Keyser Publicado 9 Dezembro 2024 Boas pessoal, Nao encontrei um topico que se adequasse a este tema, por isso aqui vai: Neste momento encontro-me sem um rumo, comecei a detestar o meu trabalho depois de 8 anos em consultoria informática, sinto-me bloqueado e com ansiedade a todo o momento no trabalho, nao tenho vontade de fazer nada fora dele (vou ao ginasio 3 vezes por semana mas mesmo isso me custa). Sei que gosto de viajar e fotografia mas nem sempre o posso fazer. Comecei há bem pouco tempo na psicóloga mas queria saber se alguém passou por algo semelhante (btw, tenho 33). 28 Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 9 Dezembro 2024 Acho que a ansiedade é algo comum à grande maioria da população, nos dias de hoje. Não será grande ajuda mas não, não és o único. A psicoterapia poderá ajudar, sim, mas é importante que vás refletindo sobre o percurso da mesma. Se te aperceberes que não está a resultar (claro que não é passado uma ou duas sessões), não tenhas medo de trocar de profissional. Falo por experiência própria, porque andei cerca de 3 anos numa que ao início até me ajudou mas passado um tempo apercebi-me que já estava a ir lá apenas para dizer "desde a última sessão aconteceu isto e isto e isto na minha vida", como poderia fazer com qualquer amigo, sem tirar qualquer insight. Gastei lá muito dinheiro completamente inútil. Boa sorte e no pouco que pudermos ajudar, estamos aqui. 4 4 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Keyser, há 8 horas: Boas pessoal, Nao encontrei um topico que se adequasse a este tema, por isso aqui vai: Neste momento encontro-me sem um rumo, comecei a detestar o meu trabalho depois de 8 anos em consultoria informática, sinto-me bloqueado e com ansiedade a todo o momento no trabalho, nao tenho vontade de fazer nada fora dele (vou ao ginasio 3 vezes por semana mas mesmo isso me custa). Sei que gosto de viajar e fotografia mas nem sempre o posso fazer. Comecei há bem pouco tempo na psicóloga mas queria saber se alguém passou por algo semelhante (btw, tenho 33). Acho que me relaciono um pouco com o que estás passar, ou pelo menos caio nessa armadilha de X em X tempo. 😅 Cada caso é diferente e provavelmente já pensaste em tudo aquilo que vou dizer mas o único hobby que falas aí, parece que não tens grande prazer. Não te estou a dizer que deves sair do ginásio, até porque de uma maneira ou outra, só faz bem. Mas é importante termos hobbies estimulantes e prazerosos, caso contrário só vais acumular cansaço e 0 dopamina. Por exemplo, eu sinto o mesmo que tu em relação ao ginásio mas acumulo com padel que é algo que gosto mesmo de fazer. Outra coisa que pode prejudicar essa falta de vontade é a vida social/familiar. Também passei por uma fase que não me apetecia fazer nada porque me vi numa situação em que a minha vida estava completamente diferente da dos meus amigos e isso acaba por moer, mesmo que não sintas. Não sei qual é a tua situação (nem precisas de dizer) mas pode ser relevante. Por fim, o elefante branco parece ser mesmo o trabalho ou pode ser só um simples sintoma. Certamente que já pensaste em mudar mas desconfio que possa ser mais profundo do que uma simples mudança. Anyway, força nisso campeão e parabéns pelo passo de fazer terapia. O que o @verY disse é muito verdade e espero que corra bem contigo. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
ventura21 Publicado 9 Dezembro 2024 (editado) Acho que posso dizer que estou numa situação algo idêntica à tua, tudo o que tento fazer para trazer algum prazer, acaba por dar uma volta de 180º. Ginásio, já fui bem mais, lesões e problemas físicos aliados a umas quantas horas de trabalho, tiram qualquer disponibilidade física e mental. Fora isso, jogo flag. Vejo todos os meus amigos com "vida estável" ou "definida", uns casaram outros foram pais há pouquíssimo tempo, e eu aqui com 33 a brincar aos Sims. Se calhar, o importante é saberes ouvir o teu corpo como um só. Não só fisicamente mas mentalmente. Varia um pouco da tua rotina. No ginásio por exemplo, em vez de começares a semana com inferiores, começa com superiores. Quanto à psicóloga. Quanto mais claras forem as tuas palavras e mais informação concreta partilhares, mais e melhores ferramentas ela te dará para trabalhares. Edit. No natal estou a pensar em mimar-me com um telescópio e quiçá aventurar-me com umas fotografias. Editado 9 Dezembro 2024 por ventura21 3 Compartilhar este post Link para o post
Donnie Publicado 9 Dezembro 2024 fdx tudo muito bonito mas o Su1 joga Padel. Mais um bocado e vou descobrir que é Beto! 2 1 4 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de ventura21, há 34 minutos: Acho que posso dizer que estou numa situação algo idêntica à tua, tudo o que tento fazer para trazer algum prazer, acaba por dar uma volta de 180º. Ginásio, já fui bem mais, lesões e problemas físicos aliados a umas quantas horas de trabalho, tiram qualquer disponibilidade física e mental. Fora isso, jogo flag. Vejo todos os meus amigos com "vida estável" ou "definida", uns casaram outros foram pais há pouquíssimo tempo, e eu aqui com 33 a brincar aos Sims. Se calhar, o importante é saberes ouvir o teu corpo como um só. Não só fisicamente mas mentalmente. Varia um pouco da tua rotina. No ginásio por exemplo, em vez de começares a semana com inferiores, começa com superiores. Quanto à psicóloga. Quanto mais claras forem as tuas palavras e mais informação concreta partilhares, mais e melhores ferramentas ela te dará para trabalhares. Edit. No natal estou a pensar em mimar-me com um telescópio e quiçá aventurar-me com umas fotografias. Depois partilha qual o que compraste e o teu feedback, sff 1 Compartilhar este post Link para o post
