Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Luís Silvares

🏆 Os eleitos para o Mundial 2026

Publicações recomendadas

6f493fb9aa8b4a4eac306ea0a1913f137a28a727

O Selecionador Nacional, Roberto Martínez, divulgou esta terça-feira, na Cidade do Futebol, a lista de 27 escolhidos para o Campeonato do Mundo 2026, a disputar nos Estados Unidos da América, Canadá e México.

Os eleitos de Roberto Martínez são:

Guarda-redes
Diogo Costa, José Sá, Rui Silva e Ricardo Velho

Defesas
Diogo Dalot, Matheus Nunes, Nélson Semedo, João Cancelo, Nuno Mendes, Gonçalo Inácio, Renato Veiga, Rúben Dias e Tomás Araújo

Médios
Rúben Neves, Samuel Costa, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes e Bernardo Silva

Avançados
João Félix, Francisco Trincão, Francisco Conceição, Pedro Neto, Rafael Leão, Gonçalo Guedes, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo

fonte: fpf.pt

Compartilhar este post

Link para o post

Está a mais: o Nélson Semedo.

Falta: um ponta de lança.

Compartilhar este post

Link para o post

Assim de cabeça, a 100% de certeza trocava o Nelson Semedo pelo Mateus Fernandes e o Samu Costa pelo João Palhinha.

Depois acho que é questão de escolha entre o Horta e o Guedes que estão a fazer boas épocas.

Acho que os nossos centrais são, muito sinceramente, medonhos.
Há uns anos tinhamos o luxo de ter Ricardo Carvalho, Pepe e Bruno Alves para convocar, mais Rolando e Ricardo Costa, por exemplo.

Tirando o Ruben Dias, nenhum dos outros me dá confiança

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 9 minutos:

Assim de cabeça, a 100% de certeza trocava o Nelson Semedo pelo Mateus Fernandes e o Samu Costa pelo João Palhinha.

Depois acho que é questão de escolha entre o Horta e o Guedes que estão a fazer boas épocas.

Há uns anos tinhamos o luxo de ter Ricardo Carvalho, Pepe e Bruno Alves para convocar, mais Rolando e Ricardo Costa, por exemplo.

Que digas que antes tinhas Carvalho e Pepe e que agora só há o Dias eu percebo. Que chames estes de medonhos é que já não entendo. Principalmente quando vais buscar nomes que não são melhores que estes. A defesa do Benfica pode não andar em altas mas o Araújo já mostrou imensa qualidade e o Inácio vem de uma época fantástica, com 2 exibições magistrais nos quartos da champions. 

Compartilhar este post

Link para o post

o centro da defesa é a posição mais frágil do 11. não é que seja má, mas já tivemos mais qualidade 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 10 minutos:

o centro da defesa é a posição mais frágil do 11. não é que seja má, mas já tivemos mais qualidade 

Não sei como é possível dizer isso a partir do momento em que se olha para o ataque e não se faz a mínima ideia de quem colocar em campo e como é que vão resultar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto:

Não sei como é possível dizer isso a partir do momento em que se olha para o ataque e não se faz a mínima ideia de quem colocar em campo e como é que vão resultar. 

quem viu o pepe durante anos a segurar aquilo...

no ataque há qualidade, mesmo com dúvidas sobre encaixe. Nos centrais, tirando o Rúben Dias, não há nenhum que me dê a segurança que já tivemos noutros anos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 10 minutos:

no ataque há qualidade

Quem?

Compartilhar este post

Link para o post

Já tivemos mais talento no ataque, de facto. É capaz de ser a pior seleção nesse departamento desde 2016.

Considerando que vamos provavelmente jogar em 4-3-3 (não o faria mas isso são outros 500) os melhores extremos aos dias de hoje são capazes de ser o Pedro Neto e o Trincão. É curtinho. E a questão do ponta-de-lança nem merece discussão.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

O Leão é de fogachos, de poucos fogachos, o Neto só corre, o Trincão não é de grandes jogos embora tenha qualidade, o Félix anda ali como se tivesse a jogar uma peladinha, o Ronaldo coitado parece um trambolho a mexer-se, o Bernardo na direita já não tem pedalada, o Gonçalo Ramos e Guedes podem aparecer mas não no top. Ou nem tem sido. Que se f*da. Que seja o que Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, Nuno Mendes, Diogo Costa quiserem.

