Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
RicardoBarbosa

[Musica] Musicos, assumam-se.

Publicações recomendadas

procura na net "como ler tablaturas"

é basico

se não sabes ler tabs, imagino pautas

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

e|--------0-------|--------0-------|--------0-------|--------0----7--|

B|------0---0-----|------0---0-----|------0---0-----|------0---0-----|

G|----0-------0---|----0-------0---|----0-------0---|----0-----------|

D|----------------|----------------|----------------|----------------|

A|----------------|----------------|----------------|----------------|

E|-0--------------|-0--------------|-0--------------|-0--------------|

As letras do lado esquerdo dizem a afinação das cordas.

e - 1ª corda ( a com o som mais fininho ) - mi

B - 2ª corda - si

G - 3ª corda - sol

D - 4ª corda - ré

A - 5ª corda - lá

E - 6ª corda - mi

posto isto, tens as 6 cordas, dispostas como se tivesses a guitarra em cima do teu colo.

e os numeros nas cordas significam o traste que tens de pressionar. O nº 0 é corda solta, o 1 é o 1º, etc,etc.

depois só tens de seguir a linha pra tocar a música de forma corrente. aqui neste caso seria 6ª corda solta ( é a primeira de cima da tua guitarra...) depois, 3ª solta, 2ª solta, 1ª solta, 2ª solta, 3ª solta e sempre assim. Depois só tens de saber o ritmo, e ver os números dos trastes em que tens de tocar.

é só isto. aprendi tudo sozinho na net.

aconselho-te é a sacar o guitar pro, que é mais fácil, é um programa que tens a música, e metes a tocar, e vai tocando, e vês melhor o ritmo e dá pra tocar como se tivesses a banda por trás ;)

qualquer coisa pergunta.

Compartilhar este post

Link para o post

Tnhks Schizo es um amor :heart:

Agora a serio. Muito obrigado, quando comprar a minha acustica vou experimentar :medinho:

Quanto ao DB, já soube a ler pautas quando andava a tocar flauta no basico :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Não consigo, eu olho para as TABS e não perebo um cu daquilo. Aquilo para mim é chines.

Pá, basicamente é assim:

normalmente nas tabs as cordas vêm como as notas que elas representam, na versão estrangeira:

E - Mi

A - Lá

D - Ré

G - Sol

B - Si

e - Mi

(basicamente as notas vão de A até G, correspondendo o A ao Lá, B ao Si e assim sucessivamente).

Também normalmente nas tabs as cordas aparecem com a ordem e - B - G - D - A - E.

Agora imagina a seguinte tablatura:

e | -1 - - - - - - - - |

B | - - - - - - -2 - - |

G | - - - 4 - - - - - - |

D | - - - - - - - - - 7 |

A | - - - - - - - - - - |

E | - - - - - - - - - - |

Significa que vais ter de tocar na corda e (a mais fina) no 1.º traste, a corda G no 4.º, a corda B no 2.º e a corda D no 7.º. Depois os ritmos dependem da música.

Além disto podes ainda ter algumas letras, do género 'h' e 'p' e 'b', mas isso são as mais avançadas.

Espero ter sido compreensível. :mrgreen:

EDIT: Schizo :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
LOL Nothing else matters ftw

:mrgreen:

tou numa de aprender a Time is Running Out, a intro é facil, mas depois nunca mais peguei nisso lol

talvez um dia :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, aqui fica, para ser actualizado. Por favor manifestem a vossa opinião.

Pessoas contra a fusão dos tópicos de Guitarra e Baixo

#1 - Ghelthon

#2 - Nate Robinson

#3 - Su1c1d3

#4 - Schizo

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

lol era a nothing else matters era.

too late Ghelthon muahah

Eu sei pouco de teoria musical, mas depois ainda tens escalas, por aí adiante, que vais aprendendo com tempo, tal como técnicas de picking, sweep picking, tapping, bending, hammers e pull of e mais ainda, mas isso vais com calma.

Aconselho-te a começares a usar já os 4 dedos.

