Alonso. Publicado 17 Novembro 2021 Citação de HappyKing, há 1 hora: Essa é uma conclusão arriscada porque se a penalização fosse feita durante a corrida o Max teria tido outra postura desde que foi ultrapassado pelo Hamilton mas percebo o que dizes e concordo com o resto. Que postura? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 17 Novembro 2021 (editado) Citação de Alonso., há 17 minutos: Que postura? Fiquei com a sensação que depois de ser ultrapassado pelo Hamilton e de se perceber que já não conseguia chegar à frente que se desligou um pouco no sentido em que o Bottas já não lhe conseguia chegar nem ele conseguia chegar ao Hamilton. Posso ter ficado com uma sensação errada claro e ter sido "só" diferença de andamento. Editado 17 Novembro 2021 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 17 Novembro 2021 Citação de Mesut Ozil, há 1 hora: Ainda hei-de ir ver os comentários sobre a FP, em Austin. É que, não querendo defender ninguém, tenho curiosidade na diferença de tratamento e de adjetivos a cada um. Agora há choro sobre um hipotético choro? Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 17 Novembro 2021 O que me revolta na postura da FIA é a diferença de tratamento entre a situação de Silverstone e a do Brasil. Se de um lado temos o Hamilton a apertar o Max, e este ainda com espaço em pista a embater no britânico, do outro temos o Max deliberadamente a abrir a trajetória da curva, a milhas do apex, e que só não resultou num acidente porque o HAM se cortou. De um lado temos 10 segundos de penalização, do outro temos o let them race. Enfim critérios... Compartilhar este post Link para o post
F. Mota Publicado 17 Novembro 2021 Citação de TiltSLB, há 42 minutos: O que me revolta na postura da FIA é a diferença de tratamento entre a situação de Silverstone e a do Brasil. Se de um lado temos o Hamilton a apertar o Max, e este ainda com espaço em pista a embater no britânico, do outro temos o Max deliberadamente a abrir a trajetória da curva, a milhas do apex, e que só não resultou num acidente porque o HAM se cortou. De um lado temos 10 segundos de penalização, do outro temos o let them race. Enfim critérios... Também de um lado temos um piloto na parede com um impacto brutal e com 0 pontos enquanto o outro piloto ganhou 25 pontos e do outro ambos pontuaram e chegaram ao fim da corrida. Tanta coisa com uma manobra que ao contrário também seria feita Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 17 Novembro 2021 (editado) Citação de F. Mota, há 33 minutos: Também de um lado temos um piloto na parede com um impacto brutal e com 0 pontos enquanto o outro piloto ganhou 25 pontos e do outro ambos pontuaram e chegaram ao fim da corrida. Tanta coisa com uma manobra que ao contrário também seria feita Voltamos à conversa da penalização em função da consequência. De qualquer forma do lado em que temos o piloto na parede também temos esse mesmo piloto com espaço para não bater no HAM e ainda assim vira contra ele. Ao menos no Brasil o Max manteve a tendência de se atirar para cima dos outros. Editado 17 Novembro 2021 por TiltSLB Compartilhar este post Link para o post
JAndre Publicado 17 Novembro 2021 Ainda bem que o próximo GP é este fim-de-semana! Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 17 Novembro 2021 Citação de La Flame, há 4 horas: Isso era certinho, é uma não questão. Aí dou-te toda a razão. Ah, não. Vai ver a discussão de quando o Hamilton meteu o Verstappen fora em Silverstone. Não inventem. Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 17 Novembro 2021 Citação de Mesut Ozil, há 4 horas: Ainda hei-de ir ver os comentários sobre a FP, em Austin. É que, não querendo defender ninguém, tenho curiosidade na diferença de tratamento e de adjetivos a cada um. Citação de Black Hawk, há 16 minutos: Ah, não. Vai ver a discussão de quando o Hamilton meteu o Verstappen fora em Silverstone. Não inventem. O meu post foi precisamente nesse sentido e era mais em tom irónico do que outra coisa, nem foi direcionado a ninguém em específico. Considerando fanboys e os haters de um lado e de outro, é óbvio que a conversa seria, também ela, outra. Alguns dos que defendem que isto foi legal diriam que afinal se calhar não o foi; e vice-versa. É natural. Novamente refiro: não era direcionado a ninguém em específico. Estava mesmo a constatar um facto 😁. Compartilhar este post Link para o post
