Sobrado Publicado 17 Novembro 2023 Citação de Duda34, Em 15/11/2023 at 17:54: Fds, digam-me vocês, como é viver no Porto? Quem está de fora, aqui na capital, fica com a sensação de que é uma cidade maravilhosa mas genuinamente controlada por um bando de mafiosos. Mafiosos no sentido estrito da palavra, com assignments de facadas e o diabo a sete. Sair à noite deve ser living on the edge. Isto deve ser a mensagem mais provinciana que já tive o prazer de ler neste fórum. Não podia ser mais típica de alguém para quem só existe Lisboa e o resto é paisagem. É que já li esta mensagem meia-dúzia de vezes e cada vez mais tenho uma reacção física de má-disposição que não me permite deixá-la em claro. 3 7 Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 17 Novembro 2023 Citação de Descartes, há 1 hora: Não reclamei. Acho que ficou bonito. Parecia um hífen de pau feito. 😂😂 Compartilhar este post Link para o post
MR.MNR Publicado 17 Novembro 2023 (editado) Citação de Sobrado, há 1 hora: Isto deve ser a mensagem mais provinciana que já tive o prazer de ler neste fórum. Não podia ser mais típica de alguém para quem só existe Lisboa e o resto é paisagem. É que já li esta mensagem meia-dúzia de vezes e cada vez mais tenho uma reacção física de má-disposição que não me permite deixá-la em claro. A mim só me fez lembrar quando a TVI disse que estávamos mais expostos ao COVID porque éramos mais pobres e menos educados. Depois chamam-nos a nós provincianos. Editado 17 Novembro 2023 por MR.MNR Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 17 Novembro 2023 (editado) Citação de Sobrado, há 5 horas: Isto deve ser a mensagem mais provinciana que já tive o prazer de ler neste fórum. Não podia ser mais típica de alguém para quem só existe Lisboa e o resto é paisagem. É que já li esta mensagem meia-dúzia de vezes e cada vez mais tenho uma reacção física de má-disposição que não me permite deixá-la em claro. Nao sei é o caso dele, mas o 'snobismo' de Lisboa é uma cena de vomitar mesmo. E digo eu que nasci e vivi lá até aos 26 anos. Editado 17 Novembro 2023 por Dominator Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 17 Novembro 2023 Citação de Sobrado, há 7 horas: Isto deve ser a mensagem mais provinciana que já tive o prazer de ler neste fórum. Não podia ser mais típica de alguém para quem só existe Lisboa e o resto é paisagem. É que já li esta mensagem meia-dúzia de vezes e cada vez mais tenho uma reacção física de má-disposição que não me permite deixá-la em claro. Citação de MR.MNR, há 5 horas: A mim só me fez lembrar quando a TVI disse que estávamos mais expostos ao COVID porque éramos mais pobres e menos educados. Depois chamam-nos a nós provincianos. Citação de Dominator, há 2 horas: Nao sei é o caso dele, mas o 'snobismo' de Lisboa é uma cena de vomitar mesmo. E digo eu que nasci e vivi lá até aos 26 anos. Ena pá, agora imaginem se eu tivesse dito efetivamente que o Porto é uma m*rda, cidade horrível, um antro de crime e que Lisboa é mil vezes melhor. O que disse foi que os SD transparecem a ideia de perigo, que são um grupo organizado e perguntei - fds, é que nem sequer afirmei nada - como é viver numa cidade (que adjetivei de maravilhosa) com uns delinquentes destes a mostrarem-se assim. Isto na sequência dos vídeos de agressões por aqui colocados. Às pessoas que responderam sem populismo, agradeço. Lamento, não vou discutir regionalismos. Um complexo qualquer vosso, típico, que não me apetece abordar por ser parvo e, sinceramente, que ninguém quer saber Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 17 Novembro 2023 Citação de Duda34, há 28 minutos: típico Estavas a ir bem mas chegaste aqui e escolheste auto-sabotagem. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 17 Novembro 2023 Citação de Lurker, há 6 minutos: Estavas a ir bem mas chegaste aqui e escolheste auto-sabotagem. De todo. É mesmo um complexo típico (isto não é pejorativo!) e não consigo perceber porquê - veja-se todo o discurso anti-Lisboa a que se assiste, por exemplo, vindo do próprio PdC. Pessoalmente, eu viveria no Porto tranquilamente, adoro a cidade e sempre que lá fui gostei muito das pessoas. E adoro o Norte em geral, que conheço até relativamente bem. A pergunta sobre a trupe dos SD foi mesmo genuína e em nada teve a ver com a cidade, queria perceber se aqueles manfios tomam conta daquilo a seu prazer ou não. Agora, eu nunca percebi este regionalismo habitual, que não me interessa discutir por irrelevante que é para mim. Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 17 Novembro 2023 Mas é verdade que preocupações legítimas com a descentralização do país acabam por perder credibilidade quando se veem Rui Moreiras e Pintos da Costa a terem sistematicamente o discurso de vítima e de anti-Lisboa. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 17 Novembro 2023 Citação de Jpa, há 25 minutos: Mas é verdade que preocupações legítimas com a descentralização do país acabam por perder credibilidade quando se veem Rui Moreiras e Pintos da Costa a terem sistematicamente o discurso de vítima e de anti-Lisboa. Ora nem mais Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 17 Novembro 2023 Citação de Jpa, há 55 minutos: Mas é verdade que preocupações legítimas com a descentralização do país acabam por perder credibilidade quando se veem Rui Moreiras e Pintos da Costa a terem sistematicamente o discurso de vítima e de anti-Lisboa. E as preocupações com a descentralização resumem-se a Porto e Lisboa... 2 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 17 Novembro 2023 E esse discurso aplicado a um clube com a dimensão do Porto acaba por estar completamente fora da realidade. O Porto tem imensos adeptos em Lisboa (e no Mundo), manter este discurso é estar constantemente a minimizar a real dimensão e projeção do clube. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 17 Novembro 2023 Citação de Almeno, há 4 minutos: E esse discurso aplicado a um clube com a dimensão do Porto acaba por estar completamente fora da realidade. O Porto tem imensos adeptos em Lisboa (e no Mundo), manter este discurso é estar constantemente a minimizar a real dimensão e projeção do clube. O Pinto da Costa é bastante culpado nessa situação, com o seu constante discurso. Ele foca-se no Porto e restante região Norte. 2 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 17 Novembro 2023 (editado) Citação de Almeno, há 20 minutos: E esse discurso aplicado a um clube com a dimensão do Porto acaba por estar completamente fora da realidade. O Porto tem imensos adeptos em Lisboa (e no Mundo), manter este discurso é estar constantemente a minimizar a real dimensão e projeção do clube. A malta de Braga, Guimarães, Chaves e Viana adora quando se tenta passar a cidade do Porto como se fosse "o norte". É como aquela malta que acha que Lisboa é representativa de todo o Sul como se a península de Setúbal, Alentejo e Algarve não existissem. A descentralização não passa só por Lisboa mas tb pelo Porto. PS: não era para dar quote aqui 😕 Editado 17 Novembro 2023 por SAS_Robben 2 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 17 Novembro 2023 Citação de Duda34, há 3 horas: Ena pá, agora imaginem se eu tivesse dito efetivamente que o Porto é uma m*rda, cidade horrível, um antro de crime e que Lisboa é mil vezes melhor. O que disse foi que os SD transparecem a ideia de perigo, que são um grupo organizado e perguntei - fds, é que nem sequer afirmei nada - como é viver numa cidade (que adjetivei de maravilhosa) com uns delinquentes destes a mostrarem-se assim. Isto na sequência dos vídeos de agressões por aqui colocados. Às pessoas que responderam sem populismo, agradeço. Lamento, não vou discutir regionalismos. Um complexo qualquer vosso, típico, que não me apetece abordar por ser parvo e, sinceramente, que ninguém quer saber Eu sou da zona de Lisboa, mas o teu post foi muito fraquinho, realmente. Eu sei que é só uma pergunta, mas tu és um gajo que até parece conhecer o mundo, e dás a entender que nem sair à noite no Porto deve ser fácil. Não faz sentido nenhum. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 17 Novembro 2023 Com todo o respeito, a "pergunta" foi uma parvoíce. Certamente que em Lisboa também há tantos ou mais delinquentes do género do que no Porto. Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 17 Novembro 2023 Citação de Duda34, há 1 hora: De todo. É mesmo um complexo típico (isto não é pejorativo!) e não consigo perceber porquê - veja-se todo o discurso anti-Lisboa a que se assiste, por exemplo, vindo do próprio PdC. Pessoalmente, eu viveria no Porto tranquilamente, adoro a cidade e sempre que lá fui gostei muito das pessoas. E adoro o Norte em geral, que conheço até relativamente bem. A pergunta sobre a trupe dos SD foi mesmo genuína e em nada teve a ver com a cidade, queria perceber se aqueles manfios tomam conta daquilo a seu prazer ou não. Agora, eu nunca percebi este regionalismo habitual, que não me interessa discutir por irrelevante que é para mim. Não disse que é pejorativo. Foi um aparte desnecessário e que alimenta precisamente os comentários que estavas a refutar. Mas toda esta discussão é normalmente inócua. A maioria das pessoas não tem termo de comparação que possa utilizar e baseia-se em estereótipos ou vivências bastante reduzidas. Eu vivi nas duas e são cidades que não têm comparação possivel. Tenho tanto cuidado a passear sozinho à noite na Marginal como tinha na Ribeira. Não me aventuro a passear em Chelas como não me aventurava na Pasteleira. Sinto-me tão seguro em Lisboa como me sinto no Porto. Em relação aos SD ou ao futebol em geral, não são razão de problemas sérios no Porto. Podes levar uma boca na Ribeira ou no Cerco mas via camisolas do Benfica todos os dias (aliás, a quantidade de Benfiquistas/Sportinguistas/Boavisteiros naquela zona é bem maior do que o que quem não conhece possa pensar). Em Lisboa, das duas vezes que usei a camisola do FC Porto no Colombo e no Vasco da Gama também levei umas bocas de uns grunhos. Claro que não é agradável mas caguei e andei e não vieram propriamente atrás de mim com forquilhas. All in all, o pessoal leva o futebol demasiado a sério e esquece-se que, por mais retórica que exista, quando chega ao dia a dia, acaba por não ser representativo de nada. 2 6 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 17 Novembro 2023 (editado) Citação de Shai, há 4 minutos: Com todo o respeito, a "pergunta" foi uma parvoíce. Certamente que em Lisboa também há tantos ou mais delinquentes do género do que no Porto. Arrisco-me a dizer que nem se compara, Lisboa há muitos mais. Quanto ao resto, e não querendo fugir do tema deste tópico, como nortenho, nunca me senti representado pelo Porto, e nunca me irei sentir. Norte não é (só) Porto e nunca o será. Editado 17 Novembro 2023 por BrunoCardoso 1 Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 17 Novembro 2023 Citação de BrunoCardoso, há 3 minutos: Arrisco-me a dizer que nem se compara, Lisboa há muitos mais. Quanto ao resto, e não querendo fugir do tema deste tópico, como nortenho, nunca me senti representado pelo Porto, e nunca me irei sentir. Norte não é (só) Porto e nunca o será. Mas tu és tipo o @Axadrezado - no fundo, és um Benfiquista que não quer sair do armário 😁 1 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 17 Novembro 2023 Citação de HIM, há 1 minuto: Mas tu és tipo o @Axadrezado - no fundo, és um Benfiquista que não quer sair do armário 😁 1 4 Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 17 Novembro 2023 Citação de BrunoCardoso, há 15 minutos: Arrisco-me a dizer que nem se compara, Lisboa há muitos mais. Quanto ao resto, e não querendo fugir do tema deste tópico, como nortenho, nunca me senti representado pelo Porto, e nunca me irei sentir. Norte não é (só) Porto e nunca o será. tu és mais galiza espanhol de m*rda. 4 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 17 Novembro 2023 Citação de a.lopes, há 3 minutos: tu és mais galiza espanhol de m*rda. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 17 Novembro 2023 Citação de a.lopes, há 5 minutos: tu és mais galiza espanhol de m*rda. Galiza é Portugal krl 1 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 17 Novembro 2023 (editado) Citação de Jamarcus, há 1 hora: Eu sou da zona de Lisboa, mas o teu post foi muito fraquinho, realmente. Eu sei que é só uma pergunta, mas tu és um gajo que até parece conhecer o mundo, e dás a entender que nem sair à noite no Porto deve ser fácil. Não faz sentido nenhum. Citação de Shai, há 1 hora: Com todo o respeito, a "pergunta" foi uma parvoíce. Certamente que em Lisboa também há tantos ou mais