Ghelthon Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Ricardo Pinto, há 19 minutos: Eu a pensar que no futebol as pessoas ficavam mais irracionais com o seu clube, mas comparando com a F1 e piloto favorito, é um novo nível. Espera até descobrires como são as pessoas a discutir política ou religião. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 6 Dezembro 2021 No meu ponto de vista isto sem o Verstappen não tinha metade do interesse. Eu não tenho qualquer tipo de ligação emocional a qualquer piloto, sou um fã casual do desporto. Tão pouco vi a série da Netflix nem tenciono ver. É claro para qualquer um que o Max é um maluco do crl a conduzir. Ele vai a todas e os outros que se arrumem. Mas também podemos argumentar que é esta postura que o torna no grande piloto que é. A partir daí a bola está na organização, que tem poder para limitar certas opções dele. Em relação a esta corrida na Arábia Saudita, é óbvio que interessa a toda a gente que seja decidida na última corrida, qualquer decisão punitiva nunca ia ultrapassar esse obstáculo. Seja como for, hot take mas não acho que o Max tenha cometido uma atrocidade assim tão grande na colisão, muito pelo contrário. Ambos os pilotos podiam ter feito melhor. Percebo que o pessoal mais purista não goste do Max, para um gajo mais afastado da F1 que vai vendo de vez em quando os GPs, esta está a ser a melhor temporada em muitos anos, pelo menos desde a vitória do Rosberg. Sempre fui acompanhando os resultados, tenho boas memórias em ver fórmula 1 nos inícios dos anos 2000, mas o interesse em ver o Hamilton a dominar facilmente não era para mim e penso eu que para muitos. A Mercedes tem uma planta a correr com o Lewis, só para não chatear muito.. Ainda bem que há um Max para mexer com as coisas na disputa pelo primeiro lugar. Enquanto não se esperar de propósito contra o Hamilton tudo ok de minha parte. Mas isto sou eu, que vejo F1 para me entreter umas horinhas ao Domingo. Citação de Ricardo Pinto, há 21 minutos: Eu a pensar que no futebol as pessoas ficavam mais irracionais com o seu clube, mas comparando com a F1 e piloto favorito, é um novo nível. Isso é bom. O desporto é emoção, desperta paixões. Gostava de sentir essa ligação com a fórmula 1 também. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 6 Dezembro 2021 Claramente dava pra passar. Os outros têm é de se chegar pro lado. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Alonso., há 12 horas: Uns estão eufóricos com a maior rivalidade alguma vez vista (devem ver a F1 desde que se iniciou a série da Netflix), uns acham que o drama deste gênero é necessário. Eu só acho triste. Não é a primeira, nem a segunda vez que vens aqui mandar esta posta. O desporto não é teu, amigo. Se gostas assim tanto da F1, devias dar-te por satisfeito pela Netflix ter despertado interesse de mais pessoas. Saibam muito ou pouco sobre o desporto. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Não há comparação possível. Dizer que foi igual dos dois lados só é possível usando palas, desculpa que te diga. Claro que há comparação possível. Aliás, injusto é apontar o dedo só a um quando os dois tiveram más ações ao longo da época. Apontar o dedo só a um é desculpar todas as más ações do outro. Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Jimpo, há 17 minutos: Claramente dava pra passar. Os outros têm é de se chegar pro lado. Fiquei confuso. Teve um espaço para meter o carro (if you no longer go for a gap..) , travou mais tarde, ganhou posição, manteve o carro em pista. Qual é o problema mesmo aqui? Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de JackBauerPT, há 3 minutos: Fiquei confuso. Teve um espaço para meter o carro (if you no longer go for a gap..) , travou mais tarde, ganhou posição, manteve o carro em pista. Qual é o problema mesmo aqui? Fez com que o Hamilton tivesse ficado para trás, qual é mesmo a dúvida que é esse o verdadeiro problema? Teve espaço, atacou e ganhou posição. Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 6 Dezembro 2021 É igual ao movimento que fez em Barcelona. Com a agravante que aqui eram dois carros e não só um. Atirar-se de longe e forçar os que já lá estão a abrir espaço para não dar em colisão. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Duda34, há 45 minutos: Não é a primeira, nem a segunda vez que vens aqui mandar esta posta. O desporto não é teu, amigo. Se gostas assim tanto da F1, devias dar-te por satisfeito pela Netflix ter despertado interesse de mais pessoas. Saibam muito ou pouco sobre o desporto. Eu dou as postas que quiser as vezes que eu bem entender. Não tás contente, amigo mete nos ignorados. A Netflix despertar o interesse de mais pessoas diz muito pouco quando a série deturpa o que acontece no desporto. Citação de Jimpo, há 51 minutos: Claramente dava pra passar. Os outros têm é de se chegar pro lado. Hoje mais a frio, acho que até tinha ali um espaço que lhe foi dado e o Max foi aproveitar. Ao contrário do que achei ontem, não acho que fosse assim tão kamikaze. Continuo achar é a trajetória que ele faz depois é que já é uma manobra pouco limpa. Ou seja, aceito perfeitamente que ele tente procurar esse espaço na primeira curva, não aceito que ele curte a curva toda para não dar espaço aos outros 2. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Mesut Ozil, há 4 horas: Resumindo, o Hamilton não teve nenhuma manobra perigosa diante do Max durante toda a temporada. Só o Max é que teve comportamentos negligentes, correto? Tens razão, fiz um post a falar sobre o Verstappen e esqueci-me de acrescentar adendas a falar sobre o Hamilton, o Vettel, o Alonso, o Webber, o Maldonado, o Kubica, o Schumacher, o Hakkinen, o Villeneuve, o Hill, o Senna e o Prost. Onde é que tinha a cabeça... Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Caviar, há 16 minutos: É igual ao movimento que fez em Barcelona. Com a agravante que aqui eram dois carros e não só um. Atirar-se de longe e forçar os que já lá estão a abrir espaço para não dar em colisão. Mas aquilo era uma corrida ou um passeio de carros desportivos? Uma coisa é a porcalhice no embate com o hamilton, outra é isto. É desporto automóvel, dá azo a manobras arriscadas. E aqui nem serve o argumento do "colocar em risco a integridade física dos outros". Citação de Black Hawk, Agora: Tens razão, fiz um post a falar sobre o Verstappen e esqueci-me de acrescentar adendas a falar sobre o Hamilton, o Vettel, o Alonso, o Webber, o Maldonado, o Kubica, o Schumacher, o Hakkinen, o Villeneuve, o Hill, o Senna e o Prost. Onde é que tinha a cabeça... Não te obrigo a isso, fica descansado. Ias ter muito trabalho, também. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de JackBauerPT, há 37 minutos: Fiquei confuso. Teve um espaço para meter o carro (if you no longer go for a gap..) , travou mais tarde, ganhou posição, manteve o carro em pista. Qual é o problema mesmo aqui? Para mim não acho que ele ter visto o espaço seja mau, o mau é depois o que ele faz de conquistar o espaço. É um chega pra lá até ao outro corretor quando estão outros dois carros. O Ocon não fez a curva pro acaso. Citação de Ricardo Pinto, há 33 minutos: Fez com que o Hamilton tivesse ficado para trás, qual é mesmo a dúvida que é esse o verdadeiro problema? Teve espaço, atacou e ganhou posição. Curioso que tás sempre a falar dos fan boys mas vens sempre cá dar a tua bicada 😅 1 Compartilhar este post Link para o post
