Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Citação de a.lopes, há 2 horas:

A que velocidades vocês andam ou em que estradas andam que de repente tem de espetar uma guinada para evitar a morte? 😄

Citação de Su1, Em 09/10/2024 at 09:18:

image.png

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Não achei que fosse assim tão agressivo quanto isso, pelo menos no tal BMW. E de certeza que é uma questão de habituação, tanto os piscas como a correcção.

O grande "problema" desses sistemas (aspas porque é assim por definição, e faz sentido) é que podes desligar, mas depois voltam a estar activados por defeito novamente na próxima vez que ligares o carro, segundo sei.

Tenho uma carrinha que tem start stop, e desde início que aquilo me faz confusão porque em paragens de meio segundo no trânsito, o carro desliga, tenho sérias dúvidas que isso faça bem aos carros, um liga e desliga constante, mesmo que não haja problema nenhum nisso, faz-me muita confusão, além disso comecei a dar por mim a ter o pé na embraiagem para o carro não desligar, o que também não faz bem nenhum, então comecei a desligar aquilo, mas volta sempre a ligar quando volto a ligar o carro 😐

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 3 horas:

A que velocidades vocês andam ou em que estradas andam que de repente tem de espetar uma guinada para evitar a morte? 😄

Não obstante os exageros óbvios, basta ires numa nacional em que o carro da frente pára para virar de direção e tu queres desviar.te um pouco para passar ao lado, que o volante trava.te de repente e corrige.

Ou então o meu maior medo, que é ir a conduzir de madrugada tudo escuro e ter de me desviar de um gato ou raposa. Acredito que este sistema tenha sido implementado para evitar os acidentes devido às pessoas adormecerem ao volante, mas retira imensa autonomia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 2 horas:

Tenho uma carrinha que tem start stop, e desde início que aquilo me faz confusão porque em paragens de meio segundo no trânsito, o carro desliga, tenho sérias dúvidas que isso faça bem aos carros, um liga e desliga constante, mesmo que não haja problema nenhum nisso, faz-me muita confusão, além disso comecei a dar por mim a ter o pé na embraiagem para o carro não desligar, o que também não faz bem nenhum, então comecei a desligar aquilo, mas volta sempre a ligar quando volto a ligar o carro 😐

Os carros estão preparados para isso. Não sou mecânico e portanto não sei dizer com certeza, mas cheira-me mais a mito do que outra coisa. Duvido que haja um desgaste gigante seja do que for, tirando talvez a bateria específica do start/stop, que é mais cara também.

Mas sim, que eu saiba também é impossível desligar permanentemente. Ou melhor, possível é, tal como é possível desligar o lane assist e afins, mas requer alguém que mexa no software do carro.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 3 horas:

Eu dou piscas, tá 🥺

se calhar é mais neste sentido, um gajo facilita mais nas AEs

Outro grande problema é que de repente deve sentir um mosquito a passar à frente e o quadrante todo fica vermelho com um EMERGÊNCIA, TRAVE e a apitar.

Um gajo vai descansado da vida, sem ninguém à frente até e apanha um susto destes 😂

Isto não, mas às vezes em estradas nacionais e dentro de localidades, se tens uma curva fechada com carros estacionados na curva, ainda que seja estacionamento, já aconteceu o gajo identificar como um obstáculo e começar a fazer a travagem de emergência.

Mas pior é querer estacionar numa zona apertada e o gajo não me deixa mexer o carro porque o parachoques de lado está demasiado perto de um obstáculo (ainda que estejas a ver e não vais bater, esquece lá, simplesmente não te deixa estacionar).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 1 hora:

Isto não, mas às vezes em estradas nacionais e dentro de localidades, se tens uma curva fechada com carros estacionados na curva, ainda que seja estacionamento, já aconteceu o gajo identificar como um obstáculo e começar a fazer a travagem de emergência.

Mas pior é querer estacionar numa zona apertada e o gajo não me deixa mexer o carro porque o parachoques de lado está demasiado perto de um obstáculo (ainda que estejas a ver e não vais bater, esquece lá, simplesmente não te deixa estacionar).

Ui esse do estacionamento não faz, acho que ficava possesso :mrgreen:

O da travagem de emergência já me aconteceu numa reta, sem nada estacionado na berma. Bué random

Uma cena espetacular, o gajo lê os limites de velocidade na estrada e quando passas um limite diferente, o gajo vai mostrando no quadrante. O que é uma ajuda do crl, sendo carro da empresa, para evitar multas de velocidade 

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosidade.

