Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Alexandre Lobo

Fuga de informação revela conteúdo do exame de Português

Publicações recomendadas

Era esse meninos terem o exame anulado e terem que o fazer em Julho, os outros que não souberam de nada deviam de receber 5 pontos de compensação.

Concordo :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora era estúpido acabar com os exames, visto que, alunos de escola um tanto ou quanto dúbias(ribadouro), entravam à frente dos outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos maiores cancros do ensino português, os exames.

Isso está longe de ser verdade.

Não sei se é isso que ele quer dizer, mas é ridículo um aluno andar 3 anos a esforçar-se para depois ter uma prova de 2 ou 3 horas que vale mais do que um ano inteiro.

A não ser que se passem a fazer para todos os anos de escolaridade, não vejo muitas hipóteses melhores.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma colega minha contou-me que no Ribadouro, há uns anos, os professores escreviam as respostas no quadro :lol:

Era de todos os alunos receberem a cotação do grupo em que saiu Lusíadas :mrgreen:

Tenho 3 amigas que estudam lá e aquilo é o descalabro. Sei de muita cena desse género lol.

Compartilhar este post

Link para o post

E para quando provas de admissão à faculdade, feitas pelas próprias faculdades?

Compartilhar este post

Link para o post

Ha desigualdade porque uns estudam e se preparam convenientemente para os exames (e têm tempo que sobra para isso) e outros simplesmente nao se preocupam com isso, mesmo os exames serem acessiveis a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Como no Japão (se não me engano)

Compartilhar este post

Link para o post

eu andei no ribadouro e nunca nenhum professor escreveu para mim ou colegas meus as respostas no quadro, mas disseram-nos que muito provavelmente iria sair entre este ou aquele canto dos Lusíadas

Eu só sei que tenho 2 amigas que foram para lá de propósito para subir as nota. Isto dito por elas, falam muito de notas compradas. Gente de média de 19 que não sabe puto.

Foi no meu 12º ano, em 2005.

Não sei se tás a ser irónico ou não (:mrgreen:) mas acho que foi por essa altura.

Tenho 3 amigas que estudam lá e aquilo é o descalabro. Sei de muita cena desse género lol.

É como eu, mas javardice mesmo. Entrou uma gaja para a minha explicação há um mês porque queria preparar-se para o exame e andava no ribadouro. Tinha média de 18 mas não sabia o que eram acontecimentos contrários, não sabia fazer tabelas de distribuição, não sabia ver domínios ou derivar a coisa mais simples que houvesse, chocante mesmo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

os exames não são cancros nenhuns. isto é que é reprovável e condenável

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho bem, mas a maior parte vê isto como problema:

Não sei se é isso que ele quer dizer, mas é ridículo um aluno andar 3 anos a esforçar-se para depois ter uma prova de 2 ou 3 horas que vale mais do que um ano inteiro.

Logo continuaria a ser contestado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem dito dpitz.. Os exames em si não são uma coisa má, a sua organização e toda a forma como estão planeados sim. E melhorar o nosso sistema educativo está muito longe de passar pelo aumento do número de exames como este ministro quer.

Compartilhar este post

Link para o post

Era esse meninos terem o exame anulado e terem que o fazer em Julho, os outros que não souberam de nada deviam de receber 5 pontos de compensação.

sim porque a culpa da informação ter leakado foi dos meninos...

Compartilhar este post

Link para o post

Os exames são um elemento de avaliação fundamental, pois são o único elemento que obedece a uma estrutura, tanto a nível das perguntas como dos critérios de correcção, igual para todas as escolas. É certo e sabido que há escolas que 'vendem' notas, ou onde existe uma tendência anormal para terem grandes notas ao longo do ano lectivo. O controlo nessas situações é sempre complicado, daí que surjam os exames como um momento de uniformização de critérios de avaliação.

Eu não conheço o sistema de avaliação português, falo do que via por amigos que andavam no sistema português. Eu andei a vida toda no Liceu Francês de Lisboa e posso-vos dizer que os exames finais (Baccalauréat) eram feitos a nível mundial e nunca existiu, pelo menos do meu conhecimento, qualquer escola/região com informação privilegiada.

Mais. O peso das notas dos exames era relativo, nunca absoluto nem maioritário, valorizando o esforço que o aluno fez ao longo da sua vida escolar, principalmente no 11º e 12º ano (nós só escolhíamos a nossa 'área' no inicio do 11º ano). E depois acho sempre piada ouvir muitos alunos queixarem-se que tiveram 3 exames e estão muito cansados, lol. Para terem noção eu fiz 3 exames (escritos, sendo um deles de 4h) e 1 oral no 11º ano e fiz 6 exames no 12º ano (2 de 4h; 3 de 3h; 1 de 3h30).

Contudo, como já disse o peso não é absoluto, sendo que cada exame tem um determinado coeficiente. Agora não me lembro de cabeça, mas posso-vos dizer que está feito de forma a premiar os bons alunos que estudam regularmente (algo que sempre nos foi incutido) mas também os que se esforçam para aquela época de exames. Era um sistema justo.

Apesar deste sistema de BAC ser aceite na maioria das universidades de TODO o mundo, em Portugal não é e ainda nos obrigam a fazer exames nacionais. Em todo o caso a nossa média final era ponderada, com as notas do 11º, 12º e exames BAC do 11º e 12º. Se descobrir ao certo qual o peso das notas dos dois anos e dos exames depois deixo aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

sim porque a culpa da informação ter leakado foi dos meninos...

Estava a brincar como é óbvio -.-

Compartilhar este post

Link para o post

Os exames nacionais só servem para que a entrada na faculdade seja justa, porque há escolas onde o nível de exigência é menor do que outras e por isso a média nessas escolas é maior. Claro que se existem professores a darem as respostas, todo o sistema é posto em causa.

Desta forma, o gorverno impõe uma prova com o mesmo grau de dificuldade para toda a gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que um exame que é igual para todos promove a desigualdade?

Concordo perfeitamente com o haver exames ! É mais do que justo haver exames nacionais ! Há muitas escolas onde as notas são inflacionadas (tanto pela positiva como negativamente). Tem que haver uma "mão invisível" que faça essa distinção !

Editado por alex

Compartilhar este post

Link para o post

Isto. Era o melhor que podia ser feito.

E os exames nacionais são injustos? :lol:

Além de que "ah duas horas valem mais que três anos"...

f*dasse se andaram três anos a estudar aquilo e não está sabido, então esses três anos não valeram de nada.

Lembro-me perfeitamente que quando fiz os exames estudei muito pouco, porque aquilo já tinha sido assimilado precisamente nesses 3 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

vai na volta foi um gajo que começou a espalhar isso na cena do "disseram-me que saía isto.." e pronto agora ainda se f*dem :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se tás a ser irónico ou não (:mrgreen:) mas acho que foi por essa altura.

Estou a falar a sério. Mas eu não andei lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, também li isso no CM. Houve fugas em Guimarães e Fafe, se não estou em erro.

Que parvoíce. Para mim foi um lucky guess... Se saísse o "Oriente" e "Horizonte" também caía aqui a GAVE por achar que tínhamos infiltrado aquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou contra os exames. Só têm um defeito, que foi o que apresentei ali, caso alguém esteja doente ou tenha acontecido algo em dias anteriores, nunca vai estar a 100% para o exame, mas, dentro da injustiça, é do mais justo, ou então provas de admissão à faculdade.

O exame de Português tem outro problema: é muito subjectivo. É dos exames onde o professor corrector mais conta. No ano passado vi um 11 ser passado para 17 com um simples recurso. E muitas das notas da minha escola subiram após recurso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...