Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Refutador

Sporting - Futebol de Formação

Publicações recomendadas

Eu concordo com isso, mas não aconteceu e nem me parece que vá acontecer. Quanto muito, vai lá o Bruno Paz em algumas ocasiões, assim como o Rafael Leão ou o Elves Baldé.

Eu vejo o Bruno Paz mais como central, sinceramente. O problema é só ter 1,79m, o que faz com que isso dificilmente seja uma opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não gosto muito, mas vá-se lá perceber. É rápido, ágil e fez golos nos juvenis. Ganhou logo este crédito todo. Podiam perfeitamente ter dado a mesma oportunidade ao Douglas ou ao Rúben Teixeira (esqueci-me deste, em cima), que talvez eles fizessem bem melhor.

A B está a ser pessimamente gerida e qualquer dia ainda vamos ter uma surpresa desagradável, ao nível daquela que o Benfica ia tendo na época passada. Mas isso é assunto de outro tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, desta nova estirpe de jogadores tipicamente africanos, até nem acho o Elves mau de todo.

Anyway, este tipo de jogadores tem de ter um tratamento diferenciado, como é natural, pelas características que têm, para que se possa perceber aquilo que realmente podem dar.

A fronteira entre um Bruma e um Romário Baldé, muitas vezes, é mais do que ténue.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que sim. Mas normalmente, chegam ao futebol sénior e deixam de fazer a diferença. E colocá-lo já na Segunda Liga com 16 anos parece-me precipitado, para o jogador que é (também não o conheço na perfeição, fui vendo umas coisas).

O Bruma sempre me pareceu uma excepção. Sempre achei que era um prodígio também na forma como percebia o jogo, e como definia perto da baliza adversária. Ainda hoje faz a diferença com alguma frequência. Mas percebo a ideia e a comparação.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também já vi mais o Bruno Paz como central (podes ver no forumscp ou no meu blog essa opinião), mas aquela altura trava-o com 90% dos treinadores... E mesmo no meio campo ou a lateral vejo-lhe talento para conseguir singrar na primeira liga e eventualmente na primeira equipa do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que sim. Mas normalmente, chegam ao futebol sénior e deixam de fazer a diferença. E colocá-lo já na Segunda Liga com 16 anos parece-me precipitado, para o jogador que é (também não o conheço na perfeição, fui vendo umas coisas).

O Bruma sempre me pareceu uma excepção. Sempre achei que era um prodígio também na forma como percebia o jogo, e como definia perto da baliza adversária. Ainda hoje faz a diferença com alguma frequência. Mas percebo a ideia e a comparação.

Mas isso é porque passam toda a carreira a bater em tipos que ao lado não passam de uns meninos. Quando a balança equilibra eles mostram-se impreparados.

O Romário Baldé, por exemplo, passou a carreira toda a jogar contra os da sua idade, ou contra adversários um ano mais velhos. O resultado está à vista. Nos iniciados, nos juvenis e nos juniores, atropelava-os todos. Pareciam tordos. Chegou aos seniores... caput. E até foi um jogador que evoluiu consideravelmente bem no primeiro ano de júnior.

Se as coisas forem bem feitas, isso só fará bem ao Elves. Mesmo sendo júnior de primeiro. Já devia ter outro background, dado que no ano passado devia ter tido minutos de relevo nos juniores, para não sentir tanto o choque nos seniores este ano, mas não lhe fará mal nenhum, antes pelo contrário.

O Bruma foi exceção porque aos 16 anos já jogava nos juniores e depois apareceu logo no primeiro ano da equipa B. Obviamente que a qualidade e o talento é/era outro, mas o contexto a que foi exposto fez toda a diferença.

Anyway, com este perfil o melhor está atualmente nos juvenis do Benfica. Umaro Embalo. O problema é que no ano passado andou a bater em ceguinhos nos iniciados, na tal equipa do Benfica que teve resultados nunca antes vistos. Em vários jogos, principalmente contra o Belém, que era a equipa que mais dificultava a vida ao Benfica, a maioria dos jogos desbloqueava-se com uma bola para ele, para ele ir contornando os pinos até meter a bola dentro da baliza. E fazia isto em todos os jogos. Nos torneios de final de época limpou os prémios todos de melhor jogador, se não estou em erro. E ainda foi fazer uma perninha aos juvenis, depois do campeonato acabar. Apanhou o Dalot e cagou-lhe na cabeça. Um tipo com menos dois anos do que ele. Agora, se não tiverem cuidado e se o deixarem a competir contra jogadores que não lhe causam grande dificuldade, vai chegar aos seniores e tudo isto vai parecer ridículo.

Fica aqui só um cheirinho do bicho. É o 7.

Isto tudo para dizer que em Portugal a taxa de aproveitamento deste tipo de jogadores é absurdamente baixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também já vi mais o Bruno Paz como central (podes ver no forumscp ou no meu blog essa opinião), mas aquela altura trava-o com 90% dos treinadores... E mesmo no meio campo ou a lateral vejo-lhe talento para conseguir singrar na primeira liga e eventualmente na primeira equipa do Sporting.

O Bruno Paz é um excelente jogador, e provavelmente vai acabar por ter sucesso seja em que posição for. Mas pode-se fazer ali um "combo" central/6 muito bom. E para isso, ele tem de ir jogando a central também. Como lateral, para o Sporting, acho difícil. Não lhe vejo a capacidade de desequilíbrio ofensivo que é necessária (ou deveria ser).

