Tio Hans Publicado 7 Março 2025 Citação de Alonso., Em 05/03/2025 at 20:08: Possibilidade de carregar no escritório. Hybrido Plug in, caso o carro permita dares uso do motor elétrico para fazer esses kilometros. De resto, sou o único que acha os consumos dos híbridos convencionais muito altos? Híbridos a consumir 7l? Um Diesel "recente" faz 4-5l As baterias são pesadas e os motores a combustão dos híbridos são, normalmente, mais potentes do que os motores dos carros com motor apenas a combustão. Para além disso, e se a memória não me falha, a única marca a oferecer híbridos com motor diesel é a Mercedes. Tudo o resto é gasolina, e os carros a gasolina por norma consomem mais combustível que os a gasóleo. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 7 Março 2025 Citação de Tio Hans, há 5 minutos: As baterias são pesadas e os motores a combustão dos híbridos são, normalmente, mais potentes do que os motores dos carros com motor apenas a combustão. Para além disso, e se a memória não me falha, a única marca a oferecer híbridos com motor diesel é a Mercedes. Tudo o resto é gasolina, e os carros a gasolina por norma consomem mais combustível que os a gasóleo. A Volvo tinha modelos diesel mild-hibrid. Seja lá o que isso for. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 7 Março 2025 Citação de Tio Hans, há 33 minutos: As baterias são pesadas e os motores a combustão dos híbridos são, normalmente, mais potentes do que os motores dos carros com motor apenas a combustão. Para além disso, e se a memória não me falha, a única marca a oferecer híbridos com motor diesel é a Mercedes. Tudo o resto é gasolina, e os carros a gasolina por norma consomem mais combustível que os a gasóleo. Peugeot também teve híbridos diesel Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 9 Março 2025 (editado) Opiniões sobre um Renault Clio 3 1.2 TCE 100cv de 2010? A gasolina. Editado 9 Março 2025 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 9 Março 2025 Citação de Alonso., Em 05/03/2025 at 21:08: Possibilidade de carregar no escritório. Hybrido Plug in, caso o carro permita dares uso do motor elétrico para fazer esses kilometros. De resto, sou o único que acha os consumos dos híbridos convencionais muito altos? Híbridos a consumir 7l? Um Diesel "recente" faz 4-5l Que hibrido faz 7l? É que repara, o consumo depende do tipo de viagem que fazes e a velocidade a que andas. Eu se não carregar o meu carro, é um série 2 híbrido, tanto posso fazer 10l em Lisboa como 5, depende de como conduzo. Esta semana tou em Espanha, tenho um Yaris Cross alugado. Está a fazer média de 5.5. Para o carro que é a gasolina, é um consumo que considero aceitável. O C-HR é igual, já conduzi umas 5-6x alugado. Tudo depende do tipo de condução que fazes. Mas gastam menos que os carros não híbridos com motores e dimensões semelhantes, é uma não questão. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 9 Março 2025 (editado) Citação de Jimpo, Em 07/03/2025 at 20:33: Já há mais e melhores estudos sobre a poluição do pneus em comparação com o CO2 dos tubos de escape? A info que vi é que a borracha dos pneus criava mais poluição que os fumos emitidos pelos carros. Quanto mais pesado o carro mais desgaste nos pneus. Ora, os eléctricos e híbridos são muito mais pesados que um carro a combustão. Portanto andamos a brincar com a energia verde dos carros eléctricos. Ainda se vai chegar à conclusão que não passa de um lobby enorme as viaturas eléctricas. 🙄 Eu não sou grande entendido, mas por algum motivo as marcas mais tradicionais desistiram do objetivo full electric que tinham. Não só a concorrência é cada vez mais feroz, como o consumidor já percebeu que o carro elétrico é cada vez mais um luxo e, portanto, uma forma "verde" de inflacionar o mercado. Ah, não esquecer que o processo de produção das baterias é incrivelmente poluente. Se contarmos com a produção, o veiculo elétrico polui tanto quanto um de combustível fóssil durante um prazo de 5 ou 10 anos. Editado 9 Março 2025 por John Bonifácio Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Março 2025 Citação de John Bonifácio, há 2 horas: o carro elétrico é cada vez mais um luxo É? Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 9 Março 2025 Citação de Ghelthon, há 1 hora: É? Não achas? Ao preço que custam e à longevidade reduzida das baterias, parecem-me um luxo para a carteira e para o ambiente. A questão é que os motores de combustível fóssil também já não são feitos a pensar na longevidade, o que acaba por tornar o elétrico mais apetecível aos olhos do consumidor com poder de compra. No entanto, eu ainda acho que isto não passa de uma moda com um lobby gigantesco por trás. O elétrico é um carro giro: fácil de conduzir e cheios de widgets impulsionadas pelo soundbite da AI. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Março 2025 (editado) Citação de John Bonifácio, há 4 minutos: Não achas? Ao preço que custam e à longevidade reduzida das baterias, parecem-me um luxo para a carteira e para o ambiente. A questão é que os motores de combustível fóssil também já não são feitos a pensar na longevidade, o que acaba por tornar o elétrico mais apetecível aos olhos do consumidor com poder de compra. No entanto, eu ainda acho que isto não passa de uma moda com um lobby gigantesco por trás. O elétrico é um carro giro: fácil de conduzir e cheios de widgets impulsionadas pelo soundbite da AI. Se falares do ambiente, concordo. Em termos financeiros, os preços têm descido, pelo menos tenho essa noção. Já disse isto aqui, não acho que os eléctricos sejam 100% do futuro. Acho que seria mais fácil a todos os níveis se conseguíssemos combustíveis sintéticos. Ainda assim, não vejo motivos para não haver ambos, combustão e eléctricos, até na mesma casa por exemplo. Editado 9 Março 2025 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 9 Março 2025 Citação de Ghelthon, há 3 horas: Se falares do ambiente, concordo. Em termos financeiros, os preços têm descido, pelo menos tenho essa noção. Já disse isto aqui, não acho que os eléctricos sejam 100% do futuro. Acho que seria mais fácil a todos os níveis se conseguíssemos combustíveis sintéticos. Ainda assim, não vejo motivos para não haver ambos, combustão e eléctricos, até na mesma casa por exemplo. Também me parece que o mais sustentável serão os sintéticos. E até já há combustíveis desenvolvidos e motores construídos para esse efeito, mas como a loucura ainda é o elétrico, os desenvolvimentos vão ficando na gaveta. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 9 Março 2025 Essa da longevidade das baterias nunca vou entender. Mas acham que ao fim de 10 anos o carro simplesmente deixa de andar? Quantos carros a combustão estão novinhos em termos de motor e têm a mesma eficiência (e até potência) ao fim de 10 ou 15 anos? Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 9 Março 2025 (editado) Citação de NIkeL, há 25 minutos: Essa da longevidade das baterias nunca vou entender. Mas acham que ao fim de 10 anos o carro simplesmente deixa de andar? Quantos carros a combustão estão novinhos em termos de motor e têm a mesma eficiência (e até potência) ao fim de 10 ou 15 anos? Não percebo um boi de carros elétricos, nem tenho nada contra eles, mas não acho que possas comparar dessa forma. Suponho que o desgaste das baterias limite a autonomia. Não há nenhuma peça que se desgaste num carro a combustão que te limite a autonomia, e isso pode fazer a diferença completamente crucial entre conseguires usar o carro no dia a dia ou não. Há muita peça que se desgasta num carro a combustão que podes ter de substituir completamente, mas também suponho que uma bateria dum carro elétrico seja mais caro que todas elas. Parece-me bastante mais caro do que p.ex a correia de distribuição que foi a peça de desgaste esperado mais cara que já substituí (tenho um carro a diesel que vai fazer agora 14 anos nas minhas mãos). A não ser que rebentes o motor completamente ou algo assim. Editado 9 Março 2025 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 9 Março 2025 Citação de noikeee, há 39 minutos: Não percebo um boi de carros elétricos, nem tenho nada contra eles, mas não acho que possas comparar dessa forma. Suponho que o desgaste das baterias limite a autonomia. Não há nenhuma peça que se desgaste num carro a combustão que te limite a autonomia, e isso pode fazer a diferença completamente crucial entre conseguires usar o carro no dia a dia ou não. Há muita peça que se desgasta num carro a combustão que podes ter de substituir completamente, mas também suponho que uma bateria dum carro elétrico seja mais caro que todas elas. Parece-me bastante mais caro do que p.ex a correia de distribuição que foi a peça de desgaste esperado mais cara que