Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

Os sacanas do governo baixaram o IRS em 2018 mas não baixaram as taxas de retenção na fonte como deviam. Andamos a emprestar balúrdios ao Estado. Agora vai ser só receber. Em ano de eleições dá imenso jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade. Mesmo assim li algures que as tabelas de retenção para 2019 ainda não reflectem na totalidade essa baixa, confirmas?

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

No idea, @Ghelthon

Aquela história da consignação termina mesmo dia 31, ou depois podes definir isso quando submeteres?

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, tenho uma dúvida e acho que será a melhor sítio para a expor.

Estamos a contratar o fotógrafo do casamento, mas temos uma dúvida em relação a faturação.

Imagine-se que o preço é 2.000,00€ já com impostos incluídos.

Nós estamos a viver em Manchester e temos a possibilidade de facturar esse valor cá. Como se iria processar isto a nível de IVA? Seria valor base + IVA inglês? Alguémsabe como se faz a liquidação deste IVA depois?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Malta estive ontem a fazer o IRS automático (não submeti pois como é a partir de dia 1 preferi esperar até amanhã) mas no resultado final aparece a receber 123€ na minha parte mas na parte da minha mulher (o IRS é conjunto pois somos casados) aparece um quadrado amarelo sem valor nenhum e com uma mensagem parecida com: Este utilizador não corresponde aos parâmetros. É normal?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 3 horas:

Malta estive ontem a fazer o IRS automático (não submeti pois como é a partir de dia 1 preferi esperar até amanhã) mas no resultado final aparece a receber 123€ na minha parte mas na parte da minha mulher (o IRS é conjunto pois somos casados) aparece um quadrado amarelo sem valor nenhum e com uma mensagem parecida com: Este utilizador não corresponde aos parâmetros. É normal?

Não está a assumir o automático no dela. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 2 horas:

Não está a assumir o automático no dela. 

E há maneira de fazer o meu automático e o dela manual visto que metemos em conjunto? Ou tenho de fazer ambos manual?

Compartilhar este post

Link para o post

O meu automatico diz que nao reuno as condições previstas, sabem porque?

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, apesar de ser possível submeter já, não o façam. Esperem uns dias, porque normalmente é nos primeiros dias que são apanhados erros, problemas com o sistema e afins.

Além disso, fazer antes do início não significa que recebam antes - no ano passado fiz antes do dia 1 e até recebi depois de muita gente. 😂

Este artigo também é útil: IRS: Oito coisas que precisa de saber antes de entregar a sua declaração

Diz o seguinte, @BisDost e @Vision:

Citação

Vou ter direito à declaração automática do IRS?

Depende. Os contribuintes com rendimentos das categorias A e H (trabalho dependente e pensões) têm direito à declaração automática desde que tenham residido em Portugal durante todo o ano anterior, mas há algumas exceções. De fora, continuam aqueles apresentam deduções por ascendentes (despesas com lares de idosos ou idosos em residência conjunta com baixo rendimento), deduções por pensões de alimentos ou ainda por deficiência, por benefícios fiscais e pelo Adicional ao IMI. O fisco estima que, este ano, cerca de 3,2 milhões de contribuintes deverão beneficiar da declaração automática.

Pode ser que se aplique a vocês, vejam lá.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

Btw, apesar de ser possível submeter já, não o façam. Esperem uns dias, porque normalmente é nos primeiros dias que são apanhados erros, problemas com o sistema e afins.

Além disso, fazer antes do início não significa que recebam antes - no ano passado fiz antes do dia 1 e até recebi depois de muita gente. 😂

Este artigo também é útil: IRS: Oito coisas que precisa de saber antes de entregar a sua declaração

Diz o seguinte, @BisDost e @Vision:

Pode ser que se aplique a vocês, vejam lá.

A mim nenhum desses se aplica. Pode ser um bug. Mas pronto, vou aguardar. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 30 minutos:

Já o fiz. Devia ter dado um olho aqui primeiro, que problemas podem surgir por já ter feito?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 7 horas:

A mim nenhum desses se aplica. Pode ser um bug. Mas pronto, vou aguardar. Obrigado.

Deve ter acontecido como comigo: fiz o login, apareceu a mensagem de login bem-sucedido e que iria ser reencaminhado para uma nova página, mas a nova página tinha um erro a dizer credenciais inválidas?

Isso aconteceu-me ontem, mas hoje de manhã já estava operacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Esperei até hoje pois poderia haver algum erro no site mas continua a mesma coisa. Na parte da Pré-liquidação aparece o valor que eu tenho a receber mas no quadro da minha esposa aparece em amarelo: Esta opção não é possível porque não reúne as condições.

Posso avançar na mesma ou é preferivel fazer manualmente? 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu consegui fazer o que tinha a fazer as 9 e tal da manhã, tenho um colega meu que está a tentar agora e o site está em baixo lol

Compartilhar este post

Link para o post

O Zé Tuga é muito disto: ou deixa para o último dia, ou vai tudo no primeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

O valor que aparece no IRS automático é garantidamente correto? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 2 horas:

O valor que aparece no IRS automático é garantidamente correto? 

Não, convém conferir. Se detectares algum erro, entrega sem ser de forma automática.

Compartilhar este post

Link para o post

Aceitem a liquidação automática nestes primeiros dias apenas e só se tiverem feito os cálculos à parte e batam certo com os das finanças. Ou se aparece para receberem tudo o descontaram também podem aceitar. Só essas opções são garantidamente corretas nos primeiros dias.

@BisDost, em conjunto nunca irás conseguir entregar o IRS automatico. Se for mais vantajoso fazer IRS conjunta com a tua esposa terás de o fazer manualmente. Se fizerem separado pode fazer o teu automatico e o dela manual. Em conjunto será SEMPRE manual.

Em relação à consignação dos 0,5% dá para optar na altura de o entregar como em anos anteriores.

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...