wolv- Publicado 2 Março 2017 Sucesso na formação é ganhar títulos com a equipa principal utilizando diversos jogadores da formação, tendo assim, a não necessidade de investir dinheiro que não existe em jogadores externos, dedicando esse mesmo dinheiro para jogadores com realmente qualidade para adicionar aos nossos. Repito para quem não está habituado ou não se lembro do que é: ganhar títulos na equipa principal. Compartilhar este post Link para o post
ricky Publicado 2 Março 2017 há algum clube em portugal que está habituado a ganhar títulos na equipa principal utilizando diversos jogadores da formação? não percebi a necessidade de repetição. Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 3 Março 2017 https://streamable.com/2uxnj Vaza (é o #3) :heart: Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 3 Março 2017 Nos juniores já estava a jogar a 10. Ou a extremo-esquerdo. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 3 Março 2017 Mas é curiosa essa linha de pensamento. No meu curso de treinadores discutiu-se muito porque é que nos últimos anos Portugal não tinha avançados de qualidade. Muitos defendiam que a malta com bom toque de bola tem vindo a descer para posições anteriores numa equipa, e que dessa forma deixa de haver tantas opções para a frente. Ganha-se qualidade na construção, perde-se na finalização. São visões. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 3 Março 2017 Mas é curiosa essa linha de pensamento. No meu curso de treinadores discutiu-se muito porque é que nos últimos anos Portugal não tinha avançados de qualidade. Muitos defendiam que a malta com bom toque de bola tem vindo a descer para posições anteriores numa equipa, e que dessa forma deixa de haver tantas opções para a frente. Ganha-se qualidade na construção, perde-se na finalização. São visões. Eu acho isso uma parvoíce, sinceramente. Portugal não tem avançados de qualidade porque, mesmo ao mais alto nível na formação, a preferência vai sempre para jogadores que se destacam em termos físicos ou atléticos. Descurando-se aspectos como a qualidade técnica ou sobretudo a forma como pensam o jogo e como se movimentam. E eu defendo precisamente o contrário, actualmente. Mal se vê um central ou um 6 com boa qualidade técnica e visão de jogo, que gosta de ter a bola no pé, o que não faltam são treinadores a procurar adiantá-los no terreno (o Dier é o exemplo mais claro entre os recentes, no nosso clube). Acho isso errado. No futebol de hoje, considero essencial que um jogador tenha qualidade técnica e esteja confortável com a bola nos pés, nas 11 posições. Se há um jogador que é naturalmente central, porque é que vou adiantá-lo no terreno apenas porque ele gosta de avançar no terreno com a bola ou porque tem qualidade técnica suficiente para jogar como médio? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 3 Março 2017 Eu acho isso uma parvoíce, sinceramente. Portugal não tem avançados de qualidade porque, mesmo ao mais alto nível na formação, a preferência vai sempre para jogadores que se destacam em termos físicos ou atléticos. Descurando-se aspectos como a qualidade técnica ou sobretudo a forma como pensam o jogo e como se movimentam. E eu defendo precisamente o contrário, actualmente. Mal se vê um central ou um 6 com boa qualidade técnica e visão de jogo, que gosta de ter a bola no pé, o que não faltam são treinadores a procurar adiantá-los no terreno (o Dier é o exemplo mais claro entre os recentes, no nosso clube). Acho isso errado. No futebol de hoje, considero essencial que um jogador tenha qualidade técnica e esteja confortável com a bola nos pés, nas 11 posições. Se há um jogador que é naturalmente central, porque é que vou adiantá-lo no terreno apenas porque ele gosta de avançar no terreno com a bola ou porque tem qualidade técnica suficiente para jogar como médio? Não consigo concordar. Diz-me um ponta de lança de alto nível que não tenha capacidade física. Quanto aos centrais, concordo Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 4 Março 2017 Eu acho isso uma parvoíce, sinceramente. Portugal não tem avançados de qualidade porque, mesmo ao mais alto nível na formação, a preferência vai sempre para jogadores que se destacam em termos físicos ou atléticos. Descurando-se aspectos como a qualidade técnica ou sobretudo a forma como pensam o jogo e como se movimentam. E