Ir para conteúdo
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Eu ando com mel, só pode. :lol:

Tu é que te propuseste :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

As empresas exportadoras são as que podem crescer, pelo menos em portugal.

Principalmente as da industria do calçado e a do textil. Isto porque as lá fora as pessoas já perceberam que o que vem da china não tem qualidade, e como tal é preferivel pagar um pouco mais e ter material que dure, do que comprar usar uma vez e deitar fora porque já não está em condições!

Compartilhar este post

Link para o post

Algum entendido em estudos do mercado me consegue dizer que negócios são mais vantajosos em tempos de crise, especialmente agora com a entrada do FMI? Empresas que à partida poderiam ter sucesso. Tenho curiosidade em relação a isso..

Para investires na Bolsa?

As empresas exportadoras são as que podem crescer, pelo menos em portugal.

Principalmente as da industria do calçado e a do textil. Isto porque as lá fora as pessoas já perceberam que o que vem da china não tem qualidade, e como tal é preferivel pagar um pouco mais e ter material que dure, do que comprar usar uma vez e deitar fora porque já não está em condições!

Isso não é bem assim. O mercado chinês vai continuar a dominar. O que acontece é que as empresas portuguesas têm tentado estabelecer-se nos "nichos", com calçado e têxtil que lá fora é vendido a preço de ouro.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu até tenho. Andei a juntar centimos e pequenas moedas durante cerca de 2meses e deu para mandar arranjar a guitarra na quinta-feira :grin:

Meto-as numa caixa em casa, vou metendo e não conto para não ter a tentação de gastar. Conto só quando já lá tenho uma boa quantidade de moedas

Também devia fazer isso.

Se não fosse o bilhar poupava um bom dinheiro ao final do mês mas a jogar quase todos os dias fica díficil.

Compartilhar este post

Link para o post

Para investires na Bolsa?

Não tenho experiência nisso, nem sei se seria rentável entrar agora.

Referia-me mesmo a negócios que beneficiem da crise, sectores que com a crise obtenham bom rendimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ando com mel, só pode. :lol:

Pões-te a jeito daquela forma que esperavas? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Referia-me mesmo a negócios que beneficiem da crise, sectores que com a crise obtenham bom rendimento.

É um bocado complicado dizer. Depende um bocado do "modus operandi" da empresa. Por exemplo, por cá, as empresas que estão presentes no mercado externo, conseguem ter maior rendibilidade. Depois, o sector energético, no geral, também tem-se safado bem. Também há as empresas de compra de ouro, penhores e afins, que estão a aproveitar esta crise para se expandirem bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Como diz o povo: "Isto está bom é para quem tem dinheiro" e tem toda a razão.

Dinheiro gera dinheiro, basta saber onde investir. A curto prazo temos as empresas de penhores e compras de ouro, como disse o Peplin, a longo prazo investir nas acções neste momento é uma mina (pode é rebentar), porque quando isto acabar as acções, creio eu, subirão imenso.

Compartilhar este post

Link para o post

ouro e petróleo meus amigos, não tem nada que saber.

agora negócios rentáveis com a crise... isso não se pode saber de antemão, só o tempo nos vai dizer o que foi mais rentável nestes próximos anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que posso aproveitar para colocar esta questão, neste momento qual o banco mais indicado para abrir uma conta à ordem e depositar algumas poupanças? Eu neste momento sou cliente Millennium mas por causa dos rumores da possível falência do banco fiquei algo receoso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou fã do BES, mas o depósito que coloquei acima, é dos melhores que estão aí nesse tipo de prazos. O Montepio também costuma ter uns depósitos engraçados em termos de taxas.

Ah, dá também uma olhadela pelo Totta, que tem um depósito chamado "Rendimento Poupança". Não vi informações no site, portanto não sei as condições, mas no panfleto que me mandaram, anunciam uma TANB até 6%, consoante o montante.

E acrescento ainda o Barclays, que tinha há tempos um bom depósito para novos clientes.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou fã do BES, mas o depósito que coloquei acima, é dos melhores que estão aí nesse tipo de prazos. O Montepio também costuma ter uns depósitos engraçados em termos de taxas.

Ah, dá também uma olhadela pelo Totta, que tem um depósito chamado "Rendimento Poupança". Não vi informações no site, portanto não sei as condições, mas no panfleto que me mandaram, anunciam uma TANB até 6%, consoante o montante.

E acrescento ainda o Barclays, que tinha há tempos um bom depósito para novos clientes.

Eu estava a pensar no BES :lol: mas porque é que não és fã? Eu nem estou à procura do banco com a maior taxa de rendimento, mas sim aquele que me der maior segurança. Mas vou dar um check nos bancos que indicaste.

Compartilhar este post

Link para o post

O BES não é propriamente aquele que me oferece melhores garantias de tranquilidade. Tem uma gestão de activos um bocado de risco, segundo sei.

De qualquer maneira, o nosso sistema financeiro está seguro, portanto não é por aí. Até o Millennium está seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

O BES não é propriamente aquele que me oferece melhores garantias de tranquilidade. Tem uma gestão de activos um bocado de risco, segundo sei.

De qualquer maneira, o nosso sistema financeiro está seguro, portanto não é por aí. Até o Millennium está seguro.

Não há a hipótese de um novo caso BPN? Eu ando um pouco fora disto, dai as minhas perguntas.

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos que penso ser mais seguro é o BPI. Mas também são aqueles que mais te cobram taxas de manutenção e isso e têm depósitos a prazo com taxas mais baixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há a hipótese de um novo caso BPN? Eu ando um pouco fora disto, dai as minhas perguntas.

Duvido muito. Os nossos bancos passaram todos nos testes de stress.

Ah, lembrei-me agora que o Banif não anda muito bem desde que o Horácio Roque morreu.

Mas se quiseres estar realmente descansado, abre conta na Caixa. :mrgreen: Pelo menos enquanto não abrirem o capital a privados, é o banco mais seguro do país.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido muito. Os nossos bancos passaram todos nos testes de stress.

Ah, lembrei-me agora que o Banif não anda muito bem desde que o Horácio Roque morreu.

Mas se quiseres estar realmente descansado, abre conta na Caixa. :mrgreen: Pelo menos enquanto não abrirem o capital a privados, é o banco mais seguro do país.

Fico mais tranquilo ;) Peplin :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Quem estiver com receio é abrir conta na CGD, mas todos os depósitos relativamente pequenos estão segurados em qualquer banco acreditado. Alguém sabe o novo valor de cabeça? 10000€?

Compartilhar este post

Link para o post

Quem estiver com receio é abrir conta na CGD, mas todos os depósitos relativamente pequenos estão segurados em qualquer banco acreditado. Alguém sabe o novo valor de cabeça? 10000€?

Coberto pelo fundo de garantia de depósitos? Se sim, acrescenta mais um 0, são 100000€.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...