Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ibrahimovic_9

[Divisão de Honra] Grupo Desportivo de Prado

Publicações recomendadas

o 442 é um sistema táctico que me parece mais dificil de interpretar e 'actuar' pelos jogadores, do que um 433.

é mt mais complexo, a todos os níveis.

Na minha última época, o meu treinador mete-me a interior direito, dps qd eu leh perguntava onde eq ia receber a bola, se dava linha de passe pelo corredor central ao defesa-direito ou se me punha encostado à linha, o gajo disse-me "nao sei" :lol:

dps o gajo la bazou, la começamos a jogar em 4.3.3, comigo ali a 10 e aquilo era um mel.

anyway, boa sorte para isso Ibra!

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo assim então parece-me que o problema está na disciplina mental, não cumprirem o que é pedido. O que eu disse aplica-se aos treinadores que nunca colocam os jogadores em situações de jogo, muito treino, muitos exercícios específicos, físicos e tácticos e depois aos Domingos não se sabe fazer 3 passes seguidos. Se o problema não é esse, então os resultados irão aparecer é só dar tempo. Força nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

O losango é um pouco complicado, sim. Mas o certo é que o trabalho está muito bem feito desde a época passada, era assim que jogavam e interpretam muito bem aquilo.

Quem vinha este ano ou percebia muito da coisa e arranjava forma de, em pouco tempo, impor uma ideia de jogo nova que pudesse funcionar, ou então via o que tinha do ano transacto, percebia bem o que eles faziam e tentava ir encaixando os elementos novos naquilo. Não era difícil. O homem que veio queria jogar em 4-3-3, mas viu que ali havia uma base, e tentou que eles fizessem o que faziam no ano passado; a f*da toda é que não sabia de todos os mecanismos da equipa, não sabia como os trabalhar nos treinos, e f*deu tudo.

Depois quis passar para o 4-3-3, no jogo em que foi despedido. Chegou lá na quarta-feira anterior, num dia em que estranhamente marcou um jogo-treino com uma equipa chamada "Imparáveis", que joga no campeonato popular, e na palestra disse que queria um extremo de linha e o outro "pá, jogas como o David Villa". Sem mais noções nenhumas, sem trabalhar nada.

Eu esta semana nos treinos que preparei trabalhei aquilo que achava que eles faziam no ano passado: posse de bola, equipa junta, convidar a equipa adversária a sair de lá de trás, defesa bem organizada, meio-campo a bascular para o lado da bola, interiores a sair ao lateral adversário. O certo é que responderam bem...faltou o resultado. Mas vai aparecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Nessas peladinhas, por si só, trabalha-se tudo e não se trabalha nada. Se nem sequer tiver orientação específica, então, só cultiva hábitos nocivos.

Para operacionalizar é preciso identificar claramente os comportamentos pretendidos e procurar sistematizá-los, repeti-los, procurar situações em que eles tenham de ser repetidos, de preferência com situações minimamente abertas em que entre a capacidade de decisão do jogador, porque isso é um dos principais factores que ajuda à integração desses comportamentos específicos em jogo. Se repetimos por repetir, quase maquinalmente, a probabilidade daquilo até ir saindo em jogo é grande... o problema é que nunca queremos os mesmos comportamentos independentemente dos estímulos. Podemos querer determinados princípios, e esses naturalmente que têm de ser trabalhados explicitamente, deixando bastante claro o que se pretende e os comportamentos tácticos a eles inerentes e os motivos pelos quais queremos as coisas assim. Têm é de existir sub-princípios ou sub-sub-princípios que prevejam situações em que a solução não seja linearmente aquela, e para isso há que dar azo à total compreensão dos princípios por parte dos jogadores, e de uma espécie de estimulação intelectual que se vai conseguindo com esses exercícios de solução não fechada.

