Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Legi

Cinema | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Citação de Wincing Hálldor, há 10 horas:

Conheço pessoas que adoram cinema e odiaram o Joker, com argumentos muito válidos. Não percebo porque é que alguém tem obrigatoriamente de gostar do filme.

Isso é a mesma m*rda do não sou racista pq tenho amigos pretos.

Dá lá esses argumentos muito válidos. Validação essa feita por ti, que pode significar zero. syke

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 3 horas:

Eu diria que em centenas de críticos, se pode encontrar críticas sustentadas, com nuances perfeitamente razoáveis. As pessoas é que parecem ser intelectualmente preguiçosas, preferindo agarrar-se a críticas pouco sustentáveis, ou a títulos e 'sound bites', que lhes permitam rotular tudo o resto como burburinho do mesmo género, passível de ser ridicularizado, ou ignorado.

Naturalmente.

Citação de Keef, há 3 horas:

Será que fui o único a sentir uma sobrecarga de nostalgia com esse trailer?

Senti que não me apanham a ver o terceiro filme no cinema.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 1 hora:

Naturalmente.

E sejamos honestos, se "The Silence of the Lambs" e "Philadelphia" saíssem hoje e recebessem as críticas que receberam, os mesmos que, hoje em dia, se queixam do "politicamente correto", iam bater na mesma tecla acerca dessas críticas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 5 horas:

Argumentos políticos são cocós. Não é diferente de quem não gostou do Last Jedi por causa dos 'SJWs'.

Sim, mas há argumentos válidos para criticar o filme que não são políticos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 27 minutos:

Sim, mas há argumentos válidos para criticar o filme que não são políticos. 

claro, mas n me parece q alguém esteja aqui a defender que o Joker ou qualquer outro filme seja indiscutivelmente perfeito 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 1 hora:

E sejamos honestos, se "The Silence of the Lambs" e "Philadelphia" saíssem hoje e recebessem as críticas que receberam, os mesmos que, hoje em dia, se queixam do "politicamente correto", iam bater na mesma tecla acerca dessas críticas.

Que críticas foram feitas ao Philadelphia? 

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que o Joker é muito derivativo dos filmes do Scorsese ou dizer que o filme não é nada subtil na jornada da personagem é bastante válido, a coisa complica-se quando se agarra apenas a politiquices e não se pretende falar do filme em si. Não que críticas políticas não sejam importantes, até porque têm a capacidade de nos fazer interpretar um filme de forma diferente, mas por vezes a importância dada é exagerada. 

E quanto aos ratings, imdb's e rotten tomatoes não valem nada, até porque é facilmente manipulável. No caso do RT, dá-se demasiada importância ao tomatometer quando nem é o fator mais importante. É por isso que gosto bastante de utilizar o letterboxd, tem-se uma melhor perspetiva quanto à receção que um filme tem por parte do público. 

Editado por Keef

Compartilhar este post

Link para o post

Que críticas foram feitas ao Philadelphia? 

"Philadelphia" foi criticado por não ser honesto e radical o suficiente no que concerne o retratar de uma relação homossexual, como se existisse o receio de assustar a audiência heterossexual, que admitidamente existiu:

Citação

" (...) But didn’t Denzel Washington reportedly tell Will Smith that whether you play a gay character or not, you never kiss another man onscreen?
I wouldn’t fault Denzel for telling Will Smith that. That’s Denzel responding to the same concern that Ron, Tom, Antonio and I had. It’s a real concern. When we see two men kissing, we’re the products of our brainwashing–it knocks us back 20 feet. And with Philadelphia–I’m sorry, Larry Kramer–I didn’t want to risk knocking our audience back 20 feet with images they’re not prepared to see.

It’s just shocking imagery, and I didn’t want to shoehorn it in. Denzel ain’t a homophobic guy–he had difficulty understanding some parts of his character’s extremes. I think he was saying: “You’d better watch out, with the kind of climate that exists, you don’t want to be identified as the guy who makes out with other guys. It could work to your detriment in seeking other roles.” (...)"

