Ir para conteúdo
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de Koper, Em 13/12/2018 at 08:35:

Os valores é relativo. Faço-o no reddit/r/borrow

Como é que isso funciona Koper

Parece-me um bocado estranho emprestar assim sem conhecer as pessoas. Que tipo de garantias podes ter?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dutch, há 10 minutos:

Como é que isso funciona Koper

Parece-me um bocado estranho emprestar assim sem conhecer as pessoas. Que tipo de garantias podes ter?

Lá tens a informação. Tu consegues ver o historial da pessoa, quanto já recebeu, quanto já pagou de volta. Se cumpre prazos, se não. Depois, cada um faz como quer: uns pedem recibos de vencimento, outros identificação, outros redes sociais, etc. 

Como a maioria faz pelo PayPal, se por alguma razão não te pagarem de volta, basta contestares e o PayPal devolve o dinheiro. É como se comprasses uma cena qualquer que nunca chegou. 

Claro que é arriscado, mas até agora deu lucro e só uma vez não me pagaram de volta. O PayPal aí devolveu-me. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, há 16 horas:

Lá tens a informação. Tu consegues ver o historial da pessoa, quanto já recebeu, quanto já pagou de volta. Se cumpre prazos, se não. Depois, cada um faz como quer: uns pedem recibos de vencimento, outros identificação, outros redes sociais, etc. 

Como a maioria faz pelo PayPal, se por alguma razão não te pagarem de volta, basta contestares e o PayPal devolve o dinheiro. É como se comprasses uma cena qualquer que nunca chegou. 

Claro que é arriscado, mas até agora deu lucro e só uma vez não me pagaram de volta. O PayPal aí devolveu-me. 

Pelo que percebo é necessário ter 1000 de karma e estar registado há mais de 90 dias, correcto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, Em 14/12/2018 at 08:22:

Por curiosidade, que taxas obtens?

Compartilhar este post

Link para o post

Certo @challenger

Depende @Tio Hans. Mas normalmente, mínimos de 15%/20% a cada empréstimo. Depende da pessoa a que empreste, do montante em causa e do tempo que demore a pagar. 

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, Em 15/12/2018 at 00:25:

Pelo que percebo é necessário ter 1000 de karma e estar registado há mais de 90 dias, correcto?

O que significam os 1000 de karma?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 2 horas:

O que significam os 1000 de karma?

fake internet points do reddit. Sempre que levas um upvote recebes 1 karma e um downvote perdes 1 karma. acho eu

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 16 minutos:

fake internet points do reddit. Sempre que levas um upvote recebes 1 karma e um downvote perdes 1 karma. acho eu

Ou seja...é um sistema de “likes” e “não-likes” que se aplicam aos teus posts? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 10 minutos:

Ou seja...é um sistema de “likes” e “não-likes” que se aplicam aos teus posts? 

Exacto. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, Agora:

Exacto. 

Obrigado a todos! 

Nem em 3 anos lá chegaria :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 55 minutos:

Obrigado a todos! 

Nem em 3 anos lá chegaria :lol:

Vai ao r/me_irl e posta uma imagem aleatória, chegas lá em 2 horas

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho conta na Housers mas ainda não testei.

Tenho conta no Raizers e já me cairam os primeiros juros. O único problema é estar dinheiro a mais disponível vs procura de financiamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, Em 12/12/2018 at 16:00:

Tenho uma conta no estrangeiro que queria fechar em breve. Nessa conta tenho cerca de 3000€ que quero transferir para a minha conta portuguesa. Como é que posso fazer isto sem vir a ter problemas e sem pagar impostos? Posso simplesmente fazer a transferência e vai correr tudo bem ou há risco de ter de explicar de onde vem o dinheiro, de pagar taxas, etc? É que a partir do momento em que fecho a conta estrangeira não terei maneira de ter um extrato daí, por exemplo, se mo pedirem, nem de provar que era eu o titular da tal conta...

