Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Alguém por dentro do custo da vida na Polónia?

Lopes chamado à recepção também!

Ola,

depende da cidade, em Lodz:

Alojamento;

• Sozinho: +/- 1200 PLN com sala, cozinha, casa de banho e quarto numa zona exterior ao centro da cidade, aqui há uma cena chamada "kawalerka"(é tipo casas apenas com 1 divisão e casa de banho) são bastante práticas e para quem vive sozinho é ok, não são muito caras e encontras preferencialmente no centro da cidade.
  • A partilhar: +/- 600 fora do centro, 800 no centro

Alimentação: muito parecido a Portugal, agora no inverno o preço das frutas e vegetais sobre um bocadinho, mas é mais ou menos parecido a Portugal

Diversão Nocturna:

Em Lodz não se paga para entrar em clubs(ao contrário da maior parte das cidades na Polonia), mas é consideravelmente mais barato que em Portugal!

Transportes na cidade:

:prayer: funcionam muito bem, principalmente para pessoal que vem da "aldeia" como eu, é um mimo, tens transportes regulares das 6 as 23 e tens autocarros nocturnos a cobrir o resto das horas.

Em Lodz o preço do bilhete custa 2.60 PLN (não estudantes) ou 1.30 PLN(para estudantes)

O passe custa 80PLN/mes ou 200PLN/3 meses (se fores estudante o preço passa para metade)

Isto são os preços em Lodz, varia muito de cidade para cidade

Transportes em geral.

Eu não tendo carro, quando preciso de ir a outra cidade uso o comboio/autocarro, é bastante barato

recomendo para autocarros: http://www.polskibus.com/en

para comboios: http://rozklad-pkp.pl/en

Roupa:

Como é tudo importado, os preços são semelhantes ao que encontras em Portugal, em Lojas como a Zara por exemplo ainda mais caro é, eles usam umas taxas de conversão muito manhosas..

Cinema:

25PLN - não estudante

18 PLN - estudante

e as Pipocas são uma m*rda

*para usares os descontos de estudante precisas de ter matrícula válida numa universidade Polaca.

Qualquer outra coisa que queiras saber é só pedires

Editado por a.lopes

Compartilhar este post

Link para o post

e cabras como é lopes?

Lodz é uma cidade maioritariamente industrial e como tal não existem grandes espaços verdes para elas andarem a pastar, foi decidido que elas seriam colocadas em clubes nocturnos e alimentadas por voluntários e amantes de animais

:mrgreen:

Lodz, Lisboa, Porto ou Tires é tudo a mesma coisa, se fores aos sítios certos arranjas sempre alguma coisa, mas esses tempos já lá vão :)

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, alguém sabe da veracidade dos estágios IEFP propostos a partir de Setembro estarem todos em "suspenso" devido à ausência de orçamento de estado?

A mim não me disseram nada disso. Só que demora 2/3 meses a ser aprovado.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, alguém sabe da veracidade dos estágios IEFP propostos a partir de Setembro estarem todos em "suspenso" devido à ausência de orçamento de estado?

Eu não ouvi nada sobre isso, quem é que te falou nisso?

Caso tenhas dúvidas, liga para o Instituto de Emprego e Formação Profissional da tua zona a confirmar essa informação. A minha namorada teve problemas na aprovação do estágio dela, liguei para o centro responsável pela área de residência e lá esclareceram-me todas as dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto de vir para um país novo é tudo muito bonito, mas sentir a falta da minha família é algo que nunca pensei...

Devo voltar, faço a semana de teste (como disse que tinha) e volto para casa. Não estou minimamente preparado para isto lol.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto de vir para um país novo é tudo muito bonito, mas sentir a falta da minha família é algo que nunca pensei...

Devo voltar, faço a semana de teste (como disse que tinha) e volto para casa. Não estou minimamente preparado para isto lol.

está assim tão mau? :S

nunca passei por isso (sentir saudades da família)

Compartilhar este post

Link para o post

No trabalho, tudo 5 estrelas. Acho que nunca conheci pessoas tão bondosas como estes tipos. Fazem tudo para me sentir integrado, então a minha chefe é algo inacreditável, ela está literalmente o dia todo a fazer-me companhia.

Agora o resto é pura f*da. Sozinho, sem os meus pais e sem a minha namorada... Acho que fui demasiado impulsivo, pensei só nos prós e nunca nos contras.Vou perder algum dinheiro mas pronto.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

No trabalho, tudo 5 estrelas. Acho que nunca conheci pessoas tão bondosas como estes tipos. Fazem tudo para me sentir integrado, então a minha chefe é algo inacreditável, ela está literalmente o dia todo a fazer-me companhia.