fatBatman Publicado 17 Novembro 2021 (editado) O problema é que algumas pessoas acham piada a estas trafulhices entre pilotos e consideram isso "espectáculo". Eu por outro lado, considero que espectáculo é isto: Eu quero ver batalhas e ultrapassagens que duram 3/4 curvas onde os pilotos mostram toda a sua qualidade e levam o carro ao limite. Sao os melhores pilotos do mundo caramba, fazem coisas inacreditáveis com o carro mas chegam ao momento de terem de defender uma posição e isso vai tudo pela janela e parecem um nabo qualquer ao domingo de manha. O que o Max fez, qualquer pato faz, até o Mazepin. Esperar que o outro trave, travar mais tarde, esperar que ele se desvie para nao baterem, sair 10 metros fora da pista e pumbas posição ganha! Senao apertarem com eles a respeito destas defesas de posição absurdas o espectáculo fica claramente a perder. Editado 17 Novembro 2021 por fatBatman 2 3 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 17 Novembro 2021 Acho que não dá pra acontecer isso também devido aos carros e ao drs. Penso que um dos objetivos com os novos carros é isso mesmo. Veremos. Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 17 Novembro 2021 Citação de Seferogol, há 8 horas: Já eu estou revoltado porque ele consegue 18 pontos comentendo uma irregularidade. Nem que fosse uma penalização de 5s, já o colocava atrás do Bottas. É fantástica esta luta de titãs pelo título, mas convém haver alguma justiça. Não vale tudo. Não quero saber se o Senna fazia o mesmo há 30 anos, ou o Schumi há 20. Também se apedrejavam mulheres há 500 anos, e não é por isso que se pode fazer nos dias de hoje. Bold 1: É impossível agora fazer justiça. Dar penalização de tempo após a corrida era ainda mais ridículo do que nem sequer investigar durante a corrida. Então o Max fica a menos de 5 segundos do Bottas se calhar porque "cagou" quando o Lewis passou por ele. Se a penalização fosse durante a corrida, se calhar dava mais ao pedal. Penalização de lugares na grelha era muito exagerado para aquilo que foi. Bold 2: A mim o que me deixa maluco é muita gente que anda sempre com o Senna e o Schumacher na ponta da língua e com o "antigamente é que era" que ficam muito ofendidos com a condução agressiva do Max. É que esses pelo menos temos a certeza que a certa altura colocaram adversários fora de propósito. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 17 Novembro 2021 Essa conversa do Senna é um bocado parvoice. Sim, gostava, tal como gostava do Grupo B no Rallye, mas já passou. O ano é 2021 e manobras perigosas, mesmo que nos entusiasmem, são de evitar. A mim é-me igual ao litro se é o Max ou o Albon, o certo é que numa disputa perigosa, envolvendo os dois candidatos ao titulo, decidirem que nem merece investigação, é só parvo da parte deles. Faziam o trabalhinho deles, obrigavam o Max a ceder o lugar, não davam penalização de tempo e ficava o assunto arrumado. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 17 Novembro 2021 Citação de HappyKing, há 7 horas: Fiquei com a sensação que depois de ser ultrapassado pelo Hamilton e de se perceber que já não conseguia chegar à frente que se desligou um pouco no sentido em que o Bottas já não lhe conseguia chegar nem ele conseguia chegar ao Hamilton. Posso ter ficado com uma sensação errada claro e ter sido "só" diferença de andamento. a postura dele foi do que tinha nas mãos. Eu não quero tirar o brilhantismo da vitória do Lewis mas o monolugar que teve na mão no Brasil com o novo motor era um autentico foguete, então no sector 3 e sector um era por de mais evidente a facilidade que o Lewis tinha. Fui ver speedtrap e o Ferrari tinha o monolugar que atingiu mais velocidade Sainz com 336.7 mas o Lewis surge na 5 posição com 333.2 km/h o Max surge na 17º posição com 318 km/h. A diferença não é assim tão pouca. Um novo motor dá mais 20 a 30 cv a mais face a um final de vida! A Mercedes quando coloca uma nova unidade motriz vem sempre com grande pujança, cheio de força só que começa a perder o rendimento, pela força do desgaste de forma muito mais rápida que a unidade motriz da Honda. Por exemplo, a Mercedes perde cerca de 0.2s face a um motor antigo, enquanto a RedBull perde cerca de 0.1s face ao seu motor antigo, é mais linear mas numa fase inicial é muito menos rápido que o Mercedes. A Mercedes jogou bem em fazer a troca no Brasil, sabe perfeitamente que o sector é propício para ultrapassagem com um a deteção quase seguida na recta do sector 1. Então foi isto que aconteceu, o Mercedes #44 era claramente o melhor do grid, ninguém vem do fundo para primeiro apenas com talento, até porque os da frente não andam propriamente mal, o Max perdeu imenso tempo para o Lewis... Mas o Max susteve o Lewis até onde pode, sabia perfeitamente que não o poderia suster de forma natural porque no 1vs1 não teria hipóteses. Então foi usando as baterias sempre que o Lewis estivesse a menos de 1s e não utilizava as baterias sempre que este estivesse para lá do 1s. Foi conseguindo fazer um bom sector 2 que o permitia sempre ganhar uma vantagem de segurança para o Mercedes. E esse foi o segredo do Max, ter atenção ao sector 2 e sair de forma perfeita da curva 12, que o Lewis não o conseguia acompanhar lá. E puxar que nem um louco no sector 2 teve a consequência de desgastar mais rapidamente os seus pneus. O Lewis mesmo não puxando ao máximo estaria sempre ali a vontade atrás do Max. A corrida dele deve-se muito da fantástica unidade motriz que teve, com um motor usado jamais iria fazer a corrida que fez. Não é estar a branquear a vitória, é apenas o que é. Teve um avontade dentro do carro fora do normal Por isso, quando o Max foi ultrapassado sabia perfeitamente que teria de reduzir o ritmo mas não podia ir em ritmo de passeio. __________________________________ Quanto a questão da ultrapassagem, não há muito para fazer. Quando um piloto estica para lá da curva, efetua a curva para lá da pista e leva consigo o rival... o que dizer? Uma coisa é chegar, meter o nariz, dar um chega para lá mas ainda vai ao corretor ou anda em cima do corretor... outra é sair uns bons 10 metros para do corretor de forma propositada para não ser ultrapassado e em seguida quando o Lewis tem DRS, andar a fazer os tão habituais (S),que levou a criação da lei quando ele ainda andava na Toro Rosso, um movimento para a travagem que dificulta ao máximo a manobra de quem vai atrás por a tornar extremamente perigosa. Não se percebe... ou percebe-se não fosse quase habitual vermos isto no Max. Ele sempre foi assim, é conquistar um espaço, que ele sabe que não irá caber outro carro, mergulhar e esperar que quem venha com ele acabe por ceder, as vezes acaba bem outras vezes acaba mal... este ano o Lewis não cede, está mais que demonstrado. Monza é demonstração disso, tava em vantagem manteve posição e depois o Max como sempre tenta meter o monolugar onde sabe que não conseguirá passar e o inevitável vai acontecer, na altura em Monza o choque entre os dois foi claramente mais favorável ao Max, porque ia perder pontos para o Lewis. Isto parece que não gosto de pilotos agressivos... EU AMO pilotos agressivos, o meu idolo é o Alonso que é extremamente agressivo, eu adoro ver o