Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

Sporting - Presidência, SAD e Análises Financeiras

Publicações recomendadas

E é nisto que se transforma o discurso de ódio.

8d766d86d2a7b1fbc29b5ab24a891ec3.png

Alguém se lembrou que o vermelho era proibido.

Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, o Bruno conseguiu, com a transformação desta Assembleia Geral numa moção de confiança, que não se debatesse condignamente a alteração dos estatutos e o novo Regulamento Disciplinar. As alterações foram aprovadas por aclamação. Curiosamente se esta nova versão dos estatutos e RD estivessem em vigor há uns anos, o próprio Bruno poderia facilmente ter sido expulso de sócio pela anterior Direção tal como o movimento criado para o conduzir à Presidência do clube seria irregular.

Quanto ao código de conduta sportinguista que ele comunicou no seu discurso de renovação é demasiado mau para ser comentado. Sei de quem já pondera a mudança de clube porque nesta altura não lhe dá muito jeito deixar de acompanhar a novela da TVI que está particularmente interessante... :mrgreen:

E fê-lo de forma muito subtil. Dediquei-me a reparar, durante toda a semana, se alguém tentaria dar novamente visibilidade a essa questão. Mas nem sequer os agora proclamados "sportingados" tiveram inteligência para o fazer. A via do ataque pessoal e da vitimização contagia, e o que mais interessava aqui ficou para segundo (ou terceiro, ou quarto, ou quinto...) plano.

Foi um dia vergonhoso para o Sporting. Por outro lado, penso que já me habituei a uma normalização de atitudes vergonhosas. Magoa-me assistir a isto já com uma certa indiferença. Não sou sócio (por opção própria, porque já o fui e podia perfeitamente sê-lo de momento), portanto não corro o risco de ser expulso, a partir deste momento, por dizer que a mulher do Bruno é gorda, feia ou do Benfica. É triste saber, no entanto, que por críticas do género dirigidas à gestão do clube, há quem possa sofrer essa consequência. Que mesmo apoiantes do actual presidente possam sofrer na pele pelo facto de discordarem do mesmo em assuntos específicos. Que qualquer sócio possa sofrer consequências por querer informar quem, por uma ou outra razão, não possa estar presente em momentos e eventos que afectem fulcralmente o normal funcionamento da instituição. Que o actual Conselho Leonino (que é inútil e deve ser dissolvido) seja substituído por um Conselho Leonino de "Yes mans". Que, com o actual Regulamento e como o Descartes tão bem salienta aqui, o próprio Bruno dificilmente teria chegado à presidência do Sporting.

É também surreal perceber que nem mesmo com dois exemplos escandalosos e gritantes tão próximos, os sportinguistas conseguem perceber que união em harmonia é uma coisa, e que união ditada por uma ideia impingida por outrém é outra. Uma delas é bastante positiva. A outra é aquilo que sempre se procurou evitar, a todo o custo.

Ditaduras, historicamente, prosperam sempre com um apoio mais numeroso de massas que democracias. Ditaduras, historicamente, também limitam substancialmente a possibilidade de opiniões e ideias distintas terem impacto nos destinos de um país, de uma instituição, de um grupo. Impedem crescimento, impedem evolução, impedem o pensamento, impedem liberdade de escolha e de mudança.

Para quem não vê benefícios em ter disparidade de ideias dentro de uma instituição, este foi um bom dia. Para os outros, foi mais um passo em frente no caminho errado. Foi mais um passo na direcção dos exemplos que conhecemos de perto. A grande mais-valia do Sporting Clube de Portugal foi sempre a sensação natural de que era um clube "diferente". Os anos de insucesso desportivo desvirtuaram completamente a ideia que a esmagadora maioria dos sportinguistas têm desta diferença. Associou-se "impotência" e "inocência" à diferença. Associou-se o insucesso desportivo. Associaram-se os sucessivos anos de gestão danosa e corrupção de várias personalidades que se serviram do Sporting em vez de servirem o Sporting.

O panorama desportivo nacional, associado à chegada do Bruno ao Sporting, contagiou os sportinguistas. De repente, entrar no "sistema" já existente passou a ser positivo. Afrontar os supostos poderes instalados passou a ser um combate tão interminável quanto inevitável. Combater os meios de comunicação social passou a ser um objectivo (bem definido e assumido declaradamente, a avaliar pelo discurso de hoje).

