Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Ah! Isso aqui também podem. Sugerem pessoal para fazer o curso de áribtros né?

Sim, e para depois serem integrados no conselho de arbitragem

---

Bem, a minha situação não está fácil. Tenho mandado currículos para todo o lado, mas para já nada. Estou à espera duma coisa mais concreta vinda duma escola de futebol, mas só em Agosto terei confirmação.

Se não me orientar com nada irei aproveitar para fazer alguns estágios. Um no Trofense, como o Vitor Oliveira, está já apalavrado; e em princípio irei observar treinos e métodos de trabalho duma escola de futebol aqui de perto, mas de futsal. Embora o curso seja de futebol de 11 pode ser que seja útil para algumas situações, e mal não me irá fazer de certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Ya ibra. O começar é sempre lixado. Provavelmente o mais fácil era começares como adjunto...

Boa sorte ;)

Compartilhar este post

Link para o post

www.copafoot21.com

...estou por cá. Está a ser fantástico.

É o maior evento nacional de futebol de 7.

1800 miúdos, centenas de equipas...

Compartilhar este post

Link para o post

A época dos garotos do futsal acaba este fim de semana, com duas concentrações, uma sábado e outra domingo. Espero que não sejam jogos a mais em dois dias, mas fisicamente os miúdos costumam estar sempre disponíveis, e são muitos. Foi bom trabalhar com eles, não tenho nenhum prodígio, embora dois ou três consigam sobressair. Tenho é uma miúda de 10 anos que passa por escolinha que é de longe, mas de longe mesmo, craque... Apesar de ser um ano mais velha do que o que seria permitido. Mas como não é nada organizado pela AF, passa na boa.

Para o ano estamos a fazer de tudo para federar os miúdos, por causa do seguro, mas a AF não quer escolinhas de futsal, nem sequer infantis... Também discordo de um sistema competitivo intensivo, até porque só há 4 clubes de escolinhas e 3 de infantis, mas podiam e deviam ser eles, na AF, a organizar as concentrações.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estamos na final, tem sido das melhores semanas da minha vida.

Faltam 15 horas para jogarmos a final do maior evento nacional de futebol de 7. O Estrela nunca lá esteve presente...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

Mister Alex :prayer:

Boa sorte crl!

Manda mensagem depois a dizer o resultado!

Compartilhar este post

Link para o post

Só aqui vim agora.

Perdemos 3-1, acabei de chegar à Amadora agora... Foi tão mal perdido, jazus.

Marcámos primeiro, eles empataram num charuto de fora-da-área que sofreu desvio no central, entretanto tivemos uma 2ª parte muito equilibrada e com oportunidades para ambos os lados, mas eles marcaram mesmo a acabar...

Mudámos a coisa para um 2-1-3, estivemos à beirinha de empatar, e o nosso guarda-redes abriu a capoeira, e de um charuto do meio da rua eles fizeram o 3-1, já a acabar...

Fiquei chateado, mas tudo passa. E hoje fizemos um jantar de encerramento em Vila Real de Santo António, e eu que nem sou dessas coisas, tive de me conter imenso para não começar a chorar, como fizeram os miúdos quase todos, em especial um deles que já assinou pelo Benfica e que me veio abraçar, a chorar baba e ranho por sair do Estrela. Vão dois para o Benfica, os dois pontas da equipa... Fora os miúdos, mais de metade dos pais chorou a ver aquele espectáculo.

Foram dois anos, muitos jogos, muitos treinos, muita dor de cabeça...

Foi fabuloso.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

Foot 21

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem me sabe dizer se sem curso é possível encontrar um clube onde treinar (Lisboa no meu caso). Ou seja um clube que esteja disposto a ouvir as nossas ideias, ainda que nao tenhamos o Curso de Nivel I (tou a falar de formação).

Cumps

Compartilhar este post

Link para o post

Poderás sempre treinar uma equipa desde que, no banco, haja alguém habilitado com o Nível necessário para o escalão.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje mandei uma série de e-mails para clubes que estavam à procura de treinadores. Apenas um me respondeu e mostrou-se interessado em que eu fosse treinador de uma das camadas jovens. Se tivessem que optar (para quem vai começar) iniciados ou infantis? Quais os primeiros conselhos para quem vai iniciar-se (pelo menos espero que amanha fique tudo acertado na reunião) como treinador?