Hououin Kyouma Publicado 10 Dezembro 2024 Gostamos de imaginar que vamos viver o resto das nossas vidas com a mesma serenidade e estabilidade que podemos eventualmente sentir num dado momento. Ninguém vai. Pelo mesmo motivo que impele a evolução de todos os organismos neste planeta e que levou a nossa espécie a diferenciar-se no aspeto cognitivo e intelectual tão marcadamente das outras. Estamos todos programados ao nível mais básico possível para repudiar a estagnação. Há poucos outros fatores que sejam tão conducentes à extinção como esse. Portanto, podes tentar respirar de forma um pouco mais tranquila, porque essa sensação não é apenas normal e adaptativa, é também sinal de que tens consciência de que não estás satisfeito e que até foste capaz de começar a agir sobre isso. Nem vou aqui entrar sequer pela questão do trabalho, da carreira e da progressão da mesma. Identificaste 2 interesses pessoais teus que gostavas de poder explorar mais. Talvez nem tenhas bem noção do quanto isso é difícil para uma quantidade significativa das pessoas que se sentem assim, ainda mais num país como o nosso que tende a idolatrar o trabalho e a infantilizar o lazer e as ambições pessoais. Não tenho soluções mágicas para te dar, nem mais ninguém aqui terá. Acho que, no meio disso que sentes, foste capaz de dar a ti próprio vislumbres de um rumo que podes pretender seguir. Talvez um bom próximo passo seja 1) tentares aperceber-te da importância que atribuis aos projetos que gostavas de desenvolver e que sentes não ter oportunidade para tal neste momento; 2) permitires a ti próprio dar a importância devida à realização desses projetos; e 3) fazeres e pronto. Boa sorte com esta etapa, amigo. 8 Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 10 Dezembro 2024 Citação de Hououin Kyouma, há 6 horas: Talvez nem tenhas bem noção do quanto isso é difícil para uma quantidade significativa das pessoas que se sentem assim Não posso deixar de sublinhar o quanto isto é verdade. Não quero fazer com que o tópico passe a ser sobre mim, mas eu nesse aspeto estou numa situação semelhante. Sinto que tenho muito poucas coisas que me motivem na vida e o que o psicólogo me diz, e que sei que é verdade, é que tenho que arranjar coisas que goste de fazer e que me façam sentir bem comigo mesmo, sem ser pelos outros. Mas ele pergunta-me, ou eu penso sobre isso, e a verdade é que não consigo arranjar uma resposta. E, pior, o sentido de obrigação da expressão "tenho que arranjar" dá um peso enorme a isso, como que se de uma tarefa se tratasse, que faz tudo menos facilitar. A ideia do fazer e pronto pode resultar, é um facto, mas comigo não tem funcionado. Na maior parte das vezes quando faço e pronto acabo a sentir que foi um desperdício de tempo (e/ou de dinheiro) e que nunca atingiu a expectativa que criei inicialmente. A (falta de) saúde mental é uma m*rda. 2 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 10 Dezembro 2024 Nao se sintam culpados e nao se responsabilizem é o melhor que vos posso dizer. O facto de terem noçao do "sitio onde estao" e de procurarem ajuda ja é um passo enorme na caminhada para procurarem o que precisam. Isto que eu vou dizer nao é nada cientifico nem sei se ha dados sobre isso mas experimentem escalada indoor. Boulders ou com cordas com auto-enrolamento que assim podem fazer sozinhos e em segurança. A concentraçao necessaria para escalar, o esforço fisico e mental para "desfazer o puzzle" de conseguir subir o muro mais o facto de estar em altura e activar um certo instinto de sobrevivencia da um boost ao cérebro e parece que activa qualquer coisa la dentro, pelo menos para mim, por isso é que vos digo que nada disto é cientifico (ou pelo menos nunca pesquisei/encontrei). Nao custa tentar. E acima de tudo espero que fiquem bem e que se encontrem 😉 1 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 10 Dezembro 2024 (editado) Citação de verY, há 51 minutos: Não posso deixar de sublinhar o quanto isto é verdade. Não quero fazer com que o tópico passe a ser sobre mim, mas eu nesse aspeto estou numa situação semelhante. Sinto que tenho muito poucas coisas que me motivem na vida e o que o psicólogo me diz, e que sei que é verdade, é que tenho que arranjar coisas que goste de fazer e que me façam sentir bem comigo mesmo, sem ser pelos outros. Mas ele pergunta-me, ou eu penso sobre isso, e a verdade é que não consigo arranjar uma resposta. E, pior, o sentido de obrigação da expressão "tenho que arranjar" dá um peso enorme a isso, como que se de uma tarefa se tratasse, que faz tudo menos facilitar. A ideia do fazer e pronto pode resultar, é um facto, mas comigo não tem funcionado. Na maior parte das vezes quando faço e pronto acabo a sentir que foi um desperdício de tempo (e/ou de dinheiro) e que nunca atingiu a expectativa que criei inicialmente. A (falta de) saúde mental é uma m*rda. Pegando no que o verY diz, tendo em conta a situação, acho relevante sublinhar que o que estás a viver é mais comum do que aquilo que tu pensas. O que me tem ajudado ultimamente é que, tal como tu, andava no ginásio 4-5 vezes por semana e já estava sem vontade nenhuma, mesmo tendo sempre sido uma pessoa ativa. Ia para o ginásio e depois de uns 20 minutos já não tinha vontade, ia só para impedir uma rotina de casa-trabalho-casa. Há uns anos tive uma lesão no tornozelo e nunca mais voltei a jogar futebol desde então. Há uns 3 meses, depois de um amigo meu insistir para ir a um 5 para 5 com amigos, aquela hora a jogar deu-me um prazer como há muito não sentia. Hoje jogo sempre às quartas e tento ainda jogar segundas/sextas e passo o dia a pensar nesse jogo. Com isto quero dizer que mesmo que o ginásio faça parte da tua vida, se já não te está a dar prazer, procurar algo que se adapte mais a ti neste momento pode despertar uma nova rotina, tal como me aconteceu. E aplica isto a todos os espectros da tua vida. Editado 10 Dezembro 2024 por Robe 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Dezembro 2024 (editado) Citação de Keyser, há 21 horas: Boas pessoal, Nao encontrei um topico que se adequasse a este tema, por isso aqui vai: Neste momento encontro-me sem um rumo, comecei a detestar o meu