Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Shin-Shein

Os vossos animais de estimação

Publicações recomendadas

Como é que vocês (cat owners) foram introduzindo a vossa presença ao gato? Ele ainda é bebé e precisa de tempo para se habituar à nova realidade, mas ele só se esconde para debaixo dos móveis, ontem tapamos os móveis, mas o c*brão conseguiu ir para lá mesma. Está lá o dia todo, só à noite é que se aventura, como não o conseguimos pegar, quando nos aproximamos dele (só nestes momentos em que ele está escondido) começa a bufar. Ontem à noite, enviou se na casa de banho, depois se explorar a sala enquanto nós estávamos no sofá, e desata a miar, deixou que nós lhe pegassemos e ficou connosco um pouco. Depois deixamos ele sair e escolher para onde ir e lá voltou para debaixo do móvel, passou por uma nesga qualquer. Logo à tarde quando chegar a casa, vamos tentar novamente, com comida, fazer com que ele saia lá de baixo, tapar em condições o móvel e tentar com que ele fique mais um bocadinho ao nosso colo.

Como é vocês foram fazendo este processo nestes primeiros dias?

Compartilhar este post

Link para o post

Da mesma forma que estás a fazer, sem o forçar demasiado para evitar que fique stressado, deixando-o ganhar confiança e conhecer o espaço por ele próprio.

Os gatos precisam de um espaço seguro em que consigam descansar sem receios, em que se sintam escondidos e em segurança. O meu ainda hoje adora deitar-se em cima de uma cadeira na cozinha, fica escondido pela toalha de mesa. Já tem sete anos.

Vai com calma que estás a ir bem, quando deres conta há de estar a intrometer-se no teu colo para dormir uma sesta. Mas quando ele quiser, não porque o estás a obrigar a fazê-lo. Temos de os conquistar, não os conseguimos obrigar. São animais fantásticos.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um gato com 2 anos e pouco, ele não vem para a nossa beira se o formos buscar, vem para a nossa beira quando ele quer. Os gatos tem uma personalidade muito forte, pior que as mulheres. É só deixares ir como o @Black Hawkdisse. Ir brincando com ele, compra uma brinquedo com penas, o meu pelo menos adora esse tipo de brinquedos. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 1 hora:

Como é que vocês (cat owners) foram introduzindo a vossa presença ao gato? Ele ainda é bebé e precisa de tempo para se habituar à nova realidade, mas ele só se esconde para debaixo dos móveis, ontem tapamos os móveis, mas o c*brão conseguiu ir para lá mesma. Está lá o dia todo, só à noite é que se aventura, como não o conseguimos pegar, quando nos aproximamos dele (só nestes momentos em que ele está escondido) começa a bufar. Ontem à noite, enviou se na casa de banho, depois se explorar a sala enquanto nós estávamos no sofá, e desata a miar, deixou que nós lhe pegassemos e ficou connosco um pouco. Depois deixamos ele sair e escolher para onde ir e lá voltou para debaixo do móvel, passou por uma nesga qualquer. Logo à tarde quando chegar a casa, vamos tentar novamente, com comida, fazer com que ele saia lá de baixo, tapar em condições o móvel e tentar com que ele fique mais um bocadinho ao nosso colo.

Já vives com a tua namorada?

Aiiii, tu és uma criança.

Sei que já não és 😞

Compartilhar este post

Link para o post

Thanks!

Citação de Diogo_CFB, há 2 minutos:

Já vives com a tua namorada?

Aiiii, tu és uma criança.

Sei que já não és 😞

Desde Junho do ano passado ahah. Ou Março de 2020, quando ela se mudou para casa dos meus pais. Mas estamos num apartamento desde Junho.

O tempo passa, mas mantenho a minha aparência jovem 😂😂

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu no meu quando veio pra ca veio bebe ainda e simplesmente pegava nele e andava com ele , nao sei se era a melhor maneira mas funcionou muito bem

Compartilhar este post

Link para o post

Já acompanhei de perto 2 experiências com gatos, embora nunca tenha sido em minha casa. Uma foi adoptada muito bebé e ficou uns 15 dias restrita a 2 divisões onde se habituou a usar a areia e era forçada a conviver, muito colo e tal, depois começou a explorar a casa e rapidamente, fruto de ser bebé, se habituou a estar em casa.

Outra foi uma adopção de um gato já juvenil/adulto e pouco habituado a pessoas. Aí o procedimento foi parecido com o teu, até ser ele próprio a se sentir à vontade para se aproximar agia-se como se o gato não estivesse lá, simplesmente deixava-se a areia, comida e água à disposição e o gato passava o dia escondido, saindo de noite para explorar. Passado pouco tempo já começou a aparecer devagarinho, sempre desconfiado, e aí começou-se a usar comida de lata para o "subornar", depois disso rapidamente começou a partilhar o sofá e tal, até se tornar um gato doméstico "normal" (todos têm personalidades muito diferentes, não é certo que o teu seja um gato que queira colo).

Editado por antifa
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ponto de situação:

Quinta e sexta feira não o forçámos a nada, a não ser na quinta à noite em que ele foi miar atrás da porta. Fui lá ter com ele e quando ia para lhe pegar começou a bufar (o normal) e quando pego nele torna se num autêntico peluche. Fui com ele para o sofá e ele ficou entre mim e a minha namorada. Esteve lá cerca de 1h, sempre desconfiado e a tentar perceber qual era a melhor rota de fuga. Depois lá se acomodou e deitou-se, ainda brincou um bocadinho connosco. Após muitas festas e mimos, quando fomos para o quarto, lá fugiu ele para debaixo do móvel.