2º dedo - 1º traste

3º dedo - 2º traste

4º dedo - 3º traste

5º dedo - 4º traste

se bem que ao inicio dará mais jeito usares só os 2º.3º.4º dedos.

e vai fazendo isto na guitarra

e | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | 1 - 2 - 3 - 4 |

B | - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - -- | 1 - 2 - 3 - 4 | - - - - - - - - -

G | - - - - - - - - - - - - - - -- - -| 1 - 2 - 3 - 4 | - - - - - - - - - - - - - - - - - -

D | - - - - - - - - |1 - 2 - 3 - 4 | - - - - - -- - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - -

E | 1 - 2 - 3- 4 | - - - - - -- - - - - - - - -- - - - -- - - -- - - -- - - - - - - -- - - -

e depois voltas ao início.

Btw, aqui fica, para ser actualizado. Por favor manifestem a vossa opinião.

Pessoas contra a fusão dos tópicos de Guitarra e Baixo

#1 - Ghelthon

#2 - Nate Robinson

#3 - Su1c1d3

#4 - Schizo

Compartilhar este post

Link para o post
:mrgreen:

tou numa de aprender a Time is Running Out, a intro é facil, mas depois nunca mais peguei nisso lol

talvez um dia :lol:

Muse nunca aprendi nd tambem porque so tenho uma acustica.A ultima que andei a ver foi a tears in the rain do satriani e ja a sei so falta practicar mais para acertar o ritmo.Agr tenho e que arranjar outra musica porreira para aprender mas que seja compativel com o meu nivel que diga-se e quase principiante.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

lá me deixaram estes c*brões cheio de vontade de ir tocar, e tenho frequência amanhã.

-_-

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

lol.pó

Compartilhar este post

Link para o post

Toco há ano e meio, mas nunca me empenhei, apenas nestas últimas semanas tenho-me dedicado mais. Não sei tocar músicas inteiras, apenas partes de algumas, como Nothing Else Matters, Enter Sandman, Master Of Puppets, Fade To Black, One, The Unforgiven, Sanitarium, Come As You Are, Knockin' On Heaven's Door, Don't Cry, Thunderstruck, Wasted Years, More Than Words e por agora não me lembro de mais.

Tenho uma viola com que comecei e uma guitarra acústica, queria uma guitarra eléctrica, mas não há papel.

Compartilhar este post

Link para o post

No final deste mês faço anos e vão-me dar uma guitarra acustica, já tenho umas noções da internet e o meu primo vai-me dar umas ajudas. :)

Que musicas aconselham para começar?

Compartilhar este post

Link para o post
ghelton, tambem aprendeste a tocar na net?

Mais ou menos. Tive um ano de aulas, mas daí para a frente tem sido só pela net.

Mas agora vou tentar aprender baixo, como já disse. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo
Schizo, que sabes tocar?

ghelton, tambem aprendeste a tocar na net?

epá, toco cenas que gosto de ouvir normalmente.. toco mais metal, fico-me só pelos ritmos, solos é pra esquecer xD

Compartilhar este post

Link para o post
epá, toco cenas que gosto de ouvir normalmente.. toco mais metal, fico-me só pelos ritmos, solos é pra esquecer xD

E tiveste aulas?

Eu quero comprar uma acustica, mas nao sei escolher. Quero uma que não ultrpasse os 100 €. que me aconselham?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

Nop, aprendi sempre sozinho.

Tive uns toquitos de alguns amigos, mas nada de especial.

Gosto de aprender por iniciativa própria. Por isso é que no curso em que estou, só tenho boas notas nas disciplinas em que vou aprendendo mais por fora, e pesquisando. lol

Mas isso já tem a ver com a própria pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post
Que musicas aconselham para começar?

Não aconselho que comeces com músicas. Começa antes com warm-ups e escalas. As escalas são a base de tudo na guitarra e no baixo. É por elas que se faz o improviso, e que se fazem os solos. Por isso acho que é mesmo a melhor opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...