trabalho depois de 8 anos em consultoria informática, sinto-me bloqueado e com ansiedade a todo o momento no trabalho, nao tenho vontade de fazer nada fora dele (vou ao ginasio 3 vezes por semana mas mesmo isso me custa). Sei que gosto de viajar e fotografia mas nem sempre o posso fazer. Comecei há bem pouco tempo na psicóloga mas queria saber se alguém passou por algo semelhante (btw, tenho 33). Vamos por pontos: Em 8 anos de consultoria informática o que é que gostaste mais? Havia alguma cena que te pediam para fazer (ou tinhas que fazer) em que tu dizias para ti mesmo "fdx ainda bem que vou fazer x, já estava farto de fazer y". O meu caso: sou programador há pouco mais tempo que tu, mas nunca adorei programar (nem fazer funcionalidades de raiz, nem correções), mas sempre tive um gosto especial pela área de segurança dentro da programação. Tudo o que fosse fazer a vida negra aos thread actors fascinava-me. Hoje é a minha função na atual empresa e sempre que há uma investigação para fazer é uma alegria para mim. Adoro fazê-la e elaborar relatórios para os stakeholders ao mesmo tempo que encontro soluções para mitigar os problemas. Mas lá está, comecei como um programador PHP reles que nunca teve criatividade e se limitava a fazer o que pediam. Exercício: talvez o ginásio não seja para ti, mas será que não há um podcast que gostasses de ouvir enquanto estás lá? Assim associas o momento prazeroso de ouvir determinado podcast enquanto fazes algo por ti a nível de saúde, que considero importante. Eu também detesto ginásio, mas gosto de correr por isso faço-o 4 a 5x por semana. Nem sempre me apetece, mas existe sempre um episódio qualquer do Destino: Saudade ou do Resto é História que quero ouvir, e aproveito a deixa A parte da fotografia podes explorar, mas se fosse a ti não criava qualquer página do Instagram nem nada disso. Cria a tua própria coleção e diverte-te a fazê-lo. Se fores expor nas redes sociais é muito provável que poucas pessoas te sigam/dêem gosto, não te vai fazer bem. Por muito que digas que nem ligas a isso, é algo inevitável. Como extra, não sei o quanto ligas a dinheiro, mas comigo tem funcionado ter traçado um objetivo de atingir a independência financeira antes da idade da reforma. Tracei um valor fixo e tenho de garantir que num determinado ano o atinjo. Toda a minha carreira foi evoluindo com isso como pano de fundo. Era muito fácil ter ficado nos mesmos sítios até porque sempre me dei bem com os meus colegas e ex-patrões. Quem diz dinheiro, diz outra coisa. Se tiveres um objetivo muito claro de longo prazo vai facilitar a tua vida no curto prazo. Atenção, não é "quero ter muito dinheiro", é "tenho de ter 500000€ em 2045", ou "quero fazer uma Maratona em menos de 4h até 2027", ou "tenho de estar a trabalhar para uma empresa internacional até 2026", não interessa o quê, mas tem de ser muito específico. Podes até ter um diário para colocar updates de tempos em tempos, não só sobre isso mas sobre o que te apetecer. Eu tenho e não me envergonho disso, na verdade já enchi 3 e vou comprar o quarto. Não sei como estás de relações, mas se fores uma pessoa feliz e bem resolvida, tornas-te num íman para coisas boas. É deixar fluir. Por fim, algumas leituras recomendadas: https://www.goodreads.com/book/show/40244063-atomic-habits https://www.goodreads.com/book/show/54898389-the-almanack-of-naval-ravikant https://www.goodreads.com/book/show/55305389-think-again https://www.goodreads.com/book/show/57933306-stolen-focus Editado 10 Dezembro 2024 por Mica 10 Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 10 Dezembro 2024 Pergunta: se tivesses que resolves um problema na sociedade/planeta, qual seria? O que te irrita mais no dia a dia? 1 Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado 10 Dezembro 2024 Citação de Petar Musa, há 12 horas: Depois partilha qual o que compraste e o teu feedback, sff Citação de ventura21, há 12 horas: .... Edit. No natal estou a pensar em mimar-me com um telescópio e quiçá aventurar-me com umas fotografias. + um interessado no feedback... 1 Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 10 Dezembro 2024 (editado) Citação de Mica, há 2 horas: A parte da fotografia podes explorar, mas se fosse a ti não criava qualquer página do Instagram nem nada disso. Cria a tua própria coleção e diverte-te a fazê-lo. Se fores expor nas redes sociais é muito provável que poucas pessoas te sigam/dêem gosto, não te vai fazer bem. Por muito que digas que nem ligas a isso, é algo inevitável. Podes até ter um diário para colocar updates de tempos em tempos, não só sobre isso mas sobre o que te apetecer. Eu tenho e não me envergonho disso, na verdade já enchi 3 e vou comprar o quarto. Isto. A parte do diário não posso dar opinião mais adulta, mas quando era mais puto (16 aos 19 +/-)) ajudava-me pa crl escrever em papel. As vezes simplesmente escrevia em papel conclusões ou boas ideias de conversas mais sentimentais que ia tendo no computador/telemóvel e ajudava-me a por a cabeça em ordem. Isto e ouvir música claro. Desde daí nunca mais me deu pra escrever mas também foi altura de festa, faculdade, algumas namoradas etc.. Mas ainda penso de vez em quando o quanto me ajudou ter iniciativa para pôr em papel o que me ia passando na cabeça. Edit: Tenho 31 Editado 10 Dezembro 2024 por Dominator 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 10 Dezembro 2024 (editado) @Keyser, reconhecer que há algum problema e tentar fazer algo para o remediar é o primeiro passo, super importante, que já fizeste. De resto, penso que o melhor caminho é de facto teres ajuda especializada. Dito isto, e apesar de ter a tua idade, não sinto que seja a melhor pessoa para dar conselhos. Isto porque, apesar de já ter passado por muita m*rda na vida, sempre fui capaz de a resolver e encaixar sem ter ou procurar grande ajuda. Não estou a dizer que isto é bom, estou apenas a dizer que tenho sempre conseguido sair sozinho dos