zunaiki Publicado 1 Fevereiro 2021 Citação de UnReal, há 3 minutos: Obrigado pela ajuda, mas não fiquei completamente esclarecido. Pelo que estou a ver na net, existe a) contrato sem termo; b) contrato a termo certo; c) contrato a termo incerto. O b) é bastante óbvio, no próprio contrato tem uma data de início e fim. No entanto, como e o que é que distingue o a) do c)? O contrato sem termo é quando passas a pertencer aos quadros da empresa. O termo incerto significa que não existe uma data de término definida na altura da assinatura, mas que tem um prazo máximo de 4 anos. No final desse período, penso que ou tenham de passar a sem termo ou terá o trabalhador direito a uma indemnização. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 1 Fevereiro 2021 Citação de UnReal, há 8 minutos: Obrigado pela ajuda, mas não fiquei completamente esclarecido. Pelo que estou a ver na net, existe a) contrato sem termo; b) contrato a termo certo; c) contrato a termo incerto. O b) é bastante óbvio, no próprio contrato tem uma data de início e fim. No entanto, como e o que é que distingue o a) do c)? Como o zunaiki disse. No entanto eles não são obrigados a nada. Se quiserem ter-te a trabalhar, assinas um sem termo. Se não quiserem, adeus e até um dia, venha mais 4 anos de alguém a tempo incerto e as empresas nunca têm quadros grandes. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 1 Fevereiro 2021 Citação de zunaiki, há 44 minutos: O contrato sem termo é quando passas a pertencer aos quadros da empresa. O termo incerto significa que não existe uma data de término definida na altura da assinatura, mas que tem um prazo máximo de 4 anos. No final desse período, penso que ou tenham de passar a sem termo ou terá o trabalhador direito a uma indemnização. Citação de Hammerfall, há 36 minutos: Como o zunaiki disse. No entanto eles não são obrigados a nada. Se quiserem ter-te a trabalhar, assinas um sem termo. Se não quiserem, adeus e até um dia, venha mais 4 anos de alguém a tempo incerto e as empresas nunca têm quadros grandes. Eu mais ou menos sei/sabia aquilo que vocês estão a dizer, mas talvez não esteja a formular a pergunta corretamente. A cena aqui é que estamos a olhar para uma proposta de contrato que diz "por tempo indeterminado" e que chegou no seguimento de dois contratos a termo certo. Não diz praticamente mais nada, só que o trabalhador ficará abrangido por essa modalidade e que as condições são as mesmas do contrato anterior com exceção das alíneas/condições específicas da condição de ser a termo. Tem a data em que se torna efetivo (no dia seguinte a terminar o contrato a termo certo) e nada mais. Toda esta questão surge especificamente do facto das palavras serem "contrato por tempo indeterminado" quando a expectativa era que dissesse "sem termo" ou "efetivo". A dúvida é se a) é a mesma coisa que "sem termo"/"efetivo" e o assunto morre; b) é na realidade um contrato a "termo incerto". E ainda não consegui perceber. 😂 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 1 Fevereiro 2021 Citação de UnReal, há 38 minutos: Eu mais ou menos sei/sabia aquilo que vocês estão a dizer, mas talvez não esteja a formular a pergunta corretamente. A cena aqui é que estamos a olhar para uma proposta de contrato que diz "por tempo indeterminado" e que chegou no seguimento de dois contratos a termo certo. Não diz praticamente mais nada, só que o trabalhador ficará abrangido por essa modalidade e que as condições são as mesmas do contrato anterior com exceção das alíneas/condições específicas da condição de ser a termo. Tem a data em que se torna efetivo (no dia seguinte a terminar o contrato a termo certo) e nada mais. Toda esta questão surge especificamente do facto das palavras serem "contrato por tempo indeterminado" quando a expectativa era que dissesse "sem termo" ou "efetivo". A dúvida é se a) é a mesma coisa que "sem termo"/"efetivo" e o assunto morre; b) é na realidade um contrato a "termo incerto". E ainda não consegui perceber. 