Ir para conteúdo
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Já agora, uma dica para quem quiser investir uns trocos: acções da Jerónimo Martins.

Cotação a 11 de Outubro: 14,075 €

Cotação a 29 de Novembro: 14,38 €

Desvalorizou um pouco nos últimos 2 dias, a 27 de Novembro fechou a 14,75 €.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho apenas conta bancária e o respectivo cartão multibanco. Isto chega para criar uma conta Paypal ou é preciso cartão de crédito?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho apenas conta bancária e o respectivo cartão multibanco. Isto chega para criar uma conta Paypal ou é preciso cartão de crédito?

Vai ao MB, cria MBnet. Chega a casa e vai a www.mbnet.pt e entras com os dados. Depois disso escolhes criar um cartao valido para 30 dias ou para 1 ano. E está feito

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aí uns dinheiros para meter a render. Tenho a render no Bpi, mas a taxa é de 2.45% TANB(depósito especial 2 anos). Mas a 2.45%, mais o que ele tiram de IRS, não dá grande coisa. Vi numa tabela que meteram por aqui, e vi por exemplo o banco invest a pagar 4.5% TANB a novos clientes, o que é bem mais interessante. Mas surgem sempre dúvidas e medos, se alguém com experiência me poder ajudar, era muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Vale a pena investir em prata? O valor tem vindo a subir muito nos últimos anos, certo? Qual a vossa opinião?

EDIT: Estou a referir-me a comprar prata mesmo (em forma de moedas e tudo o que aparecer).

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aí uns dinheiros para meter a render. Tenho a render no Bpi, mas a taxa é de 2.45% TANB(depósito especial 2 anos). Mas a 2.45%, mais o que ele tiram de IRS, não dá grande coisa. Vi numa tabela que meteram por aqui, e vi por exemplo o banco invest a pagar 4.5% TANB a novos clientes, o que é bem mais interessante. Mas surgem sempre dúvidas e medos, se alguém com experiência me poder ajudar, era muito bom.

Queres algo a curto, médio ou longo prazo?

Vale a pena investir em prata? O valor tem vindo a subir muito nos últimos anos, certo? Qual a vossa opinião?

EDIT: Estou a referir-me a comprar prata mesmo (em forma de moedas e tudo o que aparecer).

É um bom investimento, mas mais a longo prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei se é o tópico certo, mas preciso de reservar uma coisa e pede-me cartao de crédito, contudo, não tenho nenhum. Existe alguma plataforma para fazer isso pela net? Meter lá dinheiro e aquilo funcionar como cartão de crédito? É seguro? Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Mbnet. É seguro.

Uma coisa chata cada vez que faço compras com o Mbnet é que a Caixa ou o Mbnet tira-me 2x o dinheiro da compra e só passado uns dias é que devolve o dinheiro que tiraram a mais. Mas tipo passado uma semana e tal. Já liguei para a CGD e a desculpa deles é que fiz a compra perto da 00:00 e por isso o sistema tirou o dinheiro 2x não sei quê.

Aconteceu a mais alguém?

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Comprar prata mesmo, não títulos de prata, é boa ideia a médio-longo prazo. Se te quiseres rir, ou entusiasmar, é conforme o estado de espírito, procura sobre as teorias da conspiração acerca do valor da prata, há para todos os gostos, mas o cerne da questão é sempre o mesmo, o valor da prata é mantido artificialmente baixo e no dia em que começarem a ser levantados os biliões de títulos de prata não vai haver prata para aquela gente toda o que originará uma valorização extraordinária do valor da prata física. Enfim, facto é que depois de 20 anos de preços inalterados a prata começou a valorizar em 2005 e a partir daí tem-se mostrado algo volátil, volatilidade essa que não é explica pela procura industrial, como é, ou seria, a lógica das matérias primas (à excepção do ouro).

http://seekingalpha.com/article/663151-the-silver-myth-industrial-demand-isn-t-what-s-driving-prices

Em tempos incertos, para além das previsões da subida de preço da prata, não me parece má ideia ter 1000€ em prata no banco ao invés de 1000€ em moeda.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso hipotético de o nosso país um dia decidir sair do Euro ou voltar ao escudo, tendo o dinheiro em vez de em moeda, ou seja, ter em prata, ouro, etc... este fugiria à conversão que haveria com o Banking Holiday certo? Ou seja, seria uma boa opção? Em vez de tentar tirar o dinheiro antes desse Banking Holiday, tê-lo em matéria-prima no banco.

Compartilhar este post

Link para o post

Queres algo a curto, médio ou longo prazo?

É um bom investimento, mas mais a longo prazo.