Fonte https://www.rollingstone.com/movies/movie-features/the-rolling-stone-interview-jonathan-demme-on-philadelphia-tom-hanks-homophobia-62429/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 1 hora:

"Philadelphia" foi criticado por não ser honesto e radical o suficiente no que concerne o retratar de uma relação homossexual, como se existisse o receio de assustar a audiência heterossexual, que admitidamente existiu:

Mas essa situação remove toda a competência do filme? É um argumento suficientemente forte para que Philadelphia seja medíocre? 

Compartilhar este post

Link para o post

Mas essa situação remove toda a competência do filme? É um argumento suficientemente forte para que Philadelphia seja medíocre? 

Primeiro que tudo, um filme pode ser criticado sem que isso o torne mau, ou sequer medíocre. Posto isto, no que concerne "Philadelphia", sim, o filme pode tornar-se medíocre aos olhos de alguém que sente essa insinceridade, pois, apesar da mensagem geral do filme ser positiva, essa pessoa não vai deixar de sentir que os personagens não são reais, que estão envernizados para o "bem" da audiência heterossexual, assim dificultando o desenvolvimento de empatia por esses mesmos personagens.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 5 minutos:

Primeiro que tudo, um filme pode ser criticado sem que isso o torne mau, ou sequer medíocre. Posto isto, no que concerne "Philadelphia", sim, o filme pode tornar-se medíocre aos olhos de alguém que sente essa insinceridade, pois, apesar da mensagem geral do filme ser positiva, essa pessoa não vai deixar de sentir que os personagens não são reais, que estão envernizados para o "bem" da audiência heterossexual, assim dificultando o desenvolvimento de empatia por esses mesmos personagens.

Nunca disse o contrário. 

Estamos a falar de críticos de cinema. Quero acreditar que esses saibam apreciar o filme como um todo e não apenas como uma projecção pessoal. 

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca disse o contrário. 

Estamos a falar de críticos de cinema. Quero acreditar que esses saibam apreciar o filme como um todo e não apenas como uma projecção pessoal. 

Aquele exemplo está longe de se tratar de uma mera projeção pessoal. Aliás até te apresentei a posição do realizador, que menciona que atores e o próprio guionista também tiveram a mesma preocupação, a de sanitizar o filme com a audiência heterossexual em mente. Isto é algo que naturalmente afeta a apreciação que qualquer pessoa, incluindo críticos, pode ter do filme como um todo, pois todos nós já nos sentimos incapazes de apreciar um filme por não conseguirmos formar uma ligação com os personagens. Neste caso é importante para um crítico de cinema, é a sua responsabilidade até, ser capaz de usar o seu dom da palavra para determinar e verbalizar o problema que sentiu em questão; pois a crítica de cinema também passa por isso mesmo, sermos honestos sobre as sensações, ou a falta delas, que um filme provoca e procurar o seu significado, não é só uma questão de um filme ser bom ou mau ao fim dos créditos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 18 horas:

Aquele exemplo está longe de se tratar de uma mera projeção pessoal. Aliás até te apresentei a posição do realizador, que menciona que atores e o próprio guionista também tiveram a mesma preocupação, a de sanitizar o filme com a audiência heterossexual em mente. Isto é algo que naturalmente afeta a apreciação que qualquer pessoa, incluindo críticos, pode ter do filme como um todo, pois todos nós já nos sentimos incapazes de apreciar um filme por não conseguirmos formar uma ligação com os personagens. Neste caso é importante para um crítico de cinema, é a sua responsabilidade até, ser capaz de usar o seu dom da palavra para determinar e verbalizar o problema que sentiu em questão; pois a crítica de cinema também passa por isso mesmo, sermos honestos sobre as sensações, ou a falta delas, que um filme provoca e procurar o seu significado, não é só uma questão de um filme ser bom ou mau ao fim dos créditos.

O filme não retrata apenas o estigma da homossexualidade. 

