Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

Sporting - Presidência, SAD e Análises Financeiras

Publicações recomendadas

Pensar não, tenho esse sonho, claro :mrgreen: mas é daquelas coisas irreais, até porque não ser de Lisboa torna as coisas muito mais complicadas (networking, presença assídua, etc, etc).

Já pensei sim em eventualmente fazer parte dos corpos sociais, acho que não é muuuito difícil as coisas propiciarem-se nesse sentido, e acho que podia dar algum contributo, desde que fosse em algo em que acreditasse, claro. Mas ainda me falta ganhar muito conhecimento a nível financeiro e económico, porque sinto que estou por dentro do que tem sido feito no clube a esse nível, mas não tanto quanto poderia estar. A licenciatura e mais tarde o mestrado ajudam a isso também, e por acaso uma das coisas boas do curso que estou a tirar e em que tenho reparado é que desde aí consigo entender bem melhor muitos conceitos e noções financeiras essenciais e que estão sempre no centro da vida deste clube (infelizmente).

Mas ainda me faltam no mínimo umas duas décadas de vida para pensar nessas coisas. Acho que todos nós temos sempre um sonhozinho de poder dirigir aquilo que amamos, com maior ou menor autonomia. Suponho que não seja o único. :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Diz o Correio da Manhã (portanto não é 100% fidedigno) que investidores chineses vão investir 190M€ no Sporting.

A ser verdade, é o princípio do fim.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/sporting/china-investe-190-milhoes-no-sporting

Uma das empresas chama-se "Três Gargantas". Estou a ver que o futuro dos jogadores do Sporting irá passar pelo cinema :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Que por acaso foi quem adquiriu a EDP.

Metade dos jogadores vão para atores a outra metade para eletricistas.

Compartilhar este post

Link para o post

O Futre é que a sabia toda!!

Bem-vindo Sporting Clube da China.

Compartilhar este post

Link para o post

Cheira-me a fake... Investir na EDP abre-lhes muitas portas para o Brasil e Estados Unidos... o Sporting só se forem pela cantiga de que vamos formar mais 3 ou 4 cristianos ronaldos nos proximos anos...

Compartilhar este post

Link para o post

Cada vez mais me convenço que vão mesmo chegar investidores ao Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

god.jpg

91921602.jpg

89544298.jpg

46642677.jpg

47590960.jpg

ng1165364.jpg

20134271.jpg

ji4q5rx74z3mhts2l63x.jpg

ng1169493.jpg

245SPOR...DOMINGOS+NO+scp.jpg

1siapiwymq5opnak4oq.jpg

f3axvzy8b3jj37901q.jpg

xandao.jpg

pri.jpg

Lu%25C3%25ADs+Aguiar.jpg

ng0C0CA375-C405-43EE-A41E-C38F0C509E4C.jpg

ng4FECBB26-360E-417E-988E-6715E9900CBB.jpg

visaodemercado.blogspot.com.jpeg

20110917_Record.jpg

20111028_OJogo.gif

fotografia+1.PNG

10328546_qqK4A.jpeg

Sem+T%C3%ADtulo.png

0240_ojogo_4138m_bancas.jpg

3.jpg

thumbs-sapo-pt.jpg

ng1570494.JPG

4º lugar no campeonato.

Ficámos pela fase-de-grupos na taça da liga.

Caímos aos pés do Athletic Bilbao nas meias-finais da liga Europa.

Perdemos a final da taça de Portugal, frente à Académica.

30 milhões gastos, dois treinadores (um despedido), muitos jogadores, muitas promessas, muitos sonhos...e no final a mesma m*rda dos últimos anos. 0 troféus.

QUE PESADELO!

PS: Essas imagens foram um apanhado da época do Sporting, faltando um ou outro pormenor.

Retirei essas imagens de um post do fórum SCP, do user Francisco Barão.

Compartilhar este post

Link para o post

Que aperto ao ver essas imagens. E o pior de tudo é que sinto que eles têm ainda mais apoio que o que tinham no início..

Compartilhar este post

Link para o post

E o pior de tudo é que sinto que eles têm ainda mais apoio que o que tinham no início..

^

Compartilhar este post

Link para o post
Muitos orgãos de comunicação social têm tentado entrevistar-me desde o final da Taça de Portugal. Tenho recusado pois considero que a derrota na Taça e os resultados desportivos deste ano falam por si não precisando de sportinguistas para os reviver a quente.

Ganhar e perder fazem parte do “jogo” apesar de eu não suportar a derrota e existirem umas que ainda conseguem ser piores que outras.

Mas não posso ficar calado quando leio Godinho Lopes a dizer “sinto-me legitimado” em termos de Sporting, como li hoje no Record.