meus buracos. Espero que fiques melhor. Há aqui outros posts bem interessantes com conselhos que me parecem úteis. E tens sempre aqui pessoal que se preocupa e pode ouvir-te, quanto mais não seja. Editado 10 Dezembro 2024 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Dezembro 2024 (editado) Citação de Dominator, há 3 horas: Isto. A parte do diário não posso dar opinião mais adulta, mas quando era mais puto (16 aos 19 +/-)) ajudava-me pa crl escrever em papel. As vezes simplesmente escrevia em papel conclusões ou boas ideias de conversas mais sentimentais que ia tendo no computador/telemóvel e ajudava-me a por a cabeça em ordem. Isto e ouvir música claro. Desde daí nunca mais me deu pra escrever mas também foi altura de festa, faculdade, algumas namoradas etc.. Mas ainda penso de vez em quando o quanto me ajudou ter iniciativa para pôr em papel o que me ia passando na cabeça. Edit: Tenho 31 Eu defini um objetivo de longo prazo para a minha vida e decidi documentar o processo. Muitas vezes, quando termino de escrever, consigo visualizar o próximo passo a dar, o que é um sentimento incrível. Colocar os pensamentos no papel ajuda-nos a organizar melhor as ideias que temos na nossa cabeça. Muitas pessoas associam os diários aos dramas da adolescência. Quando era adolescente, nunca tive um diário e até achava a ideia um tanto ridícula (e de gaja, claro). Estava cético quando comecei (e já tinha 32 anos na altura), mas começou logo a funcionar nas primeiras entradas, porque entendi na altura que o denominador comum para resolver os meus problemas seria trocar de trabalho, e efetivamente resultou. E voltou a resultar este ano. E pelo caminho tive outros problemas que os diários me ajudaram a encontrar as respetivas soluções. É uma coisa que podes experimentar @Keyser. O que metes lá só a ti diz respeito. Editado 10 Dezembro 2024 por Mica 1 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 10 Dezembro 2024 Se calhar para ti é diferente mas a minha obsessão sempre foi a estabilidade, desde os tempos de escola. Cheguei aos 30 sem nunca a ter e finalmente desisti, comprei uma cargo bike e organizei a minha vida para que todos os meus pertences coubessem na bicicleta. Não tenho contrato de internet, não tenho contrato de luz e água, pago renda por baixo da mesa, tenho meia dúzia de peças de roupa. A minha carta de condução tem uma morada falsa. Sinto-me livre. Pode parecer piada mas estou mesmo a falar a sério, o conforto que me traz esta noção de que a qualquer momento posso pegar na bicicleta e levar a minha vida comigo é enorme. Nunca o fiz nem tenho intenções de o fazer neste momento mas é um alívio incrível, acredita. Nunca passei por situações de ansiedade mas tinha fases de letargia e apatia geral que desapareceram por completo ao focar toda a minha atenção numa existência minimalista. Se não funcionar para ti, podes explorar o filtro de idade no tinder. Uma rapariga de 18 anos que te chame papá pode mudar radicalmente a tua forma de ver o mundo ;) 10 8 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 10 Dezembro 2024 (editado) Sinto-me estupido / simplório a ler isto Se n me sinto bem no trabalho, mudo ou deixo de querer saber, se não gosto / não tenho vontade de fazer um hobbie, mudo a forma de fazer o hobbie ou vou pra outra coisa. No fundo o meu cérebro de lagarto vive sobre o principio KISS, ou keep it simple stupid Tem potencial para livro de auto ajuda, com um palavrão no titulo Editado 10 Dezembro 2024 por Plagio o Original 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Dezembro 2024 Citação de Rain Dog, há 15 horas: Se calhar para ti é diferente mas a minha obsessão sempre foi a estabilidade, desde os tempos de escola. Cheguei aos 30 sem nunca a ter e finalmente desisti, comprei uma cargo bike e organizei a minha vida para que todos os meus pertences coubessem na bicicleta. Não tenho contrato de internet, não tenho contrato de luz e água, pago renda por baixo da mesa, tenho meia dúzia de peças de roupa. A minha carta de condução tem uma morada falsa. Sinto-me livre. Pode parecer piada mas estou mesmo a falar a sério, o conforto que me traz esta noção de que a qualquer momento posso pegar na bicicleta e levar a minha vida comigo é enorme. Nunca o fiz nem tenho intenções de o fazer neste momento mas é um alívio incrível, acredita. Nunca passei por situações de ansiedade mas tinha fases de letargia e apatia geral que desapareceram por completo ao focar toda a minha atenção numa existência minimalista. Se não funcionar para ti, podes explorar o filtro de idade no tinder. Uma rapariga de 18 anos que te chame papá pode mudar radicalmente a tua forma de ver o mundo 😉 Post do ano, mesmo perto do fim! 1 Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 11 Dezembro 2024 Antes de nada, dizer-vos que me encontro de baixa médica depois de ter tido um ataque de ansiedade e desmaiado o que me vai dar tempo para repensar/replanear um pouco a minha vida e de uma vez por todas priorizar-me a mim mesmo. Obrigado a todos pelas vossas mensagens. Citação de Su1, Em 09/12/2024 at 21:24: Acho que me relaciono um pouco com o que estás passar, ou pelo menos caio nessa armadilha de X em X tempo. 