Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

Sporting - Presidência, SAD e Análises Financeiras

Publicações recomendadas

Não fales do que não sabes, o Vuk sempre o defendeu, mas também o criticou em alguns aspectos.

o que é que tem isso a ver?

...

eu sei bem a posição do Vuk quanto ao BdC. não precisas de paladinar. O que disse é completamente acertado: andar a dizer que ele é o legítimo presidente é uma fantasia.

as pessoas têm de aprender a seguir em frente e procurar soluções para o futuro. mas isto é o país dos saudosistas...

Compartilhar este post

Link para o post

...

eu sei bem a posição do Vuk quanto ao BdC. não precisas de paladinar. O que disse é completamente acertado: andar a dizer que ele é o legítimo presidente é uma fantasia.

as pessoas têm de aprender a seguir em frente e procurar soluções para o futuro. mas isto é o país dos saudosistas...

Ele dizer que o Bruno é o legítimo presidente nada tem relacionado com o facto de não conseguir seguir em frente e procurar soluções para o futuro.

Isso é descabido.

Compartilhar este post

Link para o post

...

Deves ter um problema qualquer com o gostar-se do BC, não é a primeira nem a segunda vez que respondes quando alguém se refere ao Bruno como o nosso "legítimo presidente". E neste momento se calhar sim até acho que ele é como se fosse um D. Sebastião, quando se tem m*rda na direcção e outras alternativas de m*rda e só ele parece ter o carácter e a força ideal para nos levar para a frente, acho natural.

E não é descabido pensar-se nisso num momento em que os adeptos estão a ficar chateados e começam a contestar a direcção. Porque se os sócios e simpatizantes quiserem isto muda.

Compartilhar este post

Link para o post

mas aí está. ser um D. Sebastião -não- é bom.

Ele por mim pode recandidatar-se e ganhar nas próximas eleições.

eu acho é que as pessoas entram em saudosismos com o "nosso legítimo presidente" e o caraças.

e aquilo não cai tão cedo. pensei que já fosse óbvio.

até o Eduardo Barroso já anda sentado ao lado do Godinho. tudo m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

mas aí está. ser um D. Sebastião -não- é bom.

Ele por mim pode recandidatar-se e ganhar nas próximas eleições.

eu acho é que as pessoas entram em saudosismos com o "nosso legítimo presidente" e o caraças.

e aquilo não cai tão cedo. pensei que já fosse óbvio.

até o Eduardo Barroso já anda sentado ao lado do Godinho. tudo m*rda.

E alguma vez acreditaste no EB? Eu sempre achei que o EB era um gajo sem tomates e facilmente influenciável...

Compartilhar este post

Link para o post
CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA GERAL

Nos termos do disposto nos artigos 43.º, 49.º, alínea b) e 32.º n.º 1 dos Estatutos, convoco a Assembleia Geral Comum do Sporting Clube de Portugal para reunir, no dia 30 de Setembro de 2012, pelas 17.00 horas, no Multidesportivo do Estádio José Alvalade, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto Um: Discutir e votar o relatório de gestão e as contas do Sporting Clube de Portugal, respeitantes ao exercício findo em 30 de Junho de 2012, elaborado pelo Conselho Directivo e acompanhado do relatório e parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar, nos termos do artigo 42.º, número 1 alínea j) dos Estatutos.

Ponto Dois: Ratificação, para os efeitos previstos no artigo 26.º dos Estatutos, da deliberação do Conselho Directivo de 13.7.2012, para atribuição da designação de «Pavilhão João Rocha» ao pavilhão multidesportivo a construir pelo Sporting Clube de Portugal na zona do antigo Estádio José Alvalade.

Ponto Três: Ratificação da cooptação, pelo Conselho Directivo, dos senhores José Manuel Silva e Costa, sócio número 17.008 e João Pessoa e Costa, sócio número 5.387, para os cargos de vice-presidentes do Conselho Directivo em substituição dos renunciantes, ao abrigo do disposto no art.º 56 n.º 4 dos Estatutos, na versão vigente em 22 de Julho de 2011, por força do art.º 69 n.º 2 dos Estatutos, disposição aprovada na Assembleia Geral Extraordinária de 23 de Julho de 2011.

Ponto Quatro: Atribuição, nos termos previstos no artigo 26.º dos Estatutos, da designação de «Centro de Alto Rendimento Mário Moniz Pereira» ao Centro de Alto Rendimento de Atletismo a construir pelo Sporting Clube de Portugal no Complexo Desportivo de Odivelas.

Ponto Cinco: Deliberar, nos termos do disposto no artigo 42.º, números 1, alínea n) dos Estatutos, sobre a revogação do direito de superfície constituído pela Câmara Municipal de Lisboa (adiante CML), a título gratuito, a favor do Sporting Clube de Portugal, pelo prazo de 50 anos, sobre uma parcela de terreno para construção com a área de 5.777,91 m2, sita à Avenida Padre Cruz, freguesia de Lumiar, destinado à construção de um parque de estacionamento automóvel alternativo, com capacidade para 600 veículos, através de construção de estrutura metálica amovível e sobre a constituição, nos termos previstos para aquele direito de superfície, de direito de superfície sobre parcela de terreno, com a área de 2.726,00m2, o prédio sito em Campo Grande, descrito na Conservatória do Registo Predial sob os nºs. 1526, 1046 e 1533, da freguesia de Campo Grande, com a área de 2.287,00 m2, e o prédio sito em Campo Grande, com a área de 3.200m2., pelo prazo de 50 anos, contados desde 20.12.2002.