De diferente, o Sporting passou a ser igual aos outros. Passou a ter capacidade de combate. Como é triste, no entanto, poucas pessoas perceberem que abordar esta temática como um combate é cometer um erro logo à partida. Diferença significa pensar e fazer diferente dos restantes. De novo, a ideia de combate a inimigos que não se vêem e que possivelmente poderão estar em qualquer lugar (incluindo dentro do clube, aspecto que motivou a realização desta AG extraordinária) já foi inventada. Já não é nova. Já foi utilizada anteriormente, por aqueles que inventaram o jogo e que sempre o jogarão melhor que o Sporting.

Eu não quero que o meu clube tenha um Luís Filipe Vieira ou um Pinto da Costa. De forma nenhuma, sob qualquer prisma de análise, incluindo o dos sucessos desportivos (que escondem iguais insucessos noutras áreas). A diversidade devia ser salutada e incentivada em qualquer instituição. No entanto, sempre que ela ocorre, é vista como factor de desestabilização e de desunião. Tudo o que não esteja de acordo com a linha orientadora definida é visto como um obstáculo no percurso. Não há espaço para um amarelo ligeiro no verde e branco, mesmo que a diferença não seja facilmente perceptível. Há um caminho definido, e só quem o segue caminha com o Sporting. Os outros são expulsos pela manada. Mesmo que até conheçam um atalho, ou um caminho distinto, e queiram apenas contribuir para a chegada ao destino final.

Enfim, isto já vai longo e eu já não tenho o hábito (e a paciência) de fazer este tipo de posts. Mas atitudes como esta só contribuem para que me distancie do clube, mesmo que continue a vibrar momentaneamente em várias situações.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting bateu no fundo, nem tudo justifica os meios e um clube não são apenas resultados desportivos. Se fosse Sportinguista estava completamente cheio de vergonha.

Tive um amigo que hoje me disse:Apartir de hoje não sou Sportinguista. Embora não ache que faça sentido consigo perceber, acho que andar apoiar um clube no qual não existe um mínimo de princípios e em que 90% dos sócios acham esta forma de gerir a correcta... É complicado.

Para além que é um clube que se vai isolando sozinho quando nada de justifica.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui ver o tópico relativo ao BdC no FórumSCP.

Não sei se hei-de rir ou chorar :lol: Era um apoiante do BdC desde o inicio , mas com o tempo cada vez mais só consigo sentir pena. Não é o tipo de presidente que quero para o meu clube. Mas também deixei de pagar quotas e não tenciono voltar a pagar, não me chateio com isto. Desde há algum tempo que só me interesso pelo Sporting a nível desportivo, já não tenho paciência para ler os comunicados dele, ver as entrevistas e constantes tiros nos pés que vai dando ao longo do tempo.

Só me consigo lembrar de uma frase:

"O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente..."

Editado por Capa

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting bateu no fundo, nem tudo justifica os meios e um clube não são apenas resultados desportivos. Se fosse Sportinguista estava completamente cheio de vergonha.

Tive um amigo que hoje me disse:Apartir de hoje não sou Sportinguista. Embora não ache que faça sentido consigo perceber, acho que andar apoiar um clube no qual não existe um mínimo de princípios e em que 90% dos sócios acham esta forma de gerir a correcta... É complicado.

Para além que é um clube que se vai isolando sozinho quando nada de justifica.

é como aqueles que dizem que se o BdC se fosse embora, deixavam de ser sportinguistas, há das duas formas de parvoíce

Compartilhar este post

Link para o post

é como aqueles que dizem que se o BdC se fosse embora, deixavam de ser sportinguistas, há das duas formas de parvoíce

Exacto, isso é só fugir ás responsabilidades. Os clubes não são os presidentes nem os títulos, são os adeptos e os adeptos vão ser sempre os maiores culpados pelo que acontece nos clubes. Seja bom ou mau.

Compartilhar este post

Link para o post

Andas muito distraido, então. A diferença é que quase toda a gente concorda que as coisas estão mal no Porto ou no Benfica, mas no Sporting anda tudo às mil maravilhas. E levem imenso a peito que eu me interesse por comentar e dar a minha visão das coisas sempre que há um assunto novo por comentar, que calha por ser muitas vezes, dada a figurinha do Presidente. Depois vêm os posts rasteirinhos a insinuar que sou do Benfica, que sou anti-Sporting, que abençoo tudo o que faz o Salvador e que nem torço por um clube a sério, mas quando eu tento responder, é o ai Jesus. Ainda assim, há malta inteligente que reconhece que só quero dar a minha opinião e estar sossegado se me deixarem, e depois há a malta menos inteligente que anda à pesca a ver quando eu respondo para sair da toca e tecer acusaçõezecas como essa, mas com esses já não me preocupo tanto, por ser uma minoria :compinchas:

