Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lazar Markovic

As vossas receitas, truques na cozinha

Publicações recomendadas

bate as bifanas, sal, alho, louro e umas ervinhas, se quiseres. Depois mete na grelha.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei cozinhar piço, só fazer massas e arroz.. digam ai um receita simples para fazer bifanas

metes sal na bifana, metes a bifana no grelhador -> bifana grelhada. mais simples que isto só sem o sal.

bate as bifanas, sal, alho, louro e umas ervinhas, se quiseres. Depois mete na grelha.

as ervinhas dão melhor resultado nos bolos

Editado por Blind

Compartilhar este post

Link para o post

bifes de perú, sal, pimentas, alho, sumo de limão e folhas de tomilho espalhadas pelos dois lados fica jeitoso a acompanhar com um arroz de cominhos ;)

No outro dia utilizei o molho do tikka masala da patak's e fica bom, não fica como no restaurante mas dá pra matar o desejo.

Ainda não experimentei fazer mesmo a receita porque há muitos ingredientes que são difíceis de arranjar

Compartilhar este post

Link para o post

bifes de perú, sal, pimentas, alho, sumo de limão e folhas de tomilho espalhadas pelos dois lados fica jeitoso a acompanhar com um arroz de cominhos ;)

No outro dia utilizei o molho do tikka masala da patak's e fica bom, não fica como no restaurante mas dá pra matar o desejo.

Ainda não experimentei fazer mesmo a receita porque há muitos ingredientes que são difíceis de arranjar

No Martim Moniz encontras tudo o que precisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Bifanas aqui são cozinhadas no molho, não são grelhadas.

exacto, nem sei do que eles estão a falar

Compartilhar este post

Link para o post

No Martim Moniz encontras tudo o que precisas.

o problema é ir lá, sai muita caro o tikka masala. mais vale ir lá ao restaurante :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, pessoal, mentalizei-me que vou mudar seriamente a minha alimentação, e também a começar a ajudar na cozinha cá em casa. Logo, tenho uma série de opiniões a pedir-vos.

Nos últimos tempos tenho feito um esforço para ter uma alimentação mais saudável, e acabei por me aperceber que comer não me dá assim tanto "prazer". Isto é, apesar de gostar bastante de 4 ou 5 pratos específicos, regra geral como apenas e só para eliminar a sensação de fome. Por exemplo, não me incomoda nada comer massa cozida só em água (sem sal e sem qualquer gordura).

Quanto ao que já consegui alterar, passei de 1l de leite gordo por dia (há uns 2-3 anos atrás) para 0,4-0,5l de leite meio gordo. Menos que isto (ou leite magro) não consigo mesmo. Mas já vou alternando com chá nos pequenos-almoços e/ou lanches. Isto leva-me à primeira questão: quais os melhores tipos/sabores de chá para se beber numa base regular? Não gosto nem desgosto de todos os que já bebi até agora, portanto é-me completamente indiferente. Também aboli os molhos e batatas fritas de pacote, que comia em grande quantidade, sempre que o "acompanhamento" não chegava para o prato principal.

Quanto ao que planeio alterar, o principal problemas são as bolachas. Como bastante, e apesar de gostar acho que conseguia substituí-las caso encontrasse algo prático e barato, para "enganar" a fome nas situações em que falta pouco tempo para ir almoçar/jantar/deitar-me. Se alguém tiver dicas agradeço. De resto, ando a tentar convencer a minha namorada a trocarmos os enlatados e congelados por legumes naturais. Ela já come sempre legumes a acompanhar o prato principal ao jantar, e eu planeio passar a fazê-lo também em breve. Outra pergunta: qual a quantidade de massas/arroz/batata mais adequada? É equilibrado comer massas/arroz/batata ao almoço e legumes ao jantar? Ou é preferível comer mais vezes legumes, ou mais vezes massas?