Não vou fazer a apologia das eleições antecipadas, até porque falo como adepto e sócio que sou e não como ex-candidato ou possível candidato futuro.

Godinho Lopes é o Presidente em exercício como tal tem o "direito" a cumprir o seu mandato se a sua consciência e de quem o acompanha assim o determinar. Agora não pode é falar de legitimação.

Não pode porque não a tem nem terá pelas irregularidades que ocorreram nas ultimas eleições e que nem ele nem ninguém da direcção se interessou em demonstrar o contrário em nenhuma altura desta época, aliás até tiveram foi pressa em queimar os boletins de voto antes do prazo legal a fim de nunca se poder vir a saber a verdade dos factos.

Mas nem só de eleições vive o nosso grande Clube. Godinho Lopes foi empossado com base numa campanha onde definiu promessas de mandato não cumprindo nenhuma.

Prometeu 100 milhões e deixa uma época terminar com 47 milhões negativos; prometeu que o Sporting ia deixar de viver de receitas antecipadas e recebeu 38 milhões em receitas antecipadas; prometeu uma equipa de futuro e neste momento somos donos de uma pequena percentagem do passe de cada jogador; prometeu um Sporting independente da banca e foi contrair mais 48 milhões de empréstimos.

Conduziu um projecto sem rumo, sem metas, sem objectivos apenas apoiado em pessoas: Domingos para treinador e este já saiu, Dupla Duque / Freitas para dominar os meandros do futebol e vamos ver quem se mantém e por quanto tempo, não se sentindo qualquer domínio do mesmo, Carlos Barbosa para uma politica de marketing moderna e lucrativa e este já saiu e a politica de marketing lucrativa continua a ser uma expectativa.

Isto não é um projecto, é uma sucessão de equívocos que fizeram o Clube perder mais um ano e agravar a sua já debilitada situação financeira.

Agora temos em cima da mesa como projecto Sá Pinto, um homem da casa que aproximou os adeptos a equipa, mas essa aproximação faz-se de paixão e de resultados e o Sá carrega um fardo grande para ser sustentado por um homem só. Temos uma fusão aprovada pelos sócios que afinal ainda não foi colocada a consideração dos accionistas da SAD; temos negócios da China fechados e afinal rumamos para a Índia.

Isto não é credibilidade, não é legitimação, de facto tudo isto é pouco mais do que nada que resultou em muito menos. Menos dinheiro, menos prestigio pois acabámos no 4º lugar, menos atractividade para parceiros e investidores.

Como adepto, sócio e accionista da SAD não posso mentir e por isso espero de facto que esta Direcção saia de vez do Sporting, porque alem de manter o “não projecto” que mantemos à 16 anos, ainda o piorou consideravelmente a níveis nunca antes vistos.

Dos jogadores comprados esta época devemos ainda 21 milhões de euros, aumentámos o passivo em 48 milhões de euros e das vendas de jogadores que agora fizermos 20 milhões já foram recebidos no início desta época…

É mau de mais para ser verdade, mas é-o de facto.

Na apresentação do livro do Paulinho perguntaram me se o Sporting devia mudar de rumo e eu respondi não, deve é consolidar o seu. Talvez e infelizmente muitos sportinguistas já se tenham esquecido do rumo do Sporting pois ele tem estado esquecido nos dirigentes sportinguistas e nas figuras que vivem em torno do Sporting. O rumo do Sporting Clube de Portugal é só um: a Vitória e a Glória, tudo o resto não são rumos, são vaidades pessoais, interesses pessoais e sucessões de equívocos que apenas prejudicam os adeptos e sócios do Sporting, ano após ano, época após época.

Já estou farto do “é para o ano”, quem quer estar à frente do Sporting tem de perceber de vez que tem de acabar o é para o ano, e claro, antes que se ponham objectivos menores ao Clube que amamos, alerto que o 2º lugar é o primeiro dos últimos.

Se decidirem continuar, como já disse, estão no seu "direito" visto terem sido empossados, mas façam-no de forma discreta e com vitórias e conquistas porque legítimos não são, pelo menos não sejam mais uma época incompetentes.

Pelo Sporting Clube de Portugal sempre, pela mediocridade e mentira nunca! O Sporting CP somos nós!

@Por um Sporting sem complexos - Facebook (Bruno de Carvalho)

Compartilhar este post

Link para o post

Só agora vi que já tinham metido noutros 2 tópicos. Eu costumo meter sempre neste, portanto não tinha reparado que já andava por aqui :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Hoje regressei ao escritório e fui verificar a minha caixa de email e reparei numa mensagem que Godinho Lopes me escreveu (leia-se escreveu para todos os sócios mandando para todos um email).