já substituí (tenho um carro a diesel que vai fazer agora 14 anos nas minhas mãos). A não ser que rebentes o motor completamente ou algo assim. A questão é que fala-se muito nos "ao fim de 7 anos pagas não sei quantos mil euros para trocar a bateria" como se a bateria de um dia para o outro deixasse de funcionar. E nos ICE também há perda de autonomia e de potência. Provavelmente não é é tão visível, mas o meu argumento não era que perdiam eficiência de forma igual, mas sim que há perda nos dois e não é por isso que as pessoas deixam de usar um carro que não esteja igual a novo. A manutenção e desgaste de um ICE é mais alta que um elétrico no "dia-a-dia", principalmente a partir de certas idades. A quantidade de dinheiro que já enterrei em válvulas disto, sondas daquilo e filtros do outro também vai acumulando ao longo do tempo... Não faço ideia se são comparáveis, tendo em conta também o quanto se poupa em "combustível" nos elétricos, a longo prazo os gastos com um ICE e um elétrico. A grande diferença é o gasto grande se um dia quiseres/precisares trocar a bateria. Atualmente o elétrico absolutamente tem um lugar no mercado, principalmente no segmento dos citadinos, que é onde faz mais sentido, pelo menos enquanto as autonomias e tempo de carregamento não melhorarem. Ah e os preços dos carros, já agora. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 9 Março 2025 (editado) Citação de NIkeL, há 2 horas: A questão é que fala-se muito nos "ao fim de 7 anos pagas não sei quantos mil euros para trocar a bateria" como se a bateria de um dia para o outro deixasse de funcionar. E nos ICE também há perda de autonomia e de potência Não deixa de funcionar mas se eu conseguia fazer 500km no meu carro e depois começo a só conseguir fazer 400.. 300.. 200.. epa a certo ponto deixa completamente de ser usável para o dia-a-dia que é algo que não acontece num ICE Perca de autonomia num ICE como assim? Consigo fazer 800km no meu na mesma tal como no início. E mesmo se começasse a fazer menos kms com um tanque, tenho sempre a hipótese de encher o depósito onde quiser em 5 minutos. O resto eu concordo contigo mas tenho grandes dúvidas que valha a pena matematicamente atualmente comprar um elétrico, a menos que estejamos com um orçamento a partir duns 30k€ ou assim. E o outro ponto onde eu tou a querer chegar mas não disse, é a desvalorização a longo prazo do carro. Parece-me mais ou menos óbvio que a desvalorização a médio-longo prazo dum elétrico, devido à tal questão da perca de autonomia e também da evolução rápida atual da tecnologia, será mais acentuada do que num ICE. Editado 10 Março 2025 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 10 Março 2025 Porque se está a falar no assunto: Confirmado. Autoeuropa vai produzir elétrico mais barato da Volkswagen Excelente notícia, por todas as razões. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 10 Março 2025 Citação de Ghelthon, há 20 horas: Já disse isto aqui, não acho que os eléctricos sejam 100% do futuro. Acho que seria mais fácil a todos os níveis se conseguíssemos combustíveis sintéticos. Eu acho que só ainda não há porque não há interesse em haver. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 10 Março 2025 Citação de Hammerfall, há 3 minutos: Eu acho que só ainda não há porque não há interesse em haver. Claro. Vai havendo mais agora, mas certamente que essa investigação está atrasada em décadas devido ao lobby dos fósseis. Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 10 Março 2025 Enquanto os carros elétricos não apresentarem a comodidade de um carro com motor a combustão, pura e simplesmente o nicho deles só existe para os que não fazem os kms. Da minha experiência com elétricos, tu não podes apresentar uma condução "normal" a longas distâncias é todo um excessivo planeamento para fazer uma coisa com um carro a combustão nunca aconteceria. 1 3 Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 11 Março 2025 Citação de Kimi Raikkonen, há 10 horas: Enquanto os carros elétricos não apresentarem a comodidade de um carro com motor a combustão, pura e simplesmente o nicho deles só existe para os que não fazem os kms. Da minha experiência com elétricos, tu não podes apresentar uma condução "normal" a longas distâncias é todo um excessivo planeamento para fazer uma coisa com um carro a combustão nunca aconteceria. É verdade, mas pegando no exemplo português, as pessoas conduzem muito pouco. Grande parte das pessoas não faz 1000 KMS por mês e fazem 2-3 viagens de mais de 100 kms para cada lado por ano. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Março 2025 Citação de Kimi Raikkonen, há 11 horas: Enquanto os carros elétricos não apresentarem a comodidade de um carro com motor a combustão, pura e simplesmente o nicho deles só existe para os que não fazem os kms. Da minha experiência com elétricos, tu não podes apresentar uma condução "normal" a longas distâncias é todo um excessivo planeamento para fazer uma coisa com um carro a combustão nunca aconteceria. Até parece que é um planeamento super complicado de fazer. Hoje em dia a maioria dos eléctricos já inclui isso tudo no próprio GPS, além de N apps que podem ser usadas para aferir essas coisas. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 11 Março 2025 Citação de Ghelthon, há 57 minutos: Até parece que é um planeamento super complicado de fazer. Hoje em dia a maioria dos eléctricos já inclui isso tudo no próprio GPS, além de N apps que podem ser usadas para aferir essas coisas. o que o @Kimi Raikkonen quis dizer com condução "normal" é ir a 160/170 na AE a dar máximos a toda a gente da faixa da esquerda :mrgreen: 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Março 2025 Mas andar rápido também num carro a combustão também limita imenso a autonomia, como é óbvio. Se eu andar a 160 gasto bem mais do que se andar a 120. A real diferença é que um EV tem mais coisas por onde perder autonomia do que um a combustão, mas isso faz parte. Para mim isto nunca será uma guerra, mas sim complemento. É como digo, acho que ambos vão andar na estrada durante muitos anos, e muito provavelmente dentro das mesmas casas. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 11 Março 2025 Citação de Ghelthon, há 3 horas: Mas andar rápido também num carro a combustão também limita imenso a autonomia, como é óbvio. Se eu andar a 160 gasto bem mais do que se andar a 120. A real diferença é que um EV tem mais coisas por onde perder autonomia do que um a combustão, mas isso faz parte. Para mim isto nunca será uma guerra, mas sim complemento. É como digo, acho que ambos vão andar na estrada durante muitos anos, e muito provavelmente dentro das mesmas casas. Sabes que não é comparável, certo? é que mesmo desconsiderando as "mais coisas", não é possível de comparar o impacto que tem o aumento de velocidade. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Março 2025 Citação de Erwin, há 20 minutos: Sabes que não é comparável, certo? é que mesmo desconsiderando as "mais coisas", não é possível de comparar o impacto que tem o aumento de velocidade. Claro que há-de ser possível, esses rates devem todos ser conhecidos. Mas essa questão é meio lateral. Não faz sentido falar-se nos EVs como se fossem a única opção. Não são nem nunca serão, mesmo que a legislação pareça encaminhar-nos para aí. Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 11 Março 2025 Citação de Ghelthon, há 9 horas: Até parece que é um planeamento super complicado de fazer. Hoje em dia a maioria dos eléctricos já inclui isso tudo no próprio GPS, além de N apps que podem ser usadas para aferir essas coisas. Eu acho que nunca tiveste de fazer mais do que uma viagem acima de 100kms ir e vir no mesmo dia, com horários e presenças a cumprir. Primeiro, o país ainda tem um rede elétrica onde a meu ver ainda existe escassez/sem cobertura de pontos de carregamento face ao numero de carros elétricos em andamento. Segundo, independentemente do software do carro ou o que o maps possa fornecer em termos de soluções de navegação, é por demais evidente que tem de existir um planeamento prévio porque o carro simplesmente não dá, o que é inaceitável o excesso de tempo perdido, seja em viagem, seja a esperar para carregar "o suficiente". Terceiro, sim a tua condução tem de ser sempre no ponto, porque ai meu deus, qualquer coisinha de nada rebenta com a autonomia. Não falo que uma pessoa possa andar a 140 na AE, mas acho não é para se andar a 80 na mesma situação, o que outro "desperdício" de tempo útil. Enquanto um carro elétrico não te permitir a situação de "desleixo" onde para corrigir é só ir ao posto de combustivel da esquina, em qualquer ponto do pais, o nicho deles é limitado. 1 2 Compartilhar este post Link para o post