Dani Ric quando faz aqueles mergulhos de longe, todos os pilotos que eu admiro são agressivos! Mas existe boa agressividade e ser apenas agressivo, ter boa agressividade é saber ocupar e posicionar face as regras e ao respeito pelo outro. Ser apenas agressivo é fácil, qualquer iluminado sabe o ser, Maldonado era um piloto agressivo, Grosjean era um piloto agressivo e fartavam-se de fazer asneiras. Gostava que o Max tivesse esse click na cabeça dele, poderia ganhar imenso na pista e depois no futuro em outras categorias, tornaria o Max muito mais completo. Mas quando pensei que ele tivesse amadurecido acontece sempre uma situação destas e embora não seja velho, também não é um novato, tem 24 anos e as vezes esquecemos que se estreou em 2015, mas já tem 6 anos de F1 e 5 anos numa equipa de topo e parece que o Max tem alguma dificuldade em se adaptar a sua condução. Face a domingo, não se percebe a não penalização, em Austin Gio e o Alonso andaram a ganhar vantagem fora de pista e tiveram de devolver posições, no Brasil é deixar correr. É um precedente, é mais um precedente da FIA. Para a semana o Lewis faz isto ao Max e a FIA fica com as mãos atadas Aliás o Alonso tem andado em guerra com FIA por isso mesmo, na Russia já ganhou vantagem face ao precedente aberto pela FIA... 1 6 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 17 Novembro 2021 (editado) Quanto a questão dos fanboys Max - Lewis e do choro constante... qualquer fanboy será sempre irracional no momento, não vale a pena pensar o contrário. Já existiu n rivalidade na F1, muita deles mais fervorosas. Eu cresci a ver Alonso vs Schumi, cresci a ver o Alonso vs Lewis, onde havia um ambiente de cortar a faca na McLaren. O pior é quando esse fanatismo acaba por se transpor para a imprensa e ai sim acaba por ser alarmante. E nesse aspeto a imprensa inglesa gosta sempre de fazer o seu papel de achar um vilão, neste caso o Max e fazer sempre o lewis um ser quase puro. E a imprensa inglesa tem um peso importante na categoria! Ai o Lewis terá sempre vantagem face aos restantes. Basta ver a forma que metem sempre o Alonso como uma figura controversa (não é que não seja), que coloca as equipas todas contra si, que cria mau ambiente, etc é sempre o bicho papão, quando o real problema que teve foi contra o Lewis (coincidências). Mas o Lewis já teve problemas com o Alonso e com o Rosberg e ai meus amigos, não se pinta a mesma história, não se escrevem as mesmas afirmações, não se dizem as mesmas coisas. Talvez até seja uma das razões porque o Alonso gosta tanto do Max, por ver semelhanças com o seu passado. Editado 17 Novembro 2021 por Alonso. 1 Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 18 Novembro 2021 Citação de Alonso., há 1 hora: a postura dele foi do que tinha nas mãos. Eu não quero tirar o brilhantismo da vitória do Lewis mas o monolugar que teve na mão no Brasil com o novo motor era um autentico foguete, então no sector 3 e sector um era por de mais evidente a facilidade que o Lewis tinha. Fui ver speedtrap e o Ferrari tinha o monolugar que atingiu mais velocidade Sainz com 336.7 mas o Lewis surge na 5 posição com 333.2 km/h o Max surge na 17º posição com 318 km/h. A diferença não é assim tão pouca. Um novo motor dá mais 20 a 30 cv a mais face a um final de vida! A Mercedes quando coloca uma nova unidade motriz vem sempre com grande pujança, cheio de força só que começa a perder o rendimento, pela força do desgaste de forma muito mais rápida que a unidade motriz da Honda. Por exemplo, a Mercedes perde cerca de 0.2s face a um motor antigo, enquanto a RedBull perde cerca de 0.1s face ao seu motor antigo, é mais linear mas numa fase inicial é muito menos rápido que o Mercedes. A Mercedes jogou bem em fazer a troca no Brasil, sabe perfeitamente que o sector é propício para ultrapassagem com um a deteção quase seguida na recta do