Peplin Publicado 5 Março 2013 (editado) E tem sido bem utilizado? O desenvolvimento tem crescido consideravelmente ou nem por isso? Desde 1999 até agora, pode-se dizer que o país se desenvolveu de foram sustentada. O Chávez implementou várias políticas que permitiram uma redução gradual do desemprego, o aumento do poder de compra dos venezuelanos, para além de um acesso de maior qualidade e igualdade a educação ou cuidados de saúde. Reduziu também de forma bastante significativa a pobreza no país, que atingia metade da população há coisa de 15 anos e agora deverá andar pelos 20 a 25 % (ao nível de Portugal, por exemplo). Depois, em termos económicos, tomou uma série de medidas importantes, mas aí já serão polémicas em termos ideológicos (controlo de preços nos alimentos, nacionalizações, política agrícola, etc.). É falar do que nao se sabe e da inflaçao de 20 e tal % ao ano... Ui, a inflação! Esse indicador vital e definidor de tudo o que se passa na economia e no desenvolvimento de um país. Editado 5 Março 2013 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 5 Março 2013 Foi estoirado a comprar Magalhães. Sim, tens razão. Eu tinha uma ideia errada em 3 pontos: está desatualizada, referia-se a exportadores e não a produtores, e reportava-se apenas a membros da OPEP. Em dados de 2006 e com estas condicionantes eu estaria certo...:mrgreen: Em todo o caso, pelas últimas listas que acabei de consultar,está no Top 15 entre os maiores produtores e no Top 10 entre os maiores exportadores. http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_oil_production http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_oil_exports Se há coisa que se pode dizer desta última vaga de governantes populistas sul-americanos (ainda mais do que a média) é que tiraram muita gente da miséria abjecta em que viveram toda a vida. Não tornou necessariamente a distribuição de riqueza mais justa mas tirou muita gente de um estilo de vida absolutamente medieval em que ainda viviam. Compartilhar este post Link para o post
Mister Master Publicado 5 Março 2013 Que mindfuck. O Chávez era bom ou mau? Era tweener. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 5 Março 2013 Ui, a inflação! Esse indicador vital e definidor de tudo o que se passa na economia e no desenvolvimento de um país. Não é? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 5 Março 2013 É importante, mas não diz tudo. Compartilhar este post Link para o post
Colateral Publicado 6 Março 2013 Ja vai tarde.. o unico que ele soube fazer foi semear o odio, expropiar negocios, aumentar a probreza, criminalidade e piorar a saude.. So quem esta la e vive è que sabe..eu propio tive amigos que ficaram sem nada, alguns que tiveram que fugir pk votaram contra ele, alguns que foram mortos ou presos e o negocio do meu pai ser fechado quase 5 dias por ter dado 'apoio' aos militares aquando o Golpe de estado.. tanta coisa que fez que nao merecia senao desaparecer..chamar nomes ao Eua, responsabilizar o mesmo pelo sismo no Haiti, festejar os atentados ao Wtc.. Compartilhar este post Link para o post
Colateral Publicado 6 Março 2013 Peplin vives ou viveste na Venezuela?? Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 6 Março 2013 http://www.youtube.com/watch?v=pv6FQaP1NCQ Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 6 Março 2013 Peplin vives ou viveste na Venezuela?? Vem a história de quem só lá está é que sabe? :lol: Interessante insinuares isso enquanto afirmas que a pobreza aumentou. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Colateral Publicado 6 Março 2013 Bom, amanha direi mais algo caso seja necessario, podem dar opinioes pois isto é um forum mas digam coisas con fundamento, pois eu estou la e sei o dia a dia.. estes ultimos anos foram de tirar um morto do caixao.. agr é tempo de festejar Antes do Chavez havia pobreza e dps de ele entrar aumentou.. nao fez um unico Km de estrada, o dinheiro que tinha em vez de investir no pais dava a Nicaragua, Bolivia etc.. nao fales sem saber e voume ficar por aqui que n quero ser banido do forum. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 6 Março 2013 Antes do Chavez havia pobreza e dps de ele entrar aumentou.. nao fez um unico Km de estrada :funny: Para quem vive na Venezuela, estou a ver que sabes mesmo muito... Pá, que não gostes dele ainda é naquela, agora não precisas é de o demonstrar à custa de mentiras facilmente refutáveis. Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 6 Março 2013 A culpa foi dos EUA que inventaram uma máquina para fazer com que os líderes sul-americanos desenvolvessem cancro! Para quem inventou a Sida e a espalhou durante a guerra fria, entre outras coisas, isso era uma coisa perfeitamente ao alcance dos eua. Que mindfuck. O Chávez era bom ou mau? :( Como em tudo na vida, essas avaliações dependem da perspectiva com que as olhas. _ Não conheço muito do trabalho do Chavez, mas sei que fez bastante pela Venezuela e pelo seu povo. Que descanse em paz, e que o povo venezuelano saiba continuar a boa obra que tem sido feita. E essa conversa do "vives na Venezuela, para saberes que isso é verdade?" faz-me lembrar um velho que conheço que diz que o salazarismo era um mar de rosas e que o que se conta agora é tudo mitos e adulterações da história. Quando contraponho, diz "pois, mas eu é que vivi esse tempo, tu não". Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 6 Março 2013 Se houve algo que me fez torcer o nariz sobre a governação do Chavez, foram os relatos de familiares/conhecidos sobre a falta de segurança e criminalidade existentes na capital. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 6 Março 2013 Pelo ser humano, esse sim, posso dizer descanse em paz, é uma doença lixada e desgastante. Porque, de resto Ditadorzeco Count -1 :arrow: Compartilhar este post Link para o post
totch Publicado 6 Março 2013 Ja vai tarde.. o unico que ele soube fazer foi semear o odio, expropiar negocios, aumentar a probreza, criminalidade e piorar a saude.. So quem esta la e vive è que sabe..eu propio tive amigos que ficaram sem nada, alguns que tiveram que fugir pk votaram contra ele, alguns que foram mortos ou presos e o negocio do meu pai ser fechado quase 5 dias por ter dado 'apoio' aos militares aquando o Golpe de estado.. tanta coisa que fez que nao merecia senao desaparecer..chamar nomes ao Eua, responsabilizar o mesmo pelo sismo no Haiti, festejar os atentados ao Wtc.. lol Anyway, que descança em paz :prayer: Chavez Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 6 Março 2013 É verdade, o outro maluquinho que lá vivia, ou tinha lá os pais, ainda cá está ou já foi expulso? Esse é que fazia falta agora. :mrgreen: Ja vai tarde.. o unico que ele soube fazer foi semear o odio, expropiar negocios, aumentar a probreza, criminalidade e piorar a saude.. So quem esta la e vive è que sabe..eu propio tive amigos que ficaram sem nada, alguns que tiveram que fugir pk votaram contra ele, alguns que foram mortos ou presos e o negocio do meu pai ser fechado quase 5 dias por ter dado 'apoio' aos militares aquando o Golpe de estado.. tanta coisa que fez que nao merecia senao desaparecer..chamar nomes ao Eua, responsabilizar o mesmo pelo sismo no Haiti, festejar os atentados ao Wtc.. Chegou! :prayer: Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 6 Março 2013 (editado) Por que razão é que eu tinha a sensação que o whatever era venezuelano e não gostava do Chavez? :-k anyway, devo ter confundido os nicks quando li alguma coisa por aí. Já agora, segundo a constituição venezuelana (e a acreditar no DN), terá de haver uma nova eleição dentro de 30 dias. Até lá, o Diosdado Cabello, o presidente do Parlamento, assume a chefia do Estado. Editado 6 Março 2013 por Dpitz Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 6 Março 2013 Porque sou metade colombiano? Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 6 Março 2013 Ah, então é isso. Fiz confusão :) Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 6 Março 2013 Tenho uma amiga venezuelana e diz que espera que os chavistas deixem o país andar para a frente mas que a coisa está muito complicada, neste momento, por lá. Já há bastante violência. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 6 Março 2013 não me causa mossa. Ainda se fosse o Cavaco. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 6 Março 2013 Ainda foi primeiro que o Fidel. Alguns dizem que sim outros dizem que não. Eu... :confuso: Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 6 Março 2013 antes que me lancem às feras, so vim aqui postar um comentário de um amigo meu venezuelano sobre o Chavez Que Dios me perdone. Pero al final habia de venir algo bueno te tanto mal. CHAVEZ SE FUE SE LARGO FINALMENTE D E ESTE MUNDO... Es mismo tiempo favorable y de Renovacion. Viva Venezuela :D :D :D Compartilhar este post Link para o post