E para que não te falte nada, acho que 61 posts ainda dão uma boa leitura. Será que servem para equilibrar as contas e para que possa comentar assuntos do Sporting? Se ainda precisar de mais, tenho uns quantos no núcleo benfiquista a incentivar a malta a criar plataformas de oposição séria ao Vieira. Mas como tu deixaste de vir cá, é normal que te tenha passado em claro. Menos as provocações.

ermmoIf.png

Sou o primeiro a dizer que consigo ser um verdadeiro idiota muitas vezes. E com o post de resposta ao Rugido fui idiota mais uma vez, porque me enervei com tamanha sonsice em relação ao que se estava a passar. Mas também sou o primeiro a pedir desculpa e a deixar passar as coisas e, se calhar, voltar a discutir com o Rugido sobre outro tema qualquer, ou a pedir ao pessoal que deixe de apertar com ele quando são outros a provocar. Agora já não é a primeira vez que me tentam passar como só sabendo provocar, e são capazes de cagar em 10 ou 20 posts normais de discussão - e eu até sou bastante participativo aqui no núcleo - para pegar naquele que mais interessa, e só fazem isso pelo incómodo de ter a minha própria opinião e de não me cingir aos assuntos do meu próprio clube (que diga-se, não são nem muitos nem interessantes). Basta ver o Flanders aqui no tópico, que anda butthurt desde que disse que os mails não provavam corrupção, apenas tráfico de influências, e que volta e meia anda aí à pesca a tecer considerações sobre o meu clube como paga. E no fundo, mais do que os meus posts isolados a provocar alguém directamente, é esse clima de pesca de reacções que realmente torna o ambiente aqui uma m*rda, acho.

Também queres que vá buscar os líderes de certos tópicos ou vais lá sozinho? :confuso: usar esse é pouco objectivo.

A diferença em que isso tenha passado em claro é que se calhar, me passei a preocupar muito mais com o futebol em si e a andar por outras bandas. E neste país, fala-se demasiado de m*rdas no futebol que não têm nada a ver com o futebol, e este fórum é uma bela amostra disso. Mas não é caso único e mesmo certos fóruns do meu clube são assim (e por vezes até piores).

O que eu acho é que, por vezes, dispensam-se certos comentários ou provocações por cá, nada mais. Peguei no teu, podia ter pegado em outros.

E já agora, acho que poucos Sportinguistas dizem isso que tu dizes por aqui. De resto, nenhum clube anda ás mil maravilhas. Existem acérrimos defensores do Bruno de Carvalho por aqui, mas até diria que a maior parte se enquadro no grupo "Sporting melhor do que há 5 anos, presidente fala demasiado".

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Também queres que vá buscar os líderes de certos tópicos ou vais lá sozinho? :confuso: usar esse é pouco objectivo.

A diferença em que isso tenha passado em claro é que se calhar, me passei a preocupar muito mais com o futebol em si e a andar por outras bandas. E neste país, fala-se demasiado de m*rdas no futebol que não têm nada a ver com o futebol, e este fórum é uma bela amostra disso. Mas não é caso único e mesmo certos fóruns do meu clube são assim (e por vezes até piores).

O que eu acho é que, por vezes, dispensam-se certos comentários ou provocações por cá, nada mais. Peguei no teu, podia ter pegado em outros.

E já agora, acho que poucos Sportinguistas dizem isso que tu dizes por aqui. De resto, nenhum clube anda ás mil maravilhas. Existem acérrimos defensores do Bruno de Carvalho por aqui, mas até diria que a maior parte se enquadro no grupo "Sporting melhor do que há 5 anos, presidente fala demasiado".

Concordo perfeitamente que se devia falar mais de bola do que de aquilo que é acessório. Mas desde que por cá ando, cada vez há menos falatório de bola, quem podia dar uma contribuição porreira tem-se afastado do fórum, e o futebol português tornou-se uma falta de vergonha demasiado grande fora das quatro linhas para não gerar discussão. Depois juntas a isso o facto de andar tudo tenso, de se levar a mal quando as críticas vêm de adeptos de outros clubes, de provocações tópico sim tópico não, e descamba-se nisto do gatilho curto. Eu sei perfeitamente que também sou parte do problema, mas acho que seria menos se se começasse a valorizar mais a parte da discussão e menos os momentos em que salta a tampa.

