del9y Publicado 15 Fevereiro 2017 Estou aqui umas duvidas relativamente ao IRS, nomeadamente na parte da renda. Consigo ir buscar algum dinheiro da renda pelo IRS através da renda da casa? É o 1º ano que estou nesta situação, sei que o meu senhorio emitiu um recibo mas no efatura não me aparece nada, é suposto? Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 16 Fevereiro 2017 Rendas não entram no e-fatura, mas sim, aparecem depois no IRS. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 16 Fevereiro 2017 Estou aqui umas duvidas relativamente ao IRS, nomeadamente na parte da renda. Consigo ir buscar algum dinheiro da renda pelo IRS através da renda da casa? É o 1º ano que estou nesta situação, sei que o meu senhorio emitiu um recibo mas no efatura não me aparece nada, é suposto? Rendas não entram no e-fatura, mas sim, aparecem depois no IRS. Exacto, concretamente 15% do valor da renda com limite de 502€... Se os recibos forem eletrónicos consegues consultá-los no e-arrendamento na parte do locatário: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/at/html/index.html (último quadrado da linha de baixo). Se forem recibos manuais só aparecem no portal do efatura em Março, porque só foram comunicados em janeiro na modelo 44. Compartilhar este post Link para o post
del9y Publicado 16 Fevereiro 2017 Ok obrigado. Como no efatura aparece lá essa categoria, pensei que pudessem ir lá parar as rendas. Sendo assim fico à espera que apareça no IRS. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 16 Fevereiro 2017 Validei ontem as minhas facturas e as dos meus pais. Não foi fácil, tive que estar aqui no office na luta com o F5! Não introduzi nada manual porque estava tudo mais ou menos introduzido, seja automaticamente ou aquelas que era só encaixar na 'área' certa. Vamos lá ver a ripada que vamos levar no IRS este ano... Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 16 Fevereiro 2017 Deixaste mesmo para a última.. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 17 Fevereiro 2017 sim, ridículo mesmo. A minha mãe fartou-me de me avisar, estava com mais medo dela do que das Finanças :lol: Não costumo ser "português" nestas coisas de deixar tudo para a última, mas os últimos tempos têm sido complicados. Compartilhar este post Link para o post
ElMartins995 Publicado 28 Março 2017 Olá pessoal. Recebi há dias uma carta das finanças na qual vinha escrito que não entreguei a declaração de rendimentos relativos a 2015. Achei estranho, porque tenho ideia que, de facto, tinha entregue a declaração. Entretanto, fui ao serviço de finanças aqui da zona e confirmaram que se recebi a carta das finanças, é porque realmente a declaração não foi sido entregue (óbvio.) Pedi informações sobre como resolver isto e a pessoa que me atendeu disse que, como eu tinha auferido rendimentos relativos a um ato isolado (só trabalhei durante o mês de Novembro, do qual foram declarados 900 euros), devia preencher o Anexo B da declaração de IRS. Ora, segundo a tal carta que recebi, tenho um prazo de 30 dias para tratar disto. Ironicamente, ando numa formação na área da fiscalidade (noções básicas, não algo muito aprofundado) e, como não podia deixar de ser, tive de ir matar a curiosidade e ver como isto funciona (já simulei a declaração de rendimentos de algumas categorias mas, infelizmente, não trabalhei com a Cat. B) Portanto, a minha questão é: dá para resolver isto sozinho ou é melhor pedir a alguém mais entendido que trate disto? Queria deixar este problema arrumado assim que possível, porque não gosto muito de deixar este tipo de coisas para a última. Se alguém me puder ajudar, fico muito agradecido. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 29 Março 2017 (editado) Olá pessoal. Recebi há dias uma carta das finanças na qual vinha escrito que não entreguei a declaração de rendimentos relativos a 2015. Achei estranho, porque tenho ideia que, de facto, tinha entregue a declaração. Entretanto, fui ao serviço de finanças aqui da zona e confirmaram que se recebi a carta das finanças, é porque realmente a declaração não foi sido entregue (óbvio.) Pedi informações sobre como resolver isto e a pessoa que me atendeu disse que, como eu tinha auferido rendimentos relativos a um ato isolado (só trabalhei durante o mês de Novembro, do qual foram declarados 900 euros), devia preencher o Anexo B da declaração de IRS. Ora, segundo a tal carta que recebi, tenho um prazo de 30 dias para tratar disto. Ironicamente, ando numa formação na área da fiscalidade (noções básicas, não algo muito aprofundado) e, como não podia deixar de ser, tive de ir matar a curiosidade e ver como isto funciona (já simulei a declaração de rendimentos de algumas categorias mas, infelizmente, não trabalhei com a Cat. B) Portanto, a minha questão é: dá para resolver isto sozinho