Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lip McBoatface

Viagens (Actualizado a 02/09/2021)

Publicações recomendadas

Aproveitei o fim-de-semana alargado para finalmente voltar a passear fora de Portugal com a minha namorada. Procurei combinar o custo mais baixo possível com o maior número de horas disponíveis para passear, e escolhi Lyon. No momento, pensei que não iria ter muito interesse, que serviria apenas para desanuviar um bocado e voltar a fazer uma viagem para fora (e só isso já era bom). Por um conjunto de razões, a minha namorada não tem férias há mais de dois anos, pelo que "qualquer coisa servia". Mas foi muito melhor do que isso.

Como achei que 3 dias em Lyon era demasiado, pesquisei por outros locais na região e descobri Annécy. É o sítio mais bonito onde já estive. Annécy é uma pequena cidade "medieval" nos Alpes franceses, cujo principal destaque é ser atravessada por canais (chamam-lhe a Veneza dos Alpes) que terminam num grande lago, com vista muito próxima para as montanhas. Está a 2 horas para este de Lyon, a 20 e poucos kms de Genebra.

Ficámos um dia completo (excelente pontualidade da Flixbus), o que chega e sobra para conhecer tudo. Apesar de ser um sítio lindíssimo, se tivesse que escolher a caraterística que mais gostei provavelmente diria os cheiros da cidade. Vamos vagueando por aquelas ruas estreitas e está-nos constantemente a cheirar a chocolate, a crepe, às pimentas que utilizam para temperar a carne, a pão quente, a queijo derretido... É difícil de explicar mas é uma sensação mesmo muito boa e diferente.

As próprias ruas também nos transportam para outros tempos. Ficámos numa espécie de Airbnb que era um 3º andar sem elevador e com escadas de pedra, em caracol e irregulares, literalmente era uma torre medieval em que moravam pessoas. Foi logo um sentimento mágico. Depois, lá está, os franceses sabem viver. A partir das 19h30, 20h00, com o anoitecer, está toda a gente na rua, novos e velhos, com um copo de vinho na mão, a cantar os clássicos franceses. É um ambiente encantador.

O dia passa-se sem darmos conta vagueando pelas ruas à beira dos canais, sendo que as casas em volta e as próprias grades que protegem os canais estão ornamentadas com canteiros cheios de pequenas flores coloridas, muito bonitas. Tudo culmina no lago de água cristalina, que é o postal da cidade. Por 20€ aluga-se uma gaivota por 1 hora e temos via verde em todo o lago, o que dá para procurar um sítio mais isolado, contemplar as montanhas e fazer o pedido de casamento perfeito.

A 10 minutos a pé da zona histórica ainda há para ver a Basílica e o Castelo locais. As vistas sobre o lago são bonitas mas os interiores não se diferenciam de tantos outras basílicas e castelos por aí, incluindo os nossos.

Fazendo o comparativo com Veneza, para mim Annécy ganha por larga margem. Menos turístico (muitíssimo menos, mas há que dar o desconto de ser outubro), mais pequeno, com a sua essência bem melhor conservada. Em Veneza senti-me na Chinatown, Annécy para além de estar menos gente, estava rodeado de 90% de pessoas locais. Em Annécy tiveram o cuidado (ou a obrigação) de deixar quase intacta a identidade da zona histórica, que não corresponde nem a 20% do total da cidade. Isto é, a cidade cresceu em tamanho e densidade mas sempre para fora das "fronteiras" da zona medieval, o que achei fantástico. Uma verdadeira pérola.

Depois do encanto que foi Annécy, era impossível sermos justos para com Lyon. Ficámos cerca de um dia e meio, o que é apertado. Tivemos que apanhar metro para poupar algum tempo, que é algo que não gostamos de fazer a não ser que sejam pontos mesmo muito distantes. Diria que entre dois dias e dois dias e meio, para ver tudo a pé, é o ideal.