Ponto Seis: Deliberar, nos termos do artigo 42.º, número 5, dos Estatutos, sobre a constituição de uma Comissão de Acompanhamento do início do processo e o desenrolar da obra a construir no âmbito da parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Odivelas.

Nos termos do artigo 51.º, número 2, dos Estatutos, a Assembleia Geral reunirá, em primeira convocação, às referidas 17.00 horas do dia 30 de Setembro de 2012, caso se encontre presente a maioria absoluta dos sócios com direito de voto. Caso tal presença não se verifique e de harmonia com a mesma disposição estatutária, a Assembleia fica desde já convocada, com a indicada Ordem de Trabalhos, para as 17.30 horas do referido dia, reunindo nessa altura seja qual for o número de sócios presentes.

Em conformidade com o disposto no artigo 20.º, número 1, alínea d) e do número 3 do artigo 32.º dos Estatutos, os documentos respeitantes ao ponto 1 da Ordem de Trabalhos estarão à disposição dos sócios, para consulta, no Centro de Atendimento, sito no Estádio José Alvalade, durante as horas de expediente, a partir do oitavo dia anterior à data designada para a realização da Assembleia Geral ora convocada.

De harmonia com o estabelecido no artigo 20.º, número 1, alínea a) e números 2, 4 a 8, bem como no artigo 41.º dos Estatutos, podem estar presentes todos os sócios no gozo dos seus direitos, com o pagamento da quota relativa ao mês de Agosto de 2012; poderão, porém, participar nos debates e votar, apenas os admitidos como sócios do Clube há pelo menos doze meses ininterruptos e que tenham, de acordo com a lei, atingido a maioridade.

Lisboa, 19 de Setembro de 2012

O presidente da Mesa da Assembleia Geral

Eduardo Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

Mas em que é que dizer que é o presidente legítimo é entrar em saudosismos e sebastianismos? E não me parece nada que saibas qual é a minha posição em relação a ele, tendo em conta essa tomada de posição absolutamente desenquadrada e desequilibrada.

É o presidente legítimo ("adj. 1. Fundado no direito, na razão ou na justiça.") porque foi quem teve, sem dúvidas que ainda possam restar, mais votos - e não apenas votantes - nas últimas eleições. Tão simples quanto isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Está a realizar-se neste momento a AG e parece que já foi aprovado os nomes do futuro pavilhão e do centro de alto rendimento.

Será pavilhão João Rocha e Centro de Alto Rendimento Mario Moniz Pereira.

Compartilhar este post

Link para o post

61,1% de aprovação do R&C. Que nojo. Começam a faltar as forças, perdemos em toda a linha...

Estão mesmo a destruir o Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é só ter gente como GL que só estão a destruir o clube, o problema e já o tenho dito é de quem os deixa continuar a fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

icon_mrgreen.gif

O vosso futuro vai ser acabar enquanto clube dos sócios e para os sócios e serem mais uma vítima da gestão e do futebol moderno. Vem alguém, algum abastado dos orientes, fica a chairman e controla o Sporting.

E o Benfica, a continuar, vai para o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

icon_mrgreen.gif

O vosso futuro vai ser acabar enquanto clube dos sócios e para os sócios e serem mais uma vítima da gestão e do futebol moderno. Vem alguém, algum abastado dos orientes, fica a chairman e controla o Sporting.

E o Benfica, a continuar, vai para o mesmo.

Pelo menos os vossos sócios ainda se manifestam e tentam remar contra a incompetência de quem vos chefia, e acredita que isso é um grande passo para a resolução dos problemas.

No Sporting a maioria é corno manso, veem o clube a ser pilhado e violado e ainda batem palmas. Não há ninguém que bata na mesa, nada. E os poucos que o fazem, calam-se a curto prazo.

Estou honestamente farto desta m*rda, é desilusão atrás de desilusão.

Só tenho pena do José Alfredo Holtreman Roquette, que certamente não queria que o clube morresse assim. Fazem falta pessoas assim hoje em dia.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Hoje, o Sporting Clube de Portugal aprovou, em Assembleia-geral, as contas do Clube que foram apresentadas, aos sócios, com cerca de 3 milhões negativos de resultado. Mas durante a Assembleia-geral verificou-se que de facto são de mais de 51 milhões de euros negativos (conforme nota da empresa de auditoria, nas reservas do relatório, confirmado pelo Conselho Fiscal e por Godinho Lopes). Se somarmos a estes os 46 milhões de euros negativos da SAD, estamos perto do recorde de 100 milhões de prejuízo.

Mas foram aprovadas.

Eu votei contra e expliquei aos sportinguistas porque não devem aprovar tudo e qualquer coisa. Que temos de nos deixar de fatalidades e que perceber que podemos deixar de ter problemas financeiros e ser campeões, bastando para isso deixarmos de ter incompetentes à frente do nosso Clube.

Mas foram aprovadas.

Com estes resultados desportivos e financeiros jamais de consciência, por muito que queira estabilidade, poderia estar solidário com uma direcção que persiste em afinar contas e levar os sócios a aprovar aquilo que nem sequer percebem nem ninguém se esforça por lhes explicar.

A atitude de quem é responsável pelas contas, Nobre Guedes, de explicar as contas em alguns segundos na AG da SAD e em 2 minutos na AG do Clube demonstram o atestado de estupidez que passam permanentemente aos sportinguistas.

Mas foram aprovadas.

Godinho Lopes por seu lado fala por todos. Fala dezenas de minutos de processos de intenção, fazendo me lembrar aquele sketch clássico de humor que dizia “eles falam, falam, mas não fazem nada”. Diz e repete-se convulsivamente que nos avisou (esquecendo se de dizer que o fez apenas depois das eleições apenas) que iríamos ter prejuízos a época passada e esta, mas por favor alguém lhe diga que 1 euro negativo já é prejuízo e que nunca nos disse que o prejuízo acumulado seria de perto de 100 milhões. Que diferença de cenários esta mas, como disse que iria ser negativo, já considera que pelo menos esta sua promessa foi cumprida, hipotecando para isso, na realidade, as futuras gerações de sportinguistas. Mas se os portugueses têm de pagar a factura das más gestões do pais, porque nós sócios do Sporting não deveremos ter de pagar os erros de gestão desta?

Mas foram aprovadas.

No final fui abordado pela comunicação social onde quem quiser ler o que de facto eu disse, percebe o que sinto, penso, acredito e que gostaria de ver no Sporting, mas a verdade é que as contas foram aprovadas, não podendo contra factos tecer muitos mais argumentos, e temos de perceber que nem sempre quem faz uma entrevista rápida na rua percebe o alcance do que o entrevistado diz.

Solidário serei sempre com todos os nossos treinadores e atletas que nos servem (e esse é o sentido da solidariedade a quem nos serve).

Não fui, não sou e não serei solidário com uma direcção que carece de legitimidade, que manipula dados e informações para aprovar tudo o que quer, e que mesmo com essas aprovações sucessivas nos vai brindando sempre com os piores resultados financeiros e desportivos de sempre.

Que saudades tenho de um Sporting exigente, de um Sporting inconformado, de um Sporting que quer sempre mais e melhor! Explico melhor, que saudades tenho dos sportinguistas!

No Clube “calmo” e de “brandos costumes” que nos tornámos, já temos de nos dar por contentes com 40% de sócios numa AG que gostariam que os dirigentes, que nos deviam servir, fizessem mais e melhor.

E é assim que nos vamos enfraquecendo, tentando ver nas derrotas pequenas vitórias… Mas mais vale isso que desistir, porque o Sporting Clube de Portugal merece isso, merece que mesmo perante o impensável continuemos fortes e firmes na sua defesa.

Continuamos a não meter medo a ninguém, mas acredito, e nisto acredito mesmo, que esse tempo já esteve mais longe de terminar. Andamos a gerir uma massa, de adeptos e sócios, adormecida, pouco exigente, rendida a fatalidades, mas quando decidirem agir, e eu sei que o vão acabar por fazer, que os nossos adversários, sejam eles quais forem, tremam, pois o maior perigo acabará por vir daqueles que, sedentos de títulos e com competência, voltarem a fazer Portugal gritar bem alto o nome do único Clube de Portugal, o nosso, o sempre nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

@Bruno de Carvalho - Facebook

EDIT: Entretanto estou numa discussão no Facebook sobre tudo isto e quando disse "o Sporting aos sportinguistas" um gajo respondeu-me o seguinte:

Sporting aos sportinguistas? É como dizeres que Portugal é dos Portugueses xD .. Eu quero é vitorias no futebol, se um maluco quer jogar FM na vida real melhor

E assim vai o nosso clube.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

@Bruno de Carvalho - Facebook

EDIT: Entretanto estou numa discussão no Facebook sobre tudo isto e quando disse "o Sporting aos sportinguistas" um gajo respondeu-me o seguinte:

E assim vai o nosso clube.

Em que grupo/página foi isso?

Excelente texto do Bruno.

Editado por Gavazzo

Compartilhar este post

Link para o post

Em que grupo/página foi isso?

Excelente texto do Bruno.

No perfil de uma amiga minha que partilhou o texto do Bruno. Se quiserem colo aqui mais pérolas.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruno todas as semanas faz um post. Giro era ver há um par de semanas que ele era 'um gajo que só mandava bitaites quando não devia. que não ajudava e só destabilizava'. Agora já é o salvador da pátria. Ainda me lembro quando pus aí um texto dele e malta que agora o venera na altura criticava forte e feio. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Estiveram cerca de 15 accionistas presentes e 6 elementos dos órgãos sociais da SAD.

Entre os accionistas presentes estiveram pelo menos 5 foristas.

Fica o resumo do evento.

