Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Citação de trz, há 14 minutos:

Quinta tenho o funeral do meu tio, irmão da minha Mãe. Tenho direito a falta justificada ou vou ter de meter férias?

Edit: já vi que não. Mais uma palhaçada deste país de m*rda.

Só se fosse irmão do pai. Brincadeira, um abraço, trz. 

A agência funerária passa-te uma justificação na hora. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kanye, há 1 hora:

Ou seja, não há nada a fazer?

Eu estava a brincar, na realidade não percebo muito do assunto. Nem sei a quem poderás perguntar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, Em 29/09/2018 at 01:38:

Com pompa e circunstância, como é, segundo uns e outros, meu apanágio, hoje foi o meu último dia no Ministério X.

Foi uma experiência extremamente enriquecedora, apenas superada pela minha passagem por Bruxelas. Saio com o sentimento de dever cumprido e, acima de tudo, bem com todos. Liderei uma equipa de 5 pessoas, representei portugal em projectos internacionais, fui representante de Portugal em diversos grupos de trabalho na Comissão Europeia, fiz Leis, Despachos, Portarias, protocolos com um impacto real na vida dos cidadãos e fiz tudo isto sem qualquer filiação partidária.

Não saio por estar farto do que fazia, mas sim porque o outrora side project é agora uma empresa que empregará, a partir de 15 de outubro, 9 pessoas em FT.

Depois de 8 anos a trabalhar por conta de outrem e apesar de nos últimos 2 anos já ter lançado uma empresa, apenas hoje tenho a certeza que posso viver a 100% das minhas empresas (Desde o início do ano que poderia estar FT fruto da minha empresa do Gaming, mas quis esperar por este momento, para ter uma almofada maior).

A saída do Ministério X dá-se no mesmo dia que a constituição da minha nova empresa (relacionada com o projecto que falei no tópico do Empreendedorismo - juro que vou actualizar em breve. É uma longa e bonita história de 11 meses a ‘lutar’ e que tem agora um final feliz).

Tudo será diferente a partir de agora. Sou residente fiscal na Irlanda, emprego/arei +15 pessoas, sou dono do meu tempo, trabalho em 2 projectos meus e alcancei mais um sonho/objectivo de vida. Consegui, ainda, atingir um patamar salarial (ente as 2 empresas) que significa um aumento (x3) face ao que ganhava actualmente como consultor no Ministério. Sinto-me orgulhoso.

Hoje foi um dia do crl. 

Muitos parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

O meu horário é das 9h às 18h30, com 1h30 de almoço, mas dispensava bem 1h de almoço para poder sair às 17h30. Mas ideal mesmo era das 6h às 14h30, com 30 minutos de almoço. Ou trabalhar 7h e sair às 13h30. :mrgreen:

Apesar de tudo, trabalhei algum tempo de noite (23h às 8h) e adorei. Normalmente dormia cerca de 5 a 6h por dia, não me sentia nada cansado e aproveitava a tarde para fazer algo, fossem assuntos pessoais ou lazer. Acabava por libertar ainda mais as folgas. Contudo, é um horário de dificílima adaptação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ZeroZeroPeras, há 11 horas:

Tenho bastante flexibilidade de horário e não me preocupo com as horas. Inicialmente estava a fazer 40 horas semanais (uns dias fazia mais, outros dias menos) mas depressa cheguei à conclusão que era pior em termos de produtividade.

Há dias em que chego ás 8h, outros às 9h, outros às 10h (raro mas acontece). Tanto saio às 17h30 como às 19h30. Almoço posso comer na empresa, tanto o faço em 30 minutos como 1h30, ou 2h.

A flexibilidade é que me traz produtividade, há dias em que estou mais tranquilo e há outros em que tenho mais coisas para fazer.

Agreed. Se há coisa que adoro é ter essa flexibilidade - se não tiver calls ou meetings, posso entrar e sair à hora que bem entender. Importa é tudo estar feito, portanto faço-o ao meu ritmo. Uns dias entro às 8h e saio às 17h, outros entro às 10h e depois compenso.

Tenho a certeza absoluta que não seria tão produtivo se tivesse de picar um ponto.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Portugal deve ser dos países onde mais horas se trabalha e menos se produz. É só ridículo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior é hotelaria, não se tem horário fixo, tanto podes entrar ás 8h e sair ás 17h com uma hora de almoço, como podes entrar ás 9h e sairás  20:30h com 3 horas e meia de descanso, entre as 13h e as 16:30h, podes entrar ás 11h até ás 21h , com duas horas de almoço, das 14h ás 16h. Entrar ás 15h e sair à meia noite com uma hora para jantar. E finalmente podes entrar à meia noite e sair ás 8h, mas este horário não é feito como os outros, este horário é 7 noites seguidas e depois duas folgas e voltas para os horários de dia, que pode ser qualquer um. 

