RicardoBarbosa Publicado 28 Maio 2014 Conheces alguém no IEFP? Se não, conta com 4 meses. Compartilhar este post Link para o post
Hyuuga Publicado 28 Maio 2014 Pessoal, sabem como é que está mais ou menos o tempo de espera para um estágio profissional do IEFP? Estou a estagiar de borla numa empresa e o meu chefe propôs-me começar um estágio desses. O meu problema é que estou a acabar a tese e não queria ter de começar antes de Setembro A minha namorada esperou 1 mês ou até menos para que a documentação estivesse toda ok. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 28 Maio 2014 Pessoal, sabem como é que está mais ou menos o tempo de espera para um estágio profissional do IEFP? Estou a estagiar de borla numa empresa e o meu chefe propôs-me começar um estágio desses. O meu problema é que estou a acabar a tese e não queria ter de começar antes de Setembro Eu esperei 4 meses, e a minha colega do Marketing esperou 5 meses. É pura sorte. Compartilhar este post Link para o post
The_Killer Publicado 28 Maio 2014 Obrigado a todos. Espero não ter sorte então x) Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Gouveia Publicado 28 Maio 2014 (editado) Tive na semana passada a minha primeira e única entrevista de emprego, ao contrário do que procurava, acabou por ser em Portugal e a uns 20 min. de carro de casa. A verdade é que fiquei com a sensação de ter corrido bastante bem, o meu currículo ter impressionado e quando num email posterior ao entrevistador perguntei sobre um dia normal, calhou ele referir "explico-te melhor mais tarde ou poderás ver por ti mesmo". Para já, estou nervoso com a possibilidade de ser o meu primeiro emprego, depois de trabalhar durante 4 anos por conta própria, à minha maneira e com os meus horários. Por outro lado, estou a contar receber cerca de 730€ líquidos mensais no início, o que ainda estou a ponderar se foi um bom valor a negociar. A minha questão é, alguém sabe/tem experiência se 730€ por mês dá para viver sozinho em Lisboa? (do tipo num estúdio, alimentação, transportes, dinheiro de bolso e ainda poupar qualquer coisa). EDIT: Desculpem também outra pergunta parva, mas dado que seria a primeira vez num horário das 9 às 6, como raio se organiza a vida/tempos de comuta/tempos livres, etc.? Parece que não sobra tempo nenhum, e gostaria de continuar alguns projetos pessoais. Editado 28 Maio 2014 por Ricardo Gouveia Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 29 Maio 2014 Fiquei curioso, que tipos de projectos e em que área vai estar inserido esse emprego? se quiseres dizer claro. Vou-te ajudar no que posso. Não sou trabalhador, mas sou um estudante que veio morar para Lisboa :mrgreen: Transportes 35(+ coisa -coisa) euros por mês para metro e carris e podes usar os transportes as vezes que quiseres. Dentro de Lisboa anda-se melhor de transportes do que de carro... A casa depende do que procurares e de onde procurares mas se for para ti sozinho és capaz de alugar um apartamento barato. Num horário das 9-18 (?) terias de saber gerir bastante bem o tempo para os teus projectos, mas lá está não sei que tipos de projectos e se envolvem estar na rua ou dentro de uma casa, estúdio, armazén etc... Não te consigo ajudar em mais nada :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 29 Maio 2014 Tive na semana passada a minha primeira e única entrevista de emprego, ao contrário do que procurava, acabou por ser em Portugal e a uns 20 min. de carro de casa. A verdade é que fiquei com a sensação de ter corrido bastante bem, o meu currículo ter impressionado e quando num email posterior ao entrevistador perguntei sobre um dia normal, calhou ele referir "explico-te melhor mais tarde ou poderás ver por ti mesmo". Para já, estou nervoso com a possibilidade de ser o meu primeiro emprego, depois de trabalhar durante 4 anos por conta própria, à minha maneira e com os meus horários. Por outro lado, estou a contar receber cerca de 730€ líquidos mensais no início, o que ainda estou a ponderar se foi um bom valor a negociar. A minha questão é, alguém sabe/tem experiência se 730€ por mês dá para viver sozinho em Lisboa? (do tipo num estúdio, alimentação, transportes, dinheiro de bolso e ainda poupar qualquer coisa). EDIT: Desculpem também outra pergunta parva, mas dado que seria a primeira vez num horário das 9 às 6, como raio se organiza a vida/tempos de comuta/tempos livres, etc.? Parece que não sobra tempo nenhum, e gostaria de continuar alguns projetos pessoais. Dar dá, principalmente se não tiveres carro, melhor ainda se arranjares casa ao pé do trabalho. Em relação às poupanças já depende de ti, 730€ não te dá para as despesas, comer fora de casa regularmente, saídas à noite e afins. Mas conheço quem esteja exactamente na tua situação aí há uns dois ou três meses e tem-se aguentado. E não vive num T0 nos Olivais, é um T1 a dois minutos a pé da Av. da Liberdade. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Gouveia Publicado 29 Maio 2014 Obrigado aos dois. :D Sei como funcionam os transportes em Lisboa e ainda estou indeciso entre não ter carro e ter, ficando mais um tempo na casa dos meus pais. Quanto à profissão, o que tenho procurado é para a função de Gestor de Projetos de Tradução, sendo que depois chegava a casa e mantinha alguns dos meus clientes atuais para fazer uns 100-200€ às noites, assim como tirar alguns cursos. A minha preocupação em termos de orçamento prendia-se com a linha entre sobreviver e viver, não receber só para pagar contas sem saber até quando. A verdade é que não sei qual seria o "salário minimamente confortável" para viver em Lisboa, e teria que confiar na progressão de carreira para isso. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 29 Maio 2014 algumas perguntas para te conseguir ajudar com exactidão: tens quantos anos? vives onde actualmente ( suponho que seja com os teus pais) ? É em Lisboa - que parte? Onde fica esse novo trabalho? não te assustes com as perguntas, é só mesmo para tentar perceber melhor e saber como te ajudar. Se quiseres responde por MP. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 29 Maio 2014 No teu lugar faria o seguinte: - Quanto vou gastar se ficar a viver com os meus pais? Quanto vou conseguir poupar em 12 meses? Tenho alguma coisa que queira comprar/utilizar o dinheiro? - Quero sair de casa, tenho dinheiro? Renda da Casa Água, Luz e Gás Internet/TV/Telefone Mobilar a casa ou já mobilada? Transporte (carro próprio - tem estacionamento gratuito na empresa/redondezas? custos de estacionamento. Seguro, manutenção, petróleo, portagens // Transportes - tempo gasto + dinheiro) Alimentação (almoças fora? Vens almoçar a casa? Levas almoço de casa para o trabalho? Jantar) Estimativa de Extras (p*tas & vinho verde, futeboladas etc.) Provavelmente esqueci-me de alguma coisa. Se me lembrar volto cá. Boa sorte nisso! Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 29 Maio 2014 Uma questão, pessoal, para alguém que vai começar com bolsa para mestre num instituto da Universidade do Porto (INESC neste caso), como é com o IRS, descontos e afins? Não sei rigorosamente nada :( Eu vou na próxima semana tratar disso, mas se me derem umas luzes acerca disso tudo era o ideal. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Gouveia Publicado 29 Maio 2014 Obrigado, sim é uma lista parecida à que tenho e a faltar só seria uma forma de lavar a roupa, que ainda me falta aprender e ver quanto pode custar. Para já vou poupar dinheiro antes de começar a avaliar mais situações, não tenho muita pressa e ainda tenho tempo. A oferta que recebi é maior do que estava à espera e com alguns bónus à mistura, pelo que me deve deixar numa posição mais confortável. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 29 Maio 2014 Dependendo das distâncias (tempo de viagem) eu optava por ficar ainda em casa dos pais uns tempos a ganhar um fundo de maneio Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Maio 2014 Uma questão, pessoal, para alguém que vai começar com bolsa para mestre num instituto da Universidade do Porto (INESC neste caso), como é com o IRS, descontos e afins? Não sei rigorosamente nada :( Eu vou na próxima semana tratar disso, mas se me derem umas luzes acerca disso tudo era o ideal. teoricamente, estás isento de IRS e SS. Quanto ao IRS, nem precisas de apresentar delcaração, a não se que tenhas crédito à habitação, seguro social voluntário ou arrendamento jovem. Mas pode ter havido alteração legislativa. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 29 Maio 2014 teoricamente, estás isento de IRS e SS. Quanto ao IRS, nem precisas de apresentar delcaração, a não se que tenhas crédito à habitação, seguro social voluntário ou arrendamento jovem. Mas pode ter havido alteração legislativa. Certo. Acho que temos que ter seguro social voluntário. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 29 Maio 2014 Dependendo das distâncias (tempo de viagem) eu optava por ficar ainda em casa dos pais uns tempos a ganhar um fundo de maneio Igual aqui. 3 ou 4 salários para qualquer eventualidade é o ideal. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 29 Maio 2014 Certo. Acho que temos que ter seguro social voluntário. Igual aqui. 3 ou 4 salários para qualquer eventualidade é o ideal. Quanto mais tempo estiveres em casa dos teus pais e se, eles não te exigirem dinheiro mensal, é tudo lucro. Poupas nas despesas diárias quase inevitáveis. E se o trabalho fica a 20 minutos de carro compras uma choça'zita que o Peplin ajuda. É "burrice" estar a criar despesas que são perfeitamente evitáveis. Ainda para mais sendo primeiro emprego em que o ideal é puder juntar o máximo que conseguires. Lembrem, o que hoje é verdade, amanhã é mentira. Hoje pode estar tudo bem amanhã, não. Eu trabalhei 4 meses e fiz 3.200€ Só gastei mesmo u sub de alimentação. É certo que estou desempregado agora mas se tivesse andando na boa vida se calhar teria trabalhado em vão. Compartilhar este post Link para o post
Inka Publicado 29 Maio 2014 Hoje fui eu e mais 4 pessoas a uma entrevista final para uma vaga, ou seja, já tínhamos passado por mais entrevistas para lá chegar. Esta fase foi para as perguntas técnicas e para ver como reagíamos sobre pressão e assim, saí de lá confiante a achar que a entrevista me tinha corrido bem e que não tinha metido o pé na argola nas perguntas técnicas, basta dizermos que fazemos primeiro B e só depois é que tentamos A para se for preciso sermos logo metidos a um canto. Liga-me há bocado um dos senhores da entrevista a dar-me os parabéns que tinha feito uma entrevista muito boa, que ficaram agradados com o meu perfil mas.... no final estavam na dúvida entre mim e outro dos que foi à entrevista e escolheram o outro. Que azia. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 29 Maio 2014 Hoje fui eu e mais 4 pessoas a uma entrevista final para uma vaga, ou seja, já tínhamos passado por mais entrevistas para lá chegar. Esta fase foi para as perguntas técnicas e para ver como reagíamos sobre pressão e assim, saí de lá confiante a achar que a entrevista me tinha corrido bem e que não tinha metido o pé na argola nas perguntas técnicas, basta dizermos que fazemos primeiro B e só depois é que tentamos A para se for preciso sermos logo metidos a um canto. Liga-me há bocado um dos senhores da entrevista a dar-me os parabéns que tinha feito uma entrevista muito boa, que ficaram agradados com o meu perfil mas.... no final estavam na dúvida entre mim e outro dos que foi à entrevista e escolheram o outro. Que azia. Mais valia não ter ligado. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 29 Maio 2014 para os experts em código do trabalho: - um gajo que tenha um contrato a termo incerto só passa a efectivo ao fim de 6 anos? Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 29 Maio 2014 Mais valia não ter ligado. Nem por isso. Sabe que esteve bem na entrevista e que deve proceder da mesma maneira em futuras entrevistas. (Acreditando que o homem disse a verdade). Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 30 Maio 2014 és anão tás fdd :mrgreen: :carinhoso: Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 30 Maio 2014 Hoje fui eu e mais 4 pessoas a uma entrevista final para uma vaga, ou seja, já tínhamos passado por mais entrevistas para lá chegar. Esta fase foi para as perguntas técnicas e para ver como reagíamos sobre pressão e assim, saí de lá confiante a achar que a entrevista me tinha corrido bem e que não tinha metido o pé na argola nas perguntas técnicas, basta dizermos que fazemos primeiro B e só depois é que tentamos A para se for preciso sermos logo metidos a um canto. Liga-me há bocado um dos senhores da entrevista a dar-me os parabéns que tinha feito uma entrevista muito boa, que ficaram agradados com o meu perfil mas.... no final estavam na dúvida entre mim e outro dos que foi à entrevista e escolheram o outro. Que azia. De certeza que o outro era mais giro. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 30 Maio 2014 para os experts em código do trabalho: - um gajo que tenha um contrato a termo incerto só passa a efectivo ao fim de 6 anos? É das tais perguntas que só depende do patrão. Se tiver a contrato a termo incerto com renovação automática mensal podes ficar nessa situação por tempo indeterminado. Se tiveres pela própria empresa a contrato de meio ano a empresa pode te dar mais 2 contratos e a partir daí podes ter a sorte de passar efetivo. Mas posso te dar um exemplo de uma pessoa que conheci que esteve 3 anos a contrato de mês por uma empresa de trabalho temporário, ao fim de 3 anos assinou contrato de 6 meses pela empresa e ao fim desses 6 meses voltou ao contrato de trabalho temporário pela empresa exterior. Portanto nestes casos já vai das sortes. A única coisa que posso afirmar no que diz respeito a fundo de desemprego é que tens de trabalhar 14 meses seguidos. O que nunca terás direito a fundo de desemprego porque os patrões normalmente suspendem os contratos nas férias e chamam depois. Logo nunca terás direito ao fundo de desemprego. #sadlife Compartilhar este post Link para o post
del9y Publicado 30 Maio 2014 Mais valia não ter ligado. O pior que pode acontecer é ires a uma entrevista e depois não dizerem nada. Na minha opinião é uma enorme falta de respeito. Aconteceu-me algo semelhante em Junho, onde fui a varias fases de entrevistas para depois nunca mais me dizerem nada. Passado 3 meses ligam-me a dizer que não tinha sido o escolhido. Nessa altura até já estava a trabalhar noutro sitio até. Compartilhar este post Link para o post