Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de lastdance, há 2 horas:

Depende um bocado do que quiseres fazer, se quiseres vender daqui a 1 ano ou 2, sim, é o melhor que fazes. Se quiseres vender a qualquer momento, tem em conta que isso demora um bocado a transferir entre carteiras normalmente.

Obrigado! Era a ideia que tinha. 

Já agora, quais são as melhores wallets? Software wallets talvez sejam as mais indicadas para alguém que se está a iniciar neste mundo certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 horas:

Depende do que esse 1k significa para ti. Podes sempre meter 800 em bitcoin ou ethereum e 200 em cardano. O retorno pode não ser tão imediato, nem seguir a moda dos memes, mas é mais seguro.

Citação de NIkeL, há 3 horas:

Se estás cagado não o faças. Acho que a investires, tens que estar tranquilo, porque significa que estás a vontade se perderes.

Para estares cagado é porque esses 1k têm peso e tens medo de os perderes, portanto não o faças.

Mas é apenas a minha opinião.

O que menos se quer em tempos de pandemia é outra pandemia de gente que perdeu tudo na nova corrida ao ouro.

Não é dinheiro que precise mas é sempre aquele receio de o perder.

Já vi que ETH e Cardano são boas compras, já li bastante e batem certo com a vossa experiência e o que opinaram por aqui.

Tenho de perder o medo. Yah sou um nabo do crl 😅

Só uma coisa que eu não percebi muito bem, é na binance dá para levantar mas tenho de ter uma conta numa cena virtual tipo NETELLER, etc ou posso depositar e levantar diretamente da conta sem stress?

Obrigado aos dois pela ajuda!

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens um perfil de investidor mais conservador @Alonso., não se trata de ser nabo. Agora com isto da $GME e deste disparar de muitas cryptos ficou tudo nos "what ifs" e agora aparecem, que nem cogumelos, gajos que viraram milionários porque apostaram nestes mercados. Mas a verdade é que quando a coisa pende para o outro lado (que acontece inúmeras vezes) ninguém faz grande alarido disso. Agora "todos" investem em crypto e já tinham investido...curioso quando se andou a arrastar muito poucos diziam "epa ya, estou a perder muito". 

Moral da história. Não tenhas FOMO. Se não é o teu perfil de investidor, investe noutras coisas. Agora investir porque tens medo de ficar de fora da próxima dot com ou o quer que seja...FOMO é o pior motivo para se fazer o quer que seja. Se não vais viver tranquilo, vais andar a ver de minuto a minuto os gráficos e se isso te vai consumir, deixa-te estar quieto 🙂 

Eu adoro os meus ETFs por isso, está quase tudo automatizado:

- Todos os meses lá sai reforço para a conta

- Compro o dito reforço

- Verifico se preciso de fazer algum ajuste para manter o portfolio balanced e siga. Se ainda quiseres ser mais conservador, junta-lhe umas bonds e pronto. Dormes descansado, o dinheiro não fica a ganhar pó no banco e daqui a 15, 20 ou 25 anos tens lá uma boa maquia. 

Depois tenho uns micro-pintelhos em ações, mas pela minha veia de trader/apostador. Mas confesso-te que tenho uns alertas só para o caso de aquilo disparar loucamente e ter de ir ler notícias para saber se vendo ou não. De resto é uma coisa que vou ver como anda muito ocasionalmente.

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 7 minutos:

- Compro o dito reforço

- Verifico se preciso de fazer algum ajuste para manter o portfolio balanced e siga. Se ainda quiseres ser mais conservador, junta-lhe umas bonds e pronto. Dormes descansado, o dinheiro não fica a ganhar pó no banco e daqui a 15, 20 ou 25 anos tens lá uma boa maquia. 

É exatamente o que faço. Tens só o clássico IWDA ou mais alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 4 minutos:

É exatamente o que faço. Tens só o clássico IWDA ou mais alguma coisa?

• iShares Core MSCI | Emerging Markets IMI UCITS ETF (EMIM) - 10%
  • iShares Core MSCI World UCITS ETF (o mitico IWDA) - 75%
  • ISHIII-Core GL.AGGR.BD UC.ETF (EUNA) - 15%
Editado por w0
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 3 minutos:

Vou ver o EUNA, então. Estou 80% IWDA e 20% EMIM.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 1 hora:

Tens um perfil de investidor mais conservador @Alonso., não se trata de ser nabo. Agora com isto da $GME e deste disparar de muitas cryptos ficou tudo nos "what ifs" e agora aparecem, que nem cogumelos, gajos que viraram milionários porque apostaram nestes mercados. Mas a verdade é que quando a coisa pende para o outro lado (que acontece inúmeras vezes) ninguém faz grande alarido disso. Agora "todos" investem em crypto e já tinham investido...curioso quando se andou a arrastar muito poucos diziam "epa ya, estou a perder muito". 