Acho que o melhor para ti seria um pesquisares serviços do género do MoneyGram, mas normalmente 1000 é aquele limite antes que te comecem a fazer perguntas a saber de onde vem o dinheiro e tudo isso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, Em 16/12/2018 at 01:53:

Certo @challenger

Depende @Tio Hans. Mas normalmente, mínimos de 15%/20% a cada empréstimo. Depende da pessoa a que empreste, do montante em causa e do tempo que demore a pagar. 

Nada mau. Qual é o histórico de calotes?

Compartilhar este post

Link para o post

@Tio Hans e @ElliotReid13 (e demais), vocês que são mais versados na temática, conseguem dar-me uma mão?

- Não tenho, atualmente, rendimentos declarados em PT (desde 1/1/19);

- Tenho um contrato de trabalho na Irlanda (onde faço os meus descontos);

- Tenho uma conta no NovoBanco (desde os tempos da Nova Rede), onde pago 62.40 Euros/ano;

- Recebo, ainda uma compensação financeira mensal (é um salário disfarçado), de uma empresa PT;

- Tenho uma conta no N26. 

Say, que quero comprar uma casa em Portugal com recurso (parte) a financiamento (crédito habitação). 

• O meu contrato na Irlanda é suficiente? 
  • O meu histórico junto do N26 chega?
Estou a ponderar encerrar a minha conta no NovoBanco (discordo, por carolice, do fee que pago e estou algo chateado com o atendimento desde que lhes disse que não queria as aplicações deles). 'Perder' esse histórico/relação pode prejudicar um eventual recurso a um crédito habitação?

Quão controlada é a questão dos +183 dias?

É tudo, por agora 🙂 

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Recebi um aumento e prevejo conseguir poupar entre 20 a 30 por cento do meu salário todos os meses. Como dinheiro parado é dinheiro perdido (tenho algumas poupanças para cobrir emergências) como investiriam esse dinheiro? Já fiz umas leituras sobre SP500 mas acabei por não conseguir fazer nada na app da CGD

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 7 horas:

@Tio Hans e @ElliotReid13 (e demais), vocês que são mais versados na temática, conseguem dar-me uma mão?

- Não tenho, atualmente, rendimentos declarados em PT (desde 1/1/19);

- Tenho um contrato de trabalho na Irlanda (onde faço os meus descontos);

- Tenho uma conta no NovoBanco (desde os tempos da Nova Rede), onde pago 62.40 Euros/ano;

- Recebo, ainda uma compensação financeira mensal (é um salário disfarçado), de uma empresa PT;

- Tenho uma conta no N26. 

Say, que quero comprar uma casa em Portugal com recurso (parte) a financiamento (crédito habitação). 

• O meu contrato na Irlanda é suficiente? 
  • O meu histórico junto do N26 chega?
Estou a ponderar encerrar a minha conta no NovoBanco (discordo, por carolice, do fee que pago e estou algo chateado com o atendimento desde que lhes disse que não queria as aplicações deles). 'Perder' esse histórico/relação pode prejudicar um eventual recurso a um crédito habitação?

Quão controlada é a questão dos +183 dias?

É tudo, por agora 🙂 

Obrigado!

Os bancos estão a cagar-se para onde tu tens os rendimentos, se vives cá, na Irlanda ou em Marte. O que o banco vai exigir é o ordenado domiciliado. Nenhum banco te concede crédito sem ordenado domiciliado. Ou, concedendo, carregam de uma forma louca no spread.

Posto isto, vais ter que apresentar no banco o recibo de vencimento, para provares que tens os rendimentos que dizes ter. O que eu sugiro é que consultes vários bancos, vejas as condições, não só o spread, mas todas as outras obrigações. Em Portugal, os bancos que concedem crédito dificilmente não te cobram comissões. Portanto, é uma questão de contactares vários e veres as condições. E repito, não é só o spread que interessa.

Vou dar-te o meu exemplo. Eu e a Tia temos o crédito no Santander. O Deutsche Bank veio atrás de nós para mudarmos o crédito para lá e apresentou uma poupança de 20€ por mês. 20*12=240€. É dinheiro. Eu pus-me a fazer as minhas continhas e concluí que as comissões mensais eram 5€ mais elevadas no DB do que no BS. Para além disso, os benefícios do cartão de crédito do DB eram nulos. No Santander vou buscar entre 10 e 15 euros por mês em benefícios do cartão de crédito e não pago anuidade.