Filadélfia é um filme sólido, com boas actuações e boa realização. Não é um filme que tenta ser mais do aquilo que é e até pode ser criticado por isso mesmo. 

Mesmo assim, desonesto seria não reconhecer as suas competências, porque decidiram ter uma abordagem mais mainstream. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 2 horas:

O filme não retrata apenas o estigma da homossexualidade. 

Filadélfia é um filme sólido, com boas actuações e boa realização. Não é um filme que tenta ser mais do aquilo que é e até pode ser criticado por isso mesmo. 

Mesmo assim, desonesto seria não reconhecer as suas competências, porque decidiram ter uma abordagem mais mainstream. 

Só porque falhas são apontadas a um filme, não significa que as suas competências deixam de ser reconhecidas. Essa é a beleza da atitude do Jonathan Demme face às críticas, pois ele reconheceu que quem criticou "Philadelphia" tinha razão em exigir mais e melhor; e em menos de uma década tens o exemplo de "Before Night Falls", que tem pouco ou nenhum pudor no retrato da homossexualidade.

Edit: Já agora, se alguém ficou curioso sobre aquele pedido de desculpa ao Larry Kramer, naquela citação da entrevista da Rolling Stone ao Jonathan Demme. Deixo aqui o ponto de vista dele (Larry Kramer) sobre o filme para oferecer o contexto.

From the Archives: Playwright and gay activist Larry Kramer explains why he hated Jonathan Demme’s ‘Philadelphia’

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi o Philadelphia há vários anos, mas fiquei com a ideia de ser apenas mediano.

Btw, para quem já viu o Out of the Furnace, do Bale, o que achou do filme?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só o vi uma vez na televisão, por recomendação da minha diretora de turma de 2.º ciclo. Portanto foi o meu primeiro filme com temas adultos e terá sempre esse lugar especial no meu coração. Nesse contexto até considero ser um filme muito bom, pois as falhas são indiscerníveis para alguém dessa faixa etária, com o potencial de uma mensagem positiva passar e ficar. Agora reconheço que para quem viveu de perto aqueles 12 anos iniciais da epidemia, a reação seria necessariamente diferente; e tenho gosto em ler a opinião de alguém como o Larry Kramer, mesmo sendo altamente reprovadora, pois oferece a perspetiva de alguém que esteve nas trincheiras e na terra-de-ninguém desde o início daquela guerra.

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano tenho papado o DocLisboa que nem um herói. Porém, do que já vi, as curtas da Jocelyn Saab foram as que mais me marcaram, de longe. Que p*ta de murro no estômago. A forma como nos é mostrada a Palestina e a forma como nos é dada a visão do conflito entre Israel e a Palestina é, sem sombra para dúvidas, arrebatadora. Achamos sempre que já sabemos o bastante, até chegar algo que nos deixa ainda mais (se é que é possível) desconcertados com tudo isso. Qualquer uma das seis curtas valeu a pena. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, Em 08/10/2019 at 18:30:

Não tenho qualquer problema em dizer que é o filme do ano, e será, na minha mais sincera opinião, um dos filmes mais underrateds desta década.

O que senti pelo Ad Astra foi muito profundo.... o James Gray colocou a sua alma neste filme, e isso nota-se em cada frame. Tem uma profundidade emocional parecida com a do Interstellar, mas o Interstellar é muito mais “tearjerker” e consegue ainda mais fundo que o Ad Astra. Para além dessa profundidade emocional, o Ad Astra ainda te adiciona uma profundidade quase “espiritual” a este filme - e não me vou pronunciar muito sobre esse assunto porque vou spoilar. O engraçado é que muito poucos conseguiram perceber isso no filme, e eu fui um dos felizes contemplados com essa “descoberta”. É um filme cheio de “sumo” e de food for thought, que é algo que eu simplesmente ADORO.

