Ir para conteúdo
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

*aconselhar.

Grammar-Nazi-1613.png

Editado por Bazuka

Compartilhar este post

Link para o post

Houve um tempo em que "jogava" meti dinheiro a serio e ganhei bastante, e tambem perdi algum, tive sorte sai a tempo, e fiquei com muito saldo positivo, ganhei cerca de 1000€, tendo metido inicialmente 2000€.

Apostava principalmente na compra e venda de moeda, aka forex, tive dias de ganhar 3% tive dias de perder 10%.

O que eu te posso aconcelhar é a ter uma carteira de titulos diversificada, ou seja não compres tudo do mesmo, porque se existem acções que sobem há outras que descem, se apostares tudo num titulo, corres muito mais risco de perder do que de ganhar.

Outra coisa, o que as pessoas normalmente fazem, quem não está por dentro, é que vendem os titulos que estão a dar lucro e agarram-se aos que estão em perda numa tentatica de minimizar as perdas, e acabam por perder ainda mais.

E estuda bem o mercado, vê quais são as tendências, quais são as companhias que vão lançar produtos novos no mercado, e o que é esperado desses produtos, se existe muita exicitação há volta dos mesmo, etc.

Lucro de 50% do capital investido é muito bom...

Isso de lançar os produtos parece, de facto, uma boa maneira de prever subidas, mas isso também dependerá, claro, do tipo de empresa.

Editado por nuno claro

Compartilhar este post

Link para o post

Lucro de 50% do capital investido é muito bom...

Isso de lançar os produtos parece, de facto, uma boa maneira de prever subidas, mas isso também dependerá, claro, do tipo de empresa.

Isto foi ao longo de quase 2 anos, tive muita sorte no final, tinha naquela altura quase 30% de perdas com uma empresa qualquer coreana que fazia discos e estava a entrar em falencia, e uns tempos antes tinha comprado cerca de 1000€ em cerais, e de um momento para o outro, com os incendios na russia, a cotação do ceral disparou, vendi tudo o que tinha para comprar mais cereal, e ao fim de uma semana já tinha recuperado e estava a ganhar. Vendi tudo e deixei de brincar com dinheiro a serio!

Compartilhar este post

Link para o post

Isto foi ao longo de quase 2 anos, tive muita sorte no final, tinha naquela altura quase 30% de perdas com uma empresa qualquer coreana que fazia discos e estava a entrar em falencia, e uns tempos antes tinha comprado cerca de 1000€ em cerais, e de um momento para o outro, com os incendios na russia, a cotação do ceral disparou, vendi tudo o que tinha para comprar mais cereal, e ao fim de uma semana já tinha recuperado e estava a ganhar. Vendi tudo e deixei de brincar com dinheiro a serio!

Foi uma brincadeira que te saiu bem... :) mas sim, é sempre muito imprevisível. De repente, muda tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Chamaram-me a atenção para a existência deste tópico, e portanto juntei-lhe o antigo "Investir na Bolsa". E continuem a discussão, até eu fiquei interessado.

Compartilhar este post

Link para o post

Outro investimento interessante nesta altura são os leilões de dívida pública portuguesa. Creio que através dos bancos é possível fazê-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é tudo muito bonito, e funciona, até a coisa acabar e a maioria ficar com o rabo a arder.

Compartilhar este post

Link para o post

Umas páginas atrás falaram em certificados do tesouro, houve alguém que tenha feito?

Tenho uma dúvida, será que eles aceitam a constituição através de cheque cruzado? (Eu não uso cheques, e disseram-me que poderia ser através de cheque, o que é mais prático para mim, agora quando entro no meu banco online há vários tipos de cheques e os mais baratos são os não à ordem e cruzados :mrgreen:)

Compartilhar este post

Link para o post

avatrader.png

Alguém me sabe explicar o porque do Lucro/Prejuízo ser negativo. Não estou a conseguir perceber. No caso do ouro se abri a posição a 1575.20 e se quiser encerrar está 1579.80 porque é que o lucro/prejuízo é de -180.90?

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro investir o meu dinheiro no Euromilhões.

O mercado bolsista raramente se engana. Se as acções do BCP valem aquilo, é porque o banco está todo fdd.

Tem o problema de ter um banco na Grécia, tem o problema de se ter endividado brutalmente para comprar todos os bancos que comprou (nota que pelo menos um era maior que o próprio BCP), tem ainda as vigarices do Jardim Gonçalves and friends para resolver, tem a má imagem de ter tido lá Armandos Vara e amigos a mandar naquilo e tem o maior problema que é não conseguir obter um cêntimo nos mercados. O BCP hoje existe porque a CGD o está a segurar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, podes ter a sorte de comprares e elas subirem um ou dois cêntimos e ganhares uma pequena fortuna. Pode acontecer. Mas no longo prazo...

Compartilhar este post

Link para o post
O mercado bolsista raramente se engana
Embora o mercado de acções seja conhecido como o irmão burro do mercado bolsista...

Compartilhar este post

Link para o post

Tio, e acções do BCP?

Péssimo.

Já tinha dado uma dica no tópico da Política e Economia: acções da Jerónimo Martins. Vou ver se recupero o post, para ver a cotação no dia em que disse aquilo e a cotação actual.

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro investir o meu dinheiro no Euromilhões.

O mercado bolsista raramente se engana. Se as acções do BCP valem aquilo, é porque o banco está todo fdd.

Tem o problema de ter um banco na Grécia, tem o problema de se ter endividado brutalmente para comprar todos os bancos que comprou (nota que pelo menos um era maior que o próprio BCP), tem ainda as vigarices do Jardim Gonçalves and friends para resolver, tem a má imagem de ter tido lá Armandos Vara e amigos a mandar naquilo e tem o maior problema que é não conseguir obter um cêntimo nos mercados. O BCP hoje existe porque a CGD o está a segurar.

Quando comprei a casa, há 12 anos, queriam me impingir como contra proposta para a baixa de spread o investir 3500€ em acçoes BCP e mante las no minimo 10 anos.

A baixa era apelativa, ainda vacilei, mas acabei por nao fechar negocio com esses termos, as acçoes na altura valiam 1.5€... tinha sido um perder dinheiro do caraças...

Compartilhar este post

Link para o post

Meus caros, o mercado bolsista português é uma m*rda. Existe uma correlação entre acontecimentos notáveis e aumento do valor dos títulos. Este ano, as acções têm subido porque houve pelo menos duas OPAs. mas a verdade é que o mercado nacional é parado, nunca se passa nada. Há quantos anos é que uma empresa não entra de caras no PSI-20? As últimas, ou entram porque algumas deixam de estar cotadas, ou são spin-offs de empresas já cotadas, ou são privatizações. Nada mais. Para além disso, se a nossa economia está como está, porque não investir no estrangeiro?

Com o euro, é indiferente comprar acções de empresas portuguesas, alemãs, belgas ou francesas? Onde é que há algum fulgor económico? É cá em Portugal? Não.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, podes ter a sorte de comprares e elas subirem um ou dois cêntimos e ganhares uma pequena fortuna. Pode acontecer. Mas no longo prazo...

Já tinha comprado na altura. A 0,12€...

Péssimo.

Já tinha dado uma dica no tópico da Política e Economia: acções da Jerónimo Martins. Vou ver se recupero o post, para ver a cotação no dia em que disse aquilo e a cotação actual.

Mete aí para ver Pep.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...