Sob o pretexto do anúncio do 1º Congresso de Núcleos Sportinguistas que se vai realizar em do em Alferrarede (Abrantes) faz um “balanço” da época e dispara contra o que chama sempre de opositores internos, divisionistas ou mesmo inimigos.

E quem são estas “personagens ingratas” para Godinho Lopes: quem tem uma opinião diferente da sua e a assume.

Enfim, como tenho opiniões e assumo as mesmas percebo que sou uma dessas “personagens ingratas”.

Como tal tenho de exercer aqui o meu direito de resposta e indignação por este comportamento anti-democrático a anti-social desta direcção.

O Balanço que faz resume-se a assumir que falhou o objectivo da Taça mas que “sentiu as vibrações do orgulho sportinguista” “em particular na Liga Europa”.

Orgulhosos em ser do Sporting CP estamos sempre todos todos, ganhando ou perdendo, agora podemos é ter orgulho em quem nos dirige ou não e vibrar com vitórias ficando tristes com as derrotas.

Mas falhou apenas esse objectivo?

Então era objectivo ficar em 4º lugar no campeonato? Se bem me lembro a razão de despedimento de Domingos foi que não podíamos ficar em 4º lugar.

E a não ida à Liga dos Campeões não foi um objectivo falhado?

E ter de jogar uma pré-eliminatoria para aceder á Liga Europa não é um objectivo falhado?

E a acumulação de quase 50 milhões de prejuízo não é um objectivo falhado?

E não ter feito o pavilhão não é um objectivo falhado?

E não ter cumprido nenhuma das promessas eleitorais não é um objectivo falhado?

Fracas pessoas têm medo e fazem fracos balanços!

Depois de ter falhado em todas as promessas e objectivos fala de estabilidade?

É esta a estabilidade que nos trouxe e que o leva a dizer que “a estabilidade é um factor essencial de suporte sustentado na construção de um Sporting cada vez mais forte e diferente”. Este recado é para a direcção ou para os sócios que consideram que fez um mau trabalho? É que a instabilidade directiva tem sido noticiada quase todos os dias na comunicação social mostrando um Sporting fraco a todos os nossos adversários.

Mas não fica aqui quanto a instabilidade dizendo mesmo Godinho Lopes que “a instabilidade é sinónimo de fraqueza e abre brechas que tornam o Clube frágil e vulnerável, aberto à ambição desmedida, do poder pelo poder, sem ter em conta os verdadeiros interesses do Sporting Clube de Portugal”. E esta frase até percebo que seja sentida pois foi exactamente o que fez no último acto eleitoral. A sua ambição do poder pelo poder foi tão grande que o levou a fazer uma lista de “trunfos” em vez de listas coesas para os órgãos sociais e um projecto e isso tem levado a que os ditos “trunfos” estejam a sair um a um com a instabilidade toda que dão a conhecer pelos média. Para além disso deixou um acto eleitoral repleto de irregularidades ser reconhecido apenas porque lhe proporcionou a vitória abrindo uma brecha de ilegitimidade nunca dantes vista no nosso Clube

Diz Godinho Lopes ainda que “seremos tanto mais fortes quanto mais unidos estivermos, e temos que resistir às tentativas de nos dividirem, dentro e fora do Clube.” As tentativas de divisão que têm vindo a publico são internas da Direcção mas essa foi a equipa que escolheu.

O bom líder não se queixa. Em vez disso luta, resolve, avança, tem resultados e com eles aglutina. Godinho Lopes faz tudo ao contrário vitimiza, incute ódios e desconfianças entre sportinguistas dizendo que uns são inimigos internos mas depois apela à união em vez de ter um projecto e um rumo de gestão à altura do Sporting Clube de Portugal.

Escreveu e bem que “ninguém se revê nos fracos e que dos fracos não reza a história” e é exactamente por isso que não me revejo em si, porque é fraco, porque usa a técnica da manipulação colectiva via informação para reinar e por isso o seu reinado será forçosamente curto.

Já deu para perceber que vê em mim um problema e a causa de fragilidades internas. Na sua visão os bons são os que não pensam, não opinam, não incomodam, enfim não destabilizam a fraca gente a quem até o vento as incomoda.

Confesso já não muita paciência para continuar a aturar a conversa de credibilidade (que não tem), de projecto (que nunca existiu), de união (que apenas os fracos pedem pois os fortes conquistam-na) e o exército (pequeno confesso) dos perfis de facebook (maioria falsos) a incomodar-me com sound bites que não são dignos do Sporting.