George Kaplan Publicado 6 Dezembro 2021 Criticar o Max quando ajudou a ressuscitar a F1 que estava morta faz uns anos. Nao sou fa de nenhum deles, mas qq um na posiçao do Max (piloto ou usuario aqui do CMP) com um carro inferior faria igual ou pior 1 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 6 Dezembro 2021 O tópico até esteve bom durante a prova 😞 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Shai, há 1 hora: No meu ponto de vista isto sem o Verstappen não tinha metade do interesse. Eu não tenho qualquer tipo de ligação emocional a qualquer piloto, sou um fã casual do desporto. Tão pouco vi a série da Netflix nem tenciono ver. É claro para qualquer um que o Max é um maluco do crl a conduzir. Ele vai a todas e os outros que se arrumem. Mas também podemos argumentar que é esta postura que o torna no grande piloto que é. A partir daí a bola está na organização, que tem poder para limitar certas opções dele. Em relação a esta corrida na Arábia Saudita, é óbvio que interessa a toda a gente que seja decidida na última corrida, qualquer decisão punitiva nunca ia ultrapassar esse obstáculo. Seja como for, hot take mas não acho que o Max tenha cometido uma atrocidade assim tão grande na colisão, muito pelo contrário. Ambos os pilotos podiam ter feito melhor. Percebo que o pessoal mais purista não goste do Max, para um gajo mais afastado da F1 que vai vendo de vez em quando os GPs, esta está a ser a melhor temporada em muitos anos, pelo menos desde a vitória do Rosberg. Sempre fui acompanhando os resultados, tenho boas memórias em ver fórmula 1 nos inícios dos anos 2000, mas o interesse em ver o Hamilton a dominar facilmente não era para mim e penso eu que para muitos. A Mercedes tem uma planta a correr com o Lewis, só para não chatear muito.. Ainda bem que há um Max para mexer com as coisas na disputa pelo primeiro lugar. Enquanto não se esperar de propósito contra o Hamilton tudo ok de minha parte. Mas isto sou eu, que vejo F1 para me entreter umas horinhas ao Domingo. Isso é bom. O desporto é emoção, desperta paixões. Gostava de sentir essa ligação com a fórmula 1 também. O que vou dizer, não é transmitido para ti, atenção! Por isso , fica já o aviso prévio 😅 Esta parte descreve o porquê de tanta gente gostar deste tipo de situações que vimos ontem. Existe pessoas que estão genuinamente contentes pelo triste espetáculo que se viu ontem. Eu só quero dizer que essas pessoas que adoram o que se passou não gostam da categoria, não gostam da F1 e não gostam de desporto motorizado. Essas pessoas gostam de drama, drama, drama e se houver mais drama melhor. Eles não querem saber que estratégias houveram para ganhar, a maneira como os pilotos de adaptaram para realizar aquela manobra, etc. Querem é drama! Estão lá preocupadas com o desporto, quando deixar de houver drama, elas desligam, a F1 é um seca, metem os seus heróis das pistas na gaveta e vão fazer outra coisa. As pessoas esquecem-se que o F1 é um desporto perigoso, onde a morte é jogada sempre que se vai para o circuito. Um dos maiores prodígios da última geração, o Bianchi morreu nem sequer 6 anos. O Hubert morreu em 2019. O Grosjean não morreu no ano passado porque teve uma ajuda qualquer divina! A F1 é cada vez mais seguro, sem dúvidas, hoje embates que seriam fatais no passado hoje não o são. O risco é iminente e os pilotos sabem disso, concerteza. Mas não se devem promover manobras loucas apenas porque dá espetáculo. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 6 Dezembro 2021 Ajudava o Max se o Grosjean ainda estivesse no circuito. Partilharia parte do estrelato. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Alonso., há 20 minutos: Para mim não acho que ele ter visto o espaço seja mau, o mau é depois o que ele faz de conquistar o espaço. É um chega pra lá até ao outro corretor quando estão outros dois carros. O Ocon não fez a curva pro acaso. Curioso que tás sempre a falar dos fan boys mas vens sempre cá dar a tua bicada 😅 Claro que sim, porque leio comentários completamente influênciados pelo fanatismo... Podíamos estar a falar da estratégia da Redbull em não trocar pneus no SC, que saiu recompensada, e depois ter arriscado com Médios...em vez de querer fazer de um piloto um vilão, quando o seu principal rival é igual, com as diferenças de ser mais calculista (experiente) e o Max ser apenas louco. Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Alonso., há 22 minutos: Hoje mais a frio, acho que até tinha ali um espaço que lhe foi dado e o Max foi aproveitar. Ao contrário do que achei ontem, não acho que fosse assim tão kamikaze. Continuo achar é a trajetória que ele faz depois é que já é uma manobra pouco limpa. Ou seja, aceito perfeitamente que ele tente procurar esse espaço na primeira curva, não aceito que ele curte a curva toda para não dar espaço aos outros 2. A questão é que a trajectória que ele faz depois vem da abordagem que tem ao início. Se ele estivesse lado a lado com o Hamilton e o Ocon no momento em que estes travam, tinha todo o direito em disputar a curva e conseguia dar o espaço necessário para que fosse uma manobra limpa. Assim, vai parar ao apex da curva 2, forçando a que tenham que tomar ação evasiva. Aliás nem precisava de estar lado a lado. Até podia estar ligeiramente mais atrás e travar mais tarde que com os pneus que tinha, com maior aderência, abrandava mais rapidamente e fazia a curva como deve ser na mesma. No entanto, vejam onde ele estava no momento em que o Hamilton e o Ocon travam: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 6 Dezembro 2021 Sobre a questão da verdade desportiva que abordei durante a corrida, relativamente ao primeiro Red Flag, e afastando isto da discussão Hamilton/Verstappen. O Norris parou no Safety Car e caiu para P16, mas com a vantagem de já ter parado quando todos à sua frente ainda teriam de o fazer. Depois caiu a Red Flag, toda a gente trocou pneus e isso contou como paragem. Ou seja, o Norris fez um Pit Stop enquanto os outros pilotos não tiveram de o fazer, perdendo diversos lugares por uma decisão aberrante - como já se discutiu por aí, e julgo que ninguém discorda, se era para Red Flag, era logo. As regras têm de ser revistas logo que a temporada termine. Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Mesut Ozil, há 30 minutos: Mas aquilo era uma corrida ou um passeio de carros desportivos? Uma coisa é a porcalhice no embate com o hamilton, outra é isto. É desporto automóvel, dá azo a manobras arriscadas. E aqui nem serve o argumento do "colocar em risco a integridade física dos outros". Serve o argumento de tomar acção evasiva para que não haja uma colisão. Se isso não é suficiente para determinar que uma manobra não é limpa... É que se o Hamilton não tivesse tomado essa acção, o Max tinha ido contra ele e ninguém tinha dúvidas que a abordagem tardia do Max tinha sido a causa do acidente. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Black Hawk, há 1 minuto: Sobre a questão da verdade desportiva que abordei durante a corrida, relativamente ao primeiro Red Flag, e afastando isto da discussão Hamilton/Verstappen. O Norris parou no Safety Car e caiu para P16, mas com a vantagem de já ter parado quando todos à sua frente ainda teriam de o fazer. Depois caiu a Red Flag, toda a gente trocou pneus e isso contou como paragem. Ou seja, o Norris fez um Pit Stop enquanto os outros pilotos não tiveram de o fazer, perdendo diversos lugares por uma decisão aberrante - como já se discutiu por aí, e julgo que ninguém discorda, se era para Red Flag, era logo. As regras têm de ser revistas logo que a temporada termine. Então foi por isso que o Norris caiu tanto. Pensava que tinha estado nalgum toque, porque quando comecei a ver, já estava o 1 SC na pista e o Norris perdido lá fundo Obrigado Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 6 Dezembro 2021 Elucidem-me só numa questão: qual é mesmo o intuito e a relevância de trazer à discussão o que o piloto A ou B fez há um mês/um ano/uma década atrás depois de se assistir ao que todos assistimos ontem ? Vocês sabem que isso não atenua nada, muito menos serve de desculpa, certo ? Se há m*rda que não entendo é defender o indefensável. Aproveito só para dizer que concordo a 500% com os posts do @Black Hawk, do @Alonso. e do @Kimi Raikkonen. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 6 Dezembro 2021 (editado) Citação de Ricardo Pinto, há 58 minutos: Claro que sim, porque leio comentários completamente influênciados pelo fanatismo... Podíamos estar a falar da estratégia da Redbull em não trocar pneus no SC, que saiu recompensada, e depois ter arriscado com Médios...em vez de querer fazer de um piloto um vilão, quando o seu principal rival é igual, com as diferenças de ser mais calculista (experiente) e o Max ser apenas louco. Eu acho que é muito difícil falarmos de outra coisa quando numa corrida existe incidentes graves entre os dois candidatos ao título na penultima corrida. Se a corrida tivesse sido "limpa" certeza que estaríamos a falar de estratégias , etc Citação de Caviar, há 57 minutos: A questão é que a trajectória que ele faz depois vem da abordagem que tem ao início. Se ele estivesse lado a lado com o Hamilton e o Ocon no momento em que estes travam, tinha todo o direito em disputar a curva e conseguia dar o espaço necessário para que fosse uma manobra limpa. Assim, vai parar ao apex da curva 2, forçando a que tenham que tomar ação evasiva. Aliás nem precisava de estar lado a lado. Até podia estar ligeiramente mais atrás e travar mais tarde que com os pneus que tinha, com maior aderência, abrandava mais rapidamente e fazia a curva como deve ser na mesma. No entanto, vejam onde ele estava no momento em que o Hamilton e o Ocon travam: Mas lá está, tu próprio acabas por justificar. Os outros travam mais cedo porque vão realizar a curva, até porque ninguem quer travar tarde porque senão leva uma tesoura na curva 3. Quem trava mais tarde vai sair pior da curva. O Max vê que eles estão a travar e mergulha no espaço aberto a esquerdo ( já o disse nada de errado, é corrida), mas ao mergulhar ele tem de travar muito mais tarde, porque ele para conseguir ultrapassar os outros dois tem de travar muito mais tarde. Ele mergulha completamente, só que ao mergulhar ele vai invandindo o espaço até ao outro corretor. E é aqui que está para mim o erro, ele ao ocupar esse espaço não dá o espaço aos outros 2, que tem de ou travar de forma brusca ou tem de sair de pista como foi o caso com o Ocon. E para mim é aqui que reside o erro. É realizar a manobra, sabendo que estão lá 2 carros e mesmo assim não dar espaço para nenhum deles. Aliás se tu vires a manobra, vais ver que o Lewis apercebe-se do mergulho do Max tenta abrir para a direita mas está lá o Ocon e os dois embatem. Mas pronto não acho que seja a manobra mais arriscada que fez ontem. Está ali no limite vá Editado 6 Dezembro 2021 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de JackBauerPT, há 2 horas: Fiquei confuso. Teve um espaço para meter o carro (if you no longer go for a gap..) , travou mais tarde, ganhou posição, manteve o carro em pista. Qual é o problema mesmo aqui? Há espaço para meter o carro. Não há é espaço para fazer a curva sem que leve dois à frente se os outros dois fizerem a trajetória normal. A sorte dele em quase todas estas manobras que se falam é que quem corre contra ele tem sempre mais cabeça. Fazendo um paralelismo e uma comparação até estúpida, é a mesma coisa que uma pessoa atravessar a A5 de olhos fechados e estar contente porque não foi atropelado. Se os carros pararem, não há problema. O problema é o dia em que atravessar de olhos fechados e aparecer um carros menos cauteloso. E aí já todos estaremos a queixar que é uma corrida perdida. Ele entra no espaço. Mas entra no espaço numa trajetória que não é normal para quem está lado a lado (vindo de trás) Se fosse ele que estivesse sempre à frente até concordava com a trajetória (apesar de ser pior para ele). Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 6 Dezembro 2021 E hoje reparei em outra coisa. Que o Max quando da o lugar ao Lewis por causa da penalização, o homem dá o lugar antes da deteção do DRS. Recupera o lugar na curva logo 100m depois e depois vai pra reta defender a posição com o DRS ganho ao Lewis 🤣 Compartilhar este post Link para o post