kareca Publicado 15 Junho 2022 Já nenhum banco pede fiador. Por esta altura se alguém chegar à fase de "ter um fiador" para pedir um emprestimo, é porque é ignorante ou alguém está a enganar. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 15 Junho 2022 Isso, continuem a convencer-se que os preços vão baixar. 6 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 15 Junho 2022 Citação de whatever, há 11 minutos: Isso, continuem a convencer-se que os preços vão baixar. Claro que sim, é só esperar que a mão invisível do mercado funcione. Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 15 Junho 2022 A conversa do vai descer já tem barbas, um dia vão acertar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 15 Junho 2022 Citação de Ghelthon, há 5 horas: Claro que sim, é só esperar que a mão invisível do mercado funcione. Basta deixar de cobrar impostos e libertar as pessoas. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 15 Junho 2022 Citação de whatever, há 10 horas: Isso, continuem a convencer-se que os preços vão baixar. Deixa que comece a faltar dinheiro para comprar comida e logo vês. O preço do trigo já está a mais do dobro, e ainda nem sequer estão a considerar as quebras de produção por causa da falta de adubos. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 16 Junho 2022 um carro que seja importado após 2007 e, mesmo que seja mais antigo, terá que pagar o agravamento do IUC, certo? Estou enganado ou houve alguém que reclamou e recebeu o dinheiro de volta? (e pagou o valor original) Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 16 Junho 2022 (editado) Citação de Adriano17, há 6 horas: um carro que seja importado após 2007 e, mesmo que seja mais antigo, terá que pagar o agravamento do IUC, certo? Estou enganado ou houve alguém que reclamou e recebeu o dinheiro de volta? (e pagou o valor original) Não. Isso já deixou de estar em norma porque violava normas da UE. Se importares um carro matriculado depois de 2007, pagas o IUC (agravado/atual). Se fores buscar um carro nos dias de hoje ao estrangeiro, e esse carro tiver matriculo inferior a 2007, pagas o IUC "normal/baixo" igual aos nacionais cá até 2007. A outra coisa que está em Bruxelas é o porque da dupla tributação nos veículos novos, mas o estado gosta de receber o dele... Editado 16 Junho 2022 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 17 Junho 2022 Citação de Alonso., há 15 horas: Não. Isso já deixou de estar em norma porque violava normas da UE. Se importares um carro matriculado depois de 2007, pagas o IUC (agravado/atual). Se fores buscar um carro nos dias de hoje ao estrangeiro, e esse carro tiver matriculo inferior a 2007, pagas o IUC "normal/baixo" igual aos nacionais cá até 2007. A outra coisa que está em Bruxelas é o porque da dupla tributação nos veículos novos, mas o estado gosta de receber o dele... Mas temos que reclamar né ? porque o valor que aparece lá para pagar é o alto Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 17 Junho 2022 Citação de Adriano17, há 3 horas: Mas temos que reclamar né ? porque o valor que aparece lá para pagar é o alto Isso já não sei. Cá em casa havia um carro importado de matrícula de 2006 que pagava um fortuna de IUC porque foi importado em 2012. Quando veio está lei nova, o que aconteceu é que o carro ficou a pagar o IUC normal (ou seja 50€) e tivemos de reclamar ao estado os IUC dos anos passados, no qual o estado deu a diferença. Agora que tou a falar contigo não sei a lei apenas abrange carro já matriculados em território nacional mas com origem estrangeira... Boa pergunta 😅 Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 18 Junho 2022 Alguém já teve um Alfa Romeo Giuletta? Portam-se bem ou dão muitas chatices? Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 4 Julho 2022 Apesar de já ter andado pela net a ver os prós e o contras, alguém tem ou conhece quem tenha algum carro em renting/leasing? Podem partilhar um pouco a vossa experiência? Nunca mais pensaram comprar? Arrependem-se de pagar por algo alugado? Gostava de obter algum feedback. Obrigado. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 4 Julho 2022 Citação de bug, há 2 horas: Apesar de já ter andado pela net a ver os prós e o contras, alguém tem ou conhece quem tenha algum carro em renting/leasing? Podem partilhar um pouco a vossa experiência? Nunca mais pensaram comprar? Arrependem-se de pagar por algo alugado? Gostava de obter algum feedback. Obrigado. Eu tenho. Já se teve esta discussão algumas vezes por aqui. A minha experiência é a de que tenho carro novo com seguro, IPO, IUC e revisões incluídas numa mensalidade única. Ou seja, não tens despesas que não estás à espera, sabes que vais pagar x todos os meses. Se me arrependo, definitivamente não. Nem percebo porque é que a ideia de pagar por algo alugado é algo mau. O mesmo se aplica a alugar casa. Estás a pagar por um serviço, que é ter carro e serviços associados todos os meses enquanto pagas. Eu não quero um carro para o ter, eu quero um carro para o usar. Pelo menos nesta fase da minha vida. Se tivesse dinheiro certamente compraria alguns carros que me dariam gosto de ter na garagem, mas hoje em dia o carro é um serviço, não é um bem que eu quero ter a desvalorizar todos os dias. Dito isto, o meu contrato acaba daqui a um ano e não sei o que vou fazer, porque o estado atual do mercado automóvel é um caos e não vou conseguir carro semelhante nos valores que pago hoje. Vamos ver como as coisas estão daqui a um ano. 2 Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 4 Julho 2022 (editado) Citação de NIkeL, há 14 minutos: Eu tenho. Já se teve esta discussão algumas vezes por aqui. A minha experiência é a de que tenho carro novo com seguro, IPO, IUC e revisões incluídas numa mensalidade única. Ou seja, não tens despesas que não estás à espera, sabes que vais pagar x todos os meses. Se me arrependo, definitivamente não. Nem percebo porque é que a ideia de pagar por algo alugado é algo mau. O mesmo se aplica a alugar casa. Estás a pagar por um serviço, que é ter carro e serviços associados todos os meses enquanto pagas. Eu não quero um carro para o ter, eu quero um carro para o usar. Pelo menos nesta fase da minha vida. Se tivesse dinheiro certamente compraria alguns carros que me dariam gosto de ter na garagem, mas hoje em dia o carro é um serviço, não é um bem que eu quero ter a desvalorizar todos os dias. Dito isto, o meu contrato acaba daqui a um ano e não sei o que vou fazer, porque o estado atual do mercado automóvel é um caos e não vou conseguir carro semelhante nos valores que pago hoje. Vamos ver como as coisas estão daqui a um ano. Obrigado. No teu caso é renting ou leasing? Eu estou num dilema. Tenho uma carrinha comercial de 2016 e quero trocar por carro de 5 lugares por motivos familiares. As hipóteses que meti em cima da mesa: - Venda particular e juntar mais algum capital para comprar (em segunda mão); - Venda particular, optar por leasing/renting (estou indeciso, na verdade) e tentar meter o valor da venda a render; Notas: - Comprar um carro a Diesel ou o que for com os preços dos combustíveis a galopar desta forma parece-me completamente insensato; - Comprar um carro novo (quase fora de questão) ou o usado será um investimento em algo que sairá desvalorizado. Mais tarde se quiser comprar outro, vou ter uma nova despesa e um carro desvalorizado; Sem contar com os custos de manutenção; - De facto nunca vou ter um carro meu (e é aqui que reside o problema). A mentalidade leva-nos a querer ter posse de algo. Mas fará sentido ter um bem que desvaloriza dia para dia? O mesmo não sucede nos imóveis; - Não sei porquê, mas passado 2 anos, começo com pensamentos de troca de carro. Foi o máximo de tempo que tive algum (o anterior e agora o actual); Posto isto, estou um bocado baralhado. Tenho rendimentos que conseguem suportar a prestação e de qualquer forma terei sempre a almofada da venda do actual como folga. Btw, acho que se passar os 10.000km anuais é por muito pouco. Trabalho remotamente. Editado 4 Julho 2022 por bug Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 5 Julho 2022 Citação de Simeone, Em 18/06/2022 at 15:54: Alguém já teve um Alfa Romeo Giuletta? Portam-se bem ou dão muitas chatices? Conheço quem tenha. Portam-se bem, mas bebem muito. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 5 Julho 2022 Citação de Duda34, há 11 minutos: Conheço quem tenha. Portam-se bem, mas bebem muito. É isto, sem tirar nem por. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 5 Julho 2022 Citação de NIkeL, há 10 horas: Eu tenho. Já se teve esta discussão algumas vezes por aqui. A minha experiência é a de que tenho carro novo com seguro, IPO, IUC e revisões incluídas numa mensalidade única. Ou seja, não tens despesas que não estás à espera, sabes que vais pagar x todos os meses. Se me arrependo, definitivamente não. Nem percebo porque é que a ideia de pagar por algo alugado é algo mau. O mesmo se aplica a alugar casa. Estás a pagar por um serviço, que é ter carro e serviços associados todos os meses enquanto pagas. Eu não quero um carro para o ter, eu quero um carro para o usar. Pelo menos nesta fase da minha vida. Se tivesse dinheiro certamente compraria alguns carros que me dariam gosto de ter na garagem, mas hoje em dia o carro é um serviço, não é um bem que eu quero ter a desvalorizar todos os dias. Dito isto, o meu contrato acaba daqui a um ano e não sei o que vou fazer, porque o estado atual do mercado automóvel é um caos e não vou conseguir carro semelhante nos valores que pago hoje. Vamos ver como as coisas estão daqui a um ano. Acrescentava apenas duas coisas para quem pensa fazer renting Os preços estão extremamente inflacionados nos carros de gama baixa/média (fruto dos problemas de stock que existem à data) Independentemente das questões de stock e preços inflacionados, se querem fazer bons negócios que acabem realmente por compensar em renting têm de se guiar pelos carros em campanha - escolher um carro e pedir à marca/locadora um renting para esse carro sai sempre mais caro do que os carros que vão aparecendo nas campanhas Leasing não tem nada que ver com renting. 1 Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 5 Julho 2022 Citação de toze2, há 27 minutos: Acrescentava apenas duas coisas para quem pensa fazer renting Os preços estão extremamente inflacionados nos carros de gama baixa/média (fruto dos problemas de stock que existem à data) Independentemente das questões de stock e preços inflacionados, se querem fazer bons negócios que acabem realmente por compensar em renting têm de se guiar pelos carros em campanha - escolher um carro e pedir à marca/locadora um renting para esse carro sai sempre mais caro do que os carros que vão aparecendo nas campanhas Leasing não tem nada que ver com renting. E em termos de penalizações no fim do contrato? Costumam ser muito picuinhas e inventar coisas só para sacar mais uns cobres? Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 5 Julho 2022 (editado) Citação de bug, há 17 minutos: E em termos de penalizações no fim do contrato? Costumam ser muito picuinhas e inventar coisas só para sacar mais uns cobres? Yep. Até acaba por te sair mais barato fazeres uns seguros que têm para esse casos, pagas mais tipo 5-10€ por mês na mensalidade mas não te chateias no final do contrato. Depois tens as penalizações por kms extra (atenção a isto se for um problema para ti). Também recebes se fizeres menos do que o contratado (mas muito menos do que pagas em multa). PS: Nos últimos que entregámos (na empresa dos meus pais) queriam cobrar por os plásticos estarem desgastados ou por causa da pintura estar queimada do sol. Quase que dá vontade de mandar uma mocada com o carro uns 2 meses antes do final para ir para a oficina e terem de o pintar todo. Editado 5 Julho 2022 por toze2 Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 5 Julho 2022 (editado) Citação de toze2, há 2 horas: Yep. Até acaba por te sair mais barato fazeres uns seguros que têm para esse casos, pagas mais tipo 5-10€ por mês na mensalidade mas não te chateias no final do contrato. Depois tens as penalizações por kms extra (atenção a isto se for um problema para ti). Também recebes se fizeres menos do que o contratado (mas muito menos do que pagas em multa). PS: Nos últimos que entregámos (na empresa dos meus pais) queriam cobrar por os plásticos estarem desgastados ou por causa da pintura estar queimada do sol. Quase que dá vontade de mandar uma mocada com o carro uns 2 meses antes do final para ir para a oficina e terem de o pintar todo. Eu faço poucos kms (10/12k por ano). Até compensa mais a gasolina. Mas esta mentalidade de comprar (pagar por algo que fica teu, mesmo desvalorizado), com tendência para o diesel está de tal modo enraizada em toda a gente (eu incluído) que fica difícil tomar uma decisão. Editado 5 Julho 2022 por bug 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 5 Julho 2022 Citação de bug, há 4 horas: E em termos de penalizações no fim do contrato? Costumam ser muito picuinhas e inventar coisas só para sacar mais uns cobres? Não inventam nada, mas são picuinhas. Se um risco não está lá eles não o vão encontrar, mas vão encontrar uma merdice qualquer e o preço costuma ser o da marca, por isso são inflacionados os valores da reparação. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 5 Julho 2022 Citação de bug, há 5 horas: Eu faço poucos kms (10/12k por ano). Até compensa mais a gasolina. Mas esta mentalidade de comprar (pagar por algo que fica teu, mesmo desvalorizado), com tendência para o diesel está de tal modo enraizada em toda a gente (eu incluído) que fica difícil tomar uma decisão. Opa, eu na altura que fiz há dois anos e passei para gasolina, para uma quilometragem dessas passa a compensar gasolina desde que a mensalidade seja tipo 20€ mais barata ou algo do genero. A diesel estás com preços ultra inflacionados mesmo, duvido que te compense. A cena do comprar é fazeres as contas ao que pagas pelo carro, quanto ele te vale daqui a 3 anos e quanto gastas em seguros, pneus, oficinas e nessas m*rda. Depois percebes que te dá ela por ela (e não te fies nos preços atuais de usados). Além de que o mercado automóvel está num ponto de evolução critico por causa dos combustíveis, o matar o diesel, electricos etc.. Sabes lá quanto vale um carro a diesel daqui a 5 anos.. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 5 Julho 2022 (editado) Citação de toze2, há 1 hora: Opa, eu na altura que fiz há dois anos e passei para gasolina, para uma quilometragem dessas passa a compensar gasolina desde que a mensalidade seja tipo 20€ mais barata ou algo do genero. A diesel estás com preços ultra inflacionados mesmo, duvido que te compense. A cena do comprar é fazeres as contas ao que pagas pelo carro, quanto ele te vale daqui a 3 anos e quanto gastas em seguros, pneus, oficinas e nessas m*rda. Depois percebes que te dá ela por ela (e não te fies nos preços atuais de usados). Além de que o mercado automóvel está num ponto de evolução critico por causa dos combustíveis, o matar o diesel, electricos etc.. Sabes lá quanto vale um carro a diesel daqui a 5 anos.. Fizeste em que empresa? LeasePlan? Sim, comprar um carro a diesel começa a não fazer sentido nenhum. Se se tiver uma empresa, o renting até faz mais sentido. É um fornecedor a quem tens que pagar e podes abdicar do carro particular. Editado 5 Julho 2022 por bug Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 5 Julho 2022 Citação de bug, há 13 minutos: Fizeste em que empresa? LeasePlan? Sim, comprar um carro a diesel começa a não fazer sentido nenhum. Se se tiver uma empresa, o renting até faz mais sentido. É um fornecedor a quem tens que pagar e podes abdicar do carro particular. Locarent, mas os meus pais na empresa já fizeram com os dois, locarent e leaseplan. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 6 Julho 2022 Citação de toze2, há 22 horas: Yep. Até acaba por te sair mais barato fazeres uns seguros que têm para esse casos, pagas mais tipo 5-10€ por mês na mensalidade mas não te chateias no final do contrato. Depois tens as penalizações por kms extra (atenção a isto se for um problema para ti). Também recebes se fizeres menos do que o contratado (mas muito menos do que pagas em multa). PS: Nos últimos que entregámos (na empresa dos meus pais) queriam cobrar por os plásticos estarem desgastados ou por causa da pintura estar queimada do sol. Quase que dá vontade de mandar uma mocada com o carro uns 2 meses antes do final para ir para a oficina e terem de o pintar todo. Sim, se não te queres chatear com isso mais vale fazer o seguro de recondicionamento. Eu pessoalmente logo à partida mentalizei-me que ia pagar quando entregasse o carro e estou preparado para isso. Neste momento estou bastante abaixo dos kms contratados, portanto o que vou receber daí até me vai ajudar um pouco no recondicionamento. É impossível manter o carro imaculado, principalmente quando é de rua. Há sempre gente que te risca o carro e te dá toques nos estacionamentos. Compartilhar este post Link para o post