Sigo uma pessoa no insta que da conselhos sobre comprar carros em segunda mao. As pessoas metem o budget e ele aconselha 2/3 modelos fiaveis.

Alguém perguntou carro de familia até 30k e o gajo respondeu um toyota corolla de 2020 e qualquer coisa, um GLA de 2020 e depois falou nos tesla 3 que ja se encontram com poucos kms a 29/30k .

A minha curiosidade é sobre a segunda mao das viaturas eléctricas. Um dos problemas é o tempo de vida de uma bateria e depois o preço de mudança. Nao é um risco comprar um Tesla com 60mil kms por exemplo? Vi aquilo e ficou-me na cabeça essa questao das baterias porque tudo o resto ele diz que nao ha grande manutençao a fazer 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 minutos:

Curiosidade.

Sigo uma pessoa no insta que da conselhos sobre comprar carros em segunda mao. As pessoas metem o budget e ele aconselha 2/3 modelos fiaveis.

Alguém perguntou carro de familia até 30k e o gajo respondeu um toyota corolla de 2020 e qualquer coisa, um GLA de 2020 e depois falou nos tesla 3 que ja se encontram com poucos kms a 29/30k .

A minha curiosidade é sobre a segunda mao das viaturas eléctricas. Um dos problemas é o tempo de vida de uma bateria e depois o preço de mudança. Nao é um risco comprar um Tesla com 60mil kms por exemplo? Vi aquilo e ficou-me na cabeça essa questao das baterias porque tudo o resto ele diz que nao ha grande manutençao a fazer 

a garantia das baterias. 

e do carro no geral são 4 anos ou 80k kms.

image.png.6bd051d513928cf6a4f87637ecba2f12.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de depina, há 17 minutos:

a garantia das baterias. 

e do carro no geral são 4 anos ou 80k kms.

image.png.6bd051d513928cf6a4f87637ecba2f12.png

mas quer dizer que as baterias em média começam a dar problemas a partir dessa data?
ou existe uma idade média para a mudança de baterias num carro destes?

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

mas quer dizer que as baterias em média começam a dar problemas a partir dessa data?

obrigado

depende muito dos cuidados que tens.

How long do Tesla batteries actually last? We crunch the numbers

According to Tesla’s official data, Tesla batteries lose between 12 and 15 per cent of their capacity on average after 200,000 miles or 321,868km of usage.

An April 2024 report by British personal finance site NimbleFins gathered nine years of real-world data from Tesla owners and found that, on average, their cars lost about 1 per cent of their range yearly. 

Based on this data, Tesla owners should expect their batteries to retain more than 80 per cent of their range for at least the first 10 years of ownership.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Jimpo A Peugeot acho que dá 8 anos ou 160 mil km de garantia.

Por acaso estou a pensar seriamente em trocar de carro. Quero fugir dos carros a Gasoleo, porque no futuro o valor de revenda será nulo, penalizações enormes e AD Blue +Filtro de Particulas dá quase sempre problemas. Não queria um carro a Gasolina, porque consumem mais e o preço da gasolina está um absurdo (tenho mota e até choro quando vou à bomba). E os eletricos são demasiado caros para o que pretendo dar. 

Estou muito virado para os Hibridos Plug In. Até ao trabalho são 9 km para ir mais 9 para vir, conseguia ir em modo eletrico tranquilamente, sem gastar "nada". A nivel de importação era algo muita vantajoso, porque praticamente custam zero a importar. 

No entanto estou com um receio enorme nas baterias, se uma vai à vida é um absurdo de dinheiro...

Podia-me manter com o meu carro atual a Gasoleo mas vai começar a desvalorizar e o Gasoleo já deixou de ser um combustível barato... mesmo a GPL, 1euro por litro é enorme face ao que era antes. 

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., Em 14/11/2024 at 14:01:

@Jimpo A Peugeot acho que dá 8 anos ou 160 mil km de garantia.

Por acaso estou a pensar seriamente em trocar de carro. Quero fugir dos carros a Gasoleo, porque no futuro o valor de revenda será nulo, penalizações enormes e AD Blue +Filtro de Particulas dá quase sempre problemas. Não queria um carro a Gasolina, porque consumem mais e o preço da gasolina está um absurdo (tenho mota e até choro quando vou à bomba). E os eletricos são demasiado caros para o que pretendo dar. 

Estou muito virado para os Hibridos Plug In. Até ao trabalho são 9 km para ir mais 9 para vir, conseguia ir em modo eletrico tranquilamente, sem gastar "nada". A nivel de importação era algo muita vantajoso, porque praticamente custam zero a importar. 