😅 Cada caso é diferente e provavelmente já pensaste em tudo aquilo que vou dizer mas o único hobby que falas aí, parece que não tens grande prazer. Não te estou a dizer que deves sair do ginásio, até porque de uma maneira ou outra, só faz bem. Mas é importante termos hobbies estimulantes e prazerosos, caso contrário só vais acumular cansaço e 0 dopamina. Por exemplo, eu sinto o mesmo que tu em relação ao ginásio mas acumulo com padel que é algo que gosto mesmo de fazer. Outra coisa que pode prejudicar essa falta de vontade é a vida social/familiar. Também passei por uma fase que não me apetecia fazer nada porque me vi numa situação em que a minha vida estava completamente diferente da dos meus amigos e isso acaba por moer, mesmo que não sintas. Não sei qual é a tua situação (nem precisas de dizer) mas pode ser relevante. Por fim, o elefante branco parece ser mesmo o trabalho ou pode ser só um simples sintoma. Certamente que já pensaste em mudar mas desconfio que possa ser mais profundo do que uma simples mudança. Anyway, força nisso campeão e parabéns pelo passo de fazer terapia. O que o @verY disse é muito verdade e espero que corra bem contigo. Verdade, onde realmente sei que tenho prazer é em fotografia e viajar (seja a uma aldeiazinha do lado seja a outro país). A nível de ginasio, vou ver se acumulo como dizes com outra coisa como padel ou aulas de grupo. Também sinto o mesmo que tu no segundo ponto. Muitos amigos meus já tem filhos, nao tem a mesma disponibilidade para sair e estar comigo e chego ao ponto as vezes de comparar-me com eles (ja sei que nao o devo fazer e cada um tem o seu momento). Obrigado e desejo-te o mesmo @Su1 Citação de ventura21, Em 09/12/2024 at 22:41: Acho que posso dizer que estou numa situação algo idêntica à tua, tudo o que tento fazer para trazer algum prazer, acaba por dar uma volta de 180º. Ginásio, já fui bem mais, lesões e problemas físicos aliados a umas quantas horas de trabalho, tiram qualquer disponibilidade física e mental. Fora isso, jogo flag. Vejo todos os meus amigos com "vida estável" ou "definida", uns casaram outros foram pais há pouquíssimo tempo, e eu aqui com 33 a brincar aos Sims. Se calhar, o importante é saberes ouvir o teu corpo como um só. Não só fisicamente mas mentalmente. Varia um pouco da tua rotina. No ginásio por exemplo, em vez de começares a semana com inferiores, começa com superiores. Quanto à psicóloga. Quanto mais claras forem as tuas palavras e mais informação concreta partilhares, mais e melhores ferramentas ela te dará para trabalhares. Edit. No natal estou a pensar em mimar-me com um telescópio e quiçá aventurar-me com umas fotografias. O mesmo que disse ao @Su1, sinto exactamente o mesmo que tu. Sim na psicóloga digo-lhe mesmo tudo até fantasmas de infancia que infelizmente continuam por cá. Acho a ideia do telescópio interesante! Vou ver modelos ou avisa o que vais comprar. Obrigado Citação de Hououin Kyouma, Em 10/12/2024 at 02:36: Gostamos de imaginar que vamos viver o resto das nossas vidas com a mesma serenidade e estabilidade que podemos eventualmente sentir num dado momento. Ninguém vai. Pelo mesmo motivo que impele a evolução de todos os organismos neste planeta e que levou a nossa espécie a diferenciar-se no aspeto cognitivo e intelectual tão marcadamente das outras. Estamos todos programados ao nível mais básico possível para repudiar a estagnação. Há poucos outros fatores que sejam tão conducentes à extinção como esse. Portanto, podes tentar respirar de forma um pouco mais tranquila, porque essa sensação não é apenas normal e adaptativa, é também sinal de que tens consciência de que não estás satisfeito e que até foste capaz de começar a agir sobre isso. Nem vou aqui entrar sequer pela questão do trabalho, da carreira e da progressão da mesma. Identificaste 2 interesses pessoais teus que gostavas de poder explorar mais. Talvez nem tenhas bem noção do quanto isso é difícil para uma quantidade significativa das pessoas que se sentem assim, ainda mais num país como o nosso que tende a idolatrar o trabalho e a infantilizar o lazer e as ambições pessoais. Não tenho soluções mágicas para te dar, nem mais ninguém aqui terá. Acho que, no meio disso que sentes, foste capaz de dar a ti próprio vislumbres de um rumo que podes pretender seguir. Talvez um bom próximo passo seja 1) tentares aperceber-te da importância que atribuis aos projetos que gostavas de desenvolver e que sentes não ter oportunidade para tal neste momento; 2) permitires a ti próprio dar a importância devida à realização desses projetos; e 3) fazeres e pronto. Boa sorte com esta etapa, amigo. Ora nem mais, palavras muito importantes. Obrigado a ti amigo. Citação de verY, Em 10/12/2024 at 09:03: Não posso deixar de sublinhar o quanto isto é verdade. Não quero fazer com que o tópico passe a ser sobre mim, mas eu nesse aspeto estou numa situação semelhante. Sinto que tenho muito poucas coisas que me motivem na vida e o que o psicólogo me diz, e que sei que é verdade, é que tenho que arranjar coisas que goste de fazer e que me façam sentir bem comigo mesmo, sem ser pelos outros. Mas ele pergunta-me, ou eu penso sobre isso, e a verdade é que não consigo arranjar uma resposta. E, pior, o sentido de obrigação da expressão "tenho que arranjar" dá um peso enorme a isso, como que se de uma tarefa se tratasse, que faz tudo menos facilitar. A ideia do fazer e pronto pode resultar, é um facto, mas comigo não tem funcionado. Na maior parte das vezes quando faço e pronto acabo a sentir que foi um desperdício de tempo (e/ou de dinheiro) e que nunca atingiu a expectativa que criei inicialmente. A (falta de) saúde mental é uma m*rda. Umas das coisas que me disse a psicóloga e que achei interessante é a ideia de fazer voluntariado, ajudas outros e socializas com outras pessoas. Sim a falta de saúde mental é mesmo uma m*rda. E para melhorar tenho a minha mae a dizer-me que no tempo dela era pior e aguentava-se, esse tipo de discursos que só ajuda a criar mais ansiedade. Citação de Jimpo, Em 10/12/2024 at 09:40: Nao se sintam culpados e nao se responsabilizem é o melhor que vos posso dizer. O facto de terem noçao do "sitio onde estao" e de procurarem ajuda ja é um passo enorme na caminhada para procurarem o que precisam. Isto que eu vou dizer nao é nada cientifico nem sei se ha dados sobre isso mas experimentem escalada indoor. Boulders ou com cordas com auto-enrolamento que assim podem fazer sozinhos e em segurança. A concentraçao necessaria para escalar, o esforço fisico e mental para "desfazer o puzzle" de conseguir subir o muro mais o facto de estar em altura e activar um certo instinto de sobrevivencia da um boost ao cérebro e parece que