Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedritsh

[Qual. Mundial] Portugal 1-0 Irlanda (RF)

Publicações recomendadas

POR.png  vs  IRL.png

Competição: Qualificação Mundial 2026 - Grupo F - 7ª Jornada

Data: Sábado, 11 de Outubro de 2025

Hora: 19h45 (menos 1h nos Açores)

Estádio: Estádio José Alvalade

Árbitro: Ivan Kruzliak (SVK)

Transmissão: 1_simbolo.png | 2_simbolo.png

Editado por pedritsh

Compartilhar este post

Link para o post

Este será o 695.º jogo da seleção nacional.

É o 17.º confronto com a Irlanda, com a qual temos um registo de 9 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, 25 golos marcados e 11 sofridos.

A última derrota com a Irlanda já tem mais de 20 anos. Aconteceu em Dublin, em fevereiro de 2005. Derrota por 1-0. Depois disso, 3 vitórias e 1 empate.

Em casa será o 7.º desafio. Contamos com um registo quase imaculado: 5 vitórias e 1 empate; 14 golos marcados e 3 sofridos.

É a primeira vez que recebemos a Irlanda em Alvalade. Os outros encontros aconteceram no Estádio Nacional (2), Estádio da Luz (2), Algarve e Aveiro.

O último encontro aconteceu em junho de 2024, como preparação do europeu, e terminou com vitória de Portugal por 3-0, golos de Cristiano Ronaldo (2) e João Félix.

Curiosidade pessoal: eu estava no Estádio da Luz em junho de 1995 quando Portugal jogava o encontro decisivo para o apuramento para o Europeu de 96. Chovia desalmadamente. O jogo terminou em festa com a vitória por 3-0 que nos garantiu o acesso a uma fase final de uma grande competição internacional 10 anos depois da desgraça do México em 86. Assisti ao vivo àquele que foi, muito provavelmente, o melhor golo do Rui Costa ao serviço da seleção.

• Like 13

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo que seja menos de 9-0, espero demissão da equipa técnica e que não se convoque mais estes 23 bananas.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta para quem talvez saiba: o capitão da seleção portuguesa é sempre o jogador com mais jogos pela seleção?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 hora:

Uma pergunta para quem talvez saiba: o capitão da seleção portuguesa é sempre o jogador com mais jogos pela seleção?

Geralmente é. Mas não é lei.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 6 horas:

Nem sempre. Tenho a ideia que quando o Ronaldo pegou na braçadeira não o era 

Compartilhar este post

Link para o post

Fui ver quem é que tem mais internacionalizações, a seguir ao Ronaldo.

1. Bernardo Silva - 103 internacionalizações (31 anos)
  2. Bruno Fernandes - 82 (31)
  3. Rúben Dias - 70 (28)
  4. João Cancelo - 62 (31)
  5. Rúben Neves - 59 (28)
  6. João Félix - 47 (25)
  7. Nélson Semedo - 44 (31)

O top-3 era o esperado mas os restantes são algo surpreendentes. Acho que ainda vamos viver para ver o Rúben Neves a capitão da seleção.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 hora:

3. Rúben Dias - 70 (28)
  5. Rúben Neves - 59 (28)
  6. João Félix - 47 (25)

O top-3 era o esperado mas os restantes são algo surpreendentes. Acho que ainda vamos viver para ver o Rúben Neves a capitão da seleção.

Não estás preparado para o Ronaldo declarar o João Félix como o seu sucessor. 

Anw, vejo o Rúben Dias com mais perfil para ser futuro capitão da seleção.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de .Aimar, há 1 hora:

Não estás preparado para o Ronaldo declarar o João Félix como o seu sucessor. 

Anw, vejo o Rúben Dias com mais perfil para ser futuro capitão da seleção.

N°1 tem que ser o Rúben Dias, até porque não é certo que o Ronaldo saia da seleção antes do Bernardo e do Bruno.

Mas numa eventual lesão do Rúben, vai sobrar para o outro Rúben. Que eventualmente por essa altura terá a imagem lavada e talvez ainda a braçadeira no FCP.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 3 horas:

3. Rúben Dias - 70 (28)
  5. Rúben Neves - 59 (28)
  6. João Félix - 47 (25)

O único que não faz sentido aí é o João Félix. O resto percebe-se.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 2 minutos:

O único que não faz sentido aí é o João Félix. O resto percebe-se.

Também não estava à espera do Nélson Semedo, tinha ideia que o Cancelo tinha feito mais jogos.

Mesmo um Diogo Costa ou Rafael Leão, não tinha noção que estavam tão para baixo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 9 minutos:

Também não estava à espera do Nélson Semedo, tinha ideia que o Cancelo tinha feito mais jogos.

Mesmo um Diogo Costa ou Rafael Leão, não tinha noção que estavam tão para baixo.

A falar um bocado de cabeça e posso estar errado mas julgo que houve ali uma fase que só tínhamos o Guerreiro na esquerda e muito injury prone. Provavelmente o Cancelo jogou mais ali e abriu portas ao Semedo.

Nessa altura não tínhamos mais ninguém na direita. Só me lembro do Dalot q quase nem calçava e o Ricardo também muito tempo lesionado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 5 horas:

3. Rúben Dias - 70 (28)
  5. Rúben Neves - 59 (28)
  6. Diogo Jota - 49 (28) 💔 
  7. João Félix - 47 (25)
  8. Nélson Semedo - 44 (31)

Completei pq havia um com 49 internacionalizações. RIP Jota.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 13 horas:

Não. O Baía no Euro 2000 era o capitão e, por exemplo, Figo e Fernando Couto tinham mais internacionalizações 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 horas:

Nem sempre. Tenho a ideia que quando o Ronaldo pegou na braçadeira não o era 

Não sei quando é que o CR7 pegou em definitivo na braçadeira. Lembro-me que no Euro 2008 ainda era o Nuno Gomes capitão, o CR7 só era quando ele não jogava. Depois no Mundial 2010 o CR7 já era capitão, e o Deco e o Simão tinham mais jogos que ele (por pouco, mas tinham).