Resumindo, o que ia poupar no crédito ia perder no resto, fora as chatices da mudança.

Citação de Plastikman, há 5 horas:

Recebi um aumento e prevejo conseguir poupar entre 20 a 30 por cento do meu salário todos os meses. Como dinheiro parado é dinheiro perdido (tenho algumas poupanças para cobrir emergências) como investiriam esse dinheiro? Já fiz umas leituras sobre SP500 mas acabei por não conseguir fazer nada na app da CGD

Conselho número 1: não invistas em bolsa através da CGD ou outro banco tradicional. As comissões são absurdas.

Conselho número 2: tens tomates para ver o teu património variar todos os dias? Para aguentar perdas (em dezembro perdi 10% do meu património investido em bolsa, p.e.). Aguentas? Então compra ETFs que representem cabazes de títulos. Aconselho o IWDA, que representa as acções dos países desenvolvidos todos, dos EUA a Portugal, da Austrália à Suécia.

Conselho número 3: Não tens tomates? Investe em dívida pública, fundos de obrigações ou mete o guito debaixo do colchão.

Conselho número 4: Crês não necessitar do dinheiro a curto e médio prazo? Faz um PPR. Até 2000€ por anos, vais buscar 20% do montante investido no IRS. Consegues ir buscar 400€. Agora, é um dinheiro que vai ficar paradinho no mínimo 5 anos. E depois disso, só o podes levantar em determinadas condições... A história diz-nos que o melhor PPR com risco é o Alves Ribeiro do Banco Invest e sem risco um da Companhia de Seguros Lusitânia.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de w0, há 8 horas:

É exatamente aquilo que o Tio disse, desde que eles vejam o dinheiro cair para eles, deve ser tranquilo. Agora, no teu caso em específico e uma vez que estás a começar um negócio (em principio, com rendimentos incertos a prazo), não sei se não te poderão cair por aí e carregar bem no spread.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a bancos que fazem crédito a habitação e que não cobram comissões, simulem junto do ActivoBank. Há uns meses estive para fazer crédito a habitação e foi quem me fez a melhor proposta até porque só exigiam ordenado domiciliado e um dos seguros. Podia fazer o seguros de vida fora e poupar uns bons cobres.

Depois há o CTT que dizem que está com bons spreads e não cobra comissões mas exige todos os seguros contratados junto deles. No entanto, como não fazem crédito a autoconstrução não falei com eles.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um depósito a prazo a terminar e queria meter o dinheiro em ETFs. Alguma recomendação para diversificar um pouco do IWDA que cobre todos os países desenvolvidos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Tenho um depósito a prazo a terminar e queria meter o dinheiro em ETFs. Alguma recomendação para diversificar um pouco do IWDA que cobre todos os países desenvolvidos?

The SPDR S&P Metals & Mining ETF (XME)

• Issuer: State Street SPDR
  • Assets under management: $869.4 million
  • YTD performance: 18.43%
  • Expense ratio: 0.35%
  • Price: $35.55

The SPDR S&P Metals & Mining ETF has a YTD return of 18.43%. Over the past three years, it has an annualized total return of 7.44%. XME is an index fund which seeks to track the holdings and performance of the S&P Metals and Mining Select Industry Index. This index includes metals and mining companies from the S&P TMI.

The Fund has 29 holdings. Top holdings in the Fund include Consol Energy, Allegheny Technologies and Alcoa.

The SPDR Gold Trust (GLD)

• Assets under management: $33.98 billion
  • YTD performance: 10.34%
  • Expense ratio: 0.40%
  • Price: $120.94

The SPDR Gold Trust is the industry’s largest precious metals ETF by assets. As of December 22, 2017, assets under management were $33.98 billion. This ETF was the industry’s first fund to track the price of gold. It is also the first ETF to be backed by the physical asset. Its return seeks to match the performance of gold bullion’s price.