A primeira impressão de Lyon foi péssima. Partimos da gare mais a sul (Perrache) e queríamos deixar as malas no hostel, que ficava a uns 3km para norte, e o caminho foi feito entre lojas, lojas e mais lojas. Foi inacreditável. Lojas de roupa, perfumarias e joalharias, tudo do mais caro. E as ruas todas cheias de pessoas a comprar. Chegámos ao ponto de mudar o percurso para avenidas paralelas, duas vezes, para estas serem réplicas das anteriores. Lyon entre o Rhône o Saône é um retângulo de 3km por 1km só com lojas, polvilhado com algumas igrejas e praças razoáveis, mas não distintivas. Falei nos rios porque é o dá alguma cor a esta zona específica de Lyon. Em especial mais a norte, as margens dos rios são zonas bonitas para passear.

A segunda das três grandes zonas de Lyon que visitámos (Croix Rousse) serviu para apagar a imagem anterior. Lyon, e este "bairro" em particular, é um habitat de artistas. A cada esquina apareciam bandas de rua, pintores e até teatros de improviso. Foi inesperado, muito agradável e deu para captar a essência da população local. O Mur des Canuts é uma pintura com enormes detalhe e realismo, em que a tela é um edifício real de 4 ou 5 andares. Fiquei surpreendido por não ter ninguém a contemplá-lo, mesmo estando num local mais "underground". O Jardin des Chartreux, ali perto, é um bonito miradouro sobre a cidade, mais uma vez vazio pelo menor mediatismo da zona.

Toda a descida desde o Mur des Canuts até às margens do Saône fez-me lembrar bastante o Porto quando se desce da Torre dos Clérigos até ao Douro evitando as ruas mais movimentadas. Ruas mais velhas e degradadas, mais escuras, com muito pouca gente, mas sem qualquer sensação de insegurança. Nas margens do rio há mais uns Frescos muito bonitos a cobrir edifícios de alto a baixo, e lá estamos nós de novo na zona das lojas, mas onde se janta bastante bem e a preços moderados.

Faltava ver, por fim, a zona histórica. Começámos pela Basilique de Notre-Dame de Fourviere. Se até então dei pouco ou nenhum valor aos edifícios religiosos, esta Basílica é a mais bonita em que já estive. A dimensão e o grau de detalhe, quer por fora mas sobretudo por dentro, é absurdo. É um edifício bastante imponente, lindíssimo. Na altura estava a haver missa, com um "piano" gigante a ecoar por toda a Basílica e um coro de velhotes muito bom, o que juntamente com o impacto do edifício em si me levou às lágrimas. A minha namorada até pensou que eu me estava a converter ao catolicismo (sou ateu)...

Terminada a missa, há muito para contemplar dentro do edifício, incluindo uma "capela" maior que muitas igrejas, onde estão estátuas de Nossas Senhoras de vários países, entre as quais surge com destaque a Nossa Senhora de Fátima. Fora da Basílica há um miradouro fabuloso com vista para toda a cidade - a Basílica está mesmo muito alta face ao resto da cidade. A Basílica e o miradouro/jardim são, por larga margem, o ponto alto de Lyon e dos locais mais bonitos em que já estive.

Descendo para visitar o resto da zona histórica, a catedral é bonita e insere-se bem nas ruas "medievais", mas depois de ver a Basílica qualquer coisa pareceria fraca. Ainda para mais estava em obras no interior. Esta zona medieval era engraçada mais muito pequena, umas 4 ou 5 ruas só, e com as esplanadas dos restaurantes a ocuparem grande parte do espaço para andar. É uma zona engraçada, mas sem comparação (em dimensão e em beleza) com a de Annécy.

Não quero acabar sem mencionar os "traboules". Não têm tradução exata mas basicamente são passagens "secretas" entre edifícios. Imaginem duas ruas paralelas. Em circunstâncias normais teríamos que andar algumas centenas de metros até a um cruzamento para tentar apanhar a segunda rua. Em Lyon entramos em casas/pátios das pessoas que ali moram, que começam numa porta numa das ruas e acabam noutra porta na outra rua. São passagens que têm aquela magia do transporte para os temos medievais. Em termos históricos, acho que os traboules estão relacionados com o transporte/contrabando de seda, mas como já deu para perceber sou um bronco a história.

TL;DR: Annécy e Lyon são duas cidades que valem a pena visitar, sobretudo Annécy. Pessoalmente, foram a prova de que quando viajamos para fora de Portugal, não somos obrigados a ir para as grandes capitais e/ou para as cidades turisticamente mais mediáticas para termos experiências que nos marcam e ficam para o resto da vida. Há é que previamente perder algum tempo a pesquisar locais e pontos de interesse, e na hora não ter "medo" de ir à descoberta.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post

Olá malta,

já alguém fez um gap year (ano sabático) ou tem conhecimento sobre o mesmo ?