O grupo Sporting detém 89,322% de acções da SAD, representando 99,9% do número de acções presente.

Ordem de Trabalhos:

Ponto 1 - Deliberar sobre o relatório de gestão e as contas relativos ao exercício 2011/2012.

Ponto 2 – Deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados.

Ponto 3 – Proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade.

Ponto 4 – Apreciar e aprovar a declaração sobre a política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais da Sociedade elaborada pela comissão de accionistas;

Ponto 5 – Deliberar sobre a recomposição da comissão de accionistas, prevista no art. 19º dos Estatutos

Optou-se por juntar o ponto 1, 2 e 3 na discussão.

Questões:

Um accionista e Conselheiro Leonino questionou Luís Duque, sobre o facto de ser arguido e de ter sido condenado em primeira instância pelo crime de evasão fiscal, no exercício das funções. Como é que podia continuar no exercício das suas funções e que confiança os accionistas podiam ter nele. Questionou também a sua resposta “são ossos do ofício”.

Luís Duque respondeu que estava em segredo de justiça e que não podia falar sobre o assunto. Referindo que não tinha feito nada e estava de consciência tranquila. Referiu que a resposta são ossos do ofício era no enquadramento que tinha mais de cinquenta e tal anos e em mais de 30 declarações de impostos nunca tinha tido problemas. Acontece, mas espera a absolvição e que ainda vai durar muito tempo.

O Eng Godinho Lopes manifestou confiança em Luís Duque e que já tinha conhecimento do processo aquando do convite para integrar a sua lista.

Na última AG da SAD foi afirmado que as receitas extraordinárias por mais valias na transacção de jogadores não eram vistas como o caminho para a sustentabilidade do clube. A sustentabilidade iria centrar-se no aumento das receitas ordinárias.

Tendo em conta o histórico de valores dos nossos proveitos operacionais, como prevêem duplicar o montante de receitas fixas para que se equilibrem as contas?

Através do aumento de 4 milhões em direitos televisivos, com a renegociação do contrato com os equipamento e com a negociação com a Academia. Sem contar com Champions ou venda de passe de jogadores.

Sobre o tema Investidores. Está em causa a venda da maioria da SAD?

É um assunto que a concretizar-se irá ser debatido em Ag da SAD.

Quero questionar o Eng Castro Nobre Guedes, qual é o valor actual do passivo consolidado do Clube?

O Eng Nobre Guedes recusou-se a comentar, o Eng Godinho Lopes disse que o passivo financeiro consolidado era de 300 milhões de euro, de seguida teríamos de somar o passivo não financeiro. Disse-lhe que na Auditoria com a data de Junho de 2010 referia 375 milhões de euro. (página 82 da Auditoria). O Eng Godinho reafirmou que eram 300 milhões e que a Auditoria referia-se a Junho de 2011.

Como podemos verificar os dados da auditoria referem-se a Junho de 2010, entretanto a Sporting SAD já apresentou mais dois resultados os quais totalizaram cerca de 90 milhões de euro.

Questionou-se o Eng Godinho Lopes, sobre a política que pretendia para o Clube. Tendo em conta que os proveitos aumentaram 5 milhões, mas as despesas aumentaram 14 milhões. Onde se destaca que os custos com pessoal aumentaram de 30 milhões para 43 milhões de euro. Como pensa que vai dar a volta à situação?

Os custos com pessoal vão diminuir e vão apresentar resultados financeiros em 2013/14. O ano passado houve um esforço para contratar jogadores, este ano contrataram 6 jogadores e na próxima época contam contratar apenas um jogador.

Em 2013/14 tanto a SAD (futebol) e o Clube (modalidades) seriam completamente auto-sustentáveis.

Curiosamente o Sporting tem os mesmos custos com pessoal que os seus rivais, como justifica uma diferença tão grande a nível de

resultados desportivos.

Não responderam

Relativamente aos activos desportivos da SAD, o Sporting tem apenas uma percentagem reduzida dos principais jogadores passíveis de valorização, a saber:

30% do Carrillo, 35% do André Martins, 30% do Cédric, 35% do Insua, 35% do Rinaudo, 35% do Ricky. Que política de valorização de activos é esta? É normal que a Sociedade vá dar sucessivos prejuízos.

Referiu que houve uma proposta de 14 milhões por Ricky, 12 milhões por Carrillo e 6 milhões por Insua. Obviamente que caberia apenas a referida percentagem ao Sporting. No entanto, optaram por não vender.

Disse ainda que a questão e o assunto era incorrecto pois estávamos perante jogadores internacionais…

O accionista esclareceu que em momento algum estava a questionar a qualidade do investimento ou dos jogadores. Apenas referia-se ao facto dos activos da SAD serem reduzidos devido à percentagem que detinham.

Disse ainda que “incorrecto” era apresentar prejuízos financeiros e resultados desportivos miseráveis.

Aproveitou ainda para questionar o valor pelo qual João Pereira e Matias Fernandez foram vendidos, uma vez que eram internacionais, titulares das suas Selecções e o Sporting detinha a maior parte do passe.