Agora o resto é pura f*da. Sozinho, sem os meus pais e sem a minha namorada... Acho que fui demasiado impulsivo, pensei só nos prós e nunca nos contras.Vou perder algum dinheiro mas pronto.

Mas tu não estavas a ganhar muito bem? Que tal está a ser a integração num novo país (tirando as saudades)?

Por acaso, hoje vi um anúncio que me deixou a pensar. Lloyds Bank, auditoria, em Londres, Bristol ou Edimburgo e a ganhar 27k £, algo como 3000 e tal euros por mês, mais uma quantia nos primeiros meses para ajuda de custo de realocação (renda, alimentação e assim). Para um ou dois anos, seria grande experiência, sempre quis viver uns tempos no UK :)

Compartilhar este post

Link para o post

estás há quantos dias? :compinchas: :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Calma nathan! As pessoas que conheço dizem-me que a adaptação demora cerca de 6 meses, portanto deduzo que estejas aí há dia (?) e as coisas demoram a entrar. Teres bom ambiente no trabalho já é óptimo. Tão e a tua namorada, será que não dá para levá-la para aí em pouco tempo? Acho que tinhas dito que ela também se safava bem por aí. Estás em que área?

Compartilhar este post

Link para o post

nathan já procuraste no facebook algum grupo de portugueses aí em Glasgow? Se quiseres posso tentar arranjar-te o contacto de um conhecido que está aí em Glasgow.

Compartilhar este post

Link para o post

Morim, vou ser bruto...mas podes voltar a Portugal onde o chefe te atira aos cães e com sorte alguém se preocupa com a tua integração.

E recebes menos.

Não estou a dizer para não voltares, eu no final desses 6 meses ou tinha a família toda em Inglaterra ou voltava :mrgreen: estou a dizer para reconsiderares. Se sentes que a falta da família e da namorada é mais forte, então nada a fazer, explica e volta. Só estou a fazer-te o alerta para veres o outro lado da moeda.

Pensa também no curriculo que isso te pode dar. São 6 meses f*didos, mas se os ultrapassares terás uma boa almofada, e outras portas por cá.

Mas é uma decisão tua. Segue o instinto que ele nunca se engana puto :compinchas:

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Morim, vou ser bruto...mas podes voltar a Portugal onde o chefe te atira aos cães e com sorte alguém se preocupa com a tua integração.

E recebes menos.

Não estou a dizer para não voltares, eu no final desses 6 meses ou tinha a família toda em Inglaterraou voltava :mrgreen: estou a dizer para reconsiderares. Se sentes que a falta da família e da namorada é mais forte, então nada a fazer, explica e volta. Só estou a fazer-te o alerta para veres o outro lado da moeda.

Grande verdade Joné

Compartilhar este post

Link para o post

dou um exemplo pessoal. O meu pai agarrou-me ao meu curso e futuro em Coimbra. Sendo que vinha dos Açores, estava a ter 2 semanas super difíceis em Coimbra para me integrar numa nova cidade, nova realidade, praxe, e etc. Ao telefone chorei como um puto da primária a pedir para voltar para casa, que tinha saudades de tudo, que não aguentava nem mais um pouco. A minha mãe desesperada passa para o meu pai, disse-lhe o mesmo mas ele só me disse o seguinte: "tranquilo, vens para cá que a empresa está a precisar de alguém para lavar os carros. damos 200€/mês para começares".

Nem piei, acalmei-me, disse-lhe que percebi a mensagem e pensei em tudo novamente.

Passado 1/2 semanas já estava completamente integrado, tive a sorte de me enquadrar com um grupo de malta porreira, comecei a atinar com as aulas e fui superando tudo com naturalidade, mesmo apesar das saudades. Umas semanas boas, outras más...mas fui sempre em frente. Quando achava que estava na hora de desistir, lá me lembrava destas palavras do meu pai. Aliás, ainda hoje até para coisas parvas penso nisso. Ainda hoje pensei nisso.

O meu pai faleceu 9 meses a seguir, mas nunca me esqueci disto :) a mensagem que mandei para o Morim é a mesma.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Devias reconsiderar. Os primeiros tempos após uma mudança são sempre complicados mas depois começas a entrar na rotina e habituas-te. E não vais encontrar aqui condições que se assemelhem sequer. Depois dos 6 meses se quisesses voltavas numa posição bem mais confortável e com uma experiência de valor na bagagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Não deves é tomar decisões dessa magnitude depois de estares aí uma meia-dúzia de dias, sob pena de te arrependeres a sério no futuro. Com calma.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...