Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
w0

[Benfica] Direcção, SAD, Eleições & Assembleias

Publicações recomendadas

Tenho ouvido essa comparação com o BdC mais do que é aceitável para seres inteligentes. Houve algum grupo de adeptos do Benfica a invadir o Seixal? O Vieira andou a fazer declarações que coloquem os adeptos contra os jogadores? Passado tão poucos anos e o BdC já é só um caso de divisão de adeptos.

Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Não me parece que as casas do Benfica (penso que é isso que te referes) seja a causa da vitória do Vieira:
image.png.b23a042ab63dc83330de7fe8d7c660d1.png

O Vieira ganhou, alegadamente, por bem mais que 11500 votos.

Onde é que disse que as casas eram a razão da vitória?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de me_and_no_more_, há 4 minutos:

Não disseste. Disseste que a esmagadora maioria das casas apoiava o Vieira e eu concordo que seja. Apenas estava a dizer que os votos das casas eram irrelevantes naquela vitória em especifico, e que por isso, a vitória do Vieira esteve nos sócios e não propriamente nas casas. E nos sócios parece-me que os votos do Vieira estão, na sua maioria, nas pessoas mais velhas.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho "piada" é à parte em que o processo é claramente a visar o Luís Filipe Vieira, acusado de utilizar o SL Benfica em prol pessoal e o que é que ele faz? Utiliza o SL Benfica para lançar um comunicado quase imediato e inflamado. Vieira in a nutshell.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Parece-me algo arriscado avaliar alguma coisa nesse âmbito pelas redes tendo em conta que é sabido que quem contesta o Vieira, é na sua maioria, malta mais jovem e portanto mais adepta das redes, enquanto que quem apoia o Vieira é o contrário.

Eu sei disso. Mas não existe outra forma minimamente real de medir. Sem AGs e sem público, é sempre complicado confirmar isso. 

Pela amostra que temos, já se começam a definir bem os extremos...

Citação de F_Tex, há 1 hora:

não te esqueças que tu nas redes sociais vês o que as redes sociais te querem mostrar. duvido seriamente que haja o clima de cisão que dizes

há contestação, mas comparar este momento ao do BdC...

Bastas saberes onde procurares, e vês muita troca de argumentos. Claro, estamos a falar da internet, onde normalmente as posições são ainda mais extremas do que na realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não li com a devida atenção - vai ser leitura de avião - mas há um ponto que me preocupa e que foi discutido com alguém próximo do Jorge Mattamouros (fun fact, o cunhado dele foi meu professor na faculdade e era um gigante benfiquista). Não há prova documental da situação da Promovalor. Existe uma testemunha que será apresentada “em cima da hora”. 

Com relação ao ato eleitoral, poderá haver mais facilidade em provar que a matéria de facto é suficientemente clara para demonstrar que existiram inúmeros atropelos e ilegalidades. 

Isto tem tudo para ser um processo de 2 a 3 anos.

Vai ser bom porque cria desgaste, política da terra queimada. Mas não pensem que é meia bola e força, e que fica fechado aqui. Mas que é bom, é. 

Agora a petição tem toques de requinte brutais 😍

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de me_and_no_more_, há 1 hora:

Tenho ouvido essa comparação com o BdC mais do que é aceitável para seres inteligentes. Houve algum grupo de adeptos do Benfica a invadir o Seixal? O Vieira andou a fazer declarações que coloquem os adeptos contra os jogadores? Passado tão poucos anos e o BdC já é só um caso de divisão de adeptos.

o BdC tinha a Juve Léo no bolso, enquanto que os NN e os DV estão completamente desorganizados. Estou meramente a falar de posições de adeptos comuns, defendedores de uns e de outros. 

Citação de w0, há 7 minutos:

Ainda não li com a devida atenção - vai ser leitura de avião - mas há um ponto que me preocupa e que foi discutido com alguém próximo do Jorge Mattamouros (fun fact, o cunhado dele foi meu professor na faculdade e era um gigante benfiquista). Não há prova documental da situação da Promovalor. Existe uma testemunha que será apresentada “em cima da hora”. 

Com relação ao ato eleitoral, poderá haver mais facilidade em provar que a matéria de facto é suficientemente clara para demonstrar que existiram inúmeros atropelos e ilegalidades. 

Isto tem tudo para ser um processo de 2 a 3 anos.

Vai ser bom porque cria desgaste, política da terra queimada. Mas não pensem que é meia bola e força, e que fica fechado aqui. Mas que é bom, é. 

Agora a petição tem toques de requinte brutais 😍

Pelo teu conhecimento e da malta do SoB, existem razões estatutárias para o Vieira não poder concorrer nas próximas eleições, caso o processo se arraste até lá?

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 18 minutos:

o BdC tinha a Juve Léo no bolso, enquanto que os NN e os DV estão completamente desorganizados. Estou meramente a falar de posições de adeptos comuns, defendedores de uns e de outros. 

Pelo teu conhecimento e da malta do SoB, existem razões estatutárias para o Vieira não poder concorrer nas próximas eleições, caso o processo se arraste até lá?

Explicando sem muito detalhe: o que os Estatutos dizem e que é invocado na ação é que "Os membros dos órgãos sociais não podem, directa ou indirectamente, estabelecer com o Clube e sociedades em que este tenha participação relevante, relações comerciais ou de prestação de serviços, ainda que por interposta pessoa, considerando-se para estes efeitos, nomeadamente, o cônjuge, ascendentes e descendentes". Daí que se tenha ido remexer nas empresas do Vieira e associá-las aos dinheiros do Benfica. Isto porque, também o dizem os Estatutos (em dois momentos distintos do diploma), se verificado o que acima citei dá-se imediatamente a perda do mandato e a impossibilidade de e candidatar ao momento eleitoral seguinte. Mas para isso será necessário que isto termine até ao início do próximo sufrágio.

Editado por Duda34
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 3 horas:

Mas se for para haver cisão, que seja a sério. Os Vieiristas juntam-se e fundam ou compram um clube para eles 

Até parece que ainda não viste este filme antes. Quando o Vieira eventualmente sair com o clube na lama, de repente nunca ninguém votou Vieira, ninguém gostava dele e todos sabiam que era aldrabão.
Muita Vieirada já deve ter começado a apagar posts nas redes sociais para mais tarde não dar "problemas".

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Um dia histórico. Foi apenas possível porque todos nós, benfiquistas, nunca desistimos do nosso Benfica. 

- Primeira AGE da história do clube (julgo, é perguntar ao Alberto)

- A um sábado (!!!)

- A horas decentes (!!!)

Tudo isto conseguido durante uma filha da p*ta de uma pandemia. Que orgulho. Isto é o Benfica e está vivo!

Editado por w0
  • Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

O PMAG tem estado bem. Só espero que o Movimento possa acompanhar todo o procedimento do parecer que vai ser pedido à DGS pelo Benfica. Cheira-me que o Benfica está a apostar tudