Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Reigns

FC Porto - Futebol de Formação

Publicações recomendadas

Aqui há uns anos um conhecido meu meteu-se no Porto como olheiro para ocupar o tempo. 1ª vez que vai observar jogos, mandam-no para Vila do Conde ver uma série de jogos de escolinhas num sábado ou domingo de manhã. Miúdos de de 6, 7, 8 anos, por aí. E, no meio dos putos todos havia um que se destacava muito, mesmo muito. Um daqueles que mesmo sem ter mais cabedal que os outros, o que nessas idades faz toda a diferença, jogava sozinho e resolvia tudo sozinho. O meu conhecido foi fazer perguntas sobre o puto e levou logo com a resposta: "esquece, já toda a gente o conhece, mas o puto é do Jorge Mendes".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 15 minutos:

Aqui há uns anos um conhecido meu meteu-se no Porto como olheiro para ocupar o tempo. 1ª vez que vai observar jogos, mandam-no para Vila do Conde ver uma série de jogos de escolinhas num sábado ou domingo de manhã. Miúdos de de 6, 7, 8 anos, por aí. E, no meio dos putos todos havia um que se destacava muito, mesmo muito. Um daqueles que mesmo sem ter mais cabedal que os outros, o que nessas idades faz toda a diferença, jogava sozinho e resolvia tudo sozinho. O meu conhecido foi fazer perguntas sobre o puto e levou logo com a resposta: "esquece, já toda a gente o conhece, mas o puto é do Jorge Mendes".

Não pode ser o filho do próprio JM? 😂

https://www.zerozero.pt/jogador/jorge-mendes/1099379?epoca_id=153

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 52 minutos:

Há muitos anos (mesmo) também fiz isso. O responsável pelo departamento, a quem eu reportava e com quem tinha reuniões no Dragão, era o Admar Lopes, que agora está no Vasco. Na altura eu fazia um pouco das duas coisas, tanto via miúdos nesses jogos como via DVD's de jogos sul-americanos que o Admar me vinha entregar a casa. Que tempos... 

Mas especificamente no caso dos miúdos, já naquela altura era mesmo muito difícil de encontrar uma pérola. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 57 minutos:

Não é caso unico. 

O Jorge Mendes já vai para lá de Portugal, ainda em Dezembro quando há aquele torneio da La Liga Futures, eu meti me a ver, havia lá um miúdo interessante, fui ver, já era do Mendes. Esse torneio é salvo erro, até aos 13 anos.

Cá em Portugal todos os agentes também andam à procura de os 'pegar' cedo, mas naturalmente, o Mendes capta logo os melhores.

Citação de RicardoBarbosa, há 5 minutos:

Há muitos anos (mesmo) também fiz isso. O responsável pelo departamento, a quem eu reportava e com quem tinha reuniões no Dragão, era o Admar Lopes, que agora está no Vasco. Na altura eu fazia um pouco das duas coisas, tanto via miúdos nesses jogos como via DVD's de jogos sul-americanos que o Admar me vinha entregar a casa. Que tempos... 

Mas especificamente no caso dos miúdos, já naquela altura era mesmo muito difícil de encontrar uma pérola. 

DVD´s, és mesmo dos antiguinhos 😄 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 23 minutos:

E eram DVD's de jogos da Série C e Série D, na altura. Aquilo tinha uma qualidade péssima, tanto a gravação como os relvados. Lembro-me de muitos jogadores, alguns fizeram grandes carreiras, outros nem por isso. Agora, lembro-me bem de um guarda-redes brasileiro, que devia ter uns 20 anos, que era um autêntico armário: perto de 2 metros, 100kg, batia as bolas com uma força absurda. Depois era até desengonçado a defender mas alegadamente os clubes europeus estavam todos de olho nele. Nem sei se se tornou jogador ou não. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 2 horas:

Eu ainda me lembro destes 

Tão mau, que se torna bom! - Pequeno caso sério

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

4-0. Todos golos dos sub-17 (Lima x2, Cunha e Mide).

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou nos 6-0. Golear o Sporting desta maneira é sempre um bom sinal para a qualidade desta fornada.

Aliás, este ano a formação tem tido bons resultados. Que a evolução dos miúdos acompanhem esses resultados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 minutos:

Acabou nos 6-0. Golear o Sporting desta maneira é sempre um bom sinal para a qualidade desta fornada.

Aliás, este ano a formação tem tido bons resultados. Que a evolução dos miúdos acompanhem esses resultados.