Para isto tudo é preciso é ter o modelo de jogo claramente definido, sem ideias trémulas ou pouco fundamentadas (aquela história do David Villa é um bom exemplo), e saber claramente como se quer que a equipa reaja perante os diversos estímulos que o jogo vai apresentando, dentro daquilo que se consegue prever. Não ter um plano é o melhor plano para se falhar! Se estes comportamentos forem claramente definidos e estimulados, sabendo os jogadores porque é que os estão a fazer, isso vai acabar por lhes oferecer soluções para os problemas não previstos (o jogo é tão ocasional e aleatório que é impossível prever todas as situações) e aí eles próprios vão ser capazes de definir uma solução adequada aos princípios da equipa.

Existindo uma maioria de situações de exercício de jogo é praticamente impossível: 1) expressar claramente a mensagem dos comportamentos pretendidos, uma vez que eles ocorrem com menos frequência e a comunicação é dificultada; 2) trabalhá-los em consonância com exigido para eles ficarem apreendidos, com a intensidade e volume de treino necessários para que eles sejam devidamente estimulados; 3) manter uma intensidade razoável do exercício de 'jogo' caso se queira passar informação, uma vez que tem de ser estar sempre a parar caso se pretenda transmitir feedback específico.

Existe sempre utilidade nas tais peladinhas porque é nessas situações formais ou quase formais de jogo que se sincronizam os tais comportamentos que são trabalhados de forma isolada para aumentar a intensidade e a consequente 'transmissão' da informação pretendida. O jogo é de uma 'inteireza inquebrantável', portanto o que se trabalha isoladamente ocorre em simultâneo com um número infindável de acções, e as situações estão sempre a ser alteradas e há que reagir a essas mudanças, portanto é fulcral que se jogue, até para se diagnosticar até que ponto o que foi trabalhado está a ser devidamente aplicado.

Sou capaz de ter divagado um bocado, mas pronto, acho que não me esqueci de nada.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

É isso, Alex.

O homem fazia peladinhas sem qualquer rigor, ele próprio andava lá dentro todo contente a jogar com eles. E isso da sistematização que falas...ele em 15 minutos era capaz de os por a fazer uma meia dúzia de movimentos ofensivos. Ou seja, aquilo era repetido uns 2 minutos e passava-se para outra movimentação. Os gajos não interiorizavam, obviamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, apanhaste-me desprevenido...

Assim de repente temos o Carneiro, que é um gajo bastante conhecido na AFBraga e que tem 35 anos, depois temos o Ramos com 30 e o Pinto, capitão, com 28, bem como o Tuka (o tal são tomense que jogou no Benfica B). O resto é de 25 para baixo, sendo que a maioria anda nos 22 para baixo.

Temos o Nélson que no ano passado ia ganhar a Academia Betclic e assinar pelo teu Trofense.

Compartilhar este post

Link para o post

Assim de repente temos o Carneiro, que é um gajo bastante conhecido na AFBraga e que tem 35 anos, depois temos o Ramos com 30 e o Pinto, capitão, com 28, bem como o Tuka (o tal são tomense que jogou no Benfica B). O resto é de 25 para baixo, sendo que a maioria anda nos 22 para baixo.

Temos o Nélson que no ano passado ia ganhar a Academia Betclic e assinar pelo teu Trofense.

O Tuka? :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já ouvi falar nesse Nélson, parece que o gajo era grande craque, mas para assinar pelo Trofense tinham de ser pagos direitos de formação (foi o que me disseram). Ele jogava onde?

Compartilhar este post

Link para o post

Foi isso mesmo. O rapaz foi o "virtual" vencedor do concurso, mas o clube onde fez formação (Merelinense) encravou tudo. O Trofense ainda tentou negociar mas os gajos foram intransigentes.

Ele quando saiu dos júniores do Merelim parou de jogar, depois esteve um ano no Guisande (II distrital) e agora está connosco. Bom miúdo e excelente jogador. O Porfírio Amorim continua de olho nele.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi isso mesmo. O rapaz foi o "virtual" vencedor do concurso, mas o clube onde fez formação (Merelinense) encravou tudo. O Trofense ainda tentou negociar mas os gajos foram intransigentes.

