Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

não é propriamente um livro de literatura... é tecnico e vais provavelmente acha-lo muito aborrecido porque é tão pormenorizado.

De historias o diario da viagem do Beagle do Darwin é mais porreiro

Sim, mas não deixa de ser um livro :mrgreen:

Tenho que ver se arranjo esse da viagem. Sabes o nome do livro? :-k

Edit: Já encontrei é pena é ser tudo em inglês.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Os livros do Saramago são tão diferentes dos habituais que por vezes torna-se confuso. Porque escreve ele de tal maneira?

Realmente é chato, aqueles diálogos... :mellow:

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã vou comprar o Cem Anos de Solidão.

Fico com um plano mais ou menos assim:

(acabar Rio das Flores) -> Cadernos do Subterrâneo (Dostoievski) -> Não Contes a Ninguém (Harlan Coben) -> Maias (Eça, 2ª oportunidade) -> Cem Anos de Solidão.

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, mas não deixa de ser um livro :mrgreen:

Tenho que ver se arranjo esse da viagem. Sabes o nome do livro? :-k

Edit: Já encontrei é pena é ser tudo em inglês.

chama-se "A Viagem do Beagle" mesmo, arranjas em portugues facilmente na FNAC, Bertrand ou assim

Os livros do Saramago são tão diferentes dos habituais que por vezes torna-se confuso. Porque escreve ele de tal maneira?

Por acaso não concordo nada, acho que para a maioria das pessoas que diz isso já é mais por preconceito que outra coisa. Para mim o Lobo Antunes é BEM mais estranho e complicado... é que ao menos a maneira de escrever do Saramago vem do facto de ser a tentativa de retratar a linguagem oral natural já o Lobo Antunes é completamente aleatorio lol

Compartilhar este post

Link para o post
chama-se "A Viagem do Beagle" mesmo, arranjas em portugues facilmente na FNAC, Bertrand ou assim

Sim, já tinha encontrado o nome, agora tenho que ver se o descubro por cá :-k

Compartilhar este post

Link para o post

Eu voltei a ler o Eragon, não o que me deu na cabeça xDD

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso não concordo nada, acho que para a maioria das pessoas que diz isso já é mais por preconceito que outra coisa. Para mim o Lobo Antunes é BEM mais estranho e complicado... é que ao menos a maneira de escrever do Saramago vem do facto de ser a tentativa de retratar a linguagem oral natural já o Lobo Antunes é completamente aleatorio lol

De certa forma acho que é questão de hábito. Mas mesmo sendo a ecrita esquisita, o livro não deixa de ser interessante apesar de não ter uma história e título tão interessante ( A viagem do elefante ). Ele enfatiza de tal forma as frases...

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a ler "Efeito Bola de Neve: A Biografia de Warren Buffet, o maior investidor do mundo"

O livro esta muito bem escrito e nem parece uma biografia. O Buffet não sendo um individuo extremamente interessante é no minimo curioso. Tou a gostar muito mais do que estava à espera.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei por uns míseros 3€ os seguintes livros:

Melo Antunes - O Sonhador Pragmático de Maria Manuela Cruzeiro

Pequena História da Desinformação de Vladimir Volkoff

Já tenho com que me entreter nestas férias.

Compartilhar este post

Link para o post
Comprei por uns míseros 3€ os seguintes livros:

Melo Antunes - O Sonhador Pragmático de Maria Manuela Cruzeiro

Pequena História da Desinformação de Vladimir Volkoff

Já tenho com que me entreter nestas férias.

Onde compraste?

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a ler o Cherub: A Seita e agora tá em stand by.

É muito maçudo e descreve as coisas muito minuciosamente, principalmente muito banais e isso torna-se um pouco chato...

Compartilhar este post

Link para o post

Já li as duas principais obras do MST: Equador e Rio das Flores.

Este último fez-me, definitivamente, ficar rendido às capacidades dele enquanto escritor. O próprio enredo novelístico, desta vez, conseguiu cativar-me ao ponto de eu o achar quase tão magistral como a própria escrita dele, que eu antes tinha catalogado como bastante superior às suas tramas.