Editado por pedritsh

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo montar um 11 que diga "é isto, não mexo mais nada e tudo vai resultar". 

Guarda redes é indiscutível 

Defesa a 4.

Nuno Mendes e Ruben Dias (esperemos que bem fisicamente) indiscutíveis. Sobra para mim o Tomás Araújo e Cancelo que até tem sido melhor a lateral esquerdo. Nunes nunca jogou na seleção a lateral e jogar a lateral no City são dinâmicas completamente diferentes. Jogar o Araújo obriga o Dias a jogar do lado esquerdo onde é mais fraco. Dalot, odeio, Semedo cumpre mas não deslumbra. 

Meio campo a 3

Não deveria existir dúvidas na cabeça de ninguém. Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes. Classe mundial no papel. Juntos e a fazer o que o selecionador pede tenho mais dúvidas. Ruben Neves e Samu espero que não tenham minutos. 

Ataque a 3 

Neto, Ronaldo, Bernardo

Jogam estes porque não há outros. O Neto está porque o Leão não está de todo em forma. Ronaldo tem de jogar por decreto. Bernardo pelo estatuto mas é obrigado a jogar numa posição que também não o valoriza. Aliás, a melhor posição para o Bernardo não existe na seleção como existe no City. 

Felix igual, não existe na seleção a posição onde joga melhor, Trincão evidenciou-se a jogar por dentro, tem à frente dele o Félix e o Bernardo. Conceição é inconsequente, Guedes não tenho opinião. Ramos foi suplente a época toda. 

A única maneira que vejo isto a funcionar é com um quadrado no meio, Vitinha, João neves, Bruno e Bernardo e na frente a dupla Félix Ronaldo com o Nuno Mendes e o Cancelo/Dalot a fazerem cima e baixo no corredor. Mas isto não resultará em lado nenhum. 

Os nossos extremos não "casam" com os nossos laterais, os nossos médios não "casam" entre si, os centrais não se completam e os avançados têm de ver o avô jogar. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, Agora:

@Jimpo é mesmo meia noite aí, esqueceste-te do Inácio na defesa.

Não confio no Inácio na seleção. É um central ofensivo (se quisermos inventar uma posição), é um central para uma equipa que tem sempre a posse de bola e está sempre a atacar. Organiza o jogo como ninguem porque no clube as saídas de bola e posicionamentos estão completamente padronizados. Se o Pote entra dentro, o Morita baixa e o Maxi sobe, um dos 3 há-de estar sozinho e sabe onde meter a bola, se arrastam todos para a lateral, o trincão aparece no meio sozinho. Tudo isto ele faz sem "pensar" e sem ter a bola a queimar. Na seleção isso não existe por falta de treino e rotina. 

Como é obvio estou a montar a equipa para jogos com a França, Alemanha, Espanha, Argentina. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu olho para esta convocatória e parece-me óbvio que a prioridade tem de ser potenciar as ligações por dentro entre Vitinha, João Neves, Bernardo e Bruno e, claro, libertar o Nuno Mendes…O resto arruma-se à volta disto.

Por exemplo, um 4-3-3 assimétrico podia ser interessante. Quarteto atrás com Cancelo, Rúben Dias, Inácio e Nuno Mendes. Meio-campo com Vitinha, João Neves e Bernardo. Na frente, Bruno, Trincão e Gonçalo Ramos - Bruno mais por dentro, Trincão mais próximo do Gonçalo Ramos, numa dinâmica semelhante à do 4-4-2 losango. Esse losango pode ser mais assumido, com o Bruno nas costas do Félix e do Ramos/Ronaldo. Em certas situações em que fosse preciso abrir espaços por dentro, o Bruno podia estar no trio de médios e termos um ou até os dois extremos abertos (Rafael Leão, Neto) a separar os laterais contrários do bloco central para permitir as penetrações por dentro dos nossos laterais (tirando o Semedo, qualquer um deles tem características para o fazer). Com jeito, também dá para arrumar esta malta em mais do que um sistema com três defesas.