Ele quando saiu dos júniores do Merelim parou de jogar, depois esteve um ano no Guisande (II distrital) e agora está connosco. Bom miúdo e excelente jogador. O Porfírio Amorim continua de olho nele.

E como é que conseguiram contratá-lo?

O Porfírio, quanto sei, não anda a treinar nenhuma equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não faço ideia como funcionam as desvinculações, mas deduzo que para ele continuar a jogar com contrato amador baste a carta de desvinculação do último clube por onde passou, neste caso o Guisande. Para contrato profissional, que era o que o Trofense propunha, talvez necessitasse de mais alguma coisa do clube de formação.

O Porfírio julgo que está sem treinar, mas continua de olho nele.

Compartilhar este post

Link para o post

O Merelim este ano esteve para acabar, essa intransigência deve ter a ver com a falta de guito :mrgreen: julgo que um tio da Legi já lá foi director há uns anos ou assim. Aquilo esteve mau...

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens Ibra pela vitória. O Anibal já não treina o Prado pois não?

E o que se passou em Celorico de Basto? 8-4???? O Santa Eulália está com uma rotação top :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Prado :lol: ficava mal perderes hehe.

Mas quê, isso já tem aí cunho pessoal?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa vitória. Agora é dar continuidade no derby. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao jogo, estudamos bem o adversário e sabíamos o que fazer para os lixar. Entramos bem, confiantes, apesar dos gajos terem mais experiência. Um dos pontos fracos deles era um dos centrais, muito lento e duro de rins, que acabou por ser expulso por acumulação perto do intervalo. Aí sabíamos que tínhamos o jogo na mão, apesar da desorientação nos últimos 5 minutos até ao intervalo derivado da ansiedade e pressa em fazer as coisas.

Na segunda metade entramos confiantes, a trocar bem a bola, e marcamos de canto directo. Até ao final falhamos à vontade uns 4 golos feitos, acredito eu por causa desta fase negativa: tudo corre mal quando a coisa está mal. Mas agora que facturamos pela primeira vez acredito que aquela "nuvem" que pairava sobre nós pode ter ido embora de vez. Obviamente não vamos ganhar os jogos todos, mas estou certo de que a coisa vai correr melhor daqui para a frente.

Parabens Ibra pela vitória. O Anibal já não treina o Prado pois não?

E o que se passou em Celorico de Basto? 8-4???? O Santa Eulália está com uma rotação top :handclap:

O treinador do Prado é o José Lobo. Deve estar de saída também. Em Celorico...pá, ganharam os dois primeiros jogos, perderam todos os restantes. Honestamente não entendo este resultado, sei que o treinador estava a ser pressionado e sei que hoje estavam 8 treinadores na bancada a ver o jogo :lol: o homem demitiu-se no fim da partida, obviamente. Falei com ele ao início da noite e a saída estava consumada. Bom tipo.

Para a semana, como disse o Frank, vamos ao reduto do Vieira. Derby, localidades que distam de uns 20 km's (apesar de concelhos diferentes), primeiro jogo oficial entre os dois clubes. Equipa treinada pelo Barroso (ex-FCP e ex-capitão do Braga), ainda não perdeu mas também ainda não ganhou em casa. Sentem-se melhor a dar o jogo ao adversário e a sair rápido na frente. Honestamente, e porque já os vi, acredito que podemos pontuar. E vai ser o jogo da minha carreira que vai ter mais público a assistir. Estou em pulgas, confesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ibra, primeiro parabéns pela vitória. Gostava de saber um par de coisas, se me pudesses responder:

-És licenciado em alguma coisa e\ou que nível de treinador tens?

-O GDG é o teu primeiro clube? Se não, qual foi o teu 1º emprego na área e como conseguiste o emprego nesse 1º clube?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...