Por fim, as receitas. Quero fazer refeições sozinho, mas sou uma pessoa que demora 20 minutos a descascar uma peça de fruta e que só há 2-3 dias começou a fazer massas e arroz como primeira experiência na cozinha. Já pesquisei na net por refeições fáceis e saudáveis, mas cai tudo invariavelmente nas saladas frias e nas massas, ainda por cima bastante semelhantes entre si... Gostava de arranjar umas 20 e tal receitas à base de carne/peixe + mistura de legumes mas minimamente variadas, para poder ir fazendo sem me fartar.

tl;dr: não percebo nada de culinária, procuro refeições fáceis e saudáveis mas que não me deixem com fome.

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto ao que já consegui alterar, passei de 1l de leite gordo por dia (há uns 2-3 anos atrás) para 0,4-0,5l de leite meio gordo. Menos que isto (ou leite magro) não consigo mesmo. Mas já vou alternando com chá nos pequenos-almoços e/ou lanches. Isto leva-me à primeira questão: quais os melhores tipos/sabores de chá para se beber numa base regular? Não gosto nem desgosto de todos os que já bebi até agora, portanto é-me completamente indiferente.

Chá só bebo preto, de resto meia volta ponho um bocado de água a ferver num copo com hortelã ou erva-príncipe e está feito.

Também aboli os molhos e batatas fritas de pacote, que comia em grande quantidade, sempre que o "acompanhamento" não chegava para o prato principal.

Quanto ao que planeio alterar, o principal problemas são as bolachas. Como bastante, e apesar de gostar acho que conseguia substituí-las caso encontrasse algo prático e barato, para "enganar" a fome nas situações em que falta pouco tempo para ir almoçar/jantar/deitar-me. Se alguém tiver dicas agradeço.

Das pessoas que conheço que foram a nutricionistas e afins como substitutos de bolachas e para comer entre as refeições são sempre aqueles 'discos de pipocas', aquilo há-de ter um nome qualquer, ou frutos secos como amêndoas ou castanhas-do-brasil, em pouca quantidade, como é óbvio.

De resto, ando a tentar convencer a minha namorada a trocarmos os enlatados e congelados por legumes naturais. Ela já come sempre legumes a acompanhar o prato principal ao jantar, e eu planeio passar a fazê-lo também em breve. Outra pergunta: qual a quantidade de massas/arroz/batata mais adequada? É equilibrado comer massas/arroz/batata ao almoço e legumes ao jantar? Ou é preferível comer mais vezes legumes, ou mais vezes massas?

O ideal será comeres muito mais legumes, que massa e arroz. E a massa e arroz que comeres deveria ser sempre integral. A batata é especialmente má ideia. E em relação aos legumes não é só comer tomate e alface, as couves e espinafres não são só para o cozido.

Por fim, as receitas. Quero fazer refeições sozinho, mas sou uma pessoa que demora 20 minutos a descascar uma peça de fruta e que só há 2-3 dias começou a fazer massas e arroz como primeira experiência na cozinha. Já pesquisei na net por refeições fáceis e saudáveis, mas cai tudo invariavelmente nas saladas frias e nas massas, ainda por cima bastante semelhantes entre si... Gostava de arranjar umas 20 e tal receitas à base de carne/peixe + mistura de legumes mas minimamente variadas, para poder ir fazendo sem me fartar.

O melhor conselho que te posso dar é aprenderes a fazer sopa em condições. Não é difícil e a não ser que a enchas de batata, sal e azeite dificilmente comes algo tão saudável.

Quanto a sentires-te satisfeito sem teres de comer um prato enorme de massa é apostares nas leguminosas, feijão, grão e especialmente lentilhas são fáceis de cozinhas e com massa ou arroz até fazem um prato.

Se não tens especial apreço por comida muito condimentada dedica-te a grelhar carnes magras e peixe, que não só é rápido como se usares só sal é das formas mais saudáveis de preparar carne e peixe.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho investido bastante na combinação tília/hortelã, deve ser o chá que bebo com mais regularidade actualmente. À parte disso, quase sempre chá preto.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

faz uma jardineira

rápido e bom

Descobri ontem que ela adora jardineira LOL devia ter seguido esta dica.

Compartilhar este post

Link para o post

Chá só bebo preto, de resto meia volta ponho um bocado de água a ferver num copo com hortelã ou erva-príncipe e está feito.

Das pessoas que conheço que foram a nutricionistas e afins como substitutos de bolachas e para comer entre as refeições são sempre aqueles 'discos de pipocas', aquilo há-de ter um nome qualquer, ou frutos secos como amêndoas ou castanhas-do-brasil, em pouca quantidade, como é óbvio.

O ideal será comeres muito mais legumes, que massa e arroz. E a massa e arroz que comeres deveria ser sempre integral. A batata é especialmente má ideia. E em relação aos legumes não é só comer tomate e alface, as couves e espinafres não são só para o cozido.

O melhor conselho que te posso dar é aprenderes a fazer sopa em condições. Não é difícil e a não ser que a enchas de batata, sal e azeite dificilmente comes algo tão saudável.

Quanto a sentires-te satisfeito sem teres de comer um prato enorme de massa é apostares nas leguminosas, feijão, grão e especialmente lentilhas são fáceis de cozinhas e com massa ou arroz até fazem um prato.

Se não tens especial apreço por comida muito condimentada dedica-te a grelhar carnes magras e peixe, que não só é rápido como se usares só sal é das formas mais saudáveis de preparar carne e peixe.

Muito obrigado! :)

Quanto aos chás, tenho variado entre tília, camomila e cidreira, e sinceramente não sei compará-los em termos de "saudabilidade" e quando se pesquisa na net a conclusão basicamente é que todos os chás fazem bem a tudo...

De amêndoas não sou grande fã... Castanhas-do-brasil há à venda em supermercados? Não me sai muito caro?

Em termos de hidratos, gosto de batatas cozidas... Passar de batatas "normais" para outro tipo é uma hipótese viável? Quais os tipos mais saudáveis?

Em relação aos legumes, gosto bastante, e como sempre sopa duas vezes ao dia. Creme de cenoura e batata, variando entre espinafres, feijão verde e agrião. Couves não tenho comido porque a minha namorada não gosta, tenho que pensar se é preferível metê-las na sopa ou diretamente como acompanhamento do prato principal. As leguminosas tenho que experimentar, na sopa como bem mas não sei se vou gostar delas a acompanhar carne ou peixe.

Como é que grelho alguma coisa só em sal sem que fique agarrado ao tacho? É mesmo só em sal? :mrgreen:

De resto, sendo certo que as conservas são muito piores que os legumes frescos, o que pensas/pensam dos legumes congelados? A minha namorada prefere assim, andou a ler umas coisas e diz que "até são mais saudáveis" que os legumes frescos, mas ainda não me convenceu.

Mais uma vez muito obrigado whatever, as respostas foram muito úteis. E as perguntas que fiz agora não são exclusivamente dirigidas a ti, quanto mais opiniões melhor. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou médico, nem nada que se pareça, mas só oiço dizer mal das batatas, seja pelo índice glicémico ou devido ao ao amido nunca vi referências às batatas como um alimento potencialmente saudável. O ideal ao nível dos hidratos de carbono deverá ser mesmo apostares no arroz e massas integrais.

Em relação aos grelhados, o primeiro passo é arranjares uma frigideira para grelhar (são daquelas com 'risquinhos' e num hipermercado qualquer vende-se isso dos 10€ aos 60€), dependendo da gordura da carne e do peixe até podes não precisar de acrescentar nada, mas se quiseres jogar pelo seguro podes pôr um bocadinho de azeite que não é por aí que estragas a dieta.

Exemplos de carne:

(passa logo para o nono minuto e ignora o resto da receita que é um atentado calórico).

Exemplo de peixe:

Em relação aos legumes congelados não sei se são tão saudáveis ou não com os frescos, mas sinceramente custa-me a acreditar que algo que foi apanhado não sei quando e congelado não sei quando pode ser melhor que os legumes frescos que escolhemos na praça ou até mesmo num supermercado qualquer, mas onde sabemos e vemos que são frescos.

Compartilhar este post

Link para o post

o trenza sabe bem que ela gosta de jardineira ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor chá é rooibos, mas fácil. Seja simples, seja com limão. Aconselho mesmo a experimentar.

