Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Morreu Hugo Chávez

Publicações recomendadas

E a classe média que deixou de existir? E o desemprego? e o viver num regime nao democrático? o teu voto valer nada?

Acrescento ainda um pormenor que passa muitas vezes ao lado, que é o facto do aumento da desigualdade entre classes. É que parecendo que não esta nova super classe de militares e amigos que ele criou, com intenção ou não, é actualmente mais poderosa que ele. Esses sim são os verdadeiros donos da Venezuela.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui a muito boa gente que vem falar palha so por falar, voçes la sabem a vida que se vive na Venezuela???? So quem tem la familiares ou mora la é que sabe dar valor, assim como eu, estão la muitos a sofrer com esse G"#$"#% filho da !$#R$... So para terem uma ideia rapida do que ele fez ao pais, se estiveres doente e fores ao hospital tens que levar, tudo o indispensavel para la, (seringas, alcool, algodão etc..) porque os hospitais nao tem, por ex: tens um accidente e na periferia há 4 hospitais, e a situação é tao caotica que te fazem (ruleta) ou seja vais de hospital a hospital sem ser admitido e acabas por morrer, ou entao tens que pagar um balurdio para poder entrar e nem assim garante que nao vás desta para melhor.. Não há leite, aceite, manteiga, arroz, bens essenciais, ele tirou tudo isso (por ex: marcas como Cigala, Mimosa aqui), ele la tirou tudo e so mete a porcaria de produtos do estado que nao vale nada e muito desses produtos estão já passados.. Querem mais? A serio nao venham mandar postas de pescada.. Eu desejo que vá para o inferno e de vez e quando isso passe vai ser uma festa do catano na comunidade Latina.

Olha, não conheço a realidade do país todo, por isso vou limitar-me a falar de Caracas. Tenho lá família e que vêm relativamente "regular" a Portugal e vou perguntando pelas coisas. Levam uma vida desafogada também porque fazem por isso, não vou entrar em detalhes, o que é certo é que também não podem ver o Chávez à frente.

Feita a introdução deixa-me dizer que isso dos hospitais não será bem assim. A minha prima numa brincadeira num escorrega partiu um braço cá, depois teve cirurgia já que foi necessário e todo o pós operatório foi feito lá. Se o meu tio visse que não valia a pena tinha ficado mais tempo, te garanto. Nunca em ocasião alguma me falou desses casos extremos nos serviços de saúde.

Fala-me em desigualdade, miséria nas periferias, forças policiais e militares que abusam do poder e que são corruptas que leva a alguma insegurança, as eleições "maquilhadas". Falta de cuidados médicos nunca falou.

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de privado a qualidade não a ponho em causa. Agora certamente não falas do público tenho a clara noção da deterioração da saúde no público, quer infraestruturas quer pessoal médico quer em bens materiais básicos.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

já edite, aquilo tava ali com um erro. banhá-lo e enrolá-lo em caramelo duh que burro!

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de privado a qualidade não a ponho em causa. Agora certamente não falas do público tenho a clara noção da deterioração da saúde no público, quer infraestruturas quer pessoal médico quer em bens materiais básicos.

Não sei, pode ser que o serviço de saúde de qualidade seja só para quem tem dinheiro, mas daí também estar aqui a conversar... para entender.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

já edite, aquilo tava ali com um erro. banhá-lo e enrolá-lo em caramelo duh que burro!

Mas deu para perceber a ideia :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E mete-me nojo as boas relações que tem a Madeira com o Chávez.

Temos? Eu suponho que tínhamos o mínimo indispensável para apaziguar as coisas relativas à comunidade madeirense lá, mas ok...

Eu tou-me a cagar para a quantidade de relatórios internacionais que digam que as eleições são democráticas, quando vários segmentos da comunicação social que eram mais críticos do governo foram nacionalizados para transmitir propaganda ao gajo constantemente...

E à parte das tentativas de influenciar a opinião pública, o tipo de operações de nacionalização que se fazem lá não são uma distribuição equalitária da riqueza. É puro roubo do estado aos cidadãos com propriedade privada.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim pelo conhecimento que tenho é um pouco assim. Não que os cuidados de saúde não sejam acessíveis aos mais pobres, mas se de facto queres um serviço de saúde com garantias de qualidade tens que pagar e geralmente bem.

E acredito sinceramente que foi o que aconteceu no caso dos teus familiares especialmente sendo eles pessoas de algum capital por assim dizer.

