Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de Gilberto Carlos, há 10 horas:

O Alfa é uma m*rda no geral. 

Há uns meses fiz Porto - Lisboa - Porto e fui de autocarro porque demorava apenas mais 15 minutos por viagem, por 1/5 do preço.

Não é o Alfa que é uma m*rda, as linhas é que são uma m*rda. 

É culpa da linha que não deixa o Alfa atingir as velocidades que deveria atingir. 

Compartilhar este post

Link para o post

Entre ir de autocarro ou de Alfa, só vou de autocarro porque ia e volta é bem mais barato que 1 bilhete de Alfa.

Em termos de conforto, meu rico Alfa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 6 horas:

Não é o Alfa que é uma m*rda, as linhas é que são uma m*rda. 

É culpa da linha que não deixa o Alfa atingir as velocidades que deveria atingir. 

Não é só a linha. Entre o Porto e Aveiro, p.e., podia ir a abrir e muitas vezes não vai devido ao congestionamento da linha.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Governo anunciou hoje que abrir o troço que está encerrado há 34 anos da linha do Douro, entre o Pocinho e Barca d'Alva e a electrificação do troço Marco de Canaveses-Régua-Pocinho. A grande vantagem da reabertura deste troço até à fronteira é o potencial turístico da linha do Douro, porque dada o percurso e a orografia da região, velocidades altas aqui são um mito. No entanto, creio que o comboio, quando a linha estiver toda eletrificada será competitivo com o automóvel.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 minuto:

Podiam refazer a linha para Bragança, dava um jeitaço.

Há um projecto para isso, mas não há dinheiro para tudo. A ideia é gira, uma nova linha de urbanos do Porto, que serviria uma série de concelhos do distrito sem comboio (Paços, Felgueiras, Lousada, Amarante) e que se prolongaria até Vila Real, Mirandela, Bragança e entroncava no tgv em Sanabria, Espanha.

Compartilhar este post

Link para o post

@Tio Hans quão irreal seria estender o TGV para Beja para resolver a questão do segundo aeroporto? Provavelmente o que se gastaria a mais seria facilmente coberto pelo que se pouparia ao não construir um novo aeroporto de raiz, não? 

Citação de Tio Hans, Em 03/10/2022 at 22:24:

Há um projecto para isso, mas não há dinheiro para tudo. A ideia é gira, uma nova linha de urbanos do Porto, que serviria uma série de concelhos do distrito sem comboio (Paços, Felgueiras, Lousada, Amarante) e que se prolongaria até Vila Real, Mirandela, Bragança e entroncava no tgv em Sanabria, Espanha.

Bem precisava, ligar Vila Real ao Porto por ferrovia seria excelente. Vila Real parece-me interessante em termos logísticos, aqui a meio caminho entre o mar e Espanha.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Onde ias arranjar mão de obra em Beja para um aeroporto internacional?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Onde ias arranjar mão de obra em Beja para um aeroporto internacional?

Se crias empregos e infraestruturas dessa maneira, a mão de obra vai até ti...

o mal de Beja, imo, é que seria um investimento a muito longo prazo, economica e politicamente não faz sentido. A cidade e a região benificiariam eventualmente, claro, mas é uma questão de "para quê passar por isso" quando um aeroporto mais central serve uma área muito mais importante com muito mais densidade populacional e que já está preparada e desenvolvida para isso.

mas TGV para Beja é um sim redondinho para mim, linha TGV Chaves - Faro já 😎

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 25 minutos:

Se crias empregos e infraestruturas dessa maneira, a mão de obra vai até ti...

A cidade de Beja é minúscula, teria de crescer o triplo para que a mão de obra quisesse de deslocar para lá. Então a nível hoteleiro a oferta é fraquíssima.
Ou a ideia seria fazerem viagens de Lisboa/Faro todos os dias?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 11 horas:

@Tio Hans quão irreal seria estender o TGV para Beja para resolver a questão do segundo aeroporto? Provavelmente o que se gastaria a mais seria facilmente coberto pelo que se pouparia ao não construir um novo aeroporto de raiz, não? 

Bem precisava, ligar Vila Real ao Porto por ferrovia seria excelente. Vila Real parece-me interessante em termos logísticos, aqui a meio caminho entre o mar e Espanha.

Repara, eu já disse aqui há uns dias que a opção Santarém é absurda devido à distância a Lisboa. E Santarém está significativamente mais perto e atrai mais passageiros do que Beja. Esqueçamos Beja como segundo aeroporto de Lisboa, não faz qualquer sentido.

Quanto ao TGV, também meti aí para atrás um artigo muito interessante. Está a ser feita uma linha de comboio que permite atingir os 220kms/h, entre Lisboa e Elvas/Badajoz, para ligar as duas capitais ibéricas num tempo decente. A linha já existe até Évora, salvo erro (e é usada até à grande metrópole que é Casa Branca para os comboios Lisboa-Beja). Isto significa que a ligação a Beja é feita por um ramal da linha de Évora, ramal esse que começa no meio do nada e acaba precisamente em Beja. Isto torna a operação de comboios no Alentejo difícil e pouco rentável, porque os comboios de Lisboa ou vão a Évora ou vão a Beja. Podes ler o artigo e perceber o que pode ser feito.

https://portugalferroviario.net/politicas/2022/10/02/o-reordenamento-ferroviario-do-alentejo/

Relativamente ao aeroporto de Beja, notem uma coisa, este já existe. Já existe há uma data de anos, foi barato (custou 3€ a cada português, salvo erro) e está perfeitamente apto a receber voos comerciais. E até agora captou um total de 0 operações comerciais regulares. Para quê insistir?