Tenho as minhas dúvidas que nos próximos tempos venha a ler um autor de romances históricos com as capacidades deste homem.

Eu por norma até sou um grande detractor da campanha publicitária que se cria em torno de jornalistas como o Pedro Pinto ou a própria Júlia Pinheiro, que apenas pelo facto de terem nome na sociedade veêm logo as suas obras nos píncaros dos destaques das livrarias, mas qualquer comentário desse género sobre a obra do MST é totalmente desmerecido...

Entretanto li os Cadernos do Subterrâneo do Dostóievski e fiquei um pouco desiludido com o autor. :| Tudo bem que a obra não é das mais reconhecidas dele, mas eu procurava uma obra relativamente light, barata, e que me fizesse conhecer o autor. Pois bem, a obra é tudo menos light. Monólogos pesados, divagações recorrentes e repetitivas, e uma acção demasiado fechada e confinada aos pensamentos do protagonista. Depois disto, as principais obras dele (que estavam um bocadinho dependentes do que eu achasse deste) vão ficar um pouco para trás na minha listinha de compras...

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm para mim o MST é overrated enquanto autor de romances... Os melhores textos dele para mim continuam a ser as crónicas especialmente de viagens (o livro Sul dele está no meu top).

Os romances, lá está, são demasiado light (pelo menos para mim que <3 Dostoievski e Umberto Eco) e ele tendo essa noção tenta-os camuflar dentro de informação historia em doses industriais que a maioria das vezes até é irrelevante para a trama em questão...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que as informações históricas, para alguns leitores, são fundamentais para o entendimento decente da história. Por exemplo, no Rio das Flores, eu por acaso passaria bem sem aquela quantidade de informações sobre o Estado Novo e a sua formação, mas se calhar para a grande maioria dos leitores aquelas informações são essenciais para entender os contornos da história, e o percurso e ideologias de cada um dos irmãos a fundo.

Além disso, nele consegue-se retirar qualquer coisa da linguagem... uma personalidade qualquer, uma vigorosidade que eu tenho particular dificuldade em encontrar em traduções, porque parece que as coisas foram filtradas antes de chegar desde o autor até nós. A forma como ele escreve foi, sem dúvida, o principal motivo que me fez ler o Rio das Flores depois do Equador, porque eu não fiquei particularmente impressionado com o enredo deste segundo... Pessoalmente apreciei muito mais aquela acção curta do Rio que, no fundo, não tinha grande mistério global, era tudo uma acçãozinha terrena e imediata, e a história nem por isso perdia o interesse e deixava de agarrar o leitor.

Por acaso uma das coisas que influencia o meu gosto no que leio, é precisamente a qualidade da escrita, a qualidade das descrições, enfim, o virtuosismo com que a linguagem é aplicada... e nisso gosto particularmente do MST. Mas também sei reconhecer que os enredos dele não são nada de fabuloso, o do Equador não é nada de fantástico...

Relativamente ao Dostoiévski, já leste os Cadernos do Subterrâneo? O que achaste?

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a ler no fim-de-semana o A Desobediência Civil/A Defesa de John Brown (vêm dois livros num só na edição que arranjei). Gostei, sobretudo do primeiro, apresenta uns quantos pontos de vista bastante interessantes.

Alguém consegue aconselhar um ou dois livros bons sobre a época da guerra fria?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Sim, já tinha encontrado o nome, agora tenho que ver se o descubro por cá :-k

Já vi várias vezes à venda esse livro da viagem do beagle, livraria bulhosa e bertrand têm-no. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

Pilares da Terra de Ken Follet.

Que livro :prayer: O melhor que já li. São 2 volumes, sobre ficção histórica e romance, muito bem escrito, com uma história gigante e muitas personagens, passado ao longo de vários anos no séc XII com a guerra civil inglesa como pano de fundo, e com todas as intrigas da igreja e dos nobres na altura.

Aconselho vivamente. Li o segundo volume em dois dias tal era a intensidade da história e a vontade de saber o que vinha a seguir :x

Compartilhar este post

Link para o post

esse dos Pilares da Terra é muito bom mesmo, já o li à uns anos e devo re-ler em breve

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...