Hipóteses não faltam…no papel. Na prática, espero estar enganado, mas o mais provável é irmos assistir a mais um exercício de auto-sabotagem.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 10 horas:

Que digas que antes tinhas Carvalho e Pepe e que agora só há o Dias eu percebo. Que chames estes de medonhos é que já não entendo. Principalmente quando vais buscar nomes que não são melhores que estes. A defesa do Benfica pode não andar em altas mas o Araújo já mostrou imensa qualidade e o Inácio vem de uma época fantástica, com 2 exibições magistrais nos quartos da champions. 

Eu até compreendo o take dele. E vou mais longe, a defesa, exceção feita ao Nuno Mendes é uma incógnita. O Dias, apesar de já ter provas dadas, tem tido altos e baixos ultimamente. O Inácio é sobrevalorizado pelos adeptos sportinguistas (bem sei que vai haver aqui muita gente a chamar-me de herege). Para a liga portuguesa chega e sobra, mas ele já é bastante conhecido por se borrar todo quando o nível competitivo sobe (o Arsenal não é propriamente uma equipa sufocante e que fustigue as defesas). Por esse motivo, eu optaria pela dupla Dias + Araujo. O Veiga nem vou perder tempo, é só uma brincadeira de mau gosto. Na direita só tens a primadona em pré-reforma e um adaptado que não se sabe como pode resultar em contexto de seleção.

Por outro lado, na frente não tens ninguém de nivel mundial. É igualmente tenebroso. O Leão sempre viveu de fogachos. O Neto é outra brincadeira de mau gosto. O Félix é a eterna promessa, mas mais parece um renault clio a diesel a arrancar numa manhã de Janeiro em Bragança. O Ronaldo é um mamarracho que ninguém irá dispensar. Concordo que é de longe o pior setor. Sabemos +- o que o Ruca irá utilizar, mas se nos tivessem de pedir a cada um de nós os 3 da frente, iria haver umas 5 ou 10 combinações, tal é a ausência de consenso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 11 horas:

Dar esses 3 nomes e depois juntar o rolando devia dar direito a ban indefinido 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Iria em 4-4-2 losango com o Bruno a 10 e o Bernardo a fechar o corredor direito a defender. E o Matheus a lateral direito em modo comboio.

Quanto aos dois da frente, jogava com o Ramos e o Trincão soltinhos, e depois logo se via. Tenho alguma fé no Guedes e acho que iria funcionar bem numa tática destas.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 43 minutos:

Dar esses 3 nomes e depois juntar o rolando devia dar direito a ban indefinido 😂

Falo do Rolando naquela época do Villas-Boas, óbvio.

Teve ali 2 anos de grande nível

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 11 minutos:

Falo do Rolando naquela época do Villas-Boas, óbvio.

Teve ali 2 anos de grande nível

O rolando era medíocre, sempre foi. Lá está, esteve naquele ano maravilhoso do porto até porque nessa altura já havia défice de centrais de melhor qualidade 

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo o Bruno Alves estar colocado ao lado do Pepe e do Ricardo Carvalho é insultuoso para estes dois

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 19 minutos:

Mesmo o Bruno Alves estar colocado ao lado do Pepe e do Ricardo Carvalho é insultuoso para estes dois

Mas isso é porque os outros 2 são dos melhores centrais do século muito facilmente ahaha

O Bruno Alves era excelente jogador, mas óbviamente não andou sequer perto daquele nível.

Nem sequer no nível do Ruben Dias, diria.
Acho é que seria destacado o nosso 2o melhor central hoje em dia.

Que é o que quis destacar, nenhum dos que temos me convence minimamente, mesmo em comparação a 2as linhas que já tivemos há uns 10-15 anos

Mas são opiniões minhas, deixem-me lá ahahah

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

O Bruno Alves tem a primeira época a sério no Porto com 25 anos, o Inácio faz 25 este ano e vai com 6 épocas de Sporting. Os centrais portugueses neste momento são novos e cometem erros de gente nova, há comparações que são feitas aí que são muito desonestas.

Editado por smashing_pumpkin
  • Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...