O Eng Godinho referiu que haviam alternativas no plantel para esses jogadores, quem em Janeiro ficariam livres de assinar. Acharam que não valia o esforço financeiro da renovação, preferindo a liquidez para a SAD. Para pagarem outros jogadores.

Quem são as pessoas que compõem o tal Fundo secreto a que pertencem muitas percentagens dos passes de alguns jogadores, que Godinho Lopes inexplicavelmente se recusa revelar? Se ele acha que os sócios não têm o direito de saber, os accionistas têm-no certamente.

Não responderam

Gostaria de questionar o Presidente Eng Godinho Lopes, quais foram os activos que o gestor de activos Carlos Freitas conseguiu contratar, valorizar e vender em cerca de 10 anos de Sporting. Como explica a ausência de nomes e de números a apresentar.

Respondeu que não lhe interessava o passado, apenas o futuro. Que a administração tinha definido um perfil de jogador, nomeadamente que fosse internacional e que seria essa a gestão de activos que passariam a ter. Maioritariamente jogadores jovens como Labyad, Rojo e Viola. Com jogadores de referência como Boula, Pranjic ou mesmo Gelson.

Como justifica o facto do Sporting no ano transacto ter contratado 18 jogadores, dos quais 8 já não integram o plantel principal.

São opções, a maior parte destes jogadores não têm custo associado ao Sporting. Apenas Bojinov, o qual aceitou uma redução de 1/3 no seu salário. Onyweu é um caso distinto, Sá Pinto preferiu ficar com Carriço no plantel.

Quando é anunciado o negócio com os chineses para a Academia? são 70 milhões em dez anos, mas envolve negócio imobiliário? Como ficarão as parcelas dos passes a negociar com este negócio, quanto fica para o Sporting e quanto fica para os chineses?

Ficou irritado com a questão, referiu que a negociação era sigilosa. Que os responsáveis da SAD estavam sujeitos ao dever de sigilo. Não compreendia como é que havia acesso a essa informação. É uma negociação sigilosa que não pode ser respondida de momento, mas será objecto de AG do Clube.

O Eng Castro Nobre Guedes como responsável financeiro da Sociedade apresentou há 2 anos prejuízos de 26 milhões e 461 mil euro. O ano transacto apresentou no relatório e contas mais um prejuízo de 43,9 milhões de euro na SAD. Este ano apresenta um prejuízo de 45 milhões e 947 mil euro. Tenciona demitir-se das suas funções? Acha-se capaz de inverter a actual situação?

Não comenta e não tenciona demitir-se.

Relativamente à mesma questão o Engº Godinho referiu no ano passado em Assembleia Geral da SAD, que seria ele o responsável pelos resultados apresentados. Como tal, tenciona demitir-se e colocar do seu bolso o valor que a Sociedade e os accionistas perderam neste último ano?

Respondeu que iria ser julgado pelos sócios nas próxima eleições e seria essa a sua responsabilização.

Está previsto pela actual Administração um processo-crime por má gestão aos anteriores dirigentes do Sporting que no exercício das suas funções levaram ao aumento de um passivo consolidado que em 95 rondava os 27 milhões de euro e que actualmente é superior a 400 milhões de euro?

Porque motivo não fez uma auditoria de gestão, onde se poderia identificar facilmente se existiram situações puníveis criminalmente. Tendo optado apenas por uma auditoria financeira que pouco veio acrescentar ao Clube? Caso não tenha existido dolo na gestão. Acredita que possa ter existido negligência ou estamos apenas perante incompetência dos seus antecessores e ex-colegas de Direcção?

Referiu que o passivo financeiro consolidado era os tais 300 milhões, informação contraditória com os números da Auditoria. Referiu que não lhe interessava o passado do Clube apenas o futuro.

Um accionista fez a seguinte afirmação “Como é que podemos construir o presente e o futuro sem responsabilizar o passado”. Não houve comentários

Foi identificado no R&C apresentado que o Eng Castro Nobre Guedes não detém acções da SAD do Sporting. Gostaria de questionar o motivo e se acredita que é um bom investimento.

Recusou-se a responder, mas disponibilizou-se para responder no corredor. Infelizmente saiu mais cedo da AG, quando se votava o último ponto.

Questionou-se o motivo pela qual a Administração da SAD do Sporting não saiu em defesa do treinador Sá Pinto, após ter sido capa nos 3 jornais diários o facto de estar por um fio. Se a administração se estava a colocar de lado, sendo o treinador o único responsável pelo fraco rendimento desportivo.

O Eng Godinho Lopes referiu que não tinha que dar votos de confiança públicos, que Sá Pinto continuar como treinador era já um voto de confiança. Referiu ainda que a confiança no treinador era óbvia e assunto interno.

Um accionista questionou como se iria processar o tema das VMOC´s, se o Sporting iria subscrever ou se o BES e o BCP iriam integrar o capital da SAD.

O Eng Godinho confirmou quem em 2015 ambas as entidades bancárias estariam no capital da SAD, através das Vmoc´s.

Questionou-se o motivo pelo qual não apresentam contas consolidadas, tendo em conta que o Eng Godinho falava sempre na palavra transparência.

O Eng Godinho respondeu que a Direcção queria, mas a proposta foi chumbada na AG do Clube referente aos estatutos.

