Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Refutador

Sporting - Futebol de Formação

Publicações recomendadas

Ganhamos 1-0 ao Benfica em Juniores

Aquela primeira expulsão do Sporting aos 60 minutos :lol:

A segunda não sei o que passou na cabeça do central.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta época vai ser perfeita para servir de exemplo durante muitos anos na formação. Mas não é um exemplo bom.

Btw, acho que acabamos a época com um par de derrotas, no máximo, e com o título nacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Joga muito. De resto, esta equipa de juvenis é muito interessante. E tem um treinador, algo que não se vê todos os dias na formação do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Joga muito. De resto, esta equipa de juvenis é muito interessante. E tem um treinador, algo que não se vê todos os dias na formação do Sporting.

Na formação do Sporting, pelo menos do que vou conhecendo, só o Tiago Fernandes (que se conseguir não ser campeão este ano é de escangalhar a rir) e o JdD é que eram maus. De resto tanto treinador de iniciados como de juvenis são muito muito bons. E vou ouvindo dizer que a académica, nos júniores, tem por lá um que bem podíamos ir buscar.

Compartilhar este post

Link para o post

Que se passa com as equipas de juniores do Benfica e do Porto?!

Têm os jogadores a jogar na B.

Compartilhar este post

Link para o post

Que se passa com as equipas de juniores do Benfica e do Porto?!

Pensam em preparar realmente os jogadores para o futuro, ambientes mais competitivos permitem aos jogadores evoluirem melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Então se não estivéssemos em 1º era sinal que estávamos bem na formação?

Se isso significasse meter um Renato Sanches ou um Ruben Neves a jogar na 1ª equipa, sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Nope, continuaríamos mal. Infelizmente, os mais altos responsáveis do clube falham em compreender algo que nem é de difícil compreensão. Ganhar títulos na formação e ter qualidade na formação é algo que não está, de todo, relacionado.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas.. se não ganharmos títulos como vamos gozar com a atribuição do prémio de melhor academia pelos gajos do Dubai?

Compartilhar este post

Link para o post

Também não podemos ver os títulos como algo negativo.

Lembro-me perfeitamente de quando jogava (futsal) estava perto de ser campeão, subiram para aí metade da equipa para séniores, em que não jogavam pq era a 2ª divisão, ou jogavam pouco. O resultado foi ninguém ganhar nada. E os séniores sem jogar de pouco nos valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Têm os jogadores a jogar na B.

O Benfica tem, vários até, o Porto só tem usado dois, o Rui Pedro e o Rui Pires. Até o Sporting tem usado dois: o Jovane e o Demiral.

Compartilhar este post

Link para o post

Ganhar titulos na formação é diferente de formar jogadores para a A que é o verdadeiro propósito da formação independemente dos resultados

Editado por Pablo Escobar

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que é, acho é que não se pode ver os titulos como algo negativo ao mesmo tempo

Compartilhar este post

Link para o post

Também não podemos ver os títulos como algo negativo.

Lembro-me perfeitamente de quando jogava (futsal) estava perto de ser campeão, subiram para aí metade da equipa para séniores, em que não jogavam pq era a 2ª divisão, ou jogavam pouco. O resultado foi ninguém ganhar nada. E os séniores sem jogar de pouco nos valeu.

Não é negativo. É secundário. Ninguém diz que não quer ganhar títulos. Ganhar é sempre bom. Mas, na formação, só fico contente com esses títulos quando são o resultado de um bom processo. Que siga uma qualquer filosofia de jogo transversal a todos os escalões (até pode ser o chutão, com o Pulis a coordenador da formação, mas arranjem qualquer coisa, por amor de Deus), que tenha facilidade em colocar os jogadores nos patamares competitivos mais adequados para o seu desenvolvimento, que tenha capacidade de adaptação constante, que tenha excelentes profissionais em todas as vertentes, que trabalhe em consonância com um bom departamento de prospecção e scouting (o do Sporting só serve para podermos dizer que temos um, actualmente, porque trabalho visível é 0), entre muitos outros aspectos.

No caso das promoções, obviamente que a ideia é os jogadores terem minutos no escalão acima. E para isso, é preciso existir um planeamento claro para todos os escalões. É preciso ter plantéis curtos, para que esse espaço para os jogadores promovidos apareça com maior facilidade, quando o seu desenvolvimento já o justifica. E é preciso, idealmente, que o escalão acima jogue de uma forma semelhante ao seu escalão actual, para facilitar a integração na equipa. Ou seja, é preciso existir tudo aquilo que não existe actualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, as coisas não se analisam assim.

Eu sei que é, acho é que não se pode ver os titulos como algo negativo ao mesmo tempo

Os títulos não são negativos, longe disso. Mas o Sporting neste momento tem uma equipa de Juniores que vai limpar a fase final sem problemas porque tem ali jogadores que já podiam estar a ter minutos na equipa B. São jogadores que precisam de encontrar outro patamar competitivo, precisam de mais, precisam de ser estimulados.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...