No entanto estou com um receio enorme nas baterias, se uma vai à vida é um absurdo de dinheiro...

Podia-me manter com o meu carro atual a Gasoleo mas vai começar a desvalorizar e o Gasoleo já deixou de ser um combustível barato... mesmo a GPL, 1euro por litro é enorme face ao que era antes. 

É assim tão importante o valor de revenda poder ser nulo?

Pah, se o carro for de manutenção barata, pneus baratos, etc, deixa-te rolar nisso.

Estás preocupado se ele vai valer zero e para combater isso vais vendê-lo a um preço muito mais baixo do que aquele que pagaste por ele e se calhar ainda vais fazer um empréstimo onde vais torrar muito € em juros. Na volta lá se foi o benefício.

Diria que, a não ser que trocar de carro seja algo que te dê prazer (o que é 100% aceitável) deixa-te ficar pelo que tens

Aqui a Maria anda num Ibiza de 98 (motor de 64cv) e eu tenho um Golf 4 Variant. Dois carros onde só gasto dinheiro em peças de desgaste, óleo e filtros. Quando o gasóleo for proibido (se for) troco, já nessa altura com muito € poupado. Isto claro se não pifarem antes 😂

Editado por Mica
  • Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Também ando com um carro a gasóleo com 20 anos, que neste momento já deve ser novo outra vez, devem ser poucas as peças que ainda não foram substituídas, e a ideia de meter dezenas de milhar de euros num carro não me apela absolutamente nada.

Aliás, nem me parece plausível que o gasóleo venha a ser proibido num futuro próximo nem percebo bem como é que isso poderia ser um factor de decisão para vender um carro.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 14 horas:

Pah, se o carro for de manutenção barata, pneus baratos, etc, deixa-te rolar nisso.

Estás preocupado se ele vai valer zero e para combater isso vais vendê-lo a um preço muito mais baixo do que aquele que pagaste por ele e se calhar ainda vais fazer um empréstimo onde vais torrar muito € em juros. Na volta lá se foi o benefício.

Diria que, a não ser que trocar de carro seja algo que te dê prazer (o que é 100% aceitável) deixa-te ficar pelo que tens

Aqui a Maria anda num Ibiza de 98 (motor de 64cv) e eu tenho um Golf 4 Variant. Dois carros onde só gasto dinheiro em peças de desgaste, óleo e filtros. Quando o gasóleo for proibido (se for) troco, já nessa altura com muito € poupado. Isto claro se não pifarem antes 😂

Eu com o valor da revenda cá em Portugal consigo ir buscar um híbrido lá fora, tenho de meter mais 1k/1.5k algo assim. É esta a minha indecisão 😅 não tenho empréstimo, o carro está pago.

Fico com um carro melhor com um investimento reduzido, era mais por aí. O caro que tenho hoje em dia já tem adblue, filtro partículas, etc não é a mesma manutenção que um carro a gasóleo antigo.

Editado por Alonso.
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comprei dois carros a gasolina nos últimos 5 anos, espero não ter que comprar nenhum carro nos próximos 10-15 anos.

E que nessa altura existam poucos ou nenhuns obstáculos para a compra de um carro elétrico.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 26 minutos:

Eu comprei dois carros a gasolina nos últimos 5 anos, espero não ter que comprar nenhum carro nos próximos 10-15 anos.

E que nessa altura existam poucos ou nenhuns obstáculos para a compra de um carro elétrico.

X2

E das 2 vezes estudou-se a questão dos elétricos e era impraticável

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 40 minutos:

Eu comprei dois carros a gasolina

Citação de Petar Musa, há 13 minutos:

X2

Alguém está a hiperventilar neste momento

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 10 minutos:

Alguém está a hiperventilar neste momento

Depende com qual personagem acordar hoje

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Em 14/11/2024 at 10:47:

obrigado

Comprámos um segundo elétrico (Niro) cá para casa há uns meses, importado com 4 anos e 85 mil km, bateria a 99.5% pelos testes que fiz, a 100% segundo o carro através do OBD, e assim continua agora com 90 mil km. O carro nem vai andar muito, mas as subidas no preço do GPL já me andavam a meter nojo, ide roubar outro, não vou há meses a uma bomba de combustível e não há nada que me dê mais gozo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Em 16/11/2024 at 20:08:

Citação de whatever, há 12 horas:

Também ando com um carro a gasóleo com 20 anos, que neste momento já deve ser novo outra vez, devem ser poucas as peças que ainda não foram substituídas, e a ideia de meter dezenas de milhar de euros num carro não me apela absolutamente nada.

