Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Solero

Exames Nacionais 2012

Publicações recomendadas

Exacto, não percebi essa :lol:

E claro que é lixado, eu ficaria lixado se fosse comigo, mas também percebo o pessoal do outro lado. Eu fiz os exames todos sempre na 1ª fase, mas conheço muito pessoal que teve de tirar mais de 18 a 4 exames e foi à 2ª fase para tirar um bocado da carga e para ter oportunidade de descansar a cabela...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho parvo e não estou no secundário. E quem fala da faculdade, os métodos e rotinas vão-se adquirindo ao longo do secundário. Acho isto demasiada dificuldade para um momento decisivo da tua vida do secundário. Eu tive maior espaçamento entre exames e não é por isso que cago de alto na faculdade e sou desleixado. E a minha faculdade é exigente e nunca tive um exame num dia seguinte ao outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se alguém aqui estará dentro do assunto, mas é o seguinte. Eu se pretender fazer novamente exames nacionais para concorrer novamente à faculdade tenho de me inscrever na 1ª fase obrigatoriamente?

É que pelo modelo antigo podia inscrever-me apenas na 2ª fase, tendo algum tempo daqui até lá para pensar no assunto. Assim, fico apenas com 15 dias para resolver isto.

Não entendi bem estes novos prazos. Alguém mais elucidado que ajude sff.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo a necessidade da regra. Já sendo aluno universitário acho que cabe ao aluno gerir como lhe convier o plano da época de exames. Se quiser fazer 2 na 1ª fase e 2 na 2ª fase estaria sempre no seu direito... ridículo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se alguém aqui estará dentro do assunto, mas é o seguinte. Eu se pretender fazer novamente exames nacionais para concorrer novamente à faculdade tenho de me inscrever na 1ª fase obrigatoriamente?

É que pelo modelo antigo podia inscrever-me apenas na 2ª fase, tendo algum tempo daqui até lá para pensar no assunto. Assim, fico apenas com 15 dias para resolver isto.

Não entendi bem estes novos prazos. Alguém mais elucidado que ajude sff.

Só podes fazer na 1ª fase. Para a 2ª fase só quem reprovou nesses exames ou quem quiser fazer melhoria dos mesmos (mas aqui esta nota já só conta para a 2ª fase de candidatura) ;)

Compartilhar este post

Link para o post

fdx ele tá a 4 meses do exame! 4 meses, não são 4 dias! Se tinha um plano feito, altera-o que tem mais do que tempo pra isso.

É mais pressao? E a vida de faculdade não é assim? Se não está pra lidar com pressão então nem tente entrar na faculdade porque ai a pressão é muito superior.

Méne, mas o gajo tem aulas e tem testes. Ele, para além de lutar pela nota de exame, também luta pela nota do secundário. E quando as aulas acabarem, salvo erro, só tens duas ou três semanas para estudar.

E essas comparações com a faculdade... Epá, mas nós andamos na faculdade para aquilo ser igual ou quê? Para mais, pelo que sei, tu nas facs não tens exames de matéria de três anos e dois anos, coisa que tens no secundário.

A juntar a isto tudo, ainda querem pôr os exames mais complicados :lol:

Epá, por favor...

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que és obrigado a ir a primeira, porque na noticia do 1 post diz que isso também se aplica aos alunos auto-propostos.

Só podes fazer na 1ª fase. Para a 2ª fase só quem reprovou nesses exames ou quem quiser fazer melhoria dos mesmos (mas aqui esta nota já só conta para a 2ª fase de candidatura) ;)

Bela treta então. Aquilo da melhoria ainda me deu alguma esperança, pois como já tenho a disciplina feita... Tou bem arranjado!

Edit - Vi agora algo que deixou com mais dúvidas. O prazo normal é de 23 de fevereiro a 2 de março, mas existe um prazo suplementar (como já existia no anterior) só que não temm nenhu prao estabelecido.

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post

Oi..a serio..To a começar a irritar-me com isto.

MAS ELE JA DISSE QUE NÃO IA HA PRIMEIRA FASE!! DEU A ENTENDER QUE IA FAZER METADE NUMA FASE METADE EM OUTRA, LOGO VAI DAR AO MESMO!!

Não, não vai. Se fizesses o exame na 2º fase, sem teres feito na primeira, o exame contava sem ser melhoria, contava como 1º exame. Logo, candidatar-te-ias à 1º fase.

Não entendo a necessidade da regra. Já sendo aluno universitário acho que cabe ao aluno gerir como lhe convier o plano da época de exames. Se quiser fazer 2 na 1ª fase e 2 na 2ª fase estaria sempre no seu direito... ridículo.

