Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lazar Markovic

As vossas receitas, truques na cozinha

Publicações recomendadas

Deve haver algum motivo para a malta ganhar peso quando vai para a Universidade.

Fui viver com a minha avó... E só voltei a perder peso este ano. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Se forem como eu é fácil. Mais de metade das minhas refeições são daquelas já feitas. O que me safa é a comida da cantina ao almoço, que tem sopa, fruta e salada. Mas ainda não tomei um pequeno almoço este ano por exemplo (acordo muito tarde) e regra geral, por semana como pelo menos um de cada: Pizza, francesinha, Durum (kebab), Bifana, Lasanha e duas ou três coca colas. E se for com os amigos ao café também bebo umas 4 cervejas por exemplo.

Nos últimos 5 anos engordei uns 7kg, mas cresci uns 2cm e sou visivelmente magro (65kg praí). Tenho a sorte de ter um metabolismo rápido, que até agora não me fez engordar. Se bem que já cheguei a ter um bocadinho de pança, apesar do resto estar magro (estilo criança subnutrida :lol: ), mas isso vai e volta e agora com um joguinho de futebol semanal já tenho a barriga lisa de novo, ainda que não tenha nada muito definido.

Agora, quando acabar este "ciclo", tenho de ir fazer análises, que nem quero imaginar o quão f*didos devem estar os meus níveis de colestrol e afins :estrelas:

Ah, e eu não desgosto de cozinhar, mas na residência a cozinha tem 3x3m e é utilizada por 20 gajos. É um nojo. E tenho direito a meia prateleira num frigorífico. Corta um bocado a vontade de me armar em Ramsey.

Editado por joe

Compartilhar este post

Link para o post

Essa coisa do paleo não me convence nada. Deixar de comer leguminosas, arroz e massa? Nem pensar.

Ó pá é como tudo, levado ao extremo é ridiculo, mas é uma alimentação interessante. E o plano de 30 dias feito pelo tipo desse blog, aliando a alimentação ao exercicio é bem porreiro e já vi que dá resultados com um familiar meu que seguiu isso e de facto as mudanças foram visiveis. Para o Red Prince era capaz de ser interessante, essa pessoa aliás, tal como ele, é médico, não tem muito tempo quer para exercicio fisico quer para pensar demasiado no que come sendo que esse regime é simples o suficiente para se seguir sem grande esforço e sem abdicar de muitas coisas.

Aliás, foi esse familiar que pela primeira vez me falou dessa coisa do "paleo" e eu sem saber o conceito já era um tipo de alimentação que em algumas coisas costumo ter, excepto o consumo de carne. Já há muito que evito comer demasiados cereais, especialmente trigo e alimentos com amido em geral, também quando como costumo dar preferência ao arroz e massas integrais e são comuns as refeições que faço em que os acompanhamentos são apenas legumes, cozinhados de várias maneiras.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Umas ideias das refeições hei-de lá ir tirar. Seguir mesmo é complicado pq não sou nenhum génio do fogão, desenrasco-me e invento umas coisas novas mas sempre com um certo limite :\ Não uso o forno, por exemplo. Para os pequenos almoços e lanche para mim é um bocado inviável porque não me vejo a resultar umas poucas de coisas, mais depressa me safo com o iogurte e os cereais de farelo com um kiwi por exemplo. Mas no resto, vou tirar ideias de certeza...

Por incrível que pareça até nem está a custar. Nunca estive tanto tempo sem comer porco ou vaca. 5 refeições.

Compartilhar este post

Link para o post

E eu não faço ideia de como conseguem. Eu já era magro antes de vir ( sou caloiro) mas desde que entrei com bebedeiras e mocas dia sim dia não eu ainda tenho é perdido peso. Acordar as 15h30m da tarde comer uma taça de Crunch com leite , tomar banho, ir ao café com os amigos falar da noite/ ter com a miuda/ ir assistir as aulas, voltar a casa e ai sim janto qualquer cena. E isto é num dia que não acorde muito mal e só consiga passar o dia a Coca Cola. Por isso engordar na faculdade não. Mas uma enorme perda de massa muscular sim. Um gajo para além de f*der não faz mais nada... :facepalm:

olha o meu primeiro semestre :lol: entrei pa fac com 95, em janeiro já tinha 83

Compartilhar este post

Link para o post

Eu desde que fui pa faculdade até tenho tido cuidado com a alimentação. Só falta comer mais peixe. A sorte é que tenho paciência para cozinhar :lol:

E eu compro carne do supermercado e é boa. :mrgreen:

Ah e não como tanta sopa, não tenho paciência para ir comprar legumes

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Deve haver algum motivo para a malta ganhar peso quando vai para a Universidade.

É bastante simples perceber porquê. A malta vê-se com um orçamento e portanto a comida que se compra é de baixo preço e portanto de baixo valor nutritivo. As refeições das cantinas dão-te para poucas horas e vês-te a comer qualquer tipo de m*rda a horas que não sejam de refeições. Tudo isto aumenta-te o peso e f*de-te o colesterol.