Com esta conversa dos inimigos internos estamos a descer o nível do Sporting e isso nunca lhe vou perdoar. Mas é apenas mais uma das coisas que nunca lhe irei perdoar visto que tudo o que fez no passado e agora no Sporting não são perdoáveis para nenhum sportinguista que se digne pensar um pouco no que fez quando foi a construção do Estádio e no que fez toda esta época que passou.

Não fez pavilhão nenhum, deixa Loures e vai para ao lado Odivelas e vem falar dos troféus ganhos pelas modalidades? Deixo aqui a minha homenagem sentida a todos os dirigentes, seccionistas, atletas e familiares de todas as modalidades pois esses sim andam neste Clube com amor e orgulhando o Lema Sportinguista, não lhe reconhecendo nenhum mérito em tal.

Comprámos 19 jogadores e fala neste texto de “liderança da formação” porque fomos campeões de Juniores? Então até andamos a querer contratar e ter emprestados estrangeiros para a equipa B e afinal somos líderes da formação? E se somos porque investimos 30 milhões em jogadores estrangeiros?

Colocou um cenário de drama e de fatalidade em cima de todos os sportinguistas pois afinal investidores eram fundamentais e a única salvação possível do nosso Clube e da SAD. Ainda piorou mais a situação dizendo que se a fusão não fosse aprovada era o caos e o fim de tudo mas afinal nada aconteceu por falta de competência clara e neste balanço que hoje fez já pede que “saibamos com serenidade e ambição, enquadrada e ajustada, às dificuldades do Clube, do País e do Mundo entrar de mãos dadas na próxima época”.

Neste momento de serenidade percebemos que na falta de investidores daremos8 todos as mãos e cantaremos juntos o Kumbaya e tudo se resolverá.

Nunca se esqueça que até pode conseguir colocar todos os sportinguistas contra mim com a conversa da união e dos inimigos internos mas uma coisa não vai conseguir que é esconder a incompetência com que gere este Clube e isso mais cedo que julga vai ser claro para todos os sportinguistas.

Como adepto, sócio e accionista da SAD estes seus balanços são mais um sinal do triste rumo que mantemos. Assim, esperarei que apresente os investidores que tanto fala, que mostre as condições de investimento, que apresente na SAD a fusão que já teve a aprovação dos sócios do Clube e direi de minha justiça não podendo deixar de lamentar para finalizar a falta de cultura democrática e social que reina nos dias de hoje no Sporting e que este email que hoje foi enviado aos associados é apenas mais uma prova.

88

@Por um Sporting sem complexos - Facebook (Bruno de Carvalho)

O tal e-mail a que ele se refere:

Caros Sportinguistas

Realiza-se no próximo sábado, em Alferrarede (Abrantes), o 1º Congresso de Núcleos Sportinguistas. Trata-se de um acontecimento da maior importância para o Universo Leonino e cuja realização quero saudar efusivamente. A relação próxima com todos os Sportinguistas, espalhados pelo País e pelo Mundo, é pedra de toque desta Direcção e é algo que muito valorizo na minha actividade quotidiana como Presidente do nosso Clube.

Os Núcleos são uma das grandes riquezas do Sporting Clube de Portugal e o seu património é insubstituível, levando o seu nome a todos os recantos do Mundo.

Todos os Sportinguistas devem sentir o Sporting como seu, é esse o meu desejo, e creio ser esse o sentimento de todos.

Na época que agora termina sentimos o extraordinário apoio no nosso Estádio, o que permitiu bater o recorde de assistências, quer por temporada quer por jogo, desde a sua inauguração. Quero agradecer, do fundo do coração, esse apoio inolvidável dos nossos Sócios e adeptos.

Sofremos esta semana uma enorme decepção, com a derrota na final da Taça de Portugal. Não vale a pena ignorá-la e cabe-me a mim, como Presidente, assumir a derrota. Já expressei o sentimento de tristeza que vivi no final do jogo e que partilhei com muitos adeptos.

Todos mereciam ter vivido a alegria da conquista, falhei esse objectivo!

Entretanto, em jeito de balanço, recordo grandes momentos de futebol vividos esta época em Alvalade, em particular na Liga Europa, onde também senti as vibrações do orgulho de ser Sportinguista.

A perseverança e as vitórias vão reforçar esse orgulho Sportinguista e o respeito dos nossos adversários.

Trouxemos para o Clube novas modalidades, que agora totalizam 34, e esta época, até ao momento, conquistámos 216 troféus. A conquista do campeonato nacional de juniores de futebol reforça a nossa liderança na formação. A presença de dez jogadores na Selecção Nacional que foram formados no Sporting e os 16 atletas já qualificados para os Jogos Olímpicos de Londres revelam a qualidade do desporto em Alvalade.