eu defendo precisamente o contrário, actualmente. Mal se vê um central ou um 6 com boa qualidade técnica e visão de jogo, que gosta de ter a bola no pé, o que não faltam são treinadores a procurar adiantá-los no terreno (o Dier é o exemplo mais claro entre os recentes, no nosso clube). Acho isso errado. No futebol de hoje, considero essencial que um jogador tenha qualidade técnica e esteja confortável com a bola nos pés, nas 11 posições. Se há um jogador que é naturalmente central, porque é que vou adiantá-lo no terreno apenas porque ele gosta de avançar no terreno com a bola ou porque tem qualidade técnica suficiente para jogar como médio? Não acho uma parvoíce, e até é capaz de ter algum sentido. Além disso, depois eu pensei no meu caso pessoal das equipas que treinei e de facto fiquei a pensar se porventura este ou aquele defesa com qualidade não poderia ser um bom avançado. A verdade é que continuamos a criar bom futebol, mas finalizar nada. E a verdade é que eu estou numa vertente distrital e aquilo colocou-me a pensar, portanto lá por cima não sei.... E pensando em visões que tu e alguns de nós tinhamos por aqui, um exemplo disso é o JM. Tu dizias que ele era mais um 6, e a maior até concordava com isso. Hoje em dia ele não se sente confortável a jogar nessa posição, e tornou-se de facto num médio bem mais atacante e com algum golo. E estamos a falar de jogadores que nos iniciados/juvenis era central! Dá que pensar, embora cada caso seja particular e não dá para generalizar. Eu acho sinceramente que os jogadores cá de trás cada vez têm mais qualidade técnica e de passe, raramente há chutões para a frente e trambolhos com a bola nos pés. Por outro lado, concordo contigo que nos avançados há sempre a tendencia a optar por jogadores fisicamente fortes e limitados nas componentes técnico/tácticas (JJ like this! :mrgreen: ). Seria bom ter um meio termo. Mas quero ver o Poeira treinador daqui a uns tempos a abordar esta temática na realidade! Uma frase curiosa de um professor na altura do curso ficou-me na retina, em exercícios de finalização. Ele dizia:" a malta diz aos jogadores quando vão finalizar remate forte!" Errado! Temos é de dizer ao jogadores acerta na baliza, quer seja em jeito ou força". Engraçado que penso nos meus treinos quando era mais novo e...era exactamente esta mitica fraque que ouvia juntamente com c*rlhadas lol. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 4 Março 2017 Não consigo concordar. Diz-me um ponta de lança de alto nível que não tenha capacidade física. Quanto aos centrais, concordo Se os que não a têm vão ficando pelo caminho, tenham ou não talento, é óbvio que é raro arranjar exemplos ao mais alto nível. Ainda assim, Jonas, que é só o melhor jogador do campeonato. E sim, para mim é avançado. Aliás, eu não gosto nada de fazer distinções entre "avançados" e "pontas-de-lança". Faço é distinções de perfis (e de qualidade, claro). Depois, depende do futebol que a equipa pratica, porque há sempre um estilo em que o jogador encaixa melhor/faz mais sentido. Mas a questão nem é essa. Eu acho importante que um avançado seja forte do ponto de vista físico (ou pelo menos, do ponto de vista atlético). Mas acho ainda mais importante que um avançado não sirva apenas como "poste de iluminação", plantado lá na frente a disputar as bolas que passam perto dos aviões. Essencial que tenha qualidade técnica acima da média e que saiba ler o jogo da melhor forma. É o jogador mais ofensivo da equipa. O próprio Bas Dost, se não tivesse essa qualidade técnica aprimorada e essa capacidade de perceber muito bem onde a bola vai cair, era apenas mais um tronco de 2ª Liga. Um Rui Varela da vida. E é isso que acho que se tem perdido muito na formação de avançados em Portugal. Quantos "Ronaldos Tavares" passarão à frente de "Pedros Marques", por exemplo? E eu tenho para mim que o próprio Pedro Marques só é alvo da aposta que é, porque tem aquela capacidade de trabalho inata, e não dá nenhuma bola por perdida durante 90 minutos. Se ele fosse "apenas" um avançado inteligente nas movimentações e com bastante qualidade na finalização, achas que estaria no lugar em que está hoje? E mesmo quando aparecem avançados com bastante potencial (Nélson Oliveira, Gonçalo Paciência e, num plano inferior, o Betinho, só para dar exemplos dos 3 grandes), o contexto que apanham na transição