamos ver para onde irei agora, sendo que vou tentar escolher um clube em Inglaterra/Espanha com um projeto mais longo para ganhar a dobradinha interna xD Txi nossa que malho 😁 Continuas no teu 4-2-3-1 com MACs? Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 14 Abril 2023 Não me lembro há quanto tempo não vinha cá atualizar isto, mas depois de uns largos meses sem jogar... Let's gooooooooo 6 Compartilhar este post Link para o post