Moral da história. Não tenhas FOMO. Se não é o teu perfil de investidor, investe noutras coisas. Agora investir porque tens medo de ficar de fora da próxima dot com ou o quer que seja...FOMO é o pior motivo para se fazer o quer que seja. Se não vais viver tranquilo, vais andar a ver de minuto a minuto os gráficos e se isso te vai consumir, deixa-te estar quieto 🙂 

- Compro o dito reforço

Depois tenho uns micro-pintelhos em ações, mas pela minha veia de trader/apostador. Mas confesso-te que tenho uns alertas só para o caso de aquilo disparar loucamente e ter de ir ler notícias para saber se vendo ou não. De resto é uma coisa que vou ver como anda muito ocasionalmente.

Acertaste praticamente na moche! Obrigado pela tua opinião!

Mas é mesmo isso, como estou a ver muitas pessoas a investir em crypto e ver que está a surgir uma onda de mais investidores, mais informação, procura, etc o que na minha ingenuidade faz prever que pelo menos o mercado das cryptos em determinadas moedas tenham um crescimento positivo nos próximos tempos. Depois claro que nada cresce para sempre 😅

Mas sim é mais aquela sensação que se não entrar nesta "onda" posso não fazer um rendimento extra relativamente "fácil". Mas lá está muito provavelmente é a minha ingenuidade a falar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 2 horas:

- Compro o dito reforço

Na mouche. Excelente post.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 13 minutos:

Na mouche. Excelente post.

Muito bom mesmo, devia ir para os destacados porque foca tudo aquilo que vejo aqui e não gosto. Há muito foco no curto prazo neste tópico, e agora as coisas estão muito bem mas um dia o gráfico irá inverter-se e era bom que o pessoal estivesse minimamente salvaguardado.

Citação de w0, há 2 horas:

Em vez de EUNA estou no IUS5, e as % são um pouco diferentes, mas de resto muito semelhante aqui

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso devia começar a ir para ETF's, aproveitei a fúria de AMC para fazer um pouquinho de dinheiro, e agora só tenho Crypto (mas já tinha anteriormente). XLM, XRP e ETH.
Em relação aos ETF's, para quem quer começar, usam que app/site ? Presumo que pelo banco seja para esquecer porque devem consumir taxas absurdas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 3 minutos:

Eu por acaso devia começar a ir para ETF's, aproveitei a fúria de AMC para fazer um pouquinho de dinheiro, e agora só tenho Crypto (mas já tinha anteriormente). XLM, XRP e ETH.
Em relação aos ETF's, para quem quer começar, usam que app/site ? Presumo que pelo banco seja para esquecer porque devem consumir taxas absurdas.

Degiro é a que uso. 

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal uma duvida. Ao fazer a transferência para a Binance eles falam do codigo de referencia mas ao fazer a transferencia nao encontro sitio para colocar isso. ja googlei e nada /:/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 4 horas:

Por acaso também só espetei algum na "Tesla" chinesa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 4 horas:

Vou ver o EUNA, então. Estou 80% IWDA e 20% EMIM.

lol temos todos o mm

tenho 85% iwda e 15% emim

uso degiro tbm

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shark, há 1 hora:

pessoal uma duvida. Ao fazer a transferência para a Binance eles falam do codigo de referencia mas ao fazer a transferencia nao encontro sitio para colocar isso. ja googlei e nada /:/

bancária? Se sim, posso perguntar a um amigo meu que ele faz por transferencia sempre.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shark, há 4 minutos:

sim obrigado

Epa deves ter um campo chamado descrição ou assim. Se tiveres no atm, acho que não dá mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 12 minutos:

Epa deves ter um campo chamado descrição ou assim. Se tiveres no atm, acho que não dá mesmo.

Pelo menos na CGD só tem um campo. "Destinatário". Nunca soube se é aí que se mete o número de referência para eles associarem à conta, e como a última vez que meti dinheiro na Coinbase foi já praí em 2016, não me lembro como fiz.

Compartilhar este post

Link para o post

no netbanco do santander aparece destinatario, iban, valor.  depois como opcional aparece  descrição e informação adicional

Compartilhar este post

Link para o post

Uma cena, eu não percebo muito disto, mas fica o alerta que como já devem ter reparado tamos numa fase retardada em que podem comprar qualquer moeda do top100 (e não só) e provavelmente vai subir de valor, mas isto são ciclos, vai chegar a uma altura em que praticamente todas vão descer, muitas vão falecer até. Cuidado na gestão de portfolio, não façam como eu em 2018 que só tinha quase alts e foi tudo com o crl ou tankaram fora de serie. Tinha m*rda que valiam 4.5€ e passaram a valer 10c e depois nem 1c. Isto é muito volatil, e como em tudo não invistam dinheiro que não estejam dispostos a perder. Até mesmo BTC e ETH podem cair a pique, apesar de oferecerem mais segurança. Façam o que digo e não o que eu faço, que só agora é que tou a começar a aumentar a % de btc e eth, e tenho para ai 20% da banca em moedas que algumas nem lembram ao menino jesus, e uma quantidade de DOT completamente desproporcional, mas esse é um risco que tou a assumir e também porque comprei 70% delas a 5-7€.

@Shark Eu metia nesses 2 campos opcionais até. eu costumo meter por cartão mbway de 1 compra, mas a taxa ainda aleija.

Editado por lastdance
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...