😂 Normalmente usa-se o tempo indeterminado na função pública e sem termo noutro empregador qualquer. De resto não te sei explicar melhor 🤣 Parabéns ao teu colega por entrar nos quadros da sua empresa 😆 Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 2 Fevereiro 2021 Citação de UnReal, há 6 horas: Eu mais ou menos sei/sabia aquilo que vocês estão a dizer, mas talvez não esteja a formular a pergunta corretamente. A cena aqui é que estamos a olhar para uma proposta de contrato que diz "por tempo indeterminado" e que chegou no seguimento de dois contratos a termo certo. Não diz praticamente mais nada, só que o trabalhador ficará abrangido por essa modalidade e que as condições são as mesmas do contrato anterior com exceção das alíneas/condições específicas da condição de ser a termo. Tem a data em que se torna efetivo (no dia seguinte a terminar o contrato a termo certo) e nada mais. Toda esta questão surge especificamente do facto das palavras serem "contrato por tempo indeterminado" quando a expectativa era que dissesse "sem termo" ou "efetivo". A dúvida é se a) é a mesma coisa que "sem termo"/"efetivo" e o assunto morre; b) é na realidade um contrato a "termo incerto". E ainda não consegui perceber. 😂 Só vendo o contrato em si, mas normalmente eles mudam para tempo indeterminado quando existe algo que impossibilita a renovação por termo certo. Ainda assim, não é uma coisa negativa passarem para tempo indeterminado. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 2 Fevereiro 2021 (editado) Citação de Koper, há 36 minutos: Só vendo o contrato em si, mas normalmente eles mudam para tempo indeterminado quando existe algo que impossibilita a renovação por termo certo. Ainda assim, não é uma coisa negativa passarem para tempo indeterminado. Bom, neste caso, a renovação a termo certo já não seria possível uma vez que foi atingido o número máximo de renovações. Daí eu ter dito que a expectativa era a de agora passar a contrato efetivo. A única questão que se põe é afinal é o que é o "tempo indeterminado", se o mesmo que efetivo (aparentemente sim) ou se é a tal modalidade de termo incerto. Editado 2 Fevereiro 2021 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 10 Fevereiro 2021 Alguém tem experiência de ter trabalhado nos Censos? Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 10 Fevereiro 2021 Por curiosidade, alguém aqui trabalha/trabalhou e pode dizer-me qual é a média de salario liquido nestas áreas? Encontrei alguma informação mas contraditória: Caixa Supermercado Trabalho no retalho (Worten, Fnac, Bertrand etc.) Estagiário consultora e entry level salary de uma consultora Thanks Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 10 Fevereiro 2021 (editado) Citação de w0, há 10 minutos: Por curiosidade, alguém aqui trabalha/trabalhou e pode dizer-me qual é a média de salario liquido nestas áreas? Encontrei alguma informação mas contraditória: Estagiário consultora e entry level salary de uma consultora Thanks numa big4 1200 brutos + SA ( 18500 brutos anuais ) para junior programmer Editado 10 Fevereiro 2021 por lordbifana 1 Compartilhar este post Link para o post
mutenroshi Publicado 10 Fevereiro 2021 Citação de w0, há 1 hora: Por curiosidade, alguém aqui trabalha/trabalhou e pode dizer-me qual é a média de salario liquido nestas áreas? Encontrei alguma informação mas contraditória: Trabalho no retalho (Worten, Fnac, Bertrand etc.) Thanks SMN + SA + Subsídios/comissões (domingos, feriados, prémios de vendas, tudo andava a volta de 200 euros por mês). 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 10 Fevereiro 2021 Citação de w0, há 1 hora: Caixa Supermercado Salário mínimo, subsídio alimentação, horas extras, domingos/feriados, férias não gozadas 1 Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 10 Fevereiro 2021 Bem, vou para a minha terceira empresa desde que estou no estrangeiro - acredito que agora seja para estabilizar por uns anos, porque era o que estava à procura. Estava (estou) a trabalhar numa rede social, e as condições são boas, o ambiente também (embora com alguns atritos internos), mas é atualmente uma empresa demasiado grande para o que quero para mim neste momento profissional. Acabou por surgir uma oportunidade interessante duma empresa mais pequena, uma SaaS que está em claro crescimento e num mercado bastante apelativo nos próximos anos. Não me parece que as diferenças entre certas empresas hoje em dia sejam assim tão grandes, o que também facilita esta transição. 