Questionou-se se havia algum normativo que impedia a apresentação de contas consolidadas e referiu-se que a proposta não passou em AG, porque existiam duas propostas semelhantes que dividiram os votos.

O Eng Godinho respondeu que não havia nenhum normativo que impedia a apresentação de contas consolidadas…

Questionou-se como é que os accionistas ou sócios podiam ter acesso às contas da SPM, uma vez que não eram públicas.

Responderam que as contas foram publicadas no projecto de fusão.

Um accionistas contestou referindo que o que foi publicado não foram as contas, mas um mero quadro explicativo com pouca relevância.

Relativamente ao Ponto 3

1 - “O Sporting Clube de Portugal, titular da totalidade das acções de Categoria A representativas do capital social da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, propõe à Assembleia Geral da Sociedade, reunida a 28 de Setembro de 2012, que seja aprovado um voto de confiança à Administração da Sociedade e a cada um dos seus membros, ao Conselho Fiscal e à Sociedade de Revisores de Oficiais de Contas.”

Questionou-se se a proposta em causa faz sentido. Temos a Direcção do Sporting Clube de Portugal a propor um voto de confiança à Direcção da SAD. Curiosamente é o Eng Luís Godinho Lopes é Presidente de ambas entidades. O mais ridículo é o facto dos votos do Sporting Clube de Portugal serem suficientes para aprovar o voto de confiança.

Caso tivéssemos perante um negócio jurídico seria um negócio consigo mesmo.

Qual é a moralidade se proporem um voto de confiança a si mesmos, quando são os próprios que vão votar a favor?

A consequência foi o silêncio por parte da administração. De seguida suscitou-se uma enorme discussão, existiram accionistas que pediram para se retirar esta proposta da ordem de trabalhos, pois não fazia sentido. No entanto a Assembleia resolveu manter. Neste sentido um accionista entregou a seguinte declaração de voto:

“O accionista vem votar contra a proposta apresentada por considerar vergonhoso e lamentável a Direcção do Clube, liderada por Luís Godinho Lopes, sugerir um voto de confiança à administração da Sociedade da qual também é líder.

Ainda mais lamentável é o facto da própria Direcção votar a favor da proposta, onde a moral e a ética sugeria uma abstenção.

Curiosamente o Grupo Sporting vota com 89% dos votos.

Não bastasse a falta de moralidade e ética, estamos a dar um voto de confiança à mesma administração que no ano transacto apresentou cerca de 44 milhões de prejuízo e que este ano agrava o prejuízo apresentando em cerca de 46 milhões.

As consequências que os prejuízos têm para a sociedade são claras, não se vislumbra um plano que faça inverter o rumo, tendo em conta que os activos têm sido alienados a cada dia.

A actividade desta Administração resume-se ao aumento de passivo, alienação de activos e à contínua acumulação de prejuízos. Obviamente que são responsáveis por acção ou omissão, dolo ou negligência em relação á sobrevivência da Sociedade. São co-responsáveis sobre a eventual insolvência da SAD os que aprovam de forma consciente ou leviana este voto de confiança.

(Entrego cópia da declaração de voto ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, para constar em acta. Sob pena de impugnar a próxima acta, caso venham a omitir a presente declaração de voto.)!

Gostaria de questionar o vogal do Conselho Fiscal, o Dr Paulo Jorge Duarte Gil Galvão André, tendo em conta a sua formação académica e o facto de ser licenciado em economia, pós graduado em gestão estratégica e por profissionalmente ser responsável na Baker Tilly Portugal na área de Risk Management e Corporate Finance o seguinte:

Como qualifica a Sporting SAD a nível de gestão e de estratégia presente, quando apresenta receitas que rondam os 40 milhões, os custos operacionais rondam os 80 milhões de euro e os custos financeiros rondam os 5 milhões de euro.

Respondeu de uma forma técnica, repetindo o parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar, não acrescentando nada relevante. Ficando incomodado com a questão e tendo posteriormente faltado ao respeito de um accionista.

PONTO 4

Na última AG da SAD foi questionado o número de acções que a Comissão de Accionistas detinha. Filipe Soares Franco não estava presente para responder, o Presidente do Conselho Fiscal referiu que tinha 22 acções. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral Ângelo Correia, referiu que tinha comprado acções dois dias antes da AG. Gostaria de questionar o elemento que compõem a Comissão de Accionistas Ângelo Correia, no entanto como se encontra ausente, gostaria de questionar o outro elemento que compõem a comissão de accionistas, relativamente ao facto de não o identificarem no presente relatório e contas da SAD como titular de acções se deveu a um lapso ou ao facto de ter vendido as suas acções no decorrer do mandato?

O Presidente do Conselho Fiscal e elemento da Comissão Accionistas Eng João Mello Franco respondeu que não sabia o número de acções. O Eng Godinho Lopes referiu que era relevante e que iria tirar a limpo a situação.