activa qualquer coisa la dentro, pelo menos para mim, por isso é que vos digo que nada disto é cientifico (ou pelo menos nunca pesquisei/encontrei). Nao custa tentar. E acima de tudo espero que fiquem bem e que se encontrem 😉 Olha, outra boa idea. Obrigado! Citação de Robe, Em 10/12/2024 at 09:54: Pegando no que o verY diz, tendo em conta a situação, acho relevante sublinhar que o que estás a viver é mais comum do que aquilo que tu pensas. O que me tem ajudado ultimamente é que, tal como tu, andava no ginásio 4-5 vezes por semana e já estava sem vontade nenhuma, mesmo tendo sempre sido uma pessoa ativa. Ia para o ginásio e depois de uns 20 minutos já não tinha vontade, ia só para impedir uma rotina de casa-trabalho-casa. Há uns anos tive uma lesão no tornozelo e nunca mais voltei a jogar futebol desde então. Há uns 3 meses, depois de um amigo meu insistir para ir a um 5 para 5 com amigos, aquela hora a jogar deu-me um prazer como há muito não sentia. Hoje jogo sempre às quartas e tento ainda jogar segundas/sextas e passo o dia a pensar nesse jogo. Com isto quero dizer que mesmo que o ginásio faça parte da tua vida, se já não te está a dar prazer, procurar algo que se adapte mais a ti neste momento pode despertar uma nova rotina, tal como me aconteceu. E aplica isto a todos os espectros da tua vida. Boa, é o que dizes vou tentar fazer isso fazendo algo diferente seja com as aulas em grupo ou padel como disse o Su1, obrigado! Citação de Mica, Em 10/12/2024 at 10:16: Vamos por pontos: Em 8 anos de consultoria informática o que é que gostaste mais? Havia alguma cena que te pediam para fazer (ou tinhas que fazer) em que tu dizias para ti mesmo "fdx ainda bem que vou fazer x, já estava farto de fazer y". O meu caso: sou programador há pouco mais tempo que tu, mas nunca adorei programar (nem fazer funcionalidades de raiz, nem correções), mas sempre tive um gosto especial pela área de segurança dentro da programação. Tudo o que fosse fazer a vida negra aos thread actors fascinava-me. Hoje é a minha função na atual empresa e sempre que há uma investigação para fazer é uma alegria para mim. Adoro fazê-la e elaborar relatórios para os stakeholders ao mesmo tempo que encontro soluções para mitigar os problemas. Mas lá está, comecei como um programador PHP reles que nunca teve criatividade e se limitava a fazer o que pediam. Exercício: talvez o ginásio não seja para ti, mas será que não há um podcast que gostasses de ouvir enquanto estás lá? Assim associas o momento prazeroso de ouvir determinado podcast enquanto fazes algo por ti a nível de saúde, que considero importante. Eu também detesto ginásio, mas gosto de correr por isso faço-o 4 a 5x por semana. Nem sempre me apetece, mas existe sempre um episódio qualquer do Destino: Saudade ou do Resto é História que quero ouvir, e aproveito a deixa A parte da fotografia podes explorar, mas se fosse a ti não criava qualquer página do Instagram nem nada disso. Cria a tua própria coleção e diverte-te a fazê-lo. Se fores expor nas redes sociais é muito provável que poucas pessoas te sigam/dêem gosto, não te vai fazer bem. Por muito que digas que nem ligas a isso, é algo inevitável. Como extra, não sei o quanto ligas a dinheiro, mas comigo tem funcionado ter traçado um objetivo de atingir a independência financeira antes da idade da reforma. Tracei um valor fixo e tenho de garantir que num determinado ano o atinjo. Toda a minha carreira foi evoluindo com isso como pano de fundo. Era muito fácil ter ficado nos mesmos sítios até porque sempre me dei bem com os meus colegas e ex-patrões. Quem diz dinheiro, diz outra coisa. Se tiveres um objetivo muito claro de longo prazo vai facilitar a tua vida no curto prazo. Atenção, não é "quero ter muito dinheiro", é "tenho de ter 500000€ em 2045", ou "quero fazer uma Maratona em menos de 4h até 2027", ou "tenho de estar a trabalhar para uma empresa internacional até 2026", não interessa o quê, mas tem de ser muito específico. Podes até ter um diário para colocar updates de tempos em tempos, não só sobre isso mas sobre o que te apetecer. Eu tenho e não me envergonho disso, na verdade já enchi 3 e vou comprar o quarto. Não sei como estás de relações, mas se fores uma pessoa feliz e bem resolvida, tornas-te num íman para coisas boas. É deixar fluir. Por fim, algumas leituras recomendadas: https://www.goodreads.com/book/show/40244063-atomic-habits https://www.goodreads.com/book/show/54898389-the-almanack-of-naval-ravikant https://www.goodreads.com/book/show/55305389-think-again https://www.goodreads.com/book/show/57933306-stolen-focus Sou analista de dados, em 8 anos sempre estive mais na parte de frontend de construir métricas e relatórios. Gosto de ter a análise de negócio e interagir com o cliente a nível de requisitos e planificar mas nem todos os projectos isso é possível. Agora estou muito entusiasmado com o tema de data engineering no qual nao tenho experiencia (mas posso aproveitar bastante da minha experiencia como data analyst). Exercicio: Adoro podcasts de política/historia, mas normalmente é a bombar com house/techno, mas vou experimentar isso hoje! Fotografia: Nem de propósito pensei nisso ontem o que quero mesmo é tirar fotografias, revelar e ir criando os meus albúns mas tudo offine. Já cansado estou eu das redes sociais. Dinheiro: Sim, tenho fundo de emergencia em conta remunerada, dinheiro investido em 3 ETFs e um pouco em Bitcoin, tudo a pensar a longo prazo. A ideia do diario é bastante interessante, obrigado e obrigado pelas leituras recomendadas. Citação de Lip McBoatface, há 23 horas: Pergunta: se tivesses que resolves um problema na sociedade/planeta, qual seria? O que te irrita mais no dia a dia? Mais flexibilidade no trabalho, poder trabalhar desde onde quiser e quando quiser (obviamente cumprido prazos e objectivos). Citação de Dominator, há 22 horas: Isto. A parte do diário não posso dar opinião mais adulta, mas quando era mais puto (16 aos 19 +/-)) ajudava-me pa crl escrever em papel. As vezes simplesmente escrevia em papel conclusões ou boas ideias de conversas mais sentimentais que ia tendo no computador/telemóvel e ajudava-me a por a cabeça em ordem. Isto e ouvir música claro. Desde daí nunca mais me deu pra escrever mas também foi altura de festa, faculdade, algumas namoradas etc.. Mas ainda penso de vez em quando o quanto me ajudou ter iniciativa para pôr em papel o que me ia passando na cabeça. Edit: Tenho 31 Eu acho que me vai ajudar imenso, obrigado. Citação de Ghelthon, há 20 horas: @Keyser, reconhecer que há algum problema e tentar fazer algo para o remediar é o primeiro passo, super importante, que já fizeste. De resto, penso que o melhor caminho é de facto teres ajuda especializada. Dito isto, e apesar de ter a tua idade, não sinto que seja a melhor pessoa para dar conselhos. Isto porque, apesar de já ter passado por muita m*rda na vida, sempre fui capaz de a resolver e encaixar sem ter ou procurar grande ajuda. Não estou a dizer que isto é bom, estou apenas a dizer que tenho sempre conseguido sair sozinho dos meus buracos. Espero que fiques melhor. Há aqui outros posts bem interessantes com conselhos que me parecem úteis. E tens sempre aqui pessoal que se preocupa e pode ouvir-te, quanto mais não seja. Obrigado Ghelton, realmente cheguei a um ponto em que só com ajuda de um profissional e para já super contente com ela. Citação de Rain Dog, há 16 horas: Se calhar para ti é diferente mas a minha obsessão sempre foi a estabilidade, desde os tempos de escola. Cheguei aos 30 sem nunca a ter e finalmente desisti, comprei uma cargo bike e organizei a minha vida para que todos os meus pertences coubessem na bicicleta. Não tenho contrato de internet, não tenho contrato de luz e água, pago renda por baixo da mesa, tenho meia dúzia de peças de roupa. A minha carta de condução tem uma morada falsa. Sinto-me livre. Pode parecer piada mas estou mesmo a falar a sério, o conforto que me traz esta noção de que a qualquer momento posso pegar na bicicleta e levar a minha vida comigo é enorme. Nunca o fiz nem tenho intenções de o fazer neste momento mas é um alívio incrível, acredita. Nunca passei por situações de ansiedade mas tinha fases de letargia e apatia geral que desapareceram por completo ao focar toda a minha atenção numa existência minimalista. Se não funcionar para ti, podes explorar o filtro de idade no tinder. Uma rapariga de 18 anos que te chame papá pode mudar radicalmente a tua forma de ver o mundo 😉 Por curiosidade, em que trabalhas (se quiseres dizer obviamente)? Sim cada vez mais penso em minimalismo ter o essencial e o suficiente e nao ser consumista. Citação de Plagio o Original, há 10 horas: Sinto-me estupido / simplório a ler isto Se n me sinto bem no trabalho, mudo ou deixo de querer saber, se não gosto / não tenho vontade de fazer um hobbie, mudo a forma de fazer o hobbie ou vou pra outra coisa. No fundo o meu cérebro de lagarto vive sobre o principio KISS, ou keep it simple stupid Tem potencial para livro de auto ajuda, com um palavrão no titulo Mark Manson? Eu pensava que ele dizia algumas coisas uteis ou estarei enganado? 2 Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 11 Dezembro 2024 Só agora vi isto. Acho que a minha experiência pode ajudar, portanto partilho contigo e com o CMPT. No início deste ano, tive um burnout numa posição de liderança e que me obrigou a retirar esse peso de cima de mim. Independentemente do que se passou, e que dava muita tinta para correr, tive de perceber que o que estava a viver não era, acima de qualquer coisa, justo para mim. Recebia bem, gostava do que fazia, gostava da equipa, mas a responsabilidade e a exigência era demasiada para uma pessoa só. Trabalhava uma média de 10 horas por dia, às vezes 12-14. Em metade dos fins de semana, também trabalhava, um pouco contra a minha vontade, porque os projetos assim o exigiam. E pela responsabilidade que tinha, estava sujeito a um dia acordar às 4 da manhã com um problema grave, e que obrigava a parar tudo e deixar de ver a família/namorada/amigos durante semanas. Pelo meio de 2023, tive um "major event" traumático com a vida de uma pessoa nas mãos, e a tentar fazer SBV e que, infelizmente, acabou por falecer. No fim das contas, apareci em 2024 rebentado em termos físicos/psicológicos, e um dia estava na secretária e comecei com palpitações, como se o coração estivesse a sair pela boca e percebi que tinha chegado ao "burnout". Meti baixa durante 2 semanas para reestruturar a vida (até devia ter pedido mais). Ao longo do tempo, o que fui fazendo: - Pedi mobilidade para outro serviço - perdi a chefia mas ganhei saúde mental. Estou num serviço onde já tenho algum grau de responsabilidade, onde talvez não receba o que mereça pelo meu "know-how", mas estou certo que vou voltar a chegar a um lugar onde sinto que mereço. - Reforçar laços familiares - Não estava a ter tempo para estar/ajudar a minha família, e muitas vezes até a minha namorada. Fiz disso uma prioridade, e voltei a sentir aquele "drive". Como sou uma pessoa que gosta de ajudar, estou sempre em cima dos problemas das pessoas mais próximas de mim. E estava a deixar de fazer isso. Agora, consigo ter tempo para tudo. Ainda estou a tentar gerir melhor em dizer "não", mas como sou um bom gestor do meu tempo, está bastante gerível. - Entrei no ginásio - estava a adiar isto há meses e meses. Por causa de jogar futebol de veteranos e não curar uma tendinite bem, a mesma ficou crónica (tendinose). No final do ano fiz uma RM e que confirmou que precisava de fisioterapia e ginásio. Fiz a fisioterapia mas adiei 3/4 meses a entrada no ginásio, para fortalecer o músculo. No fim, já quase nem conseguia subir ou descer escadas. Ganhei coragem, e nesta fase encontro-me super bem do joelho, embora nem sempre possa exagerar em termos físicos. Com o plus de, nesta fase, estar mais tonificado e bem comigo e com o meu corpo. Ah, e