O lançamento do ambicioso programa para atrair mais Sócios, onde novas parcerias vão aparecer, à escala nacional, regional e local, vai responder aos desafios da austeridade económica que avassala os portugueses. O papel dos Núcleos neste projecto abrangente de crescimento da família de Sócios Sportinguistas é determinante, já que permite mobilizar todo o País.

Somos, com muito orgulho, um Clube de Portugal.

Seremos tanto mais fortes quanto mais unidos estivermos, e temos que resistir às tentativas de nos dividirem, dentro e fora do Clube.

A estabilidade é um factor essencial de suporte sustentado na construção de um Sporting cada vez mais forte e diferente.

A instabilidade é sinónimo de fraqueza e abre brechas que tornam o Clube frágil e vulnerável, aberto à ambição desmedida, do poder pelo poder, sem ter em conta os verdadeiros interesses do Sporting Clube de Portugal.

Ninguém se revê nos fracos e dos fracos não reza a história!

Saibamos com serenidade e ambição, enquadrada e ajustada, às dificuldades do Clube, do País e do Mundo, de mãos dadas, entrar na próxima época. Estou certo que juntos vamos voltar a encher o Estádio na próxima temporada; vamos cativar mais Sócios e vamos mobilizar todos os Sportinguistas na defesa dos valores que tornam o Sporting um Clube diferente.

Conto convosco, contem comigo!

Viva o Sporting!

Luis Godinho Lopes

(Presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal)

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Acrescentei ao post o e-mail a que o Bruno se refere, enviado em nome do empossado. Vergonhoso e levou certamente uma resposta à altura. Só vejo dentes a voar.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

PS: Essas imagens foram um apanhado da época do Sporting, faltando um ou outro pormenor.

Retirei essas imagens de um post do fórum SCP, do user Francisco Barão.

Que é, já agora, o ex-ScP_BoY cá do cmpt.

Excelente post.

Essa carta do imbecil é asquerosa. Que nojo.

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a bocado leio esse comentário do BdC, mas parece-me mais um do género.

Que é, já agora, o ex-ScP_BoY cá do cmpt.

Excelente post.

Essa carta do imbecil é asquerosa. Que nojo.

Não fazia ideia que esse user já tinha passado por cá.

Compartilhar este post

Link para o post

"Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa" − José Alvalade, 8 de Maio de 1906

É com grande pesar que digo que o Sporting estará perto do fim como o conhecemos. Deus queira esteja errado! Vou tentar estruturar este comentário de forma a não ficar confuso nem difícil de ler, mas creio que os sentimentos irão falar mais alto e a certo ponto irei misturar assuntos porque o discernimento não vai ser o melhor.

Estou farto, farto, farto desta corja que vai mandando no nosso clube. Dizem os mais velhos que desde 1986, com João Rocha, que não temos um presidente verdadeiramente sportinguista ou que saiba o que está a fazer.

O Amado de Freitas não conheço, mas logo a seguir vem o Jorge Gonçalves que aproveitou-se do Sporting para enriquecer, já ouvi chamarem-lhe muitas vezes o Vale e Azevedo do Sporting. O Sousa Cintra esteve 6 anos no plantel, formou excelentes plantéis, trouxe estrelas como, para muitos, o Sporting, até hoje, não voltou a ter, como Balakov, Cherbakov, Iordanov, raptou o Paulo Sousa ao Benfica, promoveu a carreira do Figo, mas começou aqui o sobre-endividamento do Sporting. Logo a seguir Pedro Santana Lopes fica um ano e meio e consegue a proeza de ter 3 treinadores no Sporting, Carlos Queirós, Octávio Machado e Fernando Mendes, não me vou pronunciar sobre a qualidade, ou falta dela, destes 3 senhores porque todos nós conhecemos os dois primeiros e, confesso, não conheço o último, e traz para Director Desportivo um senhor que toda a vida foi ligado ao Benfica (e, se não me engano, dentro em breve vamos ouvir falar dele com um cargo ligado a esse mesmo clube do outro lado da segunda circular).

Chega então José Roquette, sobrinho-neto, se não me falha a memória, de José de Alvalade. Era, portanto, o salvador do sportinguismo, já estavamos há mais de 10 anos sem vencer um título, 14 para ser mais preciso, dão-se os primeiros passos da Academia de Alcochete e o Sporting parece começar a recuperar, no entanto, ao mesmo tempo que por fora se via a recuperação, a gestão danosa que ainda hoje temos começava. Todos nós nos lembramos do grande Schmeichel, do ano do título, pois bem, o salário desse senhor e de outros como ele eram insuportáveis a um clube como o nosso, mas os efeitos não aparecem a público e a continuidade vence.