Esteve lá a sexta feira o dia inteiro, nem durante a noite (connosco lá). No sábado meteu se debaixo de outro móvel, isto logo de manhã e não saiu de lá. Foi lá um amigo meu que o foi buscar debaixo do móvel, não se assustou com o grunhir e bufar do gato, pegou nele e foi para o sofá. Após umas horitas com ele a receber festas e mimos dos 3, mais colo, lá começou a aceitar e a ronronar (ainda nem sabe ronronar em condições) e foi ficando no sofá. Ontem durante a tarde, foi começando a sair proativamente debaixo do móvel para explorar a casa e estava mortinho para vir para o sofá, onde nós estávamos. Chegou a lá estar, mas assustava se com tudo e fugia. À noite, perdeu o medo e foi para lá. Teve a brincar e depois dormiu um bocadinho lá.

Acho que o gelo já foi partido e agora é uma questão de tempo até ficar estupidamente chato.

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma gata cá em casa, é capaz de ter 5 anos. É mais gata de rua do que gata de casa, vem para a janela do escritório quando quer comida e começa a miar. Mas só entra se tiver vontade, explora um bocado e só lhe fazes festas se ela tiver carente.

Mas se tu tiveres no sofá, talvez venha para a nossa beira se tiver vontade. Também dorme na cama quando lhe apetece e se a tiras de lá, começa a miar baixinho porque quer lá ficar 😂

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o gelo já foi partido e agora é uma questão de tempo até ficar estupidamente chato.

Um dos daqui de casa acorda sempre às 6h e começa a miar para nós acordarmos... Raspa portas, vidros, armários, camas... Que filho da p*ta!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 6 minutos:

Um dos daqui de casa acorda sempre às 6h e começa a miar para nós acordarmos... Raspa portas, vidros, armários, camas... Que filho da p*ta!

Ahah já tive um gato assim em casa dos meus pais. Gato esse que me fez passar a gostar da sua espécie. O cabr*o era chato que doi e tinha uma personalidade f*dida, mas foi um grande amigo e companhia. Morreu no final do Verão do ano passado, já não vivia com ele e, mesmo na minha casa, às vezes à noite ainda esperava ouvir o gajo a querer entrar no quarto lool.

Já este, está a começar a ser chato, ontem começou a trincar o carregador do meu portátil, vão ser uns meses f*didos lool.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 3 horas:

o meu só parava se lhe desse de comer.

andei 6 meses a acordar todos os dias às 5 por causa disso, até ao dia em que lhe mandei um berro mais a sério que ele foi dormir e nunca mais fez 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Erwin, há 1 hora:

o meu só parava se lhe desse de comer.

andei 6 meses a acordar todos os dias às 5 por causa disso, até ao dia em que lhe mandei um berro mais a sério que ele foi dormir e nunca mais fez 😂

os berros com este não resultam. Pensa até que é brincadeira...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 10 minutos:

os berros com este não resultam. Pensa até que é brincadeira...

Sim, o meu também, normalmente.

Essa foi a unica vez que ele percebeu que era a sério lol

Compartilhar este post

Link para o post

O raio do gato já tomou a casa de assalto e agora é tudo dele

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 15 horas:

Há algum veterinário por aqui?

Trabalho com um, pode ser que te consiga safar. Que precisas?

Compartilhar este post

Link para o post

Morreu hoje o meu porquinho-da-índia. Estou mesmo na m*rda 

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, num futuro próximo irei ser pai de 2 gatos. A minha primeira preocupação é tornar a casa à prova de gatos para evitar acidentes como o do Very, nomeadamente sofás, móveis, televisões. Que "truques" há para evitar que haja acidentes tipo furar/arranhar sofá, empurrar tv, etc? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 11 minutos:

Pessoal, num futuro próximo irei ser pai de 2 gatos. A minha primeira preocupação é tornar a casa à prova de gatos para evitar acidentes como o do Very, nomeadamente sofás, móveis, televisões. Que "truques" há para evitar que haja acidentes tipo furar/arranhar sofá, empurrar tv, etc? 

Há um spray de catnip (erva gateira lol), que é um aroma que os gatos gostam muito. Isso até no Continente se vende. Basicamente podes borrifar de longe a longe uma zona que prefiras que os gatos usem, e assim deixar os sofás em paz. Não é milagroso, claro.

De resto, recomendo colocares um arranhador na esquina do sofá, que normalmente é a zona predileta deles. Estudar os padrões de comportamento, perceber onde tentam arranhar, repreender e recompensar quando te obedecem.

Quando estiveres fora de casa, podes deixar uma manta a cobrir as esquinas.

Sobre as TVs, nunca tive problemas por isso deixo as dicas para os outros.

Aproveito só para deixar mais esta:

150496_pla_karlie_kratzstamm_atusa_cat_hellgrau_hs_01_0.jpg

Estás a ver aquela bola? Arranca-a e deixa o gato brincar com ela. Os gatos são malucos por bolas pequenas com fios, vão andar a jogar futebol pela casa fora, com ela na boca (salvo seja) de um lado para o outro, etc.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

O meu adora este estilo de Brinquedo. E claro caixas de encomenda que chegue cá em casa tem de ficar 2 a 3 dias para ele usar a vontade! 

O @Micajá deu boas dicas e de resto é habituares a ideia que já não vais ser dono de tua casa. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...