Para substituir bolachas, sim o melhor é bolachas de arroz ou milho, os tais discos de pipoca que o fusão disse :lol: Eu também achava aquilo ridiculo mas a verdade é que a minha namorada começou a comprar e eu agora como daquilo para crl... Outra cena é os tais frutos secos, eu até já faço a minha granola caseira com o mix que mais gosto ou que tenho em casa, qualquer coisa entre amêndoas, amendoim, avelã, nozes, castanha do pará e macadamia se houver guito, sementes de abóbora e girassol, linhaça, sésamo, chia, goji, juntando aveia, mel, figos secos ou tâmaras e levando ao forno. Depois ou como assim a seco ou então com banana esmagada, yogurt, etc.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

:wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Para substituir bolachas, sim o melhor é bolachas de arroz ou milho, os tais discos de pipoca que o fusão disse :lol: Eu também achava aquilo ridiculo mas a verdade é que a minha namorada começou a comprar e eu agora como daquilo para crl... Outra cena é os tais frutos secos, eu até já faço a minha granola caseira com o mix que mais gosto ou que tenho em casa, qualquer coisa entre amêndoas, amendoim, avelã, nozes, castanha do pará e macadamia se houver guito, sementes de abóbora e girassol, linhaça, sésamo, chia, goji, juntando aveia, mel, figos secos ou tâmaras e levando ao forno. Depois ou como assim a seco ou então com banana esmagada, yogurt, etc.

fazes barras? gostava de experimentar fazer algo do género também. tens (ou alguém) alguma receita aí à mão para que possa experimentar?

dessas bolachas as que me sabem melhor são as de milho do Pingo Doce. mas de vez em quando já não se encontram.

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei o meu "regime" alimentar há 2 meses. Passei de 95 para 82kg neste período... e os 82 foram medidos depois de um fds com festão em que aumentei uns 2 na boa, foi churrascada de picanha e entrecosto e enchidos, foi borrego grelhado, foi empadão de vitela, alheira, batatas fritas com fartura... fim de semana do pecado :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando a minha situação, acho que tenho progredido razoavelmente. Passei a comer mais vezes por dia, larguei as bolachas, substitui o pão "normal" pelo pão de centeio (do qual surpreendentemente até gostei, há alguns meses acharia impensável abandonar o pão branco), e os vegetais ao jantarem também se tornaram num sucesso. Nesta parte dos vegetais, tenho cozido feijão verde, cenoura, brócolos, ervilhas e grão, tudo misturado, e gostei, o que me deixa muito contente tendo em conta que desses vegetais apenas gosto de feijão verde e cenoura.

O grande fiasco foram as bolachas de milho :mrgreen:. Porra, detesto aquilo, além de ter um sabor fortíssimo aparenta ser bastante salgado, não gostei mesmo nada. A alternativa que encontrei foram as bolachas Maria, das quais gosto, enganam bem a fome, e têm relativamente poucas calorias.

Outro problema tem sido a fruta, que estou a comer a meio da manhã, meio da tarde e à ceia (anteriormente comia duas ou três peças de fruta por semana). O problema é que a fruta ainda me abre mais o apetite. Do género acordo às 8h, às 9h tomo o pequeno almoço (leite com cereais e/ou bolacha Maria), e comendo duas peças de fruta +/- às 11h, às 12h já estou cheio de fome, sendo que almoço às normalmente às 13h... O mesmo acontece a meio da tarde, à noite nem tanto porque pouco depois de comer a fruta vou-me deitar.

A alternativa que tenho arranjado é comer fruta com outra coisa qualquer, por exemplo de manhã beber leite e comer uma peça de fruta, deixando a bolacha Maria para acompanhar à tarde outra peça de fruta. É bem pensado? Sempre "ouvi dizer" que a fruta deveria ser comida sozinha e fora das refeições principais, daí a preocupação...

P.S.: já era para ter dito isto há mais tempo, mas fiquei com a impressão de que nos posts anteriores tenha deixado a ideia de que tinha excesso de peso e estas alterações são para combater esse problema; pelo contrário, estou até ligeiramente abaixo do intervalo ideal de peso para a minha altura, apenas tenho descoberto que não gosto assim tanto de comer e que posso perfeitamente alterar a minha alimentação para algo um pouco mais saudável.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...