Dias da Cunha consegue ser de novo campeão, devido a um ponta-de-lança com um faro para golo como nunca vi outro (recorde-se que até o Jardel chegar, o Sporting tinha apenas uma vitória, frente ao Porto), chega a uma final da Taça UEFA, quase vence tudo e, cansado do "sistema", como ele dizia, abandona o cargo, dando lugar a Soares Franco que consegue ser um presidente estável a viver de vitórias morais frente ao Benfica, quando ganhávamos uma taça de Portugal e ficávamos em segundo lugar até que os empréstimos contraídos ao longo do tempo, desde José Roquette, começam a ser notados. Com este senhor passámos pela primeira vez a fase de grupos da Liga dos Campeões e depois... somos humilhados, 12-1 em 180 minutos! O Sporting Clube de Portugal, o único clube português de grande dimensão que não representa uma cidade em particular, mas sim um país, não pode, em tempo algum perder 12-1 em 180 minutos qualquer que seja o adversário, até pode ser uma equipa com as maiores estrelas do mundo. É inadmissível! Nós somos o Sporting Clube de Portugal.

Chega um presidente que, não duvido, era sportinguista, mas conseguiu ser pior que qualquer um dos anteriores, mesmo sendo o primeiro a ser remunerado. José Eduardo Bettencourt continua o modelo seguido desde então, cria bodes expiatórios, vende o capitão do Sporting por uma verba que se diz 10M€ + Nuno André Coelho a um rival (e algo está mal contado nesta história) e faz uma das piores épocas de sempre do nosso clube. Tem o sportinguismo de se demitir e temos 4 meses da melhor campanha de que há memória no Sporting Clube de Portugal.

Não vou negar, era pró-Bruno de Carvalho e anti-Godinho Lopes, cheguei a comentar que não me importava de ter lá o Zeferino Boal, que nunca me pareceu minimamente credível, mas tudo menos Godinho. Um homem que tem um filho assumidamente benfiquista, tendo já feito parte de claques, o que não é problema, mas acaba por ser estranho, um homem que saiu do Sporting anos atrás porque foi preso em pleno estádio devido a suspeitas de corrupção, um homem sem perfil, sem discurso, sem ideias e, sobretudo, notava-se claramente que era o candidato da continuidade. Junta-se a Carlos Freitas e a Luís Duque, dois homens que hoje são o que são porque muito enriqueceram às custas do Sporting (quanto ao Carlos Freitas já vi muita gente dizer que é graças a ele que temos alguns bons jogadores no Sporting e quanto a esse argumento eu digo que se eu for procurar ao lixo e retirar muitas peças, alguma delas pode ser de ouro!) e está feita uma troika para avançar para eleições, com o Pereira Cristóvão a mostrar-se um vendido, um aldrabão e um falso, como agora se tem vindo a ver. Dos outros lados, o Pedro Baltazar e o Abrantes Mendes mostram-se como candidatos abaixo da linha e o Dias Ferreira assume um terceiro papel muito graças à coragem do Futre em dizer das coisas mais ridículas que já se viu. Estava bipolarizada a luta, Bruno de Carvalho contra Godinho Lopes. O primeiro apresenta, e sublinho, para mais à frente recordar, alguns investidores para o Sporting, um fundo que o Sporting teria sempre mais de 50% dos passes dos atletas, o primeiro que tinha sido o responsável pela recriação do hóquei em patins no Sporting (e parabéns a estes senhores que conseguiram a subida), o primeiro que é director de uma fundação sem fins lucrativos que, dizem-me amigos do Sul, muito tem feito na área da solidariedade social, a fundação Aragão Pinto e que aliado a Augusto Inácio e a Marco van Basten, com discursos coerentes, reais e contextualizados consegue ganhar votos dentro dos sportinguistas mais atentos e a ganhar a credibilidade no meio do futebol, sendo mesmo apelidado pelos adeptos rivais como "o Vale e Azevedo do Sporting", algo que, só por si, mostra como este senhor fez comichão nos homens cá do norte e nos do estádio de betão. O segundo mostra-se um incrível opositor dos investimentos da Rússia, trazer jogadores de boa qualidade, apenas o Rodriguez se concretizou (e que belo desperdício de dinheiro que ele foi!), ainda que não duvide que o Schaars, por exemplo, tenha sido melhor que qualquer um dos prometidos e, sobretudo, promete baixar o passivo, tornar o Sporting independente da banca.