para o futebol sénior é quase sempre horrendo. Avançados que toda a vida se habituaram a jogar em equipas mais fortes, que dominavam os jogos e que os deixavam ter muita bola, e que de repente se vêem num Tondela da vida, que passa 90 minutos a tentar bombear bolas para eles correrem atrás dela, e tentarem metê-la lá dentro numa chouriçada qualquer. Ou avançados que precisavam de corrigir determinados defeitos, e que em vez disso apanharam treinadores que exponenciaram ainda mais esses defeitos (estou a falar do Nélson aqui). O caso que me dá esperança, nesta posição, é o André Silva. Ao contrário dos outros, nunca saiu do contexto de grande onde pertence (um dos maiores erros que se cometem, actualmente, é achar que um jogador de grande precisa sempre de ser emprestado para "sair da sua zona de conforto"), teve uma oportunidade séria no Porto, e o resultado está à vista. E eu nem acho que o André Silva seja o avançado português mais talentoso dos últimos anos. Dá que pensar o que teria acontecido se outros tivessem seguido este processo exactamente da mesma forma. Não acho uma parvoíce, e até é capaz de ter algum sentido. Além disso, depois eu pensei no meu caso pessoal das equipas que treinei e de facto fiquei a pensar se porventura este ou aquele defesa com qualidade não poderia ser um bom avançado. A verdade é que continuamos a criar bom futebol, mas finalizar nada. E a verdade é que eu estou numa vertente distrital e aquilo colocou-me a pensar, portanto lá por cima não sei.... E pensando em visões que tu e alguns de nós tinhamos por aqui, um exemplo disso é o JM. Tu dizias que ele era mais um 6, e a maior até concordava com isso. Hoje em dia ele não se sente confortável a jogar nessa posição, e tornou-se de facto num médio bem mais atacante e com algum golo. E estamos a falar de jogadores que nos iniciados/juvenis era central! Dá que pensar, embora cada caso seja particular e não dá para generalizar. Eu acho sinceramente que os jogadores cá de trás cada vez têm mais qualidade técnica e de passe, raramente há chutões para a frente e trambolhos com a bola nos pés. Por outro lado, concordo contigo que nos avançados há sempre a tendencia a optar por jogadores fisicamente fortes e limitados nas componentes técnico/tácticas (JJ like this! :mrgreen: ). Seria bom ter um meio termo. Mas quero ver o Poeira treinador daqui a uns tempos a abordar esta temática na realidade! Uma frase curiosa de um professor na altura do curso ficou-me na retina, em exercícios de finalização. Ele dizia:" a malta diz aos jogadores quando vão finalizar remate forte!" Errado! Temos é de dizer ao jogadores acerta na baliza, quer seja em jeito ou força". Engraçado que penso nos meus treinos quando era mais novo e...era exactamente esta mitica fraque que ouvia juntamente com c*rlhadas lol. Eish, vira essa boca para lá :mrgreen: A nível distrital e na formação é perfeitamente normal que penses assim, porque muitas vezes as equipas têm 2/3/4 jogadores com talento e depois o resto do plantel, quanto muito, é útil numa ou noutra característica. Eu conheço essa realidade, e acompanhei muitas equipas em que o central ou o médio defensivo, de facto, por ser mais alto, mais atlético ou ter maior qualidade técnica, muitas vezes era usado como avançado para tentar resolver os jogos. E também vi muitos casos em que os jogadores menos talentosos eram laterais, ou então avançados também, para estorvarem menos. A questão é que aqui temos que pensar do ponto de vista dos melhores clubes. Porque a realidade é que são esses que formam os jogadores do futuro. E se não os formam desde muito jovens, acabam por lhes deitar a mão mais tarde. Tirando os 3 grandes + Braga e Vitória, já praticamente não há bons talentos portugueses a saírem de outros clubes. Veja-se o caso do Belenenses em juniores, na época passada. Pedro Marques e Heriberto Tavares, dois jogadores que se fartaram de brilhar durante todo o ano. Resultado? Sporting para um, Benfica para o outro. E cada vez mais é assim. Nesses clubes, não falta talento. Na maioria dos casos, até há excesso deles. E havendo esse talento, não há necessidade de estar a adiantar no terreno jogadores com qualidade técnica ou que estejam mais confortáveis com a bola no pé. Porque em princípio, vão existir jogadores desses para todas as posições. O João Mário é um enorme talento, acabaria