E não há folgas fixas, tanto se pode trabalhar 3 dias e folgar 2, como trabalhar 8 dias e folgar dois.

Editado por Ricardo Pinto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 45 minutos:

Portugal deve ser dos países onde mais horas se trabalha e menos se produz. É só ridículo.

Completamente. Falando do meu caso again, benditos chefes holandeses que fazem questão de dizer que "é estúpido ficar no emprego se não tens nada para fazer". ❤️

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalho das 9 às 17h30 menos às Sextas que saio às 17h. Não me posso queixar, hora de almoço e quando tenho que sair mais cedo/entrar mais tarde dão-me a total liberdade para o fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dragomir, há 19 horas:

Há tanto país onde os supermercados fecham às 20h e aos domingos. Toda a gente consegue fazer as suas compras com um bocado de flexibilidade

Que é o que acontece aqui na Áustria e não me custou nada adaptar.  Mas seria irrealista esperar que isso acontecesse em Portugal (e Europa do sul em geral), as mentalidades e o estilo de vida são completamente diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comecei em Julho e o meu horário era das 9-18 com uma hora de almoço. Depois em Setembro falei com o meu chefe para mudar para as 8-17 para fugir ao trânsito e estar mais cedo em casa para poder estudar para a faculdade e deixaram-me mudar o horário e também gosto muito mais deste horário (embora nas últimas semanas não tenha sido possível sair a horas).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dan, há 2 horas:

Que é o que acontece aqui na Áustria e não me custou nada adaptar.  Mas seria irrealista esperar que isso acontecesse em Portugal (e Europa do sul em geral), as mentalidades e o estilo de vida são completamente diferentes.

Por outro lado os escandinavos têm supermercados 24h abertos.

Compartilhar este post

Link para o post

Há problema em assinar um contrato com outra empresa em que a data seja posterior à data de rescisão do contrato da empresa actual?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um contrato de trabalho a termo de 4 meses, contudo apareceu uma proposta de trabalho ao qual quero aceitar.

Sei que tenho que comunicar à empresa por escrito a cessação do contrato com 15 dias de antecedência. Como é o meu primeiro contrato de trabalho tenho algumas dúvidas por mais simples que sejam. Devo comunicar que daqui a 15 dias a contar do dia de hoje abandonarei as minhas funções na empresa? E esses 15 dias, eu tenho de realizar normalmente as minhas funções laborais ou posso entrar logo ao serviço na nova empresa? O facto de mudar de empresa é motivo válido para a cessação por justa causa do contrato de trabalho?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

,

Editado por Che

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JoaoVieira, Em 15/10/2018 at 18:13:

Tenho um contrato de trabalho a termo de 4 meses, contudo apareceu uma proposta de trabalho ao qual quero aceitar.

Sei que tenho que comunicar à empresa por escrito a cessação do contrato com 15 dias de antecedência. Como é o meu primeiro contrato de trabalho tenho algumas dúvidas por mais simples que sejam. Devo comunicar que daqui a 15 dias a contar do dia de hoje abandonarei as minhas funções na empresa? E esses 15 dias, eu tenho de realizar normalmente as minhas funções laborais ou posso entrar logo ao serviço na nova empresa? O facto de mudar de empresa é motivo válido para a cessação por justa causa do contrato de trabalho?

Obrigado.

Aproveitando a questão deste jovem.

Vamos supor aqui uma situação. 

Imagem que trabalham no local x há dois anos, mas surge uma proposta para um y. Para abandonar o X teriam de dar um mês há casa, mas se o Y ao fim de uns tempos vos dispensar perdem os direitos ao subsídio de desemprego?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 3 minutos:

Imagem que trabalham no local x há dois anos, mas surge uma proposta para um y. Para abandonar o X teriam de dar um mês há casa, mas se o Y ao fim de uns tempos vos dispensar perdem os direitos ao subsídio de desemprego?

99% de certeza que o que conta para a Segurança Social é o tempo em que estás empregado, e não o local de emprego. O subsídio mantém-se, desde que já tenhas atingido o tempo necessário como empregado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JoaoVieira, Em 15/10/2018 at 18:13:

Obrigado.