De facto um dos maiores erros que aponto ao Hugo Chávez foi o empobrecimento em termos de infraestruturas e qualidades de serviço.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu vou ter paciência e tentar explicar. A mim não me me interessas as historiazinhas personalizadas, não quero saber de relatos à Correio da Manhã, eu olho para a politica de uma perspectiva mais ampla e tento entender, dentro de contextos, aquilo que se passa.

Chavez não é um lider ideal? Seguramente que não, nem sei se tal coisa existe. Fez erros? Fez certamente. E alias, eu nem sequer simpatizo assim tanto com a personagem e muito menos com o seu estilo, mas olhando a dados e fazendo comparações historicas tenho que achar que tem feito de facto um trabalho razoavel na Venezuela. Afinal em 12 anos diminuiu a pobreza, a desiguladade social, a mortalidade infantil, aumentou muito o PIB, o indíce de desenvolvimento humano, o salario minimo, as pensões, a escolariedade, etc. Mantem-se o grave problema da criminalidade mas dificilmente se poderá dizer que fez um mau trabalho, a não ser que se tenham outros interesses, mas isso já é com cada um.

Os meios não justificam os fins.

Compartilhar este post

Link para o post

E a classe média que deixou de existir? E o desemprego? e o viver num regime nao democrático? o teu voto valer nada?

Não sei se a classe média deixou de existir, sinceramente nem tenho dados sobre isso mas admito que tenha havido uma estagnação da sua condição desde que o Hugo Chavez foi para o poder. Sei sim que a taxa de emigração desse sector da população aumentou bastante e isso de facto é sinal de que as suas perspectivas de melhoria de condição são baixas ou nulas. Mas vejamos, ao mesmo tempo, desde 1999 a percentagem de população a viver abaixo do limiar de pobreza baixou em mais de 20 ou 25%, isto são numeros muito significativos e que só por si indicam bem qual foi a prioridade dos seus governos. Se para atingir isso e diminuir as desigualdades sociais é preciso que a classe média faça sacrificios ou pelo menos não atinja as suas ambições a mim não me parece totalmente errado.

Mas aqui entramos já noutro campo mais ideologico que é o da discussão do papel da classe média nas sociedades actuais com o advento do capitalismo. No entando sim, admito perfeitamente que não deva ser fácil ser da classe média em países como a Venezuela, ou até no Brasil, onde eram a classe mais critica do Lula.

Quanto ao desemprego, aumentou devido à crise mas tinha vindo a diminuir.

Em relação ao regime não democrático, não vou fazer papel de advogado de defesa, certamente que o Chavez tem tiques ditatoriais, mas tambem não alinho pela bitola dos media corporativos que o diabolizam, cuja agenda e interesses que defendem são demasiado obvios.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu vou ter paciência e tentar explicar. A mim não me me interessas as historiazinhas personalizadas, não quero saber de relatos à Correio da Manhã, eu olho para a politica de uma perspectiva mais ampla e tento entender, dentro de contextos, aquilo que se passa.

Chavez não é um lider ideal? Seguramente que não, nem sei se tal coisa existe. Fez erros? Fez certamente. E alias, eu nem sequer simpatizo assim tanto com a personagem e muito menos com o seu estilo, mas olhando a dados e fazendo comparações historicas tenho que achar que tem feito de facto um trabalho razoavel na Venezuela. Afinal em 12 anos diminuiu a pobreza, a desiguladade social, a mortalidade infantil, aumentou muito o PIB, o indíce de desenvolvimento humano, o salario minimo, as pensões, a escolariedade, etc. Mantem-se o grave problema da criminalidade mas dificilmente se poderá dizer que fez um mau trabalho, a não ser que se tenham outros interesses, mas isso já é com cada um.

E no entanto fez da Venezuela um local onde a liberdade de expressão, de associação e de imprensa são limitadas, os direitos humanos espezinhados, o estado domina o poder judicial e a criminalidade é assustadora, de tal forma que Caracas é a cidade mundial com a maior taxa de assassinatos. Dificilmente se poderá dizer que fez um mau trabalho? Eu acho é que para se dizer que ele está a fazer um bom trabalho, é porque deve haver outros interesses por trás...