1 ou 2 anos no máximo. É dinheiro que não preciso agora, mas quando me meter numa casa, vai dar jeito para mobilar e assim, então convém ou ser 1 ano ou 2, ou então que dê para levantar quando eu quiser, sem perder dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, sendo assim não vejo grandes alternativas aos depósitos a prazo. Pessoalmente, não tenho relutância especial com os bancos on-line.

Compartilhar este post

Link para o post

Salvo erro, a prata é tributada. O ouro, por exemplo, não é. Sei que havia diferença em termos fiscais entre os dois metais mas já não me lembro bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, sendo assim não vejo grandes alternativas aos depósitos a prazo. Pessoalmente, não tenho relutância especial com os bancos on-line.

A CGD oferece taxas mais baixas online do que ao balcão...

Enfim, a quem perguntou o que fazer ao dinheiro, depósitos a prazo ou obrigações, se compensar. Num período tão curto, investir em commodities ou na bolsa é tipo totoloto.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprar prata mesmo, não títulos de prata, é boa ideia a médio-longo prazo. Se te quiseres rir, ou entusiasmar, é conforme o estado de espírito, procura sobre as teorias da conspiração acerca do valor da prata, há para todos os gostos, mas o cerne da questão é sempre o mesmo, o valor da prata é mantido artificialmente baixo e no dia em que começarem a ser levantados os biliões de títulos de prata não vai haver prata para aquela gente toda o que originará uma valorização extraordinária do valor da prata física. Enfim, facto é que depois de 20 anos de preços inalterados a prata começou a valorizar em 2005 e a partir daí tem-se mostrado algo volátil, volatilidade essa que não é explica pela procura industrial, como é, ou seria, a lógica das matérias primas (à excepção do ouro).

http://seekingalpha.com/article/663151-the-silver-myth-industrial-demand-isn-t-what-s-driving-prices

Em tempos incertos, para além das previsões da subida de preço da prata, não me parece má ideia ter 1000€ em prata no banco ao invés de 1000€ em moeda.

Vou investigar mais o assunto. Quando falas médio-longo prazo são quantos anos? 2 ou mais? A minha ideia era mesmo fazer uma espécie de mealheiro. Ir pondo algum dinheiro de parte e em vez de ir pró banco ou de gastar em tretas comprar prata e com sorte daqui a uns dois anos tenho +50% ou mais do valor que amealhei.

Só para aguçar o apetite:

"há quem faça as contas para uma subida da prata, dos actuais 19,90 dólares por onça para 240 dólares, no prazo de 10 anos."

Não me importava de esperar 10 anos se for para ter uma subida dessas. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou investigar mais o assunto. Quando falas médio-longo prazo são quantos anos? 2 ou mais? A minha ideia era mesmo fazer uma espécie de mealheiro. Ir pondo algum dinheiro de parte e em vez de ir pró banco ou de gastar em tretas comprar prata e com sorte daqui a uns dois anos tenho +50% ou mais do valor que amealhei.

Só para aguçar o apetite:

"há quem faça as contas para uma subida da prata, dos actuais 19,90 dólares por onça para 240 dólares, no prazo de 10 anos."

Não me importava de esperar 10 anos se for para ter uma subida dessas. :mrgreen:/>

Isso é surreal!

Compartilhar este post

Link para o post

No seguimento da conversa sobre ouro e prata. Sendo assim tão seguro a sua valorização nos próximos anos, não precisando do dinheiro a curto prazo o ideal não será investir uma boa porção das poupanças num dos metais em detrimento de depósitos a prazo ou obrigações?

Agora a dúvida é investir sempre em ouro/prata físico ou por exemplo em ETF (não tendo eu bem a noção do que isto é) com liquidez e os metais como underlying ? É que a compra de ouro/prata físico é fácil através das instituições bancárias agora a sua venda pelo que percebo não é assim tão fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

No seguimento da conversa sobre ouro e prata. Sendo assim tão seguro a sua valorização nos próximos anos, não precisando do dinheiro a curto prazo o ideal não será investir uma boa porção das poupanças num dos metais em detrimento de depósitos a prazo ou obrigações?

Agora a dúvida é investir sempre em ouro/prata físico ou por exemplo em ETF (não tendo eu bem a noção do que isto é) com liquidez e os metais como underlying ? É que a compra de ouro/prata físico é fácil através das instituições bancárias agora a sua venda pelo que percebo não é assim tão fácil.

Há muita gente que está a fazê-lo para se 'protegerem da inflacção'.

E sim esse valor deve ser irreal à brava. Vi ísso no JN. lol

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal o valor de compra e venda das libras de ouro (nos bancos) está mais ou menos tabelado ou varia muito?

ainda tenho algumas que fui recebendo ao longo dos anos, gostava de saber o valor.

Compartilhar este post

Link para o post

O preço é tabelado, depois o que pode variar são os 'custos administrativos' e os custos de depósito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...