7 Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 11 Fevereiro 2021 Citação de w0, há 14 horas: Estagiário consultora e entry level salary de uma consultora A malta nova acho que está a receber 1.400€ brutos + subsídio de alimentação + prémio anual. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 11 Fevereiro 2021 @w0 do que tenho ideia malta junior com mestrado numa consultora ganha entre 18k-20k anuais no início. Depois tens algumas condições extra que dependem de empresa para empresa, prémios e os planos flex etc. Compartilhar este post Link para o post
santi_07 Publicado 11 Fevereiro 2021 Numa das big 4 o salário inicial é 1,2K sem mestrado e 1,3K com mestrado (ilíquido) + SA + bónus anual a rondar os 500€ Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 11 Fevereiro 2021 Wtf, 1400, 1500 brutos + subsídio a começar em consultoras? Comecei há uns anos mas na altura nem próximo disso... A minha experiência com consultoras era dar ordenados super baixos com 4 ou 5 subsídios inventados para subir o líquido... Isso mudou? Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 11 Fevereiro 2021 Eu também sempre foi assim em Portugal, salário bruto baixo + extras de transporte e alimentação e mais outro qualquer para fazer subir o liquido. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 11 Fevereiro 2021 Citação de NIkeL, há 15 minutos: Wtf, 1400, 1500 brutos + subsídio a começar em consultoras? Comecei há uns anos mas na altura nem próximo disso... A minha experiência com consultoras era dar ordenados super baixos com 4 ou 5 subsídios inventados para subir o líquido... Isso mudou? o unico ''subsidio'' que tenho é isenção horario trabalho mas até isso está na folha...o ordenado inicial foi 1200 brutos(com IHT ) + SA Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 11 Fevereiro 2021 Citação de lordbifana, há 13 minutos: o unico ''subsidio'' que tenho é isenção horario trabalho mas até isso está na folha...o ordenado inicial foi 1200 brutos(com IHT ) + SA Bom saber que as condições melhoraram. Foi a maior luta que tive quando trabalhei em "consultora" foi esses subsídios. Aliás, saí principalmente por causa disso. Compartilhar este post Link para o post
Jan Oblak Publicado 11 Fevereiro 2021 Citação de w0, há 16 horas: Por curiosidade, alguém aqui trabalha/trabalhou e pode dizer-me qual é a média de salario liquido nestas áreas? Encontrei alguma informação mas contraditória: Caixa Supermercado Trabalho no retalho (Worten, Fnac, Bertrand etc.) Estagiário consultora e entry level salary de uma consultora Thanks Caixa supermercado: Acima de tudo, depende da empresa. Depois, normalmente quem é caixa de supermercado é raro fazer full-time (só mesmo os mais antigos porque a ideia geral é rotação em que fazes os 3 contratos e vens embora). Mas para ser mais objetivo nesta resposta, podes contar com LIDL e Aldi a 400€ part-time (ou 800€ full time) + SA + Domingos e Feriados. Continente/Pingo Doce/Auchan será cerca de 280€ part-time (ou salário minimo full time) + SA + Domingos e Feriados. Trabalho no retalho Nessas empresas que mencionaste não tenho conhecimento. No entanto, um trabalho de escritório em retalho alimentar no LIDL será cerca de 1300€ + IHT + SA. Na Sonae será de 900 + SA. Citação de Koper, há 14 horas: Bem, vou para a minha terceira empresa desde que estou no estrangeiro - acredito que agora seja para estabilizar por uns anos, porque era o que estava à procura. Estava (estou) a trabalhar numa rede social, e as condições são boas, o ambiente também (embora com alguns atritos internos), mas é atualmente uma empresa demasiado grande para o que quero para mim neste momento profissional. Acabou por surgir uma oportunidade interessante duma empresa mais pequena, uma SaaS que está em claro crescimento e num mercado bastante apelativo nos próximos anos. Não me parece que as diferenças entre certas empresas hoje em dia sejam assim tão grandes, o que também facilita esta transição. Grande Koper! Desejo-te muita sorte 