Não querendo desmerecer o Porto, que está a fazer uma grande época de sub-19 e tem aqui uma geração superior à do Sporting, não é um resultado de outro mundo. O ano passado esta geração levou 7-0 do Benfica, por exemplo.

É resultado de duas medidas estúpidas por parte do Sporting na formação: a insistência na equipa sub-23 e a ideia de que agora todos os miúdos têm de jogar em escalões acima da sua idade. Os sub-23 jogaram no fim de semana e mais de metade da convocatória eram jogadores que podiam estar neste jogo. O Sporting B joga daqui por meia hora, e estão lá mais 5 jogadores na mesma situação.

O que o Porto faz é o mais correcto e o normal: promove aqueles que já precisam mesmo de outros estímulos de competição, e aproveita para descê-los depois para estes jogos, onde a exigência puxa por eles.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 9 minutos:

Não querendo desmerecer o Porto, que está a fazer uma grande época de sub-19 e tem aqui uma geração superior à do Sporting, não é um resultado de outro mundo. O ano passado esta geração levou 7-0 do Benfica, por exemplo.

É resultado de duas medidas estúpidas por parte do Sporting na formação: a insistência na equipa sub-23 e a ideia de que agora todos os miúdos têm de jogar em escalões acima da sua idade. Os sub-23 jogaram no fim de semana e mais de metade da convocatória eram jogadores que podiam estar neste jogo. O Sporting B joga daqui por meia hora, e estão lá mais 5 jogadores na mesma situação.

O que o Porto faz é o mais correcto e o normal: promove aqueles que já precisam mesmo de outros estímulos de competição, e aproveita para descê-los depois para estes jogos, onde a exigência puxa por eles.

Ao contrário de algumas pessoas, eu até sou a favor das subidas mais agressivas do Sporting em certos casos. O problema é mesmo numa das palavras que usas, "jogar". Vários dos tipos que o Sporting sobe vão conhecer os bancos dos Sub-23, e isso sim não serve para nada. Só que depois nunca os descem para jogar estes jogos, e a somar a uma geração de 08 pior que a fome dá nisto.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 16 minutos:

Com a "agravante" de que o FC Porto está a puxar para esta fase final jogadores que em condições normais não competiriam mais nos Sub-19.

Mas percebo que conquistar títulos também seja uma experiência importante numa etapa final da formação.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 hora:

Eu não conheço nada da formação do Sporting, mas se estes rapazes são mais novos, não parecia. Cabedal não lhes falta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Eu não conheço nada da formação do Sporting, mas se estes rapazes são mais novos, não parecia. Cabedal não lhes falta.

Só 4 juniores de 2º ano na convocatória, e 2 deles foram os estrangeiros que entraram na segunda parte. O Porto já tem melhor geração aqui, portanto foi mesmo a pedi-las.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, Em 13/03/2026 at 20:12:

Quem destacam dos do Porto?

De manhã apanhei em repetição no Porto Canal o jogo dos 6-0.

O Tiago Silva é incrível. Um 6 com uma capacidade de construção, agilidade, posicionamento, awareness do adversário e qualidade técnica muito acima da média. Não admira as palavras recentes do Farioli sobre ele. Mas é um perfil completamente diferente do Varela e do Rosário.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ui o Benfica perdeu nos Açores. Estamos lançados para ser campeões sub-19 com 7 pontos de avanço.

Em sub-17 estamos com 9 pontos de avanço para com o Sporting e eles com um jogo a menos.

Em sub-15 estamos empatados com o Sporting mas ainda temos o clássico em casa daqui a duas jornadas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 10 minutos:

Ui o Benfica perdeu nos Açores. Estamos lançados para ser campeões sub-19 com 7 pontos de avanço.

Em sub-17 estamos com 9 pontos de avanço para com o Sporting e eles com um jogo a menos.

Em sub-15 estamos empatados com o Sporting mas ainda temos o clássico em casa daqui a duas jornadas.

Conheço bem os treinadores dos sub17 e sub15.

O central que foram buscar ao Vitória anda a titularissimo nos sub15 e é um ano mais novo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Supostamente foi negado a cidadania Portuguesa ao Jamanca e recebeu convite para representar o Senegal.

Nasceu em Dakar

Compartilhar este post

Link para o post

Em juniores, vencemos na receção ao Gil Vicente, por 3-0, com golos de Muxito, Candé e Bernardo Lima.

Estamos em 1º com +10 pontos e +1 jogo que o Benfica. Faltam-nos 4 jornadas sendo que na próxima recebemos o Benfica. Se vencermos seremos campeões.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...