Compartilhar este post

Link para o post

Depende, se os Infantis forem de futebol onze, talvez fosse melhor para ti começar por eles, se os Infantis forem futebol sete, vai para os iniciados.

Compartilhar este post

Link para o post

Ambos de futebol de 11 pelo que percebi no telefonema (mas estava um bocado de barulho, pelo que não deu para entender tudo)

EDIT: Já agora que conselhos me dão? Principalmente a nível de treinos, pois é onde tenho menos experiência (a que tenho é do que vi ao longo deste ano em clubes como o Casa Pia ou Benfica). Mas ainda quantos deverão ser por semana? E de quanto tempo?

Compartilhar este post

Link para o post
Ambos de futebol de 11 pelo que percebi no telefonema (mas estava um bocado de barulho, pelo que não deu para entender tudo)

EDIT: Já agora que conselhos me dão? Principalmente a nível de treinos, pois é onde tenho menos experiência (a que tenho é do que vi ao longo deste ano em clubes como o Casa Pia ou Benfica). Mas ainda quantos deverão ser por semana? E de quanto tempo?

Mas ja alguma vex treinaste algma equipa? É que na minha opinião, e comigo foi assim, para ganhares alguma experiencia deves começar a trabalhar junto com alguem que tenha alguma experiencia para aprenderes mais, é bem diferente quando somos nos os responsaveis...Pelo menos pra mim foi bem melhor e trabalhando junto com pessoas com mais tempo disto e depois ter pegado na minha propria equipa foi mais facil..é uma opiniap..btw , boa sorte..

Compartilhar este post

Link para o post

Esse site é útil, mas para elaborares exercícios é essencialmente necessário teres noção das carências da equipa.

Ou seja, não te adianta de nada fazeres um exercício todo bonito de finalização, se a tua equipa tem sérias carências a nível do cumprimento dos príncipios de jogo defensivos.

Quando pensares nas carências, e se pensares um bocadinho nelas, vais conseguir por certo elaborar um exercício por ti mesmo, onde consigas isolar a carência em questão, aplicando-lhe a máxima intensidade que conseguires, isolando-a ao máximo com vista a potenciá-la.

Acho que é essencial, para começares a treinar, teres alguma noção dos príncipios de jogo, pelo menos é aquilo que eu denotei de mais importante depois do curso, na forma como deves disciplinar a tua equipa a nível táctico, nomeadamente a relação das coberturas com a penetração e com a contenção. Provavelmente os miúdos que fores treinar não devem ter isto bem assimilado, ainda por cima assumindo que vais treinar uma equipa com algumas dificuldades.

Compartilhar este post

Link para o post
Alex, vi-te na Sport TV. No torneio Foot 21. :mrgreen:

Pois, já me tinham dito que sim, mas acabei por não ver ainda nada do que se filmou...

Compartilhar este post

Link para o post
Só aqui vim agora.

Perdemos 3-1, acabei de chegar à Amadora agora... Foi tão mal perdido, jazus.

Marcámos primeiro, eles empataram num charuto de fora-da-área que sofreu desvio no central, entretanto tivemos uma 2ª parte muito equilibrada e com oportunidades para ambos os lados, mas eles marcaram mesmo a acabar...

Mudámos a coisa para um 2-1-3, estivemos à beirinha de empatar, e o nosso guarda-redes abriu a capoeira, e de um charuto do meio da rua eles fizeram o 3-1, já a acabar...

Fiquei chateado, mas tudo passa. E hoje fizemos um jantar de encerramento em Vila Real de Santo António, e eu que nem sou dessas coisas, tive de me conter imenso para não começar a chorar, como fizeram os miúdos quase todos, em especial um deles que já assinou pelo Benfica e que me veio abraçar, a chorar baba e ranho por sair do Estrela. Vão dois para o Benfica, os dois pontas da equipa... Fora os miúdos, mais de metade dos pais chorou a ver aquele espectáculo.