Estou a pensar seriamente em fazer um para o ano em Inglaterra na vertente viajar/trabalhar na hotelaria.

Gostava de ouvir opiniões de quem já fez, se realmente é sustentável o dinheiro que se ganha. A informação dada é de receber o salário minimo de lá, descontando um pequeno valor simbólico ao alojamento que nos é providenciado. Refeições ao que indica também podem ser providenciadas ou serem mais baratas...

Vou esclarecer todos as dúvidas directamente com a empresa, mas se ouvisse primeiramente umas opiniões de quem já participou numa ainda melhor.

Agrada me bastante a ideia de trabalhar numa das áreas que gostava de fazer carreira e ainda ter possibilidade de conhecer um novo pais e conseguir ser financeiramente auto-sustentável 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 33 minutos:

procura pela associação Gap Year Portugal e informa-te, é a minha sugestão.

Sim é o que irei fazer , só ando a fazer uma pré pesquisa e análise antes , para realmente ganhar certeza se quero começar avançar com a ideia ou não.

Já agora, quando pesquiso Gap Year Portugal no Google aparece me estas duas páginas:

http://gapyear.pt/

http://anosabatico.pt/

São as duas da mesma empresa/instituição ?  É que vejo as páginas das duas e não me parece iguais, com informações distintas

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a pensar tirar 2 semanas de ferias para ir ao sudoeste asiatico em Fevereiro/Março. Prefiro ter tempo para ficar mais um dia ou outro num sítio de forma espontânea do que andar a correr para conhecer vários lugares. Fico-me por Bangkok e resto da Tailandia?

Editado por Plastikman

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TreinadorB, Em 06/10/2018 at 18:25:

Boas. No próximo fim-de-semana vou a Cracóvia. Chego lá ás 10h, volto ás 22h. Tirando Auschwitz que é destino certo, alguns pontos interessantes que caibam num roteiro de 12 horas?

Se der tenta ir às Minas de Sal. São brutais. Cracóvia é passear no centro e ir ao Castelo. É uma cidade pequena mas brutal.

No entanto, estando lá só 12h acaba por ser curto e acho que vais ter de optar em Auschwitz e as Minas. Eu optava por Auschwitz mas com guia lá

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Em 07/10/2018 at 22:33:

c4c2ce6493e420446a69f3144493d225.png

Está finalmente definido o percurso. Com mais alguns desvios mínimos, mas por alto é isto. Chegamos no dia 1 ao início da tarde a Edimburgo, vamos arrancar no dia 4 bem cedinho, rumo a Inverness. Passamos lá essa noite, e arrancamos com as galinhas, ao longo do Loch Ness, rumo a Skye. Depois de umas voltas, pernoitamos em Knott, e seguimos viagem rumo a Fort William e Glencoe, passando a última noite em Inveraray. No dia seguinte é apreciar um pouco aquele parque natural e descer até Glasgow, onde ao final da tarde apanharemos o avião para Londres.

Só agora é que vi isto!

Pelo mapa, vais passar por Invermoriston, certo? Se for o caso, recomendo vivamente ires ao Glen Rowan Cafe e comer um brownie de chocolate! Foi dos melhores, senão o melhor, que alguma vez comi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rdom, há 5 horas:

Só agora é que vi isto!

Pelo mapa, vais passar por Invermoriston, certo? Se for o caso, recomendo vivamente ires ao Glen Rowan Cafe e comer um brownie de chocolate! Foi dos melhores, senão o melhor, que alguma vez comi. 

Sim, é uma das paragens. Obrigado pela sugestão! Vai ser no Domingo de manhã, será que está aberto? Não sei como são os escoceses nessas coisas.

Parece que entre o nascer e o por do sol vão cerca de 8:45h nesses dias. Curtinhos. Vamos apontar a nunca fazer mais de 3h e muito em viagem (exceptuando saídas e regressos a casa).

Entretanto o percurso já mudou ligeiramente, porque eram demasiadas coisas para ver, sendo os dias tão curtos. Depois deixo aqui a versão actualizada.

