Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Como assim, estás parado tranquilo, e o da frente deixa o carro descair, atrapalha-se e não trava, a culpa nunca pode ser de quem está atrás, tal como fazeres marcha-atrás sem reparares se tens algum carro atrás ou não.

Se não estiver à distância de segurança, a culpa é do de trás.

Compartilhar este post

Link para o post

Se havia coisa que me enervava era essa malta que se encostava mesmo à traseira do teu carro nos semafóros em subida acentuada

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Porque se não sabe fazer o principio básico da condução, fará o resto. Alias, uma pessoa que não souber fazer ponto de embraiagem, não está preparado para ir a exame.

Correcto, mas vê-se imensas pessoas a puxar o travão de mão nas subidas :lol:.

Compartilhar este post

Link para o post

eu mais depressa deixo ir abaixo em plano do quee numa subida

Compartilhar este post

Link para o post

Se havia coisa que me enervava era essa malta que se encostava mesmo à traseira do teu carro nos semafóros em subida acentuada

Será que eles se encostavam mesmo ou tu é que pensavas que eles estavam juntos a ti e na verdade havia uns 2 metros? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Um gajo que está mais atento aos minutos que o exame demorou do que à condução em si e que ainda por cima já tinha reprovado outras duas vezes e ainda se queixa?

Homem que é homem, chumba no código com 4, na condução é para passar à primeira 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Correcto, mas vê-se imensas pessoas a puxar o travão de mão nas subidas :lol:.

e qual é o problema nisso?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q se quisesse usar a tecnica do travão de mão nem sabia como o fazer :lol: E tenho/tinha um charuto a gasolina.

Mas hey, isto é como for melhor para cada um, nada contra.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q se quisesse usar a tecnica do travão de mão nem sabia como o fazer :lol: E tenho/tinha um charuto a gasolina.

é util quando se encostam imenso a ti numa subida acentuada porque tens a certeza que o carro não descai

principalmente quando são carros caros :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

x2 :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A técnica do travão de mão é especialmente útil no estacionamento. Estacionar numa rua com uma inclinação acentuada sem utilizar o travão de mão é muito difícil, pode-se conseguir fazer à primeira mas depois para acertar o carro fica muito complicado avaliar a situação e ao mesmo tempo ter atenção no ponto de embraiagem para ele não descair.

Eu pelo menos faço sempre isso numa rua inclinada: estaciono, meto travão de mão quando ele já está no "lugar", avalio a situação para estaciona-lo melhor, tiro e acerto a posição.

Compartilhar este post

Link para o post

e qual é o problema nisso?

Problema? Não é um problema, provavelmente é só falta de habilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus instrutores sempre me disseram que não se devia utilizar. mas de facto nas ruas com inclinação acentuada dá sempre alguma segurança extra

Compartilhar este post

Link para o post

Problema? Não é um problema, provavelmente é só falta de habilidade.

Usar o travão de mão é falta de habilidade? É que nem sequer estou a perceber se estás a falar de situações de estacionamento ou apenas de pára-arranca ou de outra situação qualquer. Mas em nenhuma percebo a lógica da tua frase.

Compartilhar este post

Link para o post

Usar o travão de mão é falta de habilidade? É que nem sequer estou a perceber se estás a falar de situações de estacionamento ou apenas de pára-arranca ou de outra situação qualquer. Mas em nenhuma percebo a lógica da tua frase.

Então faz assim faz um favor a ti próprio e anda uma ou duas páginas para trás. Assim já deves ser capaz de perceber o contexto.

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Fui ver o contexto, continuas a estar errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Só podem andar na estrada se forem Ken Blocks.

Não uso o travão de mão mas é melhor usar e manter o carro seguro do que andar a arriscar

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem sei como usar o travão de mão para fazer ponto de embraiagem :funny:

Mas com o meu acho que é impossivel usar, porque para travar com o travão de mão é com o pé :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas com o meu acho que é impossivel usar, porque para travar com o travão de mão é com o pé :mrgreen:

Imagina que estás numa descida e queres meter marcha-atrás, por exemplo. Normalmente tens o pé na embraiagem e no travão para ele não descair, metes a mudança, tiras o pé do travão e passas para o acelerador. O carro descai mas anda quase imediatamente para trás.

Com o travão de mão o processo é um pouco diferente: pé na embraiagem e no travão para ele não descair só que depois metes o travão de mão. Com o travão accionado já não tens necessidade de ter o pé no travão, tiras e metes no acelerador enquanto metes a mudança. Fazes o processo normal para o carro arrancar, subindo o pedal da embraiagem e descendo do acelerador, e quando sentires o motor "a puxar" é sinal que ele está a "arrancar" - coisa que não está pois o travão de mão está accionado. Mantens os pés nessa posição, tiras o travão de mão e voilá, o carro faz a marcha atrás sem descair.

É uma boa dica quando não conheces o carro ou estás demasiado encostado no estacionamento ao carro da frente (ou de atrás) numa descida ou subida.

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus instrutores sempre me disseram que não se devia utilizar. mas de facto nas ruas com inclinação acentuada dá sempre alguma segurança extra

na escola não me ensinaram a fazer isso, nem precisava, conseguia arrancar com aquele carro em 3º numa rampa mas depois de apanhar outros carros é-me muito mais fácil e natural usar o travão de mão do que não usar

pois ora bem, eu com o mercedes tb nao preciso de nada disso já que o carro não descai em rampas mas tenta pegar num clio 1.2 de 1998 e tentar arrancar numa rampa especialmente inclinada e depois falamos :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

é util quando se encostam imenso a ti numa subida acentuada porque tens a certeza que o carro não descai

principalmente quando são carros caros :mrgreen:

Se são caros, provavelmente são recentes. Se são recentes já tem o Hill Start Assist, logo não faz sentido usar o travão de mão.

Compartilhar este post

Link para o post

Se são caros, provavelmente são recentes. Se são recentes já tem o Hill Start Assist, logo não faz sentido usar o travão de mão.

Ele devia de se estar a referir aos outros carros que se encostam a ti, penso eu :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

na escola não me ensinaram a fazer isso, nem precisava, conseguia arrancar com aquele carro em 3º numa rampa mas depois de apanhar outros carros é-me muito mais fácil e natural usar o travão de mão do que não usar

pois ora bem, eu com o mercedes tb nao preciso de nada disso já que o carro não descai em rampas mas tenta pegar num clio 1.2 de 1998 e tentar arrancar numa rampa especialmente inclinada e depois falamos :lol:

Eu por andar diariamente num Uno de 93 a gasolina é que falei. Assumo que possa dar jeito e nem me faz a minima confusão que as pessoas usem. No meu caso acho q ia dar m*rda, nem sequer sei como fazem isso (agora com a explicação já percebo mais ou menos). Ou o meu Uno é grande máquina ou então não sei, nunca o deixei descair nem queimo embraiagem nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por andar diariamente num Uno de 93 a gasolina é que falei. Assumo que possa dar jeito e nem me faz a minima confusão que as pessoas usem. No meu caso acho q ia dar m*rda, nem sequer sei como fazem isso (agora com a explicação já percebo mais ou menos). Ou o meu Uno é grande máquina ou então não sei, nunca o deixei descair nem queimo embraiagem nenhuma.

Se conheceres o carro e souberes fazer bem o ponto de embraiagem acho que não tens nenhum problema com isso, mas com subidas torna-se muito mais dificil de o fazer e precisas de sermais rápido com os pés. É normal que algumas pessoas tenham mais dificuldade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...