Mas isso é porque passam toda a carreira a bater em tipos que ao lado não passam de uns meninos. Quando a balança equilibra eles mostram-se impreparados.

O Romário Baldé, por exemplo, passou a carreira toda a jogar contra os da sua idade, ou contra adversários um ano mais velhos. O resultado está à vista. Nos iniciados, nos juvenis e nos juniores, atropelava-os todos. Pareciam tordos. Chegou aos seniores... caput. E até foi um jogador que evoluiu consideravelmente bem no primeiro ano de júnior.

Se as coisas forem bem feitas, isso só fará bem ao Elves. Mesmo sendo júnior de primeiro. Já devia ter outro background, dado que no ano passado devia ter tido minutos de relevo nos juniores, para não sentir tanto o choque nos seniores este ano, mas não lhe fará mal nenhum, antes pelo contrário.

O Bruma foi exceção porque aos 16 anos já jogava nos juniores e depois apareceu logo no primeiro ano da equipa B. Obviamente que a qualidade e o talento é/era outro, mas o contexto a que foi exposto fez toda a diferença.

Anyway, com este perfil o melhor está atualmente nos juvenis do Benfica. Umaro Embalo. O problema é que no ano passado andou a bater em ceguinhos nos iniciados, na tal equipa do Benfica que teve resultados nunca antes vistos. Em vários jogos, principalmente contra o Belém, que era a equipa que mais dificultava a vida ao Benfica, a maioria dos jogos desbloqueava-se com uma bola para ele, para ele ir contornando os pinos até meter a bola dentro da baliza. E fazia isto em todos os jogos. Nos torneios de final de época limpou os prémios todos de melhor jogador, se não estou em erro. E ainda foi fazer uma perninha aos juvenis, depois do campeonato acabar. Apanhou o Dalot e cagou-lhe na cabeça. Um tipo com menos dois anos do que ele. Agora, se não tiverem cuidado e se o deixarem a competir contra jogadores que não lhe causam grande dificuldade, vai chegar aos seniores e tudo isto vai parecer ridículo.

Fica aqui só um cheirinho do bicho. É o 7.

[youtubehd]s0dg9LtOlrI[youtubehd]

Isto tudo para dizer que em Portugal a taxa de aproveitamento deste tipo de jogadores é absurdamente baixa.

Sim, eu concordo com isso e defendo que, sempre que possível, os jovens devem jogar no escalão competitivo que mais os pode beneficiar, em vez de jogarem simplesmente contra os do seu ano. Se tens um miúdo a partir tudo no seu escalão, como é o caso de muitos que por aí andam e como parece ser o caso desse Embalo, não faz sentido tê-lo lá a bater em mortos apenas para se ganhar jogos. Só prejudica o jogador.

Agora, no caso do Elves, eu não acho que o talento dele justifique já a presença na B, sendo júnior de primeiro ano. Não lhe fará mal, claro, porque é um estímulo competitivo bem superior ao dos juniores. Mas não sei se não será demasiado para ele, neste momento, sobretudo numa equipa que está um caos e que nem ideia de jogo tem (o Sporting B actualmente joga em 4x4x2 por ordens vindas de cima, tenho a certeza, não por decisão do João de Deus). Até fazia sentido se o plantel tivesse sido construído a pensar na integração dos jovens da formação e no espaço que eles terão para jogar, como me parece ser o caso do Benfica B. Mas assim, dá ideia que ele está lá só para preencher uma vaga no plantel, e não para jogar e evoluir.

Compartilhar este post

Link para o post

No ténis de mesa, talvez.

O Sporting em tempos teve nas suas camadas jovens um Ronaldo bem melhor mas deixou-o fugir para o rival.

Compartilhar este post

Link para o post

O Ronaldo Tavares, acham que pode dar um jogador decente?

Se der para render uns trocos já é bem bom. O único avançado decente da B, neste momento, é o Leonardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se der para render uns trocos já é bem bom. O único avançado decente da B, neste momento, é o Leonardo.

Não gostas do Pedro Marques? Eu vi muito pouco mas parece ter coisas interessantes. Agora o que veio do moreirense é que mete dó. Que coisa mais fraca. Ainda mais que o Ronaldo Tavares.

Compartilhar este post

Link para o post

Não desgosto. Agora, se for para chegar à equipa principal...não me parece que tenha capacidade para isso. O Leonardo talvez tenha.

Compartilhar este post

Link para o post

Não desgosto. Agora, se for para chegar à equipa principal...não me parece que tenha capacidade para isso. O Leonardo talvez tenha.

Também acho difícil, mas não descartava já

Compartilhar este post

Link para o post

O Embalo é um jogador do crl mesmo. Sousa vais ao Seixal hoje?

Compartilhar este post

Link para o post

A nossa equipa de juniores tem muita qualidade, principalmente no meio-campo. Pedro Ferreira, Bruno Paz, Miguel Luís, Tomás Silva, Daniel Bragança... Muito bom mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dur@cell

Prenúncio do que acontecerá na quarta feira.

[-o<

Compartilhar este post

Link para o post

O Ronaldo Tavares, acham que pode dar um jogador decente?

Desde que engoli um sapo chamado Rúben Semedo já nem digo nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Os sub19 acabaram de empatar em Madrid. 1-1 marcou o Pedro Marques para nos aos 92.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...