A interpretação do Pitt é sublime. “Perdeste” no meio daquela personagem com uma facilidade tremenda. É algo que o Brad Pitt consegue fazer, e muito poucos outros conseguem. Isso adicionando com as “cameos” de alguma malta que lá está, eleva ainda mais o filme. Achei que este filme foi muito pessoal para o Pitt, não sei porquê.... 

A nível cinematográfico, está tudo imensamente bem conseguido. Existem planos feitos que são simplesmente “breathtaking”.

E, por fim, a banda sonora.... não sei como a qualificar.... tenho dificuldade em me expressar sobre ela... a forma como o Max Richter consegue incorporar e ainda dar mais profundidade ao filme do que aquela que ele já tem, é simplesmente de génio. Pá, não tenho problema nenhum em dizer que é provavelmente das melhores bandas sonoras que ouvi, a par do Interstellar e Blade Runner. A “To the stars” é uma obra prima....

Um pequeno aparte - o Joker vai provavelmente “comer” muitos prémios, mas honestamente falando, o filme é muito unidimensional no que toca à emoção que sentes durante o filme todo. O Joaquin Phoenix faz um papelão do caraças, completamente Oscar Worthy. O resto está muito bem conseguido, mas não consigo deixar de achar que o filme está com um hype muito elevado ....

Foi exatamente isto que senti do filme, embora o ache unidimensional.... a cadência está muito bem executada, mas eles esticam a corda quase ao extremo relativamente ao desconforto.... 

É impossível dizer qual a melhor, pois são duas interpretações tremendas em contextos diferentes.... na minha opinião, estão em patamares quase iguais. 

Tens de escrever mais vezes por aqui - como fazias antigamente. É muito agradável ler as tuas opiniões, no que diz respeito a cinema.

Editado por Eden Hazard
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 7 horas:

Tens de escrever mais vezes por aqui - como fazias antigamente. É muito agradável ler as tuas opiniões, no que diz respeito a cinema.

Já as outras.... :mrgreen:

E obrigado ❤️ Um gajo até fica com moral para ir metendo aqui mais opiniões!

Gostava de escrever bem mais do que escrevo, mas infelizmente o meu tempo para ver filmes está cada vez mais limitado, e acabo por só ir escrevendo sobre aqueles que efetivamente gostei e sinto que não existe visibilidade suficiente sobre eles.... Isto de ser homem casado e não ser um “puto” que tinha todo o tempo de mundo para ver filmes, acaba por estragar a coisa :mrgreen: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 7 horas:

Já as outras.... :mrgreen:

E obrigado ❤️ Um gajo até fica com moral para ir metendo aqui mais opiniões!

Gostava de escrever bem mais do que escrevo, mas infelizmente o meu tempo para ver filmes está cada vez mais limitado, e acabo por só ir escrevendo sobre aqueles que efetivamente gostei e sinto que não existe visibilidade suficiente sobre eles.... Isto de ser homem casado e não ser um “puto” que tinha todo o tempo de mundo para ver filmes, acaba por estragar a coisa :mrgreen: 

😉

Citação de Pablo Honey, Em 05/10/2019 at 18:17:

tens razão. tava a achar estranho só lá estarem dois da trilogia. 

já agora @bmfpcdm já viste os três, right? ainda n vi e queria saber se devo ver os filmes por alguma ordem em especial ou se eles são independentes de si a nível conceptual ou de plot

Se gostares do realizador, aconselho-te vivamente o filme "A  Dupla Vida de Véronique". É um filmaço.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 45 minutos:

Se gostares do realizador, aconselho-te vivamente o filme "A  Dupla Vida de Véronique". É um filmaço.

Por agora ainda só vi o "A short film about love" e gostei muito. Mais tarde ou mais cedo devo ver, certamente. O homem deve ser dos realizadores cujo repertório de filmes é mais altamente aclamado. Todos as obras dele têm todas um rating incrível.

Opções de cinema são tantas que eu perco muitas vezes mais tempo indeciso sobre o que escolher. :7_sweat_smile:

Editado por Pablo Honey
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até associo o "The Double Life of Véronique" como uma espécie de "Four Colors: Yellow".

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...