Quem ganhou? Bem, todos sabemos, o segundo! (Terá mesmo ganho?!) Lembro-me desse dia como se tivesse sido ontem, até às 7 horas da manhã acordado a ver na SIC Notícias o que estava a passar, a vitória dada ao Bruno de Carvalho ("finalmente o Sporting mudou!", pensei eu e muitos como eu), a capa do record a sair no record.pt com o Bruno de Carvalho como presidente, a festa dos adeptos que estavam em Alvalade, foi lindo! Do nada há uma recontagem, aparecem votos e está tudo trocado, Godinho Lopes é vencedor. Admito, com alguma vergonha, que desejei que aqueles adeptos fizessem alguma coisa para impedir que aquele indivíduo tomasse controlo do nosso Sporting, mas era impossível, a falcatrua estava (bem) feita. Teve de vir o meu, e de muitos mais, presidente acalmar os ânimos, comportar-se como um senhor, convido-vos a ver este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-eH-giZ7HnY, pedir a calma, dar o corpo às balas, enquanto, com a cara de rato que tem, o presidente empossado toma posse dentro do Auditório Artur Agostinho. Com a grande admiração que tenho ao grande Homem que foi Artur Agostinho teve pena, muita pena, de ter sido aquele auditório a ser usado para um fim tão pouco nobre, tão triste, tão negro na história do meu clube.

Mas o mal estava feito, pouco havia a fazer, os boletins de voto foram destruídos muito antes do prazo legal obrigatório e nada havia a fazer. Teríamos de apoiar o Sporting com aquele presidente, esperando estar enganado sobre aquilo que pensava dele e, bem, "pior que o Bettencourt não pode ser".

Início conturbado, mas sem levantar muitas ondas, a época estava no fim e começa o processo de limpeza. Se é verdade que jogadores como o Caneira, o Sinama-Pongolle, o Maniche e mesmo o Vukcevic, devido ao comportamento, tinham de sair, a época começa a ser mal pensada porque vamos à luta com um só trinco e com o André Santos como backup, jogador que nem trinco é! Sai o Zapater, que como 2ª opção era soberbo, um Valdés vindo de uma época até bastante boa, tendo em conta o contexto, um Torsiglieri por empréstimo e nunca mais cá volta, após ter dado bons sinais, apesar da inexperiência, um Nuno André Coelho a CUSTO ZERO sem estar em fim de contrato, vindo a ser titular de um dos clubes que ficaram à nossa frente no campeonato e empresta-se o Diogo Salomão. Bem, o empréstimo do Salomão seria justificável se tivéssemos ficado com um extremo esquerdo suplente. No entanto, esta má gestão é abafada pela compra de jogadores como o Onyewu, o Rodriguez, o Ínsua, o Schaars, o Rinaudo, o Elias, o Capel, o Jeffren, o Bojinov e o próprio van Wolfswinkel. No entanto, jogadores com um grave e grande historial de lesões: o Onyewu, que se revelou grande central, já por duas vezes tinha estado lesionado com gravidade; o Rodriguez joga um jogo, fica parado um mês; o Jeffren nunca se tinha conseguido afirmar no Barcelona devido a isso mesmo; o Luís Aguiar idem aspas; o Bojinov nunca mais tinha sido o mesmo depois de uma lesão relativamente grave, mais jogadores como o Izmailov e o Matías que são crónicos lesionados. Ficamos com um plantel forte, é certo, mas com muitos jogadores com historial de lesões preocupantes. Mas bem, com um treinador que saiba movimentar esquemas tácticos, criar fios-de-jogo e esperar que não se lesionem todos ao mesmo tempo, tínhamos, e temos, plantel para ficar nos 3 primeiros, aliás, era uma obrigação!

