Ir para conteúdo
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Altri? Não me lembro de ter dado qualquer dica sobre a Altri. :mrgreen: Se bem me lembro só falei na Jerónimo Martins. Mas queres dicas para acções?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, neste momento, não vejo grande coisa a surgir em termos de atractividade.

A Mota-Engil seria, há uns meses, a minha principal aposta e hoje até subiu bem, mas não creio que valorize muito mais nos próximos tempos. Há coisa de 6 meses, as acções nem 2 € valiam e agora andam nos 2,70/2,80 € (fecharam hoje nos 2,85 €), parece-me que o potencial de valorização estará quase esgotad, a menos que ganhem mais uns trabalhos de relevo a nível internacional.

A PT desvalorizou um bocado há uns tempos, creio que poderá voltar a recuperar um pouco nos próximos tempos, tendo em conta que as acções andavam acima dos 4 € e agora andam nos 2,93 €. Pelo que sei a queda das acções deveu-se sobretudo ao cortes nos dividendos e aos resultados menos positivos da OI, situação que até foi encarada como excepcional.

Depois tens a Galp, REN e EDP/EDP Renováveis, que têm sempre algum potencial de valorização, mediante o comportamento dos negócios a nível internacional. Hoje saiu uma notícia sobre a EDP Renováveis (http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/research/detalhe/bpi_atribui_potencial_de_valorizacao_de_29_as_accoes_da_edp_renovaveis.html), com o BPI a falar de um potencial de valorização de 29 %. Claro que devemos sempre ter cuidado com estas recomendações, mas não me parece ser de todo descabido. A Galp volta e meia valoriza um bom bocado com a descoberta de novos jazigos ou algo do género.

Banca continua a ser um risco e em relação às restantes acções não posso opinar muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma sugestão para investir dinheiro "parado"? Como tenho algum a que não lhe dou uso, seria uma boa altura para o fazer.

Já me falaram em certificados de aforro. Vale a pena? Ou há outra forma mais rentável de o fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje no Você na TV falou lá o Camilo Lourenço sobre isso. Não sei se tem "qualidade" ou não, mas disse algo do tipo:

- plano poupança reforma caso seja algo com vista ao longo prazo;

- certificados de aforro se pensares em utilizar esse dinheiro num futuro não muito longínquo.

Compartilhar este post

Link para o post

Com risco praticamente nulo, os certificados de aforro serão, nesta altura, a melhor opção.

Os bancos estão com taxas de juro pouco atractivas, a menos que queiras colocar o dinheiro a render durante um ano ou menos. Aí ainda se arranjam alguns depósitos a oferecer mais de 3,25 % (que é +/- o que os certificados de aforro estão a oferecer nesta altura).

Compartilhar este post

Link para o post

É o que der maior retorno. Não tenho problema em meter o dinheiro a render durante apenas um ano, da mesma forma que poderia ver isto como um investimento mais longo. Neste momento tenho uma conta poupança, que abri há uns meses, e vão-me tirando 140€ ao vigésimo dia de cada mês.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não tens necessidade de utilizar esse dinheiro num futuro próximo, então aconselho-te os certificados de aforro, é a melhor opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca me interessei muito por isso, mas quando falam nos certificados de aforro, qual é o valor "mínimo" que devemos investir para ter um retorno minimamente aceitável?

Compartilhar este post

Link para o post

Não há por aí um sítio onde me possa informar exactamente sobre isso? Onde o posso fazer, as condições, taxas de juro e afins?

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém mais dentro do assunto saberá dizer se na IPO dos CTT se passará mais ou menos o mesmo que na altura com a PT e a CGD, em que era "certa" a subida das cotações? São épocas diferentes, é certo, mas as verdade é que é uma boa empresa.

Compartilhar este post

Link para o post

Excluindo o facto da CGD ter sido sempre pública, os CTT parecem-me um excelente negócio. Estou a ponderar comprar.

Compartilhar este post

Link para o post

Excluindo o facto da CGD ter sido sempre pública, os CTT parecem-me um excelente negócio. Estou a ponderar comprar.

tudo o que é jornal da finança confirma isto

a procura andou aproximadamente 6,5 vezes superior à oferta. note-se que no caso da entrada do Royal Mail em bolsa este número (que era o de referência) foi 7

Editado por F_Tex

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, Em 25/11/2018 at 16:09:

Bem me lembrava que havia aqui um tópico sobre cheta. Alguém usa a degiro para investir?

Estou a pensar usar. Parece-me a melhor alternativa para investir em ETFs em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DeusWilliam, há 1 hora:

Aconselham alguma app Android para gestão financeira?

Se for para gerires o teu dinheiro, eu usei o Wallet, era o que considerava melhor. Mas depois comecei a usar um caderno de folhas quadriculadas, dá-me outro controlo. E gosto de ao cada virar de página ter centenas de euros destinadas a um fim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, Em 26/11/2018 at 20:13:

e que tal a experiência? 

Há alguma garantia de que o teu dinheiro está seguro se eles declararem falência, por exemplo?

Há uma garantia coberta pelo fundo Holandes creio até 20k€

Até agora tudo ok, levantamentos e depositos sempre tudo ok

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 1 hora:

Se for para gerires o teu dinheiro, eu usei o Wallet, era o que considerava melhor. Mas depois comecei a usar um caderno de folhas quadriculadas, dá-me outro controlo. E gosto de ao cada virar de página ter centenas de euros destinadas a um fim.

Vou experimentar. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Também uso a Degiro, até agora sem problemas.

A partir do próximo ano vou também começar a usar alguma app ou folha de Excel para gerir o meu dinheiro. Essa Wallet é porreira? 

Compartilhar este post

Link para o post

A DEGIRO está coberta até 20k€ como tinha dito.

"The Dutch Investor Protection Scheme is applicable, as DEGIRO is a licensed investment firm authorised by the Netherlands Authority for the Financial Markets (AFM)"

De resto, eu gosto abstante, normalmente faço transferencia num dia, tenho lá o dinheiro no dia seguinte. Para levantar a mesma coisa.

Voces tem direito a uma transacçao por semana (compra de um etf ou fundo da lista deles). Para o pessoal que nao percebe muito recomendo manterem as coisas simples. Um fundo MSCI World da ishares por exemplo mais um ETF de bonds de medio prazo

De resto as taxas sao bastante baixas ainda assim.

Acho que é ideal para quem quer meter algum dinheiro por mes sem ter um "lump sum" para investir.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso podia usar-se mais este tópico para partilha de investimentos. Para já só tenho um produto subscrito, um ETF da iShares para replicar o S&P500. Agora, todos os meses, ponho x€ de lado para ir aumentando o portfolio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...