Citação de Duda34, há 1 hora:

Não. O Baía no Euro 2000 era o capitão e, por exemplo, Figo e Fernando Couto tinham mais internacionalizações 

Isso não é verdade, o Baía à entrada para o Euro 2000 era o mais internacional.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 1 hora:

Citação de Jamarcus, há 28 minutos:

Não sei quando é que o CR7 pegou em definitivo na braçadeira. Lembro-me que no Euro 2008 ainda era o Nuno Gomes capitão, o CR7 só era quando ele não jogava. Depois no Mundial 2010 o CR7 já era capitão, e o Deco e o Simão tinham mais jogos que ele (por pouco, mas tinham).

Isso não é verdade, o Baía à entrada para o Euro 2000 era o mais internacional.

O Jamarcus tem razão.

O penúltimo jogo em que o Baía foi capitão foi num Portugal 5 - Lituânia 1 disputado em 08/2000. O Baía fazia a sua 75ª int, o Couto a 69ª e o Figo a 66ª.

Depois o Baía teve os seus problemas com as lesões e só voltou à seleção em 05/2002, num jogo de preparação para o mundial contra a China. Foi ele o capitão na 76ª int porque o Couto (83) e o Figo (82) ficaram no banco. Dos titulares nesse jogo o 2º mais internacional era o Rui Costa com 68. No mundial da Coreia, com o Baía titular, o capitão foi o Couto em todos os jogos.

Com o Scolari o Couto foi sempre capitão quando jogou a titular. A única exceção foi no Portugal - Inglaterra de 02/2004 em que o Couto cedeu a braçadeira ao Figo como presente pelas 100 internacionalizações que ele completava. Na fase final do Euro 2004 o Couto foi capitão no 1º jogo, depois foi relegado para o banco e o Figo foi capitão nos restantes jogos.

Depois do Euro-2004, com o abandono do Couto e as renúncias do Figo e do Rui Costa o Scolari optou por uma dupla de capitães: o Pauleta e o Costinha. Quando a braçadeira estava com o Pauleta ele era o mais internacional em campo, quando era o Costinha já não era assim. O 1º jogo em que o Costinha foi capitão (Portugal - Estónia em 09/2004) tinha o Pauleta, o Rui Jorge, o Ricardo e o Simão Sabrosa em campo com mais internacionalizações. A braçadeira foi rodando entre os 2 até que o Figo regressou e a assumiu até à fase final do mundial de 2006.

Depois desse mundial foi uma confusão. O Figo abandonou e os capitães voltaram a ser o Pauleta e o Costinha. Mas eles deixaram de ser titularíssimos na seleção e a braçadeira andou nos braços de outros como o Jorge Andrade, o Nuno Gomes, o Deco, o Ronaldo. O 1º jogo que o Ronaldo capitaneou foi o Portugal - Brasil em fevereiro de 2007. Era o 4º mais internacional, em igualdade com o Deco (44). Mais que ele tinham o Ricardo (62), o Jorge Andrade e o Petit (46). Até que se estabilizou o Nuno Gomes como capitão (fez assim a fase final do Euro 2008) ou o Ronaldo quando o Nuno não jogava de início. O Ricardo foi sempre, nessa altura, o jogador com mais internacionalizações mas o Scolari não gostava de GR como capitães, por isso o Ricardo nunca capitaneou a seleção.

Com o Carlos Queirós o Ronaldo assumiu-se como capitão. Nos primeiros tempos passando "à frente" do Deco e, principalmente, do Simão. Depois do mundial de 2010 deixou de haver este tipo de discussão. O Ronaldo era o capitão e, simultaneamente, o mais internacional em campo.

Entre 2011 e 2014, com o Paulo Bento, ainda houve 5 jogos em que o capitão não era o mais internacional. No Gabão-Portugal, de 11/2012, em que o Pepe (49) teve a braçadeira mas o João Moutinho (54) tinha mais. E em quatro jogos em que o capitão foi o Bruno Alves mas o Raúl Meireles e o Nani (em 2 jogos cada) tinham mais.

Depois disso, nos últimos 11 anos, só aconteceu mais um exemplo em que o capitão não era o mais internacional. Aconteceu no Escócia - Portugal de 10/2018 em que o capitão foi o Beto (o GR) mas o Éder era o jogador mais internacional no 11 titular.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

E assim meus amigos, descobrimos quem tem muito tempo livre. 

• Haha 4
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 4 minutos:

E assim meus amigos, descobrimos quem tem muito tempo livre. 

Tempo livre todos temos. O segredo está em como o utilizamos.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 38 minutos:

Tempo livre todos temos. O segredo está em como o utilizamos.

Toda a gente tem 24 horas no dia /LinkedIn

Citação de Quan Chi, há 10 horas:

3. Rúben Dias - 70 (28)
  5. Rúben Neves - 59 (28)
  6. João Félix - 47 (25)

O pessoal não gosta do Ruben (Neves) porque se enfiou na Arábia, porque às vezes é meio pastelão, e porque frequentemente o selecionador mete-o na segunda parte quando o pessoal tá a pedir subs mais ofensivas, mas o gajo tem perfil para capitão, de relembrar que aos 18 era capitão no Porto.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

não conheço praticamente ng nesta Irlanda. Tirando o Ferguson (até ver é só em FM, vamos ver como vai ser na vida real) o resto são regens

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...