O treinador revela-se, como muitos tinham previsto (eu não, admito), um treinador de equipa pequena ou média (e o Sporting é um GRANDE!) e fixa-se ao modelo de jogo assente no Rinaudo. Isto até começou a correr bem após as vendas, já tarde, de jogadores que nada mais são do que um estorvo num plantel (Yannick Djaló e Hélder Postiga), mas a lesão do Rinaudo e a repetição do estilo de jogo do Sporting, que consistia em bola na esquerda para o Capel cruzar, acabou por dar em mais uma série de pontos perdidos. O ano passa, traz-se um Xandão odiado pelos adeptos do clube de onde veio (São Paulo) e um Ribas que não tinha calçado naquela super-potência que ficou em último dos que não descem na Itália (mais um na senda de Mota, Tiui, Koke, entre muitos outros que vêm em Janeiro), acaba por se despedir o Domingos após uma série de jogos vergonhosa e vem o Sá Pinto, alguém para unir que nunca esteve unido. Não fez má época, para as hipóteses que teve, chumbou no teste de Bilbao por ler mal o jogo, ia chumbando no teste de Manchester por ler mal o jogo, mas ganhou o teste na Polónia e na Ucrânia, tendo acabado imbatível em Alvalade. Acabando por chumbar com uma exibição paupérrima no Jamor. E chegamos ao agora. E está resumida a época que passou, no entanto, ao longo desta época os movimentos de bastidores foram medonhos. O Sporting vê-se envolvido num escândalo de corrupção, nós que sempre nos orgulhámos de ser diferentes do Porto ou do Benfica nesse aspecto, o passivo aumenta MAIS DE cinquenta milhões de euros, o endividamento à banca vai com ele, os jogadores do Sporting são, em média, 20% do Sporting, pertencendo a fundos independentes do clube e, ao contrário do prometido, o Sporting continua ainda mais dependente da banca com empréstimos atrás de empréstimos e o presidente empossado vai à Angola e à China, de onde os negócios nunca são favoráveis, à procura de... adivinhe-se... investidores! Ele, que tanto tinha criticado os investidores do Bruno de Carvalho que deram a cara e eram pessoas com algum estatuto (um homem com ligações ao Chelsea, um dos principais dirigentes do Comité Olímpico Russo e alguém ligado à indústria do Gás Natural), apresenta investidores que nunca deram a cara e até hoje não se sabe quem são. Bem, talvez não seja ninguém porque ele já tem agendada uma viagem à Índia para procurar investidores. E o endividamento e a venda do passe de jogadores a fundos por valores ridículos continua.

A época acaba, o André Santos inexplicavelmente posto de lado, ele que nos garantiu a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa, um 4º lugar que muito leva à chacota dos adeptos rivais, e o que é que vamos fazer? Vender tudo o que mexe e talvez seja esse o motivo pelo qual a revolta que senti aquando das eleições.

O Polga retira-se ou despede-se com 3 anos de atraso, mas semanas antes do início da 2ª maior competição do mundo de selecções, vendemos o lateral direito titular de uma selecção que aparece numa segunda linha das favoritas por 3,6 milhões de euros! Um jogador que, decerto, valorizará no Europeu e que tinha 7 milhões de euros como cláusula de rescisão. Mas está tudo louco? O Braga ainda há um ano vendeu o Sílvio, relembro: suplente do próprio João Pereira na selecção, por OITO milhões de euros. Mas estamos em saldos? Podia ser um caso sem exemplo, mas já se fala da venda do Daniel Carriço por DOIS MILHÕES! Mas nós somos quem? O Daniel Carriço por dois milhões? Quando o Nacional já admitiu que só negoceia o Luís Neto por 4 milhões de euros. Isto é o Sporting Clube de Portugal! Não somos um clubezeco qualquer. Dois milhões de euros pelo central português com maior margem de progressão? Que muito prestável e profissional se mostrou quando passou de titular e capitão para jogador de bancada, aprendeu rapidamente uma posição nova, fazendo-a, com as suas limitações, com uma qualidade a nível defensivo bastante boa, mesmo sendo central. Nós vamos vender o nosso melhor central por DOIS milhões? Mas isto cabe na cabeça de alguém? E já só falam em 6 milhões por um dos melhores guarda-redes do mundo com menos de 25 anos. Mas quem é que está a mandar neste clube? Estes senhores muito estão a enriquecer à nossa conta. E o Sporting continua a cair a pique.

Podia até ser pior, mas como é que é possível não ter ganho o Bruno de Carvalho? E se fosse hoje, será que ganhava? Tenho sérias dúvidas. Mas, se houvesse eleições hoje e voltasse a ganhar este senhor, não tenho dúvidas, nós estamos a ter o que merecemos.

Ainda vamos a tempo de mudar, eu, infelizmente, vivo longe e nem sócio sou, mas espero que quem tenha esse poder se faça ouvir. Ainda podemos salvar o Sporting!

E sei que já me alarguei demasiado, nunca pensei escrever algo desta dimensão, no entanto, creio que deu para perceber o quão revoltado me sinto com esta situação toda. Espero amanhã não acordar e dar de caras com a venda de mais um jogador do Sporting a menos de um quarto do preço que eles valem. Espero amanhã não acordar e ver que estamos em risco de jogar na segunda liga devido ao endividamento.

Qualquer imprecisão histórica, peço desculpa, fiz tudo muito de cabeça e, sendo tudo de cabeça, foi com esta quente e revoltada. Tenho pena que o Sporting se esteja a tornar nisto, mas vamos mudar! Se todos acreditarmos na mudança ela é possível. Faltam sportinguistas no Sporting.

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, VIVAM OS SPORTINGUISTAS!

Editado por CarlosGouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...