sempre por dar um grande jogador. Sempre se percebeu isso. E também é verdade que o talento dos jogadores vai sofrendo alterações, inclusive mentais. Por exemplo, aquela ideia que eu tinha de adaptar o Gelson a lateral direito (como ele fez várias vezes na formação), hoje já não seria realista, porque o jogador já teve sucesso à frente e já não ia aceitar recuar no terreno. Com o João Mário passou-se um pouco isso também. Ainda assim, incomoda-me vê-lo tão adiantado. É que ele actualmente é um 10/"extremo" (parte de uma das alas para o meio, vá). E eu olho para os melhores jogadores do mundo nessas posições, e não consigo colocar lá o João Mário. Nem consigo vê-lo a chegar a esse nível, sinceramente. Mas se tivesse continuado o seu desenvolvimento enquanto 6 ou 8, acredito que isso seria, não só possível, como bastante expectável. Outro caso desses é o Dier. Mas esse é um talento absolutamente extraordinário, a todos os níveis. O melhor central que já vi na formação do Sporting. E eu até vou incluir aqui o Beto, que só vi nos seniores, só para se ter a noção do espaço temporal a que me estou a referir. Últimos 20 anos, no mínimo. Jogador fantástico, que era praticamente impossível não vingar. No entanto, mesmo sendo já um grande médio defensivo, não consigo deixar de pensar que poderia/pode ser muito maior como central. É uma realidade que o perfil "clássico" dos jogadores escolhidos para cada posição, em Portugal, tem melhorado bastante nos últimos anos. Felizmente, começamos a dar verdadeiros passos positivos na formação, e os resultados começam a aparecer (campeões europeus sub-17, meias-finais do Euro sub-19, final do Euro sub-21 e não sei quantos jogos consecutivos sem perder). Mas ainda há muitas coisas para corrigir. E a formação dos avançados é uma delas. Compartilhar este post Link para o post
jl17 Publicado 4 Março 2017 Concordo quando se diz que Portugal até forma bons avançados só que o contexto onde os colocam os faz ganhar defeitos e vícios, porque da forma que estavam habituados a jogar não encaixa nas equipas onde foram emprestados. E isto não ocorre só com os avançados. O Iuri por exemplo está a ganhar alguns vícios de equipa pequena, como por exemplo começar a abusar em passes longos e em jogadas individuais. Por isso é que até quando vejo o Sporting emprestar jogadores gosto que emprestem mais que um de cada vez. Quanto ao João Mário, mesmo com as transformações que tem vindo a ser alvo, vejo-o perfeitamente a encaixar, por exemplo, como interior no Barça. Sem qualquer problema Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 11 Março 2017 Os juniores perderam 1-0 em Guimarães. Foram ultrapassados pelos mesmos e pelo Belenenses, que lidera isolado. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 25 Março 2017 Jogam muito. Que bruta equipa de juniores vamos ter no próximo ano. Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 25 Março 2017 O passe do Bernardo no 1º golo é do crl. Cracalhão. E o Diogo Brás já está a mais aí. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 25 Março 2017 O Diogo e o Bernardo nem deviam ter começado esta época nos juvenis. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 25 Março 2017 Jesus o Bernardo tem mesmo aquela pinta de craque. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 26 Março 2017 Já podiam andar pelos Juniores... Mas pronto, estamos a ver se limpamos o título. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 1 Abril 2017 ganhamos 2-1 ao Porto em Juniores Compartilhar este post Link para o post
frederico.dr Publicado 4 Abril 2017 ganhamos 2-1 ao Porto em Juniores onde posso ver os golos? Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 4 Abril 2017 onde posso ver os golos? Dá para ver aqui: http://rd3.videos.sapo.pt/2yYyrWSnzC8IbO9S2pBM Compartilhar este post Link para o post
coisito Publicado 12 Maio 2017 O SportingCP chegou a acordo com Tiago Fernandes e Pedro Coelho para a renovação dos respectivos contratos. http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2017-05-12/comunicado-sporting-clube-de-portugal-futebol-sad http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2017-05-12/comunicado-sporting-clube-de-portugal-futebol-sad-0 Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 12 Maio 2017 O que acham do Tiago Fernandes? Compartilhar este post Link para o post