Já alguém apanhou o ferry entre Armadale e Mallaig? Poupava-nos 1h e tal em viagens, era mel, mas não sei bem como funciona aquilo...

Compartilhar este post

Link para o post

Ui, depois partilha o mapa do google (caso faças tracking da viagem). Vai ser muito últil

Compartilhar este post

Link para o post

Antes ainda de ir partilho o mapa com as paragens planeadas, que gosto sempre de ir com tudo meio pensado 😄

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.jn.pt/economia/interior/ryanair-cria-12-novas-rotas-em-portugal-9974207.html

Em Lisboa:
3 novas rotas para: Bordéus (5 x semana), Clermont (2) e Edimburgo (2)
Mais frequências para: Berlim, Bruxelas, Bolonha, Dublin e Manchester

No Porto:
6 novas rotas para: Alicante (2 x semana), Brive (2), Cagliari (2), Marraquexe (2), Sevilha (3) e Veneza Treviso (2)
Mais frequências para: Bruxelas, Dublin, Londres Stansted, Luxemburgo, Malta e Marselha

Em Faro: 
3 novas rotas para: Berlim (2 x semana), Milão Bergamo (2) e Londres Southend (5)
Mais frequências para: Birmingham, Dublin, Leeds e Manchester

Em Ponta Delgada:
Total de 5 rotas: Lisboa (2 x dia), Frankfurt Hahn (1 x semana), Londres Stansted (1), Manchester (1) e Porto (6)

Na Terceira:
Total de 2 rotas: Lisboa (4 x semana) e Porto (2)

Compartilhar este post

Link para o post

Nem me falem, que azia. Comprei o bilhete para Edimburgo bem mais caro, há umas 3 semanas. Mas como é num fim-de-semana prolongado, se calhar os gajos da Ryanair ainda se lembram de fazer greve, ao menos não fico com o coração nas mãos sempre na dúvida. Pena que a Easy Jet também está com descontos e saia mais barato agora 😞

Compartilhar este post

Link para o post

Acabaram as férias sábado 😞

Fiz roadtrip 15 dias Croácia - Bósnia - Eslovénia - Itália

Aluguei carro em Dubrovnik, entreguei na Eslovénia. Para a última paragem fui de autocarro. Foi isto:

- Dubrovnik (Croatia)
- Mostar (Bosnia)
- Split (Croatia)
- Brac (Croatia)
- Krka (Croatia)
- Zadar (Croatia)
- Rijeka (Croatia)
- Pula (Croatia)
- Trieste (Italy)
- Liubliana (Slovenia)
- Bled (Slovenia)
- Bologna (Italy)

De regresso ao trabalho esta semana, mas volto aos ares esta semana tb.

Vou ao Luxemburgo 5ª, regresso 6ª.

Domingo parto para a Argélia 12 dias, nunca fui, estou na expectativa pois tenho ótimo feedback 🙂

Compartilhar este post

Link para o post

Já que falas nisso, nunca aluguei um carro, e precisarei de o fazer para a viagem para a Escócia.

Como o costumam fazer? Alugam online de antemão ou tratam disso quando lá chegam? Como é para o deixar? Quantas pessoas têm de ser dadas como condutores, e o preço varia consoante os anos de carta? Como é com o seguro? Eles ficam com caução? Sei que há várias opções, desde entregar com depósito cheio/vazio, a mudanças automáticas/manuais, etc, e que tudo isso influencia o preço. Por quais costumam optar e porquê?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 2 horas:

Aluguei carro em Dubrovnik, entreguei na Eslovénia

2 perguntas

- não sai caro assim? o que já pesquisei de percursos do género fica logo muito mais caro entregar carro noutro país

- algum problema devido a saíres da União Europeia e voltares? (para passar pela Bosnia)

Mas ganda viagem, ando a pesquisar esses percursos há montes de tempo, essa zona toda tá no topo da lista.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem ja esteve em Sofia? Vou la 3 dias, gostava de ter uma ideia. No primeiro post nao tem nada

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dutch, há 6 horas:

Alguem ja esteve em Sofia? Vou la 3 dias, gostava de ter uma ideia. No primeiro post nao tem nada

Sófia em si não tens muito para ver,  num dia exploras tudo. Cidade muito calma e barata.

