IlidioMA Publicado 14 Janeiro 2024 As equipas africanas que melhor têm estado nos ultimos anos são as que têm um treinador local (com formação e/ou carreira europeia, certo) e a Nigéria anda nesta senda de trazer um nome de fora só pq vem de fora, pouco interessa se é bom ou não. Senegal, Argélia e Marrocos mostraram o novo caminho para os países africanos. Não me acredito que a Nigéria, um dos países africanos que mais cedo começou a ter destaque mundial futebolisticamente, não tem um ex-jogador com passado europeu que possa ser o seu Belmadi ou Regragoui. O tempo de andar a trazer um franciú random, que girava entre todos os países da françafrique a cada dois anos, acho que já passou. O futuro é aproveitar o know how que os africanos obtiveram nas suas ilustres carreiras europeias, dar-lhes tempo, e os resultados aparecerão. 1 Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de IlidioMA, há 1 minuto: As equipas africanas que melhor têm estado nos ultimos anos são as que têm um treinador local (com formação e/ou carreira europeia, certo) e a Nigéria anda nesta senda de trazer um nome de fora só pq vem de fora, pouco interessa se é bom ou não. Senegal, Argélia e Marrocos mostraram o novo caminho para os países africanos. Não me acredito que a Nigéria, um dos países africanos que mais cedo começou a ter destaque mundial futebolisticamente, não tem um ex-jogador com passado europeu que possa ser o seu Belmadi ou Regragoui. O tempo de andar a trazer um franciú random, que girava entre todos os países da françafrique a cada dois anos, acho que já passou. O futuro é aproveitar o know how que os africanos obtiveram nas suas ilustres carreiras europeias, dar-lhes tempo, e os resultados aparecerão. O último parágrafo é claramente dirigido ao grande Hervé Renard ahahah Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de IlidioMA, há 8 minutos: As equipas africanas que melhor têm estado nos ultimos anos são as que têm um treinador local (com formação e/ou carreira europeia, certo) e a Nigéria anda nesta senda de trazer um nome de fora só pq vem de fora, pouco interessa se é bom ou não. Senegal, Argélia e Marrocos mostraram o novo caminho para os países africanos. Não me acredito que a Nigéria, um dos países africanos que mais cedo começou a ter destaque mundial futebolisticamente, não tem um ex-jogador com passado europeu que possa ser o seu Belmadi ou Regragoui. O tempo de andar a trazer um franciú random, que girava entre todos os países da françafrique a cada dois anos, acho que já passou. O futuro é aproveitar o know how que os africanos obtiveram nas suas ilustres carreiras europeias, dar-lhes tempo, e os resultados aparecerão. Tem mais os craques dos anos 90 já está tudo na terceira idade agora. 👀 No Bruno, No Chido, No Party. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Aiden, há 3 minutos: O último parágrafo é claramente dirigido ao grande Hervé Renard ahahah não. O Hervé Renard até é dos bons exemplos dessa práctica, até pq ganhou duas CANs com dois países diferentes. Isso foi uma práctica que teve o seu tempo, teve a sua razão de ser, mas que hoje em dia começa a ser cada vez menos produtiva. Até pq outras equipas (as duas campeãs mais recentes, e a única equipa africana a chegar a uma semifinal do Mundial) demonstraram que o sucesso pode advir com um treinador local. E não surpreende. Desde os anos 90 que são incontáveis os africanos que jogaram na Europa (antes disso, eram só os predestinados, os Madjers, que tinham essa oportunidade), há muito know how a aproveitar. Já não têm as selecções africanas de estar condenadas ou a ter um francês random, um "mercenário" que ia de equipa em equipa a cada dois anos, ou ter um treinador local mas com apenas experiência local. E não me acredito que a Nigéria em específico, que brilha nos palcos mundiais desde 1994, não tem ex-jogadores com know how europeu para pôr em práctica, com maior identificação com o país. Tem mesmo de recorrer a um Peseiro??? Se fosse para trazer um De Zerbi, bora, tragam lá o treinador estrangeiro, mas para trazer o Peseiro? Não haveria um Kanu ou um Taribo West capaz de fazer melhor? 1 Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 14 Janeiro 2024 O Genyo não foi convocado 😞 Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Longineu, há 3 minutos: O Genyo não foi convocado 😞 Está suspenso neste primeiro jogo, daí ainda ter jogado contra o Portimomense(penso eu) Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Longineu, há 4 minutos: O Genyo não foi convocado 😞 Está castigado para este jogo. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Mafia_SCP, há 1 minuto: Está suspenso neste primeiro jogo, daí ainda ter jogado contra o Portimomense(penso eu) Citação de Poeira, há 1 minuto: Está castigado para este jogo. ah. muchas gracias amigos. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Janeiro 2024 Às 17h é a estreia do Egipto do Rui Vitória Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Longineu, há 11 minutos: ah. muchas gracias amigos. E olhando para aquele 11, até podia estar na forma do ano passado, que era titular na mesma, quanto mais agora Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Janeiro 2024 O Egipto já ganha por 1-0 Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 14 Janeiro 2024 O capitão de Moçambique tem 40 anos. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 14 Janeiro 2024 três coisas: 1 - Que estádio bonito pá! 2 - Que prazer em rever o Chiquinho Conde, é um jogador de lá de trás, do meu imaginário infantil 3 - o Guima do Chaves é africano desde quando?? E por que via? Não acredito que tenha nascido lá. waidaminute... o El Neni ainda está no Arsenal???? Assinou contrato vitalício?? Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 14 Janeiro 2024 Eu conheço a filha do Chiquinho Conde. A mãe - mulher do Chiquinho - morreu há menos de 1 ano. O homem não abandonou o barco e manteve-se no país a trabalhar 1 Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de IlidioMA, há 8 minutos: três coisas: 1 - Que estádio bonito pá! 2 - Que prazer em rever o Chiquinho Conde, é um jogador de lá de trás, do meu imaginário infantil 3 - o Guima do Chaves é africano desde quando?? E por que via? Não acredito que tenha nascido lá. waidaminute... o El Neni ainda está no Arsenal???? Assinou contrato vitalício?? Familiares nascidos em Moçambique Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de El Colosso, há 1 minuto: Familiares nascidos em Moçambique sim, mas tipo, ser filho de retornado 'chega' para se ser Moçambicano ou Angolano? Se sim, então deve haver por cá um filão de jogadores para Angola e Moçambique explorarem. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de IlidioMA, Agora: sim, mas tipo, ser filho de retornado 'chega' para se ser Moçambicano ou Angolano? Se sim, então deve haver por cá um filão de jogadores para Angola e Moçambique explorarem. Aparentemente Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Janeiro 2024 CA p*ta DE DEFESA Mas onde é que o crl do GR tinha ido? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Janeiro 2024 Em 5 minutos Moçambique deu a volta 😞 Compartilhar este post Link para o post
zeca galhão Publicado 14 Janeiro 2024 A ironia, o Mestre do Bombo lançou o Clésio a lateral direito no Benfica e agora leva com um golito dele mas na sua posição verdadeira. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de zeca galhão, há 6 minutos: A ironia, o Mestre do Bombo lançou o Clésio a lateral direito no Benfica e agora leva com um golito dele mas na sua posição verdadeira. 2 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 14 Janeiro 2024 Golo do Egipto, a sorte do bombom voltou e ainda ganham o jogo Compartilhar este post Link para o post