💪 Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 11 Fevereiro 2021 Citação de NIkeL, há 2 horas: Wtf, 1400, 1500 brutos + subsídio a começar em consultoras? Comecei há uns anos mas na altura nem próximo disso... A minha experiência com consultoras era dar ordenados super baixos com 4 ou 5 subsídios inventados para subir o líquido... Isso mudou? Era exatamente por isso que estava a perguntar. Estava aqui a ter uma discussão quite acesa e a malta jurava a pés juntos que era assim, mas eu tinha conhecido uma pessoa há relativamente pouco tempo que me falava nos "novos valores". -- Obrigado a todos pelas respostas. Isto surgiu porque estava-se a discutir num grupo de amigos (online claro!) o investimento em cursos superiores vs. horas trabalhadas vs. remunerações. E estavam a ser dados esses três exemplos. Resumidamente: Uns acreditavam que no long run compensa sempre estudar Outros que no short term, mais vale não andares a lamber papel e estoirar dinheiro e depois trabalhares horas de cão e ganhares só X% mais que outros trabalhos E outros estavam a defender que as consultoras são um cancro do crl porque nos 100 que entram só 1 chega ao maior lá da zona. Havia opiniões para tudo, mas faltavam dados. Hoje já tenho os dados para conseguir desmontar algumas teorias! Citação de Keyser, há 2 horas: Eu também sempre foi assim em Portugal, salário bruto baixo + extras de transporte e alimentação e mais outro qualquer para fazer subir o liquido. Um tipo que ganhe 4k brutos + SA leva 2500 liquido (já com SA) e custa à empresa mais de 5k. É uma imoralidade do crl. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 11 Fevereiro 2021 Citação de w0, há 2 minutos: Era exatamente por isso que estava a perguntar. Estava aqui a ter uma discussão quite acesa e a malta jurava a pés juntos que era assim, mas eu tinha conhecido uma pessoa há relativamente pouco tempo que me falava nos "novos valores". -- Obrigado a todos pelas respostas. Isto surgiu porque estava-se a discutir num grupo de amigos (online claro!) o investimento em cursos superiores vs. horas trabalhadas vs. remunerações. E estavam a ser dados esses três exemplos. Resumidamente: Uns acreditavam que no long run compensa sempre estudar Outros que no short term, mais vale não andares a lamber papel e estoirar dinheiro e depois trabalhares horas de cão e ganhares só X% mais que outros trabalhos E outros estavam a defender que as consultoras são um cancro do crl porque nos 100 que entram só 1 chega ao maior lá da zona. Havia opiniões para tudo, mas faltavam dados. Hoje já tenho os dados para conseguir desmontar algumas teorias! Falando da minha experiência, eu não tenho curso terminado. Se as empresas obrigam a que tenhas diploma para entrares ou subires? Não, mas tem que se ter noção que tem de haver algo para "mostrar", e é difícil se não tiveres nem curso nem experiência profissional. Portanto eu diria que o curso ajuda imenso a começar, mas depois de estar no mercado, não é tão valorizado. Eu entrei sem curso terminado porque durante as férias de verão da Universidade fiz estágios numa empresa que entretanto gostou de mim e quando saiu uma pessoa, me contactaram a ver se eu queria entrar. Depois também da mentalidade de quem está a contratar. O pessoal mais old school olha mais para diplomas, eu acho. Quanto a diferenças de pagamento dependendo do nível de estudo, é completamente ridículo. Se 2 pessoas fazem a mesma coisa, é irrelevante o background. Se lá estão é porque os consideraram igualmente capazes de fazer a posição. Compartilhar este post Link para o post
Pedrovsky Publicado 11 Fevereiro 2021 Citação de bug, Em 10/02/2021 at 16:45: Alguém tem experiência de ter trabalhado nos Censos? Fiz em 2011, em Mafra. Pessoalmente gostei porque na altura deu para conciliar com a universidade e levar mais de 1000€ para casa em 2 meses que deram para pagar as propinas desse ano. Mas depende muito do tipo de freguesias que apanhas. Como morava no centro da vila, apanhei uma zona ali ao pé de casa que permitiu que fizesse tudo a pé, sem gastar nada em transportes. Alguma coisa específica que quisesses saber? Compartilhar este post Link para o post