delinquentes do género do que no Porto. Vocês interpretaram-me mal e parece-me que estão a levar a discussão para um tópico que eu não o lancei e que não tenho qualquer tipo de opinião pejorativa, bem pelo contrário. Não tenho rigorosamente nada contra a cidade do Porto (por que razão teria?), acho uma cidade lindíssima e repito que me via a viver por lá. Não entro em regionalismos porque não me fazem qualquer sentido. Se me derem a escolher entre Lisboa e Porto, escolho Lisboa porque é onde cresci e vivi e sempre que vejo a cidade no avião de regresso a casa sinto-me aliviadíssimo. Agora, isso não significa que não tenha consciência de que a cidade está também ela atulhada de deliquentes e que tem não poucas zonas recomendáveis, porque sei disso. A minha pergunta foca-se nos atrasados dos SD. O Tio foi quem me esclareceu convenientemente. Não há diferença entre SD, NN ou JL, mas a publicidade e uma quase necessidade de aparecer por parte dos SD ao comando do seu líder fazem parecer que aqueles tipos andam por aí a espalhar caos, ainda que casual ou esporadicamente. Eu já saí à noite no Porto umas quantas vezes e nunca tive qualquer problema. O que queria genuinamente e inocentemente saber é que "papel" têm estes SD na noite do Porto, porque a publicidade de mauzões que transparecem faz parecer que mandam na cidade toda. Isto para quem está de fora, longe. Daí a pergunta dirigida a quem vive a cidade todos os dias. Editado 17 Novembro 2023 por Duda34 1 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 17 Novembro 2023 (editado) Citação de SAS_Robben, há 1 hora: Galiza é Portugal krl Belo mito que anda por aí também. O Porto representa o Norte como Lisboa representa o Sul. Não percebo o problema disso. Quando falam do Sul penso logo em Lisboa e não em Setúbal O Porto é representativo de todo o Norte? Óbvio que não... já viram a dimensão de toda a região mas eu consigo perceber um sentimento de pertença ali, por mínimo que seja. É um pouco como Braga ser capital do Minho, tá longe de representar todo o Minho mas percebo perfeitamente o porquê de ser o símbolo da região. Para mim, até acho Guimarães mais "minhoto" que Braga 😅 Editado 17 Novembro 2023 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Silvering Publicado 17 Novembro 2023 Citação de Sobrado, há 12 horas: Isto deve ser a mensagem mais provinciana que já tive o prazer de ler neste fórum. Não podia ser mais típica de alguém para quem só existe Lisboa e o resto é paisagem. É que já li esta mensagem meia-dúzia de vezes e cada vez mais tenho uma reacção física de má-disposição que não me permite deixá-la em claro. A aparente impunidade de que alguns SDs gozam, pode dar uma visão mais enviesada do que se passa na cidade. Difícil de compreender como é que é um individuo como o Madureira consegue ascender socialmente por essas bandas quando ele até faz questão de se gabar do pulha que é. Chegam ao ponto de lhe darem um mestrado. Depois são os episódios conhecidos de ameaças a pessoas ligadas ao futebol, vandalismo e agressões aparentemente também sem qualquer consequência judicial para os envolvidos. Agora temos também a não intervenção da policia nas agressōes na assembleia geral do FCP. Depois há o Canelas... violência e intimidação constante à vista de toda a gente. Consequências? Subir da distrital do Porto para a Liga 3. Sim, é futebol, não diz respeito directamente à cidade/distrito do Porto, mas também não ajuda. Como é de evidente, nem o FCP nem os SDs controlam tudo, de outra forma nunca seria possível que o Rui Rio cumprisse os mandatos na presidência da câmara do Porto ou que se abrisse uma Loja do Benfica no Mar Shopping. E isto são basicamente questōes que são levantadas mais por quem está de fora e gosta de futebol. De resto ninguém fala nisto, nem mais ninguém duvida que a cidade do Porto seja perfeitamente segura. Há os estereótipos do costume para com o norte mas não passa disso. Citação de Dominator, há 7 horas: Nao sei é o caso dele, mas o 'snobismo' de Lisboa é uma cena de vomitar mesmo. E digo eu que nasci e vivi lá até aos 26 anos. Quando não se sai de Telheiras é natural que a visão sobre a cidade possa ser essa. 1 3 Compartilhar este post Link para o post