Quando a essa visão do que se passa no Sporting, é certo que agora há mais críticos do tipo de gestão do que havia há um ou dois anos quando me comecei a envolver mais no assunto. Mas a imagem de eu ser anti e querer que o Sporting se f*da para eu ter razão manteve-se, por algum motivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto do BdC sobre a Comunicação Social foi simplesmente parvo, mas não deixa de ter alguma razão quando diz que os jornalistas se deviam preocupar em respeitar o código deontológico.

Compartilhar este post

Link para o post

Vídeo da saída dos adeptos da assembleia com insultos aos jornalistas.

:lol:

É incrível o poder que um presidente de um grande tem, esse vídeo tem tanto de engraçado como de vergonhoso.

Se há uns meses comparava-se o BdC com o Trump, então agora não vejo qualquer diferença no discurso. Estas últimas semanas foram surreais e o pior é que o adeptos comeram tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o BdC não pensou bem quando mandou os sportinguistas só verem a SportingTV, é que ele não tem os direitos televisivos e para os conseguir tenho quase a certeza que vai custar muito dinheiro ao clube

Compartilhar este post

Link para o post
Se fosse Sportinguista estava completamente cheio de vergonha.

Só para me situar, como é que tens conseguido viver desde 2004?

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê 2004? Ele só nasceu em 2004?

Mas deixando de m*rdas, isto não se trata de ser melhor ou pior que os outros. Não é como quem tem um jardim pestilento, e está preocupado com o caruncho do jardim vizinho. Digo isto porque já vi sportinguistas e mesmo membros da direcção protegerem-se no argumento de que se do outro lado já se fez isto à anos.

Acho que esta tomada de atitude do Brunocas nem tem grandes pernas para andar. Faz-me lembrar os famosos blackouts. Eu acho que é mais uma tomada de força do que outra coisa. Daqui a uns meses já anda a dar exclusivos novamente aos meios de comunicação social portugueses.

Editado por Bugias

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê 2004? Ele só nasceu em 2004?

Mas deixando de m*rdas, isto não se trata de ser melhor ou pior que os outros. Não é como quem tem um jardim pestilento, e está preocupado com o caruncho do jardim vizinho. Digo isto porque já vi sportinguistas e mesmo membros da direcção protegerem-se no argumento de que se do outro lado já se fez isto à anos.

Acho que esta tomada de atitude do Brunocas nem tem grandes pernas para andar. Faz-me lembrar os famosos blackouts. Eu acho que é mais uma tomada de força do que outra coisa. Daqui a uns meses já anda a dar exclusivos novamente aos meios de comunicação social portugueses.

Eu até vejo isso noutro cenário e tem a ver com os posts do facebook.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando até os jogadores percebem a alarvidade daquilo que o BdC

27972797_2018913811697410_5288334688910169521_n.png?oh=01aa4aad5d8af9c7ca0b14d3c9846051&oe=5B1E7B69

E para mim ontem o Bruno de Carvalho deixou de ter condições para ser presidente do Clube. Aprendi a gostar do Sporting porque era um clube diferente, que se regia por um conjunto de princípios e valores que eram firmes.

Ontem deitamos tudo isso fora, depois do Bruno de Carvalho ter utilizado durante as últimas semanas pedagogia que podia vir de um qualquer compêndio ditatorial dos anos 30 e 40 do século XX.

Prefiro ver o Sporting no sétimo lugar, do que ouvir as barbaridades que se ouviu no sábado e assistir ao comportamento da grande parte dos sócios, muitos deles que pareciam estar em Nuremberga, em 1936 no comício Nazi.

Ontem, o Bruno de Carvalho mostrou ser alguém que não sabe conviver com oposição interna, mostrou que é apenas mais um Pinto da Costa ou Luís Filipe Vieira (mas este não traz títulos com ele). Como já por aí disseram, se o Godinho tivesse apostado no mesmo tipo de acção que o Bruno de Carvalho está a tomar, não havia BdC no poder.

Neste Sporting eu não acredito, e muito menos no Bruno de Carvalho. Fico agradecido pelo que fez por nós a nível financeiro, mas que se vá embora o mais rápido possível. Há valores que não se trocam por títulos, além de que se está a dar poder a uma personagem que se acha maior que o Sporting, e isso não pode haver.

Compartilhar este post

Link para o post

A tua arrogância continua intacta! ;)

2004 tive o mesmo sentimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...