Tu não estás a cessar o contrato por justa causa. É uma cessação simples. Justa causa implica p.e. ordenados em atraso, falta de condições no trabalho, etc.

Em relação aos 15 dias, estás certo.. é esse o aviso prévio para contratos inferiores a 6 meses. Nesses 15 dias tens de trabalhar normalmente, a menos que tenhas dias de férias por gozar que possas incluir nesses dias. Caso não o faças tens de receber por férias não gozadas no pagamento final.

Ainda assim, desde que não haja clausula de exclusividade no contrato, podes começar já a trabalhar para a outra empresa se for conciliável com os teus horários atuais.

Citação de Augusto, há 18 minutos:

Atenção que se forem mais de dois anos em contrato sem termo são 60 dias.

Em relação à pergunta, tens direito a subsídio de desemprego desde que tenhas 360 dias de descontos no espaço de dois anos. 

Só perdes o direito ao subsídio em situação de desemprego voluntário. Se for a empresa a despedir-te terás sempre direito ao subsídio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Inkie, há 1 hora:

99% de certeza que o que conta para a Segurança Social é o tempo em que estás empregado, e não o local de emprego. O subsídio mantém-se, desde que já tenhas atingido o tempo necessário como empregado.

Citação de Bashir, há 1 hora:

99.5% por aqui.

Citação de gunthi, há 1 hora:

Tu não estás a cessar o contrato por justa causa. É uma cessação simples. Justa causa implica p.e. ordenados em atraso, falta de condições no trabalho, etc.

Em relação aos 15 dias, estás certo.. é esse o aviso prévio para contratos inferiores a 6 meses. Nesses 15 dias tens de trabalhar normalmente, a menos que tenhas dias de férias por gozar que possas incluir nesses dias. Caso não o faças tens de receber por férias não gozadas no pagamento final.

Ainda assim, desde que não haja clausula de exclusividade no contrato, podes começar já a trabalhar para a outra empresa se for conciliável com os teus horários atuais.

Atenção que se forem mais de dois anos em contrato sem termo são 60 dias.

Em relação à pergunta, tens direito a subsídio de desemprego desde que tenhas 360 dias de descontos no espaço de dois anos. 

Só perdes o direito ao subsídio em situação de desemprego voluntário. Se for a empresa a despedir-te terás sempre direito ao subsídio.

Muito obrigado, também era essa a ideia que tinha.

Por agora é só uma hipótese. Mas não me apetece abandonar um emprego "estável", para depois ficar arder. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ressuscitando a conversa das horas, trabalho em auditoria numa Big4 portanto acho que não vale a pena comentar. 🙄 Concordo com o que foram dizendo por aqui, não me importava nada de entrar às 7h se isso implicasse realmente sair ao início da tarde depois.

Entretanro, este ano fui novamente promovido na empresa e vi reconhecido o meu trabalho com a melhor avaliação da malta que entrou no meu ano (e consequente bónus). Apesar da dureza das horas em certas partes do ano, gosto do que faço e se ao final de 2 meses de trabalho não me imaginava a ficar onde estou durante mais 2, agora passaram 2 anos e vejo-me perfeitamente a cá ficar outros 2. Happy days. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

no meu caso, posso entrar e sair às horas que quiser desde q acabe as tarefas da semana

hj mandaram-me para casa mais cedo por tar a infetar o escritório e amanhã vou trabalhar de casa pela primeira vez

Compartilhar este post

Link para o post

Onde trabalho houve uma mudança da direcção há pouco tempo, e uma das coisas que esta nova direcção pôs em prática sem aviso prévio, foi que os funcionários fossem tirar as contagens (gastos da luz, água e gás) à meia-noite, porque eles querem controlar os gastos diariamente.

Isto a mim não me afecta directamente, porque não me cabe a mim ir tirar essas contagens, mas os funcionários que têm de fazer isso já reclamaram, apenas foram avisados que se não fizessem o trabalho recebiam um processo disciplinar. Visto que para tirar a contagem têm de andar na rua à meia noite, e visto que é em Chaves, as noites de Inverno não são propriamente quentes, bem pelo contrário, e chuvas intensas pela noite são o normal.

Fiquei curioso até que ponto isto é legal, pois o risco de ficarem constipados ou com gripe deve ser grande, se fosse eu, rapidamente ficava constipado.

Andei à procura no google, mas não encontrei nada sobre isto, é algo que gostava de saber para poder ajudar os meus colegas e quem sabe, se isto não viria a chegar a mim com o tempo...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...