ou é melhor pedir a alguém mais entendido que trate disto? Queria deixar este problema arrumado assim que possível, porque não gosto muito de deixar este tipo de coisas para a última. Se alguém me puder ajudar, fico muito agradecido. Tens MP. Já agora aproveito para avisar que se alguém precisar de ajuda no IRS deste ano, que estou disponível para receber as vossas mensagens privadas. Prefiro por MP, para não ficar ninguém por responder aqui no tópico (nem sempre me lembro de cá vir :mrgreen:). Por isso se precisarem, estou ao vosso dispor. (vai assim em grande para todos se aperceberem do aviso, desculpem srs moderadores :mrgreen:) Editado 29 Março 2017 por gunthi Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 29 Março 2017 Pergunta de IMI. è parecido que chegue para perguntar aqui acho eu. Comrei casa dia 27 de Dez. Como só consegui ter tudo pronto em termos de moradas em Janeiro, só pedi isenção de IMI nessa altura. Agora chegou carta para pagar IMI de 2016, apesar de ter processo para isenção de IMI por tratar. É por causa deste desfasamento? Vou ter que pagar esta porcaria? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Março 2017 Creio que o processo de isenção de IMI passou a ser automático. Qual o VPT da casa? Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 29 Março 2017 Eu tive que pedir. Não te sei dizer o valor de cor agora, mas é de cerca de 90 mil. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 29 Março 2017 Creio que o processo de isenção de IMI passou a ser automático. Qual o VPT da casa? Eu tive que pedir. Não te sei dizer o valor de cor agora, mas é de cerca de 90 mil. Tio, a isenção de IMI que passou a ser automático acho que é a por baixos rendimentos. O caso do Cannonball é a de primeiro imóvel. Tenho a minha irmã na mesma situação, mas só comprou a casa em Fev'17 também vai ter que pedir a isenção. Se não tiveres o processo de isenção de IMI tratado até final de Abril (data limite de pagamento), é preferível ir às finanças e perguntar como proceder. Não que seja o caso, porque vais ter a isenção mas é um bocado ingrato um gajo possuir um imovel por apenas 4 dias num ano e ter de pagar o IMI relativo ao ano inteiro :estrelas: Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 30 Março 2017 (editado) Já dá para fazer Entregue. O meu obrigado ao Gunthi, grande ajuda. Abraço amigo :compinchas: Editado 30 Março 2017 por trz Compartilhar este post Link para o post
del9y Publicado 3 Abril 2017 IRS automático a bombar mas para variar rendas não aparecem. Que devo fazer?? Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 3 Abril 2017 IRS automático a bombar mas para variar rendas não aparecem. Que devo fazer?? Terás que fazer da maneira antiga, na aplicação ou online...se queres mesmo acrescentar qualquer coisa não dá para usar o automático. Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 3 Abril 2017 malta os meus rendimentos nao sao suficientes para fazer irs, mas é melhor fazer ou nem por isso? Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 3 Abril 2017 O IRS este ano foi clicar em 3 botões, maravilha. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 3 Abril 2017 Gunthi, o IRS está automático para toda a gente com todos os campos devidamente preenchidos? O da minha sogra, pelo que vi, tem que ser quase todo preenchido. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 3 Abril 2017 Este ano que passou não atingi rendimentos que obriguem a entrega do IRS, mas ando a fazer uma formação que me paga subsídio de alimentação e transporte. Onde raio coloco isso? Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 3 Abril 2017 Disseram.m nas finanças, que como tive a actividade aberta este ano tenho que entregar o IRS, mesmo não tendo declarado nada. Agora, não consigo validar nem submeter isto sem ter nenhum anexo no meu IRS. Alguém sabe qual dos anexos devo preencher? Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 3 Abril 2017 Deixar aqui umas palavras para o gunthi. Obrigado, ajuda 5 estrelas. :fixe: Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Abril 2017 Tenham cuidado com isso do IRS automático. A mim faltava-me o seguro de saúde e à Tia as propinas todas e uma série de despesas de saúde. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 3 Abril 2017 Gunthi, o IRS está automático para toda a gente com todos os campos devidamente preenchidos? O da minha sogra, pelo que vi, tem que ser quase todo preenchido. O da minha mãe nem deu para fazer automático, apesar de cumprir todos os requisitos. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 3 Abril 2017 malta os meus rendimentos nao sao suficientes para fazer irs, mas é melhor fazer ou nem por isso? Se fizeste retenção na fonte, deves fazer, de forma a reaver o dinheiro. Compartilhar este post Link para o post