Aliás, nem me parece plausível que o gasóleo venha a ser proibido num futuro próximo nem percebo bem como é que isso poderia ser um factor de decisão para vender um carro.

Só para dizer que estou plenamente de acordo com estes 2 posts. Tenho um Ibiza comercial de 2004 e comprei recentemente uma carrinha Leon de 2019, ambos a gasóleo.

Em nenhum deles pensei em qualquer potencial de revenda, até por serem usados. Mas na verdade o Ibiza vale tanto ou mais hoje do que paguei por ele há 6 anos. Para mim o carro é uma ferramenta, preocupa-me mais a usabilidade do que o que vou fazer com ele no futuro. E também estou zero preocupado com a eventual proibição do gasóleo - se esse dia alguma vez chegar, logo se vê.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual a vantagem de comprar um carro a gasóleo recente?

- O gasóleo deixou de ser um combustível econômico.

- impostos cada vez maior sobre estes, + poluidores.

- menor valor comercial.

-maior manutenção e mais caro. 

- ad blue e filtro de partículas com manutenções elevadas e regulares.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 25 minutos:

Mas qual a vantagem de comprar um carro a gasóleo recente?

- O gasóleo deixou de ser um combustível econômico.

- impostos cada vez maior sobre estes, + poluidores.

- menor valor comercial.

-maior manutenção e mais caro. 

- ad blue e filtro de partículas com manutenções elevadas e regulares.

Há duas coisas diferentes aqui, uma é comprar um carro a gasóleo, outra é trocar um carro a gasóleo.

Se eu não tivesse carro, ou o meu tivesse morrido, provavelmente não compraria um a gasóleo, agora já tendo um que anda não entendo a necessidade de o trocar só porque sim.

E também nunca percebi muito bem essa lógica do preço do combustível (especialmente gasolina vs. gasóleo) ser um factor, a não ser para quem faz centenas e centenas de milhar de quilómetros por ano.

Editado por whatever
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 2 horas:

Há duas coisas diferentes aqui, uma é comprar um carro a gasóleo, outra é trocar um carro a gasóleo.

Se eu não tivesse carro, ou o meu tivesse morrido, provavelmente não compraria um a gasóleo, agora já tendo um que anda não entendo a necessidade de o trocar só porque sim.

E também nunca percebi muito bem essa lógica do preço do combustível (especialmente gasolina vs. gasóleo) ser um factor, a não ser para quem faz centenas e centenas de milhar de quilómetros por ano.

Percebeste porque respondeste à tua própria dúvida.

Quanto ao resto nem vou debater, estamos a discutir o sexo dos anjos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Pela primeira vez em 20 anos de carta escrevo: hoje eu estive num acidente.

Estava a circular numa estrada secundária dentro de localidade num eCorsa e ao chegar a um cruzamento onde iria virar à esquerda abrando e quando vou para virar vejo um Peugeot 5008 desgovernado vindo da estrada para onde me preparava para virar a uma velocidade talvez entre os 70/80 e os 100 kms/h. Só tive tempo de me proteger o máximo que pude e preparar-me para o impacto do meu lado. O airbag de cortina disparou e a primeira coisa que me lembro de fazer após tudo ter acabado foi olhar para mim e perceber se havia algum ferimento, felizmente nada a apontar. 

Após sair do carro começo a ouvir as desculpas dos ocupantes do outro carro, que também saíram ilesos, que parecem mentira:

- O carro não era deles 

- Não conheciam a estrada e estavam à procura do caminho no GPS, não tendo visto o STOP

- A condutora não estava habituada a conduzir com caixa automática. 

Enfim, com tanto disparate consegui manter a calma, talvez por estar grato por me ter safado de boa. 

Entretanto chegam as autoridades que deram o primeiro parecer da clara responsabilidade da condutora do Peugeot, tendo a própria antes se dado já como culpada. Um dos guardas até exclamou que nem marcas de travagem haviam na estrada, o que vem confirmar a minha sensação de que o Peugeot até acelerou antes do embate, talvez por atrapalhação da condutora. 

Depois de tudo ter passado cheguei a algumas conclusões:

- Este Corsa aguenta bem pancada 

- Se o impacto tivesse acontecido uns 50 cms mais à frente eu não estaria a escrever este post 

- Devo agradecer ao peso das baterias não ter andado às cambalhotas, estamos a falar de uns 400 kgs de diferença entre ICE e EV. 

Editado por TiltSLB
  • Triste 4

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...