sector 1. Então foi isto que aconteceu, o Mercedes #44 era claramente o melhor do grid, ninguém vem do fundo para primeiro apenas com talento, até porque os da frente não andam propriamente mal, o Max perdeu imenso tempo para o Lewis... Mas o Max susteve o Lewis até onde pode, sabia perfeitamente que não o poderia suster de forma natural porque no 1vs1 não teria hipóteses. Então foi usando as baterias sempre que o Lewis estivesse a menos de 1s e não utilizava as baterias sempre que este estivesse para lá do 1s. Foi conseguindo fazer um bom sector 2 que o permitia sempre ganhar uma vantagem de segurança para o Mercedes. E esse foi o segredo do Max, ter atenção ao sector 2 e sair de forma perfeita da curva 12, que o Lewis não o conseguia acompanhar lá. E puxar que nem um louco no sector 2 teve a consequência de desgastar mais rapidamente os seus pneus. O Lewis mesmo não puxando ao máximo estaria sempre ali a vontade atrás do Max. A corrida dele deve-se muito da fantástica unidade motriz que teve, com um motor usado jamais iria fazer a corrida que fez. Não é estar a branquear a vitória, é apenas o que é. Teve um avontade dentro do carro fora do normal Por isso, quando o Max foi ultrapassado sabia perfeitamente que teria de reduzir o ritmo mas não podia ir em ritmo de passeio. __________________________________ Quanto a questão da ultrapassagem, não há muito para fazer. Quando um piloto estica para lá da curva, efetua a curva para lá da pista e leva consigo o rival... o que dizer? Uma coisa é chegar, meter o nariz, dar um chega para lá mas ainda vai ao corretor ou anda em cima do corretor... outra é sair uns bons 10 metros para do corretor de forma propositada para não ser ultrapassado e em seguida quando o Lewis tem DRS, andar a fazer os tão habituais (S),que levou a criação da lei quando ele ainda andava na Toro Rosso, um movimento para a travagem que dificulta ao máximo a manobra de quem vai atrás por a tornar extremamente perigosa. Não se percebe... ou percebe-se não fosse quase habitual vermos isto no Max. Ele sempre foi assim, é conquistar um espaço, que ele sabe que não irá caber outro carro, mergulhar e esperar que quem venha com ele acabe por ceder, as vezes acaba bem outras vezes acaba mal... este ano o Lewis não cede, está mais que demonstrado. Monza é demonstração disso, tava em vantagem manteve posição e depois o Max como sempre tenta meter o monolugar onde sabe que não conseguirá passar e o inevitável vai acontecer, na altura em Monza o choque entre os dois foi claramente mais favorável ao Max, porque ia perder pontos para o Lewis. Isto parece que não gosto de pilotos agressivos... EU AMO pilotos agressivos, o meu idolo é o Alonso que é extremamente agressivo, eu adoro ver o Dani Ric quando faz aqueles mergulhos de longe, todos os pilotos que eu admiro são agressivos! Mas existe boa agressividade e ser apenas agressivo, ter boa agressividade é saber ocupar e posicionar face as regras e ao respeito pelo outro. Ser apenas agressivo é fácil, qualquer iluminado sabe o ser, Maldonado era um piloto agressivo, Grosjean era um piloto agressivo e fartavam-se de fazer asneiras. Gostava que o Max tivesse esse click na cabeça dele, poderia ganhar imenso na pista e depois no futuro em outras categorias, tornaria o Max muito mais completo. Mas quando pensei que ele tivesse amadurecido acontece sempre uma situação destas e embora não seja velho, também não é um novato, tem 24 anos e as vezes esquecemos que se estreou em 2015, mas já tem 6 anos de F1 e 5 anos numa equipa de topo e parece que o Max tem alguma dificuldade em se adaptar a sua condução. Face a domingo, não se percebe a não penalização, em Austin Gio e o Alonso andaram a ganhar vantagem fora de pista e tiveram de devolver posições, no Brasil é deixar correr. É um precedente, é mais um precedente da FIA. Para a semana o Lewis faz isto ao Max e a FIA fica com as mãos atadas Aliás o Alonso tem andado em guerra com FIA por isso mesmo, na Russia já ganhou vantagem face ao precedente aberto pela FIA... Concordo com tudo menos com o incidente de Monza. O Max tinha toda a legitimidade de ter o carro ali e é o Lewis que o empurra fora. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 18 Novembro 2021 Citação de toze2, há 37 minutos: Concordo com tudo menos com o incidente de Monza. O Max tinha toda a legitimidade de ter o carro ali e é o Lewis que o empurra fora. Como é que um piloto que vai por fora empurra alguém para fora? Espera, estás a falar da primeira curva da chicane? É que o contacto é na segunda. Compartilhar este post Link para o post
NICycles Publicado 18 Novembro 2021 Citação de Jimpo, há 11 horas: Acho que não dá pra acontecer isso também devido aos carros e ao drs. Penso que um dos objetivos com os novos carros é isso mesmo. Veremos. Claro que dá. Apesar de os carros estarem maiores não se pode é permitir que os pilotos empurrem para fora de pista. Para isso têm que sacrificar a sua própria trajectória e velocidade. Eu acho que é razoável pedir isso para um melhoramento do espectáculo, há quem discorde. No entanto, desde que a decisão do incidente entre o Verstappen e o Leclerc na Áustria saiu que se pode empurrar o o piloto para fora de pista, desde que seja alcatrão. Já agora, o objectivo com os carros novos é conseguir seguir outro carro mais perto sem ser afectado tão drasticamente pelo ar sujo. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 18 Novembro 2021 (editado) Citação de Black Hawk, há 8 horas: Como é que um piloto que vai por fora empurra alguém para fora? Espera, estás a falar da primeira curva da chicane? É que o contacto é na segunda. What? Em Monza o Lewis vem da pit lane faz na chicane a primeira curva por dentro que se torna a segunda por fora e vice versa para o Max. Ele dá o squeeze ao Max para fora, não sei o que estás a fumar 😄 Editado 18 Novembro 2021 por toze2 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 18 Novembro 2021 Citação de toze2, há 3 horas: What? Em Monza o Lewis vem da pit lane faz na chicane a primeira curva por dentro que se torna a segunda por fora e vice versa para o Max. Ele dá o squeeze ao Max para fora, não sei o que estás a fumar 😄 E depois o Max vem para fora na segunda curva da chicane e é aí que se dá o contacto que os mete aos dois fora. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 18 Novembro 2021 Citação de Black Hawk, há 25 minutos: E depois o Max vem para fora na segunda curva da chicane e é aí que se dá o contacto que os mete aos dois fora. Vem para fora como assim? Não estou a perceber. Estão lado a lado, o Hamilton dá o squeeze ele vai aos corretores e dá-se o embate. Não estou a perceber o que queres dizer lol Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 18 Novembro 2021 O Lewis empurra o Max para fora, na reta e o incidente dá-se quando o Max está por dentro, mandado para cima da chicane. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Novembro 2021 Dos 3 casos, o de Monza é o que me choca menos, parece-me 100% "let them race". Ali mal passam 2 carros, quanto mais 2 carros a lutar por posição, portanto um deles tinha de ceder. Nenhum cedeu, lixaram-se os dois. Justiça. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 18 Novembro 2021 (editado) Citação de toze2, há 18 horas: Concordo com tudo menos com o incidente de Monza. O Max tinha toda a legitimidade de ter o carro ali e é o Lewis que o empurra fora. Opiniões. Eu acho que o Max tem mais responsabilidade. Até porque a curva é do Lewis. https://www.f1mania.net/f1/leclerc-se-isso-for-permitido-para-verstappen-na-f1-eu-tambem-farei/ É os precedentes que temos falado, a FIA no domingo abriu um Editado 18 Novembro 2021 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post