Questionou-se o Presidente do Conselho Fiscal, o Engenheiro João Manuel de Mello Franco, como elemento que integra a Comissão de Accionistas e por ter sido um dos responsáveis em definir a política e os valores de remuneração dos titulares dos órgãos sociais. Como comenta o facto de uma sociedade apresentar 45,9 milhões de euro de prejuízo e pagar aos seus administradores 360 mil euro apenas de remuneração anual e da Sporting SAD. Fora os valores pagos através de outras sociedades do grupo, nomeadamente Sporting Património e Marketing.

Questionou-se qual era o critério e quais são os “níveis de honorários normais para serviços similares, por referência à informação do mercado”.

Questionou-se quais eram as informações de mercado que tinha e quais são as sociedades que conhecia que apresentam todos os anos prejuízos financeiros.

Respondeu que eram os valores normais praticados noutras sociedades desportivas.

Questionou-se quais eram as outras sociedades em causa, se era o Porto e o Benfica que ganhavam títulos e apresentavam resultados financeiros menos graves com o Sporting, se eram Clubes como o Marítimo ou Braga… Ou se existia alguma Sociedade a nível mundial que apresentasse fracos resultados desportivos e prejuízos a rondar os 46 milhões.

Não foi perceptível a resposta.

Gostaria de questionar o Eng Castro Nobre Guedes como se sente em apresentar cerca de 46 milhões de prejuízo e receber anualmente 120 mil euros. Nomeadamente quando estamos perante uma Sociedade que segundo as palavras do Presidente “não tem dinheiro para mandar cantar um cego”.

Recusou-se a responder.

PONTO 5

Não houve questões.

O accionista Santos Silva que integrou a comissão de accionistas, juntamente com Angelo Correia e João Mello Franco, decidiu sugerir um voto de cofiança ao carácter de Luís Duque. A Mesa da AG recusou a proposta por não constar da ordem de trabalhos. O accionista em causa recorreu da decisão para a Assembleia Geral. Onde os votos do Sporting (tem 89,322%, mas representavam 99,9% das acções presentes) bastou para que a proposta fosse a votação e aprovada. Obviamente que existiram votos de contra de accionista minoritários.

Um resumo da assembleia dos accionistas da SAD, dia 28 de Setembro.

Queria realçar a parte dos VMOCS, ai meu Espírito Santo...

Compartilhar este post

Link para o post

O habitual portanto. Aquele voto de confiança então é de rir, grande atitude do accionista quando entregou a sua declaração de voto!

Compartilhar este post

Link para o post
O silêncio dos não inocentes - a questão Sá Pinto

Esta direcção apresentou Domingos como parte fundamental no seu projecto desportivo e consequentemente financeiro. Comprou 19 jogadores e colocou nas costas do treinador a responsabilidade de lidar com a “fome” de títulos dos adeptos sportinguistas.

A certa altura Domingos começou a ser apelidado, por uma parte da massa associativa, de portista, sendo que tenho visto ultimamente treinadores como o Pedro Emanuel e Nuno Espirito Santo a ganharem e empatarem com o Porto, sem fidelidade ao mesmo.

Este argumento foi aproveitado pela Direcção, a que juntou as desculpas de querer ganhar a Taça de Portugal e ficar melhor classificado do que o 4º lugar para, numa cambalhota monumental, dizer sábado que Domingos era fundamental e ia ficar e Domingo de manhã estava despedido.

Como resultado colocaram Sá Pinto à frente dos destinos do Clube, aumentando a este, e ao seu papel de treinador e de ter de lidar com a “fome” de títulos, a tarefa de apaziguamento da tal massa associativa que começava a criticar Domingos e a Direcção.

Em termos financeiros o Sporting passou a ter de pagar mensalmente a 2 treinadores e infelizmente terminou no 4º lugar e sem vencer a Taça de Portugal.

Mas Sá, um Leão de raça reconhecido, temido por muitos pelo seu temperamento intempestivo, conseguiu acalmar a contestação, colocar uma postura e comunicação menos agressiva e mais assertiva e fazer uma Liga Europa que teve requintes de brilhantismo perante o Manchester City.

Resolveu de facto a contestação, trouxe um novo alento ao balneário mas, os resultados desportivos, tirando a prestação na Liga Europa, acabou muito abaixo do expectável para o grande Sporting Clube de Portugal.

Veio uma nova época e Sá afirmou ter a equipa que queria, quando as lacunas, por exemplo em termos de avançados, eram evidentes. E não falo da qualidade de qualquer jogador do plantel, falo que é preciso, de facto, mais pontas de lança de valor reconhecido no mesmo, pois em ultima instancia são eles que podem trazer sucesso desportivo acrescido.

Errou ao defender o grupo que tinha e que sabia ter limitações? Se disse o mesmo para dentro da estrutura desportiva sim, se o fez apenas para fora, fez muito bem.

Mas a estrutura desportiva não sabe que para se vencer se tem de marcar golos? Que o ultimo campeonato sportinguista teve um obreiro de peso que se chamou Mário Jardel? Que ao invés de investir em um numero infinito de médios tinha de apostar alto num ponta de lança? Como se diz, quem não marca arriscasse a sofrer golos?

Um plantel com jogadores de qualidade, tendo lacunas, pode não se transformar numa equipa mas sim no que se pode apelidar de “um conjunto de atletas” mal aproveitado.