In 2017, the fund has a YTD return of 10.34%. Over the past three years, it has an annualized total return of 2.43%.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho o meu portfólio dividido em 4 ETFs, todos eles integrados no regime sem comissões do Degiro: 

VWRL.AS - 53,6% (objetivo de 40%) - https://www.bloomberg.com/quote/VWRL:NA

VUSA.AS - 24,3% (objetivo de 20%) - https://www.bloomberg.com/quote/VUSA:NA

EXXY.DE - 15,4% (objetivo de  20%) - https://www.bloomberg.com/quote/DJCOMEX:GR

VUTY.AS - 6,8% (objetivo de 20%) - https://www.bloomberg.com/quote/VUTY:NA

Vou fazendo reforços mensais para ficar com os pesos indicados em cima. A ideia é ficar com 60% equity (20% mais focados nos EUA), 20% em treasury bonds dos EUA (aqui estou a pensar ir diluindo em algo mais global) e 20% em commodities.

Aproveitava também para vos questionar numa coisa: atualmente, tenho 30% do meu dinheiro numa conta poupança no BEST, 2.5% nesse portfolio que descrevi acima e o restante está à ordem. Qual é que acham que deve ser a divisão ideal disto tudo? Sinto que tenho demasiado alocado à ordem sem necessidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 6 horas:

Tenho o meu portfólio dividido em 4 ETFs, todos eles integrados no regime sem comissões do Degiro: 

VWRL.AS - 53,6% (objetivo de 40%) - https://www.bloomberg.com/quote/VWRL:NA

VUSA.AS - 24,3% (objetivo de 20%) - https://www.bloomberg.com/quote/VUSA:NA

EXXY.DE - 15,4% (objetivo de  20%) - https://www.bloomberg.com/quote/DJCOMEX:GR

VUTY.AS - 6,8% (objetivo de 20%) - https://www.bloomberg.com/quote/VUTY:NA

Vou fazendo reforços mensais para ficar com os pesos indicados em cima. A ideia é ficar com 60% equity (20% mais focados nos EUA), 20% em treasury bonds dos EUA (aqui estou a pensar ir diluindo em algo mais global) e 20% em commodities.

Aproveitava também para vos questionar numa coisa: atualmente, tenho 30% do meu dinheiro numa conta poupança no BEST, 2.5% nesse portfolio que descrevi acima e o restante está à ordem. Qual é que acham que deve ser a divisão ideal disto tudo? Sinto que tenho demasiado alocado à ordem sem necessidade.

Citação de Catota, Em 06/02/2019 at 02:09:

The SPDR S&P Metals & Mining ETF (XME)

• Assets under management: $869.4 million
  • YTD performance: 18.43%
  • Expense ratio: 0.35%
  • Price: $35.55

The SPDR S&P Metals & Mining ETF has a YTD return of 18.43%. Over the past three years, it has an annualized total return of 7.44%. XME is an index fund which seeks to track the holdings and performance of the S&P Metals and Mining Select Industry Index. This index includes metals and mining companies from the S&P TMI.

The Fund has 29 holdings. Top holdings in the Fund include Consol Energy, Allegheny Technologies and Alcoa.

The SPDR Gold Trust (GLD)

• Assets under management: $33.98 billion
  • YTD performance: 10.34%
  • Expense ratio: 0.40%
  • Price: $120.94

The SPDR Gold Trust is the industry’s largest precious metals ETF by assets. As of December 22, 2017, assets under management were $33.98 billion. This ETF was the industry’s first fund to track the price of gold. It is also the first ETF to be backed by the physical asset. Its return seeks to match the performance of gold bullion’s price.

In 2017, the fund has a YTD return of 10.34%. Over the past three years, it has an annualized total return of 2.43%.

Obrigado a ambos, mas prefiro comprar etf cotados na Europa e em EUR.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 7 horas:

Depende sempre um pouco dos valores, mas sim, à partida tens aí demasiado dinheiro à ordem. O que eu faço é ter o equivalente a 6 meses de salário à ordem e outros 6 meses a prazo, mas que me permita aceder com rapidez e sem penalizações em caso de necessidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...