Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Legi

Cinema | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Tendo aproveitado a quarentena para ver uma dezena de filmes que já tinha debaixo de olho, aproveito também para deixar aqui algumas ideias.

Começando pelos filmes que estão agora em voga:

El Hoyo é um bom filme, recomendável a toda a gente que gosta de cinema e principalmente de filmes minimalistas. No entanto, achei a metáfora demasiado on the nose e acaba por ter subtileza a menos na forma como aborda um conceito que de início é muito interessante. Boas atuações, uma experiência agradável e um argumento que está perfeitamente adaptado aos tempos em que vivemos. - 6/10

The Invisible Man é um filme interessante. Apesar de ser uma americanização de um estilo de filme que parece-me é mais típico dos lados europeus, creio que o mix até deu um resultado giro, que traz uma perspetiva diferente a ambos os estilos em que pega. Creio que vale mais pela primeira hora, em que o objetivo de um thriller deste género é muito bem cumprido, sendo capaz de deixar os espetadores extremamente envolvidos na história. - 7/10

Passando para outros, que já estava por ver há uns tempos:

A Rainy Day in New York é mais um filme do Woody Allen, numa altura da carreira em que vai lançando filmes à velocidade de uma metralhadora. Confesso que não tenho acompanhado a carreira recente dele, mas vi o trailer deste no cinema e fiquei com vontade de ver, pareceu-me uma história com um estilo soft mas likeable, resultado de um Allen mais maduro, mas sempre com a marca dele em termos de personagens e diálogos.

É uma premissa que podia ser bastante interessante, mas não é. Duas personagens principais extremamente irritantes (principalmente a da Elle Fanning, que terrorismo de atuação), uma história que ziguezagueia por coisas mas nunca chega mesmo a ter nenhum objetivo e um produto final semelhante ao que seria uma homenagem a um filme do Woody Allen feito por um estudante de cinema. Tanto as personagens secundárias como a Selena Gomez ainda dão um resquício de brilho a este filme, mas no geral, não vale muito a pena o tempo investido. - 3/10

Contagion é um filme extremamente temático dado os dias de hoje. A representação de como ficaria afetada a sociedade por uma infeção pandémica é assustadoramente semelhante àquilo que se passa na realidade de hoje e dá a este filme do Soderbergh uma dimensão adicional que não foi muito considerada no ano em que foi lançado. Uma história interessante com um conjunto muito bom de atores faz com que seja um filme que vale a pena ver. - 6/10

E acabando por uma passagem pelo cinema espanhol, da qual vou só deixar um par de highlights, apesar de ter apanhado outras coisas com qualidade:

La Lengua de las Mariposas é um filme clássico de 1999 dirigido por José Luis Cuerda, falecido recentemente, aliás, que trata da relação de um professor "moderno" com uma turma de crianças numa Espanha em ebolição política a ponto de chegar a guerra civil. Um filme que tem uma relevância enorme em vários aspetos, quer no que toca à filosofia sobre o ensino, quer nos efeitos do medo do fascismo sobre os cidadãos, repleto de falas e discursos muito poderosos. Acho que é um filme altamente recomendável e que, espero, não tenha outro tipo de relevância em anos vindouros. - 9/10

Los Amantes del Circulo Polar, de 2000, um dos mais conhecidos filmes do realizador espanhol Julio Medem, cuja carreira entretanto decaiu, mas que neste período era, de facto, um realizador extremamente influente, é a abordagem espanhola a um género de filme que, ainda que tenha passado um bocado à irrelevância no cinema de hoje em dia, teve um impacto de dimensão alargada na sétima arte europeia. Contando a história de duas pessoas que se conhecem na infância e que vivem juntos ao longo de toda a sua juventude, é um filme que faz do simbolismo o seu ponto forte, tocando em vários temas diferentes como a vida e as relações na adolescência, a reação à infelicidade e fá-lo de uma forma tocante e sincera. - 8/10

(ambos estes filmes estão disponíveis no youtube aqui e aqui)

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Bloodshot

Entretém e algumas cenas de acção a vermelho estão muito bem conseguidas...e pouco mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Spikey, há 1 hora:

First, They Killed My Father: Filme realizado pela Angelina Jolie sobre o terrível regime do Camboja nos anos 70. Bem conseguido e boas representações. Sobre o mesmo regime tmb existe este filme: The Killing Fields, devo ver em breve.

Curiosamente, cruzei-me com esse filme no início do mês, mas desisti de o ver, devido à autobiografia; talvez a leia e o veja para o ano.

Ontem vi “Twilight Portrait”. Filme decente. Subverte o subgénero ‘rape and revenge’, mas de uma forma pouco aliciante. A certa altura a tensão esgotasse e daí em diante tornasse numa experiência mais bizarra do que desconfortável.