Concordarei se me disserem que, com alguma experiência e matreirice, um treinador pode colmatar isto e ter melhores resultados, mas perante as questões de gestão e de incompetência permanente duvido que isso seja suficiente para o que queremos e merecemos, sermos campeões.

Mas uma equipa directiva que aposta num treinador com pouca experiência pela sua figura, raça e reconhecimento no mundo leonino, tem de perceber que para este ter sucesso tem de lhe dar tempo, tem de lhe dar uma equipa totalmente equilibrada e proteger-lhe as costas a todo o momento, como fez Sá Pinto quando assumiu o Sporting, protegendo, e muito, as costas deles todos. E claro, tinha de assumir os custos dessa aprendizagem perante os adeptos leoninos. Não era o Sá que o devia fazer mas sim a estrutura, explicando a sua aposta, o seu modelo de vitórias e em que prazo temporal. Assim, o ónus ficou todo no treinador pois, com ou sem experiência, dizem todos, se assumiu o cargo tem de vencer.

Quando falta experiência, a equipa não está equilibrada e a estrutura directiva desaparece constantemente, não seria de esperar outra coisa do que a época começar tremendamente mal.

A equipa não se encontra, a não ser por alguns minutos por jogo, e os maus resultados vão se sucedendo. Sá, ao invés de dar um murro na mesa, e exigir que a direcção trace, perante os sócios, um cenário realista, em conformidade com as condições criadas em torno do futebol e a sua inexperiência, tenta defender o grupo com um discurso que não é o seu e que faz esquecer a razão porque todos gritávamos “aperta com eles Sá Pinto”.

Mas como a contestação mesmo assim ainda está semi controlada, o Sá vai-se mantendo. Mas na realidade está sozinho e perdido numa batalha feroz que é o futebol. Dá a cara e luta, como Leão, pelo reconhecimento do seu valor e do seu grupo de trabalho, mas já percebeu que está no Sporting “sem rede”. Agora afinal todos são “inocentes” e apenas ele é o culpado. Se vencer no Porto será novamente “um dos nossos” e bestial, se perdermos será uma besta e o mal de tudo o que se passa no nosso Clube.

E é esta política de cobardia e de desresponsabilização, utilizada pela estrutura que dirige o nosso Clube e SAD, que eu não posso compactuar.

É verdade que sou amigo do Sá e serei sempre. É verdade que tenho a responsabilidade acrescida de defender publicamente todos os treinadores e atletas do Clube. É verdade que a minha escolha para treinador não era nem Domingos nem o Sá. É verdade que reconheço nos dois potencial futuro. É verdade que para mim era fácil fazer do Sá o alvo da minha ira e servir-me dele para atacar a direcção e todos os que considero incompetentes.

Mas está na altura de começarmos a agir com alguma justiça e coerência neste Clube.

Se muitos acham que o Sá não serve e a própria estrutura directiva já o abandonou, pelo menos temos de perceber, de vez, algumas coisas:

1º O Sá é um Leão com L grande e merece todo o nosso respeito e carinho, quer o queiramos como treinador ou não;

2º Actualmente ele é o nosso treinador e enquanto o for merece todo o nosso apoio;

3º Domingos e Sá foram escolhas pessoais de Godinho Lopes (palavras dele, várias vezes repetidas) e da estrutura desportiva por si contratada e o seu silêncio e cobardia deve ser castigado e não deixado passar em claro;

4º Que como diz o ditado à primeira todos erram, á segundo erra quem quer…

5º Que podemos até ter o 3º treinador em menos de 2 anos. Mas, se quisermos perceber que as coisas não acontecem por milagre, mas sim com competência, e que quem em 2 anos promove tantos treinadores para a equipa principal, tem os resultados desportivos paupérrimos que temos tido e que tem nas contas um prejuízo de quase 100 milhões de euros (Clube + SAD) só numa época, não serve para estar à frente dos destinos do nosso Clube e do nosso futebol, a existir saída que saiam todos os responsáveis. Se assim não for, o expectável, e mais que provável, será, mais cedo ou mais tarde, que a mudança, a ser realizada, ao invés de resultar em títulos, apenas será o acto antecedente da vinda de um 4º treinador e assim sucessivamente.

Eu não percebo qualquer derrota ou empate, todos sabem isso, o Sá sabe isso, mas ele é o nosso treinador actualmente, não obrigou ninguém a contratá-lo e tem, por tudo isso, toda a minha solidariedade.

Se queremos vencer e ser campeões, deixemo-nos de ser adeptos de vistas curtas e de reacção limitada, e acabe se de vez com o verdadeiro problema e não apenas com as suas constantes consequências.

Até lá, e consciente da ilusão que nos “vendem” diariamente, cá estarei a gritar Sporting, apoiando os nossos atletas, apoiando o Sá, porque eles são os nossos jogadores, porque ele é o nosso treinador e porque, acima de tudo, sou sportinguista e acredito sempre que iremos vencer o jogo seguinte.

Bruno de Carvalho @ Facebook

Não sei se aqui é o sítio mais correcto, dado que também se adequa ao Futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...