Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

O pré-preenchimento do PPR estava com valor errado, confirmem isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja entreguei mas ainda não recebi o dinheiro. Deve ser um bug. Devia ter ouvido o kareca. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 17 horas:

Eu recebo mais 100 euros que o ano passado

Não percebo, com as tabelas de IRS a descontar menos pensava que era suposto receber menos 

Igual

Não se esqueçam de declarar o IBAN do Revolut se tiverem..

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 11 horas:

Para fazer IRS Jovem é só trocar o quadro 4 para o código 417 e adicionar no 4F as informações da universidade, certo?

Certo. 

Citação de noikeee, há 1 hora:

Igual

Não se esqueçam de declarar o IBAN do Revolut se tiverem..

Revolut, Degiro, Trade Republic e semelhantes. Não custa nada e mais vale fazê-lo para evitar chatices à frente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 7 minutos:

Certo. 

Revolut, Degiro, Trade Republic e semelhantes. Não custa nada e mais vale fazê-lo para evitar chatices à frente. 

A primeira venda que fiz na Degiro foi já neste ano civil, daí nunca ter declarado (e também não fazia intenção de o fazer este ano).

Mas se mal não faz...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 10 minutos:

A primeira venda que fiz na Degiro foi já neste ano civil, daí nunca ter declarado (e também não fazia intenção de o fazer este ano).

Mas se mal não faz...

Os IBANs deves declarar por dizerem respeito a contas que tens em teu nome no estrangeiro, não está relacionado com o momento em que fazes vendas. Até podias só ter aberto a conta e nunca ter feito lá nenhuma transação que devias declara-la na mesma.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 28 minutos:

O que são chatices à frente? Nunca reportei nada disso.

Presumo que na pior das hipóteses criem disputa e se tenha de submeter declaração de substituição.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 3 minutos:

O que são chatices à frente? Nunca reportei nada disso.

Presumo que na pior das hipóteses criem disputa e se tenha de submeter declaração de substituição.

Se for identificado logo na apreciação da declaração, diria que é apenas isso. Caso haja alguma inspeção depois é que penso que pode dar em alguma coima ou algo semelhante.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de dar valores relativamente díspares entre fazer separado ou em conjunto com o cônjuge não é assim tão estranho quanto isso, depende muito da actividade, salários, etc. de cada um, depende se estamos a falar de alguém que abriu actividade em 2022 ou 2023 e portanto pode ter descontos, etc.

É difícil dizer sem mais informação mas, seja como for, o melhor a fazer é simular em separado e em conjunto e fazer da forma onde recebam mais ou paguem menos, não há muito que enganar. Para ter a certeza, é esperar que passem estes primeiros dias para ver se não é bug e/ou falar com um contabilista. @BisDost

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

E eu que fui fazer uma simulação no automático e aparece que já sou casado?

Querem ver que em novembro havia alguém da AT a jantar no mesmo restaurante que nós e assumiu que o pedido era o casamento em si? fdx 😂

• Haha 12
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 minutos:

Querem ver que em novembro havia alguém da AT a jantar no mesmo restaurante que nós e assumiu que o pedido era o casamento em si? fdx 😂

Big Brother is watching you... ou alguem te denunciou ao fisco... 😛

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 4 minutos:

Se já partilhas morada fiscal há mais 2 anos pode ter atualizado automaticamente. 

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano não apareço como elegível para o IRS automático. Desconfio que seja por causa da alteração do agregado familiar. Coloquei o miúdo como pertencendo ao meu agregado com despesas a 50% e residência alternada Sim (embora na minha declaração apareça como Não...). Acho é que a mãe dele não foi confirmar esta alteração do lado dela. Não faço ideia agora como validar se está tudo certo, quer dum lado quer doutro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 19 minutos:

Se já partilhas morada fiscal há mais 2 anos pode ter atualizado automaticamente. 

Estamos em união de facto há coisa de 4/5 anos.

Mas eu até podia permanecer em união de facto durante a vida toda, o casar é uma opção, não sei como atualizam isso assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 5 minutos:

Mas eu até podia permanecer em união de facto durante a vida toda, o casar é uma opção, não sei como atualizam isso assim.

Ok, pensei que o "casado" não era literal, que apenas vos tinha aparecido a opção de fazer o IRS em conjunto. Sendo assim é estranho, realmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 9 minutos:

Tens filhos?

Recordo-me que, quando tive o meu, tive de enviar o modelo 99 para a minha empresa a atualizar o agregado familiar e tive de preencher a informação do cônjuge e a caixinha "Casado e não separado judicialmente de pessoas e bens ou unido de facto".

Provavelmente casado e união de facto vale o mesmo para isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 13 minutos:

Eu acho que neste caso, para as Finanças, União de Facto e casado é a mesma coisa. Também apareço como casado

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 5 minutos:

Tens filhos?

Recordo-me que, quando tive o meu, tive de enviar o modelo 99 para a minha empresa a atualizar o agregado familiar e tive de preencher a informação do cônjuge e a caixinha "Casado e não separado judicialmente de pessoas e bens ou unido de facto".

Provavelmente casado e união de facto vale o mesmo para isso.

Tenho 2 gatinhos muito lindos, filhos ainda não 😅

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

qual é o racional (ou base legal) para o tema do Revolut?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 7 minutos:

qual é o racional (ou base legal) para o tema do Revolut?

É uma conta bancária aberta no estrangeiro. 

Compartilhar este post

Link para o post

ok, é necessário reportar desde que se tornaram instituição de crédito (o ano passado inclusive).

não percebo totalmente, uma vez que pelo menos em Portugal as próprias instituições reportam os titulares das contas (e não vejo porque não seria um requisito transversal), mas terá de ser.

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida de um caso:

Não tenho rendimentos de empresa, apenas de cursos pagos pelo IEFP que não têm descontos de IRS. Ao preencher a declaração obriga a colocar o Anexo A. Coloquei 1€ numa linha do 4A com o cód.401. Foi aprovado mas ao submeter ele dá mensagem que tenho idade e escolaridade para o IRS Jovem e que devo completar a alínea F. Ao completar a alínea F ele obriga a colocar o código 417 no 4A e obriga-me a colocar o NIF da entidade pagadora, coisa que não tenho.

Alguém sabe como resolver? Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eh crl, ou aquilo deu um erro qualquer ou o PS sabe quem é que votou esquerda. Boa batelada de dinheiro, nunca tive tanto para receber lol

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 49 minutos:

Eh crl, ou aquilo deu um erro qualquer ou o PS sabe quem é que votou esquerda. Boa batelada de dinheiro, nunca tive tanto para receber lol

Same. Eu acho que o nascimento do meu filho teve muita influência, porque mais que duplicou o reembolso. De qualquer forma vou apenas guardar a simulação e entrego daqui a uns dias

Volta António Costa

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu acho que me é devolvido sempre pouco para o que retenho. Já falei com um contabilista e ele diz que está certo.

Não votem António Costa!

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...