Compartilhar este post

Link para o post

Têm razão em parte. Nos primeiros dois anos até perdi peso, andava muito a pé, jogava futebol todas as semanas 2 ou 3 x por semana, comia na cantina (ou seja, doses menores e apesar de à noite ser à base de fritos quando a comida do menu acabava ao almoço era sempre porreiro e havia salada), e fazia noitadas atrás de noitadas de copos. As minhas refeições na residência eram todas à base de massa ou arroz com atum ou salsichas quando comia em casa. Mas 3 gajos na residência rebentavam com um pacote de massa por refeição...

Comecei a engordar quando deixei de andar tanto a pé, deixei de fazer exercício, passei a comer quase sem enlatados, só que sempre à base do que já falei atrás. Moderei apenas um tudo nada as doses de arroz e massa ao início. Deixei de poder fazer tantas noitadas e, então ultimamente, estou muito tempo sentado a estudar, fazer a tese ou trabalhos.

Portanto como é natural uma alimentação mais fraca em termos qualitativos até te pode fazer perder peso aumentando os nutrientes não saudável paradoxalmente, e uma alimentação teoricamente melhor (porque sem as porcarias que levam os enlatados) mas em grande quantidade e sem grandes limites às partes mais gordas faz-te aumentar de peso em conjunto com o sedentarismo.

É dificil generalizar, só vendo caso a caso...

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje "inventei" um prato diferente. Comprei cogumelos pleurotus:

DSC00779.JPG

E fiz da seguinte forma: um fio de azeite, meio limão espremido para a frigideira e cebola, junto com os cogumelos partidos em 2 ou 3 pedaços (os maiores), 15 minutos em lume brando, juntei bife de perú cortado aos bocadinhos e temperei com sal, alho e pimenta preta. Acompanhei com arroz integral e salada. Eu gostei imenso, mas a minha namorada só tolera o sabor ácido até certo ponto, já com a polpa de tomate é assim, e como os cogumelos absorveram o sumo do limão quase todo ficaram óptimos para mim, mas tive de comer os dela para não se estragarem :lol:

Alguém tem sugestões fáceis para fazer isto de maneira diferente? Para ela aproveitar tmb lol

Editado por Red Prince

Compartilhar este post

Link para o post

Tira o limão :lol:

Com a polpa de tomate junta leite ou açúcar, corta na acidez.

Compartilhar este post

Link para o post

Genius :grin: Eu sei que posso por açúcar, leite, natas... na polpa de tomate até corto com ketchup. Queria era formas diferentes e fáceis de os fazer, se alguém já experimentou cozidos ou assim :)

Compartilhar este post

Link para o post

Com os cogumelos experimenta 'fritá-los' só com sal, perdem a água toda, e depois de 'enxugarem' mete o azeite na frigideira.

E limão só para temperar porque o sabor daquilo frito fica mais amargo que outra coisa. Mas se gostas assim de limão e se a tua namorada não gosta do sabor ácido podes é experimentar meter um bocado de casca ou raspa de limão, se meteres a casca mete só mesmo a casca sem a parte branca senão é pior a emenda que o soneto.

Compartilhar este post

Link para o post

Próximo passo é arriscar peixe além de salmão grelhado, atum em lata e pescada e bacalhau cozidos. Trouxe douradas, postas de espada preto e bifes de atum frescos. Mas antes disso, amanhã, e como vão 2 anos e 11 meses, em vez de ir jantar fora vou fazer dois pratos "diferentes". Uma carne picada de aves com tomate e aquela massa recheada de cogumelos que já vem "mole" que há (pelo menos) no pingo doce. À noite vou fazer uma receita que descobri de panquecas recheadas de cogumelos com espinafres, acompanhada de salada de alface, tomate e queijo fresco. Acho que vai ser a cheat meal da semana, por causa da farinha :lol:

Já vão 10 dias e perdi 4kg.

Compartilhar este post

Link para o post

Próximo passo é arriscar peixe além de salmão grelhado, atum em lata e pescada e bacalhau cozidos. Trouxe douradas, postas de espada preto e bifes de atum frescos. Mas antes disso, amanhã, e como vão 2 anos e 11 meses, em vez de ir jantar fora vou fazer dois pratos "diferentes". Uma carne picada de aves com tomate e aquela massa recheada de cogumelos que já vem "mole" que há (pelo menos) no pingo doce. À noite vou fazer uma receita que descobri de panquecas recheadas de cogumelos com espinafres, acompanhada de salada de alface, tomate e queijo fresco. Acho que vai ser a cheat meal da semana, por causa da farinha :lol:

Já vão 10 dias e perdi 4kg.

Podes deixar aí essa receita das panquecas recheadas de cogumelos e espinafres, sff?

Compartilhar este post

Link para o post

Thanks! Parece-me muito bom.

Eu hoje fiz umas almôndegas de frango com cogumelos e esparguete. Não é nada de especial, mas dá jeito termos uns pratos diferentes para se ir fazendo de quando em vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...