Foram dois anos, muitos jogos, muitos treinos, muita dor de cabeça...

Foi fabuloso.

Estiveste na Copa grande Alex?

Eu também lá estive pelos 2002 do Benfica. íamos com outro nome (ALL2002Team). Jogamos no escalão acima.

Jogaste contra a Foot21 do Mauro na final. Vamos lá ser razoáveis... Não foi nada mal perdido... Eu estava mais atento à final de 2000 porque estava a jogar a selecção de 2000 do Benfica, da Lena, mas a Foot do Mauro é muito forte mesmo. Principalmente a nivel táctico (organização) dão 10-0 a QUALQUER equipa nacional. Já os viste a jogar desde um plano elevado? É extraordinário. E atenção que há ali miudos que só treinam 1 vez por semana. Depois ofensivamente é que estão demasiado dependentes do desequilíbrio individual, mas porra... Não me digas que foi mal perdido...

Compartilhar este post

Link para o post
Estiveste na Copa grande Alex?

Eu também lá estive pelos 2002 do Benfica. íamos com outro nome (ALL2002Team). Jogamos no escalão acima.

Jogaste contra a Foot21 do Mauro na final. Vamos lá ser razoáveis... Não foi nada mal perdido... Eu estava mais atento à final de 2000 porque estava a jogar a selecção de 2000 do Benfica, da Lena, mas a Foot do Mauro é muito forte mesmo. Principalmente a nivel táctico (organização) dão 10-0 a QUALQUER equipa nacional. Já os viste a jogar desde um plano elevado? É extraordinário. E atenção que há ali miudos que só treinam 1 vez por semana. Depois ofensivamente é que estão demasiado dependentes do desequilíbrio individual, mas porra... Não me digas que foi mal perdido...

Conheço razoavelmente bem aquela equipa da Foot.

Jogámos contra eles no campeonato e eles ficaram cerca de 7/8 lugares abaixo de nós... Foi só o segundo jogo que fizemos com eles, o antigo confronto directo entre as duas equipas foi na 1ª fase e empatámos lá 2-2, mas foi por culpa nossa. Estivemos a ganhar 0-2 em casa deles, estavam eles em 1º lugar, mas retirámos um jogador da frente para colocar um atrás quando estava 0-2, baixámos drasticamente a primeira linha de pressão e eles vieram para cima de nós, acabando por empatar após uns bons minutos de insistência. Mas nós depois podíamos ter voltado a fazer o 3-2... De qualquer forma, ficámos em 1º no campeonato, à frente deles.

O jogo na Copa em condições normais nunca tinha sido perdido, se viste o jogo com alguma atenção viste que nós marcámos primeiro e que podíamos facilmente ter feito o 2º golo pouco tempo depois, e aí desiquilibrávamos logo o jogo para o nosso lado. Não aconteceu, e eles empataram num remate de fora da área que sofreu um desvio num jogador nosso, perto do intervalo, e volto a dizer que nós podíamos ter voltado a marcar e a fazer o 2-1 de seguida...

Aqui, lá está, eu não gosto de cuspir para o ar, mas eu se calhar se estivesse sozinho não perdíamos o jogo. Começou logo a ser perdido ao intervalo com a falta de retorno à calma, a falta de diálogo de certas situações a nível táctico para baixar a intensidade física, para aumentar os índices de concentração, foi quase chegar ao banco, beber água e saltar lá para dentro.

A 2ª parte foi bem disputada e equilibrada, mas nós a nível ofensivo estávamos a zero devido à ausência (não física) do nosso jogador que faz a diferença a nível da finalização apesar de não criar jogo, e não fomos capazes de marcar nas oportunidades que tivemos, mas a Foot também podia perfeitamente ter marcado, foi uma 2ª parte relativamente equilibrada. Contudo, eles foram mais felizes, e a 7 minutos do fim num erro a nível do equilibrio defensivo (ficámos descompensados) um jogador ficou sozinho, e fez o 2-1.

Argh, depois mudámos para o 2-1-3, abrimos cá atrás, mas o nosso avançado não estava pelos ajustes, e o nosso guarda-redes acabou por ser mal batido em mais um tiraço de fora-da-área...