o ginásio também ajuda em tirar uns macaquinhos do sótão. Sei que não é para todos, e ainda confesso que não sou o maior fã de ir, até porque preferia mesmo ter o meu próprio equipamento e ginásio. Mas é algo. Neste momento, para 2025, apenas penso deixar o PT a meio, por motivos financeiros, pois acho que ele já me ajudou até onde precisava, a partir daqui é comigo. Já agora, quando estou no ginásio, a malta deve pensar que ouço uma música da pesada mas nah, gosto é dos meus podcasts desportivos. Mantém-me informado e focado. Por vezes até ligo a NOS TV quando está a dar um jogo e sem ver se não estiver na passadeira, vou ouvindo. - Reestruturação financeira - Estava a ser completamente chulado pelo meu banco em relação a duas prestações e tratei de reestruturar a dívida para, daqui a 2 anos, vender o imóvel e ter o suficiente para a entrada de uma casa. Com a dívida organizada, estou a conseguir poupar mesmo estando a receber menos. O dinheiro que ganhei com o outro trabalho investi numas obras no apartamento e criei, pela primeira vez, aos 36, o meu primeiro fundo de emergência. Parece estúpido, mas para mim foi um grande passo e tranquilizou-me saber que tenho ali um pé de meia se acontecer uma m*rda séria. - Voltei a escrever - Este é o ponto que quero focar mais em 2025. Tenho jeito para isso, mas nunca investi o suficiente. Tenho o objetivo de escrever um livro e, embora ainda não esteja a 100% confortável com isto, até porque nem sou um leitor muito ávido. Mas gostava de ter um meu primeiro draft em 2025, nem que o publique de forma independente um dia. Também já pensei escrever sobre futebol, uma das minhas paixões, mas sinto que o mercado está super saturado. - Deixar de fumar - Outro ponto que quero concretizar em 2025. Neste momento, já reduzi drasticamente, e estou a ser acompanhado em cessação tabágica, mas ainda não cheguei à medicação comparticipada. Existem outras coisas mais pequenas, mas isto é o essencial e que permitiu sentir, novamente, no controlo da minha vida e no caminho que acho que é o meu caminho. Muitas vezes, as ansiedade e depressões têm uma causa comum: ausência de propósito. E quando não o temos, fica muito mais fácil entrar num buraco que, muitas vezes, não tem fundo. O meu propósito será sempre o mesmo que a maior parte da população: ter uma família e ser feliz, por mais cliché que pareça, e com as minhas nuances ou sonhos pessoais (por exemplo: escrever um livro, ter uma base de dados de fotografias e momentos da família, para as futuras gerações, voltar a ser líder). E foi preciso passar por isso para reforçar o meu propósito. E por isso, hoje, trabalho para isso. Para ser acima de qualquer chefe de departamento, um chefe de mim e da minha família, e que esteja bem fisicamente e psicologicamente para o dia a dia. Deixei praticamente uma história aqui de tl;dr, mas o meu ponto é, e sem parecer que estás naqueles livros de auto-ajuda e em que 90% deles não serve para nada: se estás a sentir que tens de mudar, tens de mudar. Traça um plano, mas começa aos poucos, não ataques tudo de uma vez. Eu procurava, em primeiro lugar, que o exercício fosse algo regular em ti, porque ele ajuda em todos os aspetos e mais alguns, e permite ter clareza para as outras coisas que queiras atacar para melhorar a tua vida. Aliás, o exercício é muito mais mental que físico. Procura acompanhamento psicológico também, mas eu recomendava se sentires que não estiver a resultar com alguém, salta e procura outro. Sou acompanhado e é uma questão de clique, tive que saltar 1 ou 2 para chegar a um que bate certo. Boa sorte e pá desculpa o tl;dr 26 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Dezembro 2024 Citação de jmopborba, há 1 hora: Muitas vezes, as ansiedade e depressões têm uma causa comum: ausência de propósito. É por isso que falo num objetivo de longo prazo que seja mensurável. Enquanto o tiveres e o perseguires, tens sempre um propósito. E se tens um propósito, vais invariavelmente ser mais confiante e feliz, o que por sua vez atrairá coisas boas - uma família, por exemplo. 3 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 11 Dezembro 2024 Também passei por fases parecidas, conheço imensa gente que também passou, claramente estás a ter algum problema na área da ansiedade e depressão (ou eventualmente burnout não sei), provavelmente não muito grave, mas tenha mais ou menos gravidade não o ignores, tem de ser tratado, e é algo "normal" e comum hoje em dia, há uns anos atrás era olhado com imensa desconfiança pela sociedade, hoje já é mais aceite como qualquer outro tipo de problema de saúde e acredita que pode perfeitamente acontecer a qualquer pessoa. Continua com o apoio por parte de psicólogo/a, é o primeiro passo, podes não acertar com o/a profissional certo à primeira, mas acredito que vais eventualmente tirar bastante valor desse acompanhamento. Porque uma pessoa que te ouve regularmente e tenha as qualificações corretas para saber lidar com a situação, vai te dar sugestões personalizadas, e te mostrar outras formas de pensar que irão aos poucos quebrar os teus padrões de pensamento que estão a te levar o ânimo ao fundo e a gerar também sintomas físicos Ires ao ginásio regularmente é um excelente hábito, primeiro porque é um ansiolítico natural e de "borla" que não causa dependência nem efeitos secundários, depois porque até podes estar um bocado mais em baixo agora e teres de te "obrigar" a fazê-lo, mas quando alguém está deprimido, às vezes basta esse pequeno empurrão de nos obrigarmos a fazer algo que não nos apetece, que depois de o começarmos a fazer redescobrimos o gosto pelas coisas 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Dezembro 2024 Citação de Keyser, há 9 horas: Mark Manson? Eu pensava que ele dizia algumas coisas uteis ou estarei enganado? Não li, não sei Mas se parece que li o livro dele ent se calhar eu estou errado, desculpa 1 Compartilhar este post Link para o post