Foi, também, o filme que totaliza os 2000 filmes na minha conta letterboxd.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ponderar dedicar os próximos tempos para começar a explorar o Cinema de Portugal. Estou a fazer uma watchlist de coisas interessantes. Tenho o Tabu, e alguns filmes do Manoel de Oliveira e do João César Monteiro. O que é que me recomendam adicionar mais?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Honey, há 18 minutos:

Estou a ponderar dedicar os próximos tempos para começar a explorar o Cinema de Portugal. Estou a fazer uma watchlist de coisas interessantes. Tenho o Tabu, e alguns filmes do Manoel de Oliveira e do João César Monteiro. O que é que me recomendam adicionar mais?

Os filmes do Paulo Rocha (a começar no Verdes anos) e os do Pedro Costa (O Sangue!). 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

a7727ef373dc3e5256b266731156511b.jpg

Já passaram uns bons anos desde a altura em que eu participava neste tópico com alguma frequência, até porque não tenho visto quase nada, mas hoje, por causa da banda sonora (originou um dos álbuns dos Pink Floyd) vi o "More". 

É uma espécie de relato do lado mais negro da contracultura típica daqueles anos, dos hippies e das drogas. Não acho que a intenção do realizador fosse passar uma mensagem conservadora, mas sim descrever alguns casos mais dramáticos dessa geração. Bónus também por o filme se passar em Ibiza numa altura em que a ilha ainda estava, em parte, virgem de turistas. Já alguém daqui viu? Se sim, digam o que acharam. 

Citação de bmfpcdm, há 19 horas:

Wow... Just... Wow...

E foi realizado por um asian-american :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Vi o Ford v Ferrari e já esperava um bom filme, mas nunca pensei que fosse assim tão bom. Excedeu as minhas expectativas.

A única e ligeira crítica que faço ao filme:

Creio que a forma como a história foi contada, com o chamado bom e vilão, lado bom e mau acaba por tornar o script muito "hollywoodesco" e comercial.

Editado por Eden Hazard
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

vou aderir ao MUBI pela promoção (vou deixar passar a oportunidade de ter a conta à borla e vou meter mail normal :mrgreen:).

para quem já fez download para visualização offline, até quanto tempo depois está disponível depois de ter saído da lista de filmes "em vigor"? queria ver o do Bresson mas amanhã, dia em que acaba, não é o melhor dia para ver.

http://medeiafilmes.com/eventos/ver/evento/tres-cores-azul-cinema-em-casa-com-juliette-binoche/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 50 minutos:

vou aderir ao MUBI pela promoção (vou deixar passar a oportunidade de ter a conta à borla e vou meter mail normal :mrgreen:).

para quem já fez download para visualização offline, até quanto tempo depois está disponível depois de ter saído da lista de filmes "em vigor"? queria ver o do Bresson mas amanhã, dia em que acaba, não é o melhor dia para ver.

http://medeiafilmes.com/eventos/ver/evento/tres-cores-azul-cinema-em-casa-com-juliette-binoche/

Dá para fazer download e ver offline?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de frnk th tnk, há 21 minutos:

Dá para fazer download e ver offline?

o mubi? pelo menos no telele dá 

Compartilhar este post

Link para o post

Às vezes acha-se coisas muito interessantes no instagram. 

Editado por Pablo Honey

Compartilhar este post

Link para o post

For how long do films I’ve downloaded on the MUBI iOS or Android app remain available to watch?

If you have downloaded a film on our iOS or Android app to view offline or otherwise, it will remain available to view for an additional 48 hours past the films expiry date. 

Pela lógica posso ter isto numa box android? Ver filmes no telemóvel não é comigo.

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

Am I able to download the films to my computer?

Unfortunately, no. However, you can temporarily download our films via our Android and iOS mobile apps and keep them on your device for offline viewing

Compartilhar este post

Link para o post

é impressao minha ou a campanha foi ao ar?

nao me lembro de ver data limite 😕

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 17 horas:

vou deixar passar a oportunidade de ter a conta à borla e vou meter mail normal

flat,750x,075,f-pad,750x1000,f8f8f8.u2.j

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 1 hora:

é impressao minha ou a campanha foi ao ar?

nao me lembro de ver data limite 😕

Parece que sim

Compartilhar este post

Link para o post

Com mail da faculdade devo precisar de aceder ao mail, certo? Nunca usei nem sei como :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 40 minutos:

Com mail da faculdade devo precisar de aceder ao mail, certo? Nunca usei nem sei como :lol:

Sim, aquilo manda-te email para confirmares o registo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...