Editado por Tio Hans
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 14 horas:

https://www.jn.pt/local/videos/da-casa-da-musica-a-santo-ovidio-este-e-o-trajeto-da-futura-linha-do-metro-15251048.html

Finalmente vão criar esta linha. Mas isto agora cria o problema de, para que raio vai servir a estação da Galiza? Fazia mais sentido a linha rosa ir até ao Campo Alegre e depois ir à Casa da Música

Parece-me uma excelente ideia. Um projecto com pés e cabeça, onde para mim só faltam elevadores na nova ponte para servir as populações ribeirinhas.

A estação da Galiza existe e faz todo o sentido existir. Um metro funciona em rede, com transbordos, coisas que nós, no Porto praticamente não temos. A estação da Galiza está perfeitamente localizada para servir numa possível extensão do metro pelo Campo Alegre, que era o plano inicial, para o qual não houve dinheiro quando se percebeu que a linha do Campo Alegre tinha que ser enterrada por falta de espaço à superfície. Para além disso a linha Rosa tem um potencial imenso para ser expandida, por exemplo, avenida da Boavista abaixo e, do outro lado, expandida até ao Largo de São Domingos ou até ao Infante, ou eventualmente através de uma linha circular, seguindo, p.e. da Casa da Música para o Carvalhido, Antero de Quental, Marquês (onde cruza com a linha amarela, Antas/Velasquez, Bonfim, Campanhã, Fontainhas ou São Lázaro/Poveiros, Batalha, São Bento.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 11 minutos:

Parece-me uma excelente ideia. Um projecto com pés e cabeça, onde para mim só faltam elevadores na nova ponte para servir as populações ribeirinhas.

A estação da Galiza existe e faz todo o sentido existir. Um metro funciona em rede, com transbordos, coisas que nós, no Porto praticamente não temos. A estação da Galiza está perfeitamente localizada para servir numa possível extensão do metro pelo Campo Alegre, que era o plano inicial, para o qual não houve dinheiro quando se percebeu que a linha do Campo Alegre tinha que ser enterrada por falta de espaço à superfície. Para além disso a linha Rosa tem um potencial imenso para ser expandida, por exemplo, avenida da Boavista abaixo e, do outro lado, expandida até ao Largo de São Domingos ou até ao Infante, ou eventualmente através de uma linha circular, seguindo, p.e. da Casa da Música para o Carvalhido, Antero de Quental, Marquês (onde cruza com a linha amarela, Antas/Velasquez, Bonfim, Campanhã, Fontainhas ou São Lázaro/Poveiros, Batalha, São Bento.

Plenamente de acordo. O problema é que as obras demoram sempre imenso. 😁

Outro problema grave do Metro do Porto é que não tem muito por onde expandir em termos de capacidade. Tanto quanto sei está sempre atafulhado, e as estações não têm grande espaço para se aumentar carruagens ou linhas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 8 horas:

Tipo os antigos elevadores da ponte da Arrábida, era excelente, mesmo para quem se desloca de trotinete ou bicla.

Em relação ao metro do Porto, uma das grandes falhas é não haver qualquer linha que sirva quer o Monte dos Burgos, Amial ou Areosa, 3 artérias fundamentais no acesso à cidade, em que inevitavelmente os autocarros que aí passam andam sempre à pinha e fica sempre entupido de carros.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos algo como o metrobus a fazer a Circunvalação era para ontem. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 22 horas:

Plenamente de acordo. O problema é que as obras demoram sempre imenso. 😁

Outro problema grave do Metro do Porto é que não tem muito por onde expandir em termos de capacidade. Tanto quanto sei está sempre atafulhado, e as estações não têm grande espaço para se aumentar carruagens ou linhas.

No Metro do Porto, eu acho mais problemático a velocidade, e a falta de conexão com os restantes transportes.

Em termos de capacidade, quando as estações não têm por onde crescer, aumenta-se a frequência dos comboios. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Em 14/10/2022 at 17:01:

Tipo os antigos elevadores da ponte da Arrábida, era excelente, mesmo para quem se desloca de trotinete ou bicla.

Em relação ao metro do Porto, uma das grandes falhas é não haver qualquer linha que sirva quer o Monte dos Burgos, Amial ou Areosa, 3 artérias fundamentais no acesso à cidade, em que inevitavelmente os autocarros que aí passam andam sempre à pinha e fica sempre entupido de carros.

Sim, é isso. Mas os da Ponte da Arrábida são inúteis. A ponte da Arrábida tem demasiado trânsito, demasiado barulho, demasiada poluição para ser interessante para peões. Para além disso os acessos são maus. Aquilo não leva a lado nenhum. Nesta nova ponte era muito bom.

Quanto ao metro do Porto, é a tal questão da rede, que não existe, infelizmente.

Noutro âmbito, fui hoje espreitar o Bolhão e fiquei encantado. Aquilo está muito fixe e cheio de gente, e gente não só a passear, mas a comprar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Em 14/10/2022 at 17:01:

Confirmo. Quando deixei o carro pós Covid quando chove apanho o autocarro e costuma estar à pinha.

Também não ajuda os horários serem imprevisíveis, eles raramente passam à hora marcada.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...