A multiplicidade de religiões é o principal foco. Tens mesquitas e igrejas católicas quase lado a lado e tudo se dá aparentemente bem. Em termos de história tens a zona arqueológica (não me recordo o nome de cabeça) e mais um ou outro monumento. Se quiseres podes também dar uma volta pelo jardim onde estão os estádios que é engraçado. Mas 3 dias é demasiado...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Em 09/10/2018 at 15:46:

Sim, é uma das paragens. Obrigado pela sugestão! Vai ser no Domingo de manhã, será que está aberto? Não sei como são os escoceses nessas coisas.

Daquilo que vi, aos Domingos abre às 10 da manhã. Mas prepara-te que tipicamente os estabelecimentos do género, em vilas mais pequenas, fecham bastante cedo, tipo 17h.

Quanto à doçaria, não garanto que tenham o brownie, mas todos os bolos/doces tinham um aspecto delicioso. Ah, e também servem pequenos-almoços (black pudding ❤️).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 4 minutos:

Fds black pudding é nojento

Oh... É apenas uma morcela escocesa :8_laughing:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Em 09/10/2018 at 20:51:

Já que falas nisso, nunca aluguei um carro, e precisarei de o fazer para a viagem para a Escócia.

Como o costumam fazer? Alugam online de antemão ou tratam disso quando lá chegam? Como é para o deixar? Quantas pessoas têm de ser dadas como condutores, e o preço varia consoante os anos de carta? Como é com o seguro? Eles ficam com caução? Sei que há várias opções, desde entregar com depósito cheio/vazio, a mudanças automáticas/manuais, etc, e que tudo isso influencia o preço. Por quais costumam optar e porquê?

O único precalço que tive na viagem foi precisamente relacionado com o aluguer do carro. Deixo  abaixo, pq pode alertar outras pessoas.

Eu reservei online com antecedência. No entanto quando cheguei lá reparei que o cartão de crédito tinha o limite standard de 250€, e eles precisavam de por cativo quase 1000€ (eles bloqueiam-te esse montante no cartão, quando entregas o carro se não houver problemas desbloqueiam, portanto é dinheiro que nunca te sai da conta, é só uma segurança para eles).

Basicamente fui burro. Já tinha alugado um carro no passado, mas tinha cartão de credito da empresa, usei esse e foi tranquilo.

Nesta situação em específico tipicamente seria só ligar ao banco, pedir para aumentar o limite do cartão de crédito e aumentariam no próprio dia. O problema é que o meu cartão de crédito é de uma conta bancária secundária, e não do banco onde tenho domiciliado o ordenado. Como tal pediram para mandar recibos de vencimento e demorariam entre 2 a 4 dias a aprovar.

Ah além disso segundo a lei croata o cartão de crédito que usas tens de ter fisicamente contigo e ser em teu nome, portanto não podia pedir cartão a outra pessoa e usar esse.

Acabei por arder na % que pré paguei dessa reserva e tive de arranjar alternativa. Fui ao aeroporto e arranjei uma companhia que aceitava alugar sem cativar montante no cartão de crédito e só tinha de pagar com cartão de débito (por dia ficou mais caro 10€).

Citação de noikeee, há 22 horas:

2 perguntas

- não sai caro assim? o que já pesquisei de percursos do género fica logo muito mais caro entregar carro noutro país

- algum problema devido a saíres da União Europeia e voltares? (para passar pela Bosnia)

Mas ganda viagem, ando a pesquisar esses percursos há montes de tempo, essa zona toda tá no topo da lista.

Neste caso não fica caro. A minha reserva original se tivesse tido o meu cartão de crédito ok ficava por 268€ para esta viagem toda.

Além disso se quiseres abater o custo podes recorrer ao blablacar. Entre a Bósnia e o regresso à Croácia dei boleia a um casal polaco, que permitiu pagar combustível e portagens dessa viagem e ainda sobrou para abater no carro.

Não há qualquer tipo de problema de ir à Bósnia. Tens só de ter um green card que te permite sair com carros alugados para fora do país onde alugaste. Depois disso é chegar à fronteira, dar documentos do carro e cartão de cidadão e siga.

O controlo de fronteira que fazem entre Croácia e Bósnia é exatamente o mesmo que Croácia e Itália.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...