Ah isso também é assim na faculdade? Podes optar?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho parvo e não estou no secundário. E quem fala da faculdade, os métodos e rotinas vão-se adquirindo ao longo do secundário. Acho isto demasiada dificuldade para um momento decisivo da tua vida do secundário. Eu tive maior espaçamento entre exames e não é por isso que cago de alto na faculdade e sou desleixado. E a minha faculdade é exigente e nunca tive um exame num dia seguinte ao outro.

É isto.

Não se esqueçam que já tiveram do outro lado. Eu tive os exames com cerca de 3 a 5 dias de espaçamento (2 no 11º e 2 no 12º) e não foi por isso que não me fiz à vida na Faculdade e com dois testes seguidos não deixei de ter uma boa nota nos dois.

A dificuldade vai aumentando consoante o 'nível' que vamos passando; se acham bem estar numa situação de um 11º ano (que já tem que estudar dois anos inteiros de matéria) e terem 3 exames no espaço de 4 dias como a minha irmã vai ter, enfim.

Estivessem vocês na mesma posição e queixavam-se

Compartilhar este post

Link para o post

Mas antigamente se uma pessoa reprovasse na 1ª fase e tivesse que ia à 2ª época época, só se podia candidatar na 2ª fase de candidaturas?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas antigamente se uma pessoa reprovasse na 1ª fase e tivesse que ia à 2ª época época, só se podia candidatar na 2ª fase de candidaturas?

Afirmativo

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e ainda há gente que pretendia repetir exames do 11º.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o mais preocupante é que esta medida impede que um aluno faça dois exames no mesmo ano, por exemplo inglês e espanhol, uma vez que são à mesmo hora do mesmo dia. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, pronto. Já lá vão 3 anos mas achava que não e portanto isto no fundo era igual. Sendo assim, é mais chato. Mas é como tudo, é chato para todos. As notas baixam, as médias de entrada baixam.

Quanto à antecedência, parece-me aceitável. Se tivesse sido no mês passado, melhor. Há dois, ouro sobre azul. Mas 4 meses e meio antes não me parece problemático.

Ah, e ainda há gente que pretendia repetir exames do 11º.

Para isso há a 2ª fase, está lá dito que é para melhorias.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fizesses o exame pela primeira vez na 2ª fase, podias candidatar-te à primeira fase do concurso do Ensino Superior. Fazendo o mesmo exame na 1ª e na 2ª fase, o exame da 2ª apenas se aplicava na 2ª fase de candidaturas. Acho que era assim.

Eu juro que não entendo como é que o ponto de vista de "ah, na faculdade é assim ou pior" ou "é mau para todos" pode justificar uma decisão que minora flagrantemente as condições dos alunos de terem bom aproveitamento em exames que lhes são cruciais para o seu futuro. E isto quando representa um retrocesso claro relativamente à distribuição estrutural que vigorava. Também já calhei de ter de fazer 3 exames no mesmo dia para a faculdade, mas isso não quer dizer que os alunos do secundário tenham que levar com o mesmo só porque sim. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o mais preocupante é que esta medida impede que um aluno faça dois exames no mesmo ano, por exemplo inglês e espanhol, uma vez que são à mesmo hora do mesmo dia. :lol:

Também!

A sério que não percebo o objectivo. Qual era o mal de optar por fazer alguns na 2º fase? Mesmo que seja no intuito de ter mais tempo para estudar, tempo que outros optaram por não ter, epá... o objectivo seria para ter melhores notas, coisa que não tem mal nenhum.

Não percebo, a sério.

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo assim o meu caso adequava-se, pois se já fiz as disciplinas e os exames e só quero melhorar, poderia ir à 2ª, mas acho que o que eles querem dizer é que é para melhorias das notas de quem foi à 1ª fase.

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo assim o meu caso adequava-se, pois se já fiz as disciplinas e os exames e só quero melhorar, poderia ir à 2ª, mas acho que o que eles querem dizer é que é para melhorias das notas de quem foi à 1ª fase.

Mas tu vais como aluno externo, certo? Se não és aluno interno e vais fazer melhoria podes ir só à 2ª fase.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, pronto. Já lá vão 3 anos mas achava que não e portanto isto no fundo era igual. Sendo assim, é mais chato. Mas é como tudo, é chato para todos. As notas baixam, as médias de entrada baixam.

Quanto à antecedência, parece-me aceitável. Se tivesse sido no mês passado, melhor. Há dois, ouro sobre azul. Mas 4 meses e meio antes não me parece problemático.

Já li melhor. Pensava que era na mesma obrigatório ir à primeira fase.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tu vais como aluno externo, certo? Se não és aluno interno e vais fazer melhoria podes ir só à 2ª fase.

Externo ou auto-proposto. Same thing!

Será que sim? É que dava mesmo jeito que assim fosse. Não me apetece estar a decidir estas coisas sob mais pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se ele for fazer melhoria na 2ª fase, conta-lhe como 2ª fase.

Também conto ir fazer 4 exames, mas isto por mim está bem.

Agora nem há AP, portanto menos choro patos. 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...