Compartilhar este post

Link para o post

E no entanto fez da Venezuela um local onde a liberdade de expressão, de associação e de imprensa são limitadas, os direitos humanos espezinhados

Se nos primeiros pontos te referes à RCTV, grupo de media que engendrou em 2004 a tentativa de golpe de estado e a sabotagem economica de 2002 e 2003, cujas licenças não foram renovadas após terem expirado, não acho que tenhas razão.

Compartilhar este post

Link para o post

Red depende de qual hospital de Caracas foi, mas explicame uma coisa em que sitio de Caracas estao? Eu moro em Chacao. Eu neste momento estou em Portugal, mas te garanto que quando estive la em Maio do ano passado vi relatos de pessoas e gente amiga conhecia a relatar o que eu disse, nao tinham porque mentir, pois uma dessas pessoas era a favor do Chavez :facepalm: e a partir desse momento já nao mais quis saber dele 'até lhe chamava, MEU COMANDANTE', os hospitais privados já nao tem esse problemas, mas é necessario ter $$, e como tu disses mt gente em Caracas vive 'desafogada' mas com o Coração nas mãos, pois quem votou contra o Chavez está sempre sob ameaça ou de perder seu negocio porque estao constantemente a intimidar, se tens 2 aparmentos ou + podes ficar sem eles(dependendo de quantos sejam), pois para ele nao precisas e assim sendo vao para os pobres etc..

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a falar dos relatórios dos Repórteres sem Fronteiras e do Human Rights Watch. Além disso, o envolvimento dessa televisão no golpe de estado não está provado. Lá porque o Chavez diz não quer dizer que tenha sido.

Compartilhar este post

Link para o post

Antifa, ele fechou a RCTV nao foi por causa disso, isso tudo é mentira, ele fechou a RCTV porque era o unico canal a par de Globovision que dava as noticias e falava a verdade fosse contra ou a favor do presidente, nao gostou fechou, agora ele está a tentar fechar a Globovision, mas por enquanto nao conseguiu..

Compartilhar este post

Link para o post

Colateral pudeste trazer dinheiro para cá?

não respondas ele quer te gamar

Compartilhar este post

Link para o post

não respondas ele quer te gamar

Nada disso, pessoas que vivem lá disseram que havia um limite para o dinheiro que traziam e queria saber se era verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Antifa, ele fechou a RCTV nao foi por causa disso, isso tudo é mentira, ele fechou a RCTV porque era o unico canal a par de Globovision que dava as noticias e falava a verdade fosse contra ou a favor do presidente, nao gostou fechou, agora ele está a tentar fechar a Globovision, mas por enquanto nao conseguiu..

isto faz lembrar qd os eua bombardeiam a Al-jazeara.

Compartilhar este post

Link para o post

Nada disso, pessoas que vivem lá disseram que havia um limite para o dinheiro que traziam e queria saber se era verdade.

Quando viajas para outro país, tens sempre um limite.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Quando viajas para outro país, tens sempre um limite.

Não é só um limite mínimo?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim de facto câmbio esta fechado. Atribuem algum dinheiro para viagem mas nunca superior a 3000 dólares penso eu. Existem outras formas de comprar divisa estrangeira comprando no mercado negro, ou seja pagas o dobro do valor real da moeda. Mais um negócio para os senhores das fardas e para a banca que o Chávez tanto critica mas nestes casos da-lhe a ganhar milhões.

Atenção existe limite mas é no caso de o trazeres contigo e neste caso o limite existem sim no câmbio da moeda.

Editado por Totoro

Compartilhar este post

Link para o post

Santiago sim, por ex: eu tenho 2 passaportes, Venezolano e Portugues, entro e saio como turista, pois nao resido efectivamente na Venezuela, apesar de ter la o meu pai, a ultima vez que vim para aqui posso disserte que trouxe acima de 3000 euros cmg. O limite maximo é até 8000 euros, caso passes esse valor tens que declarar senao es preso, sobre as outras maneiras 'Cadivi' sao outras coisas que ele meteu 'ou seja trampa', meu pai tem direito a trazer no cartao visa 3000 dolares, fez os tramites todos que da uma trabalheira e quando chega cá so teve direito a 820... Enfim.. Se quiseres saber algo fala :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Este Colateral deve ser dos meus users preferidos, sempre que a palavra Chávez aparece no fórum lá vem ele com este discurso catastrofista. A única coisa que não percebo é porque é que ele e a família ainda não saíram da Venezuela, já que aquilo é uma espécie de Dachau sul-americana.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...