Digo-te muito sinceramente, se o jogo fosse no dia antes, tenho a certeza que não tínhamos perdido a porcaria da Copa na final.

PS - Não sei se ele já está encaminhado ou não, mas mal integre alguma equipa de prospecção, aquele negrinho que a Foot tem na frente é logo o primeiro jogador que eu vou referenciar. O miúdo é impressionante, uma velocidade de execução e de deslocamento que eu não me recordo de ver nestas idades, já para o campeonato o jogo mexeu logo com a entrada dele, na Copa foi igual...

Compartilhar este post

Link para o post
Conheço razoavelmente bem aquela equipa da Foot.

Jogámos contra eles no campeonato e eles ficaram cerca de 7/8 lugares abaixo de nós... Foi só o segundo jogo que fizemos com eles, o antigo confronto directo entre as duas equipas foi na 1ª fase e empatámos lá 2-2, mas foi por culpa nossa. Estivemos a ganhar 0-2 em casa deles, estavam eles em 1º lugar, mas retirámos um jogador da frente para colocar um atrás quando estava 0-2, baixámos drasticamente a primeira linha de pressão e eles vieram para cima de nós, acabando por empatar após uns bons minutos de insistência. Mas nós depois podíamos ter voltado a fazer o 3-2... De qualquer forma, ficámos em 1º no campeonato, à frente deles.

O jogo na Copa em condições normais nunca tinha sido perdido, se viste o jogo com alguma atenção viste que nós marcámos primeiro e que podíamos facilmente ter feito o 2º golo pouco tempo depois, e aí desiquilibrávamos logo o jogo para o nosso lado. Não aconteceu, e eles empataram num remate de fora da área que sofreu um desvio num jogador nosso, perto do intervalo, e volto a dizer que nós podíamos ter voltado a marcar e a fazer o 2-1 de seguida...

Aqui, lá está, eu não gosto de cuspir para o ar, mas eu se calhar se estivesse sozinho não perdíamos o jogo. Começou logo a ser perdido ao intervalo com a falta de retorno à calma, a falta de diálogo de certas situações a nível táctico para baixar a intensidade física, para aumentar os índices de concentração, foi quase chegar ao banco, beber água e saltar lá para dentro.

A 2ª parte foi bem disputada e equilibrada, mas nós a nível ofensivo estávamos a zero devido à ausência (não física) do nosso jogador que faz a diferença a nível da finalização apesar de não criar jogo, e não fomos capazes de marcar nas oportunidades que tivemos, mas a Foot também podia perfeitamente ter marcado, foi uma 2ª parte relativamente equilibrada. Contudo, eles foram mais felizes, e a 7 minutos do fim num erro a nível do equilibrio defensivo (ficámos descompensados) um jogador ficou sozinho, e fez o 2-1.

Argh, depois mudámos para o 2-1-3, abrimos cá atrás, mas o nosso avançado não estava pelos ajustes, e o nosso guarda-redes acabou por ser mal batido em mais um tiraço de fora-da-área...

Digo-te muito sinceramente, se o jogo fosse no dia antes, tenho a certeza que não tínhamos perdido a porcaria da Copa na final.

PS - Não sei se ele já está encaminhado ou não, mas mal integre alguma equipa de prospecção, aquele negrinho que a Foot tem na frente é logo o primeiro jogador que eu vou referenciar. O miúdo é impressionante, uma velocidade de execução e de deslocamento que eu não me recordo de ver nestas idades, já para o campeonato o jogo mexeu logo com a entrada dele, na Copa foi igual...

Quanto ao miudo de que falas, penso que vai para o Benfica (sem certezas), mas no inicio da época, se não estou em erro, foi treinar na competição do SLB e não o quiseram... Ele há coisas...

Quanto ao jogo falo melhor amanhã, mas dizer que para o campeonato, a Foot mandou ainda umas quantas bolas ao ferro e vocês não sairam do vosso meio campo durante a segunda parte toda...

E a Foot só não ficou em primeiro porque apanhou o Benfica em folga dos "A" e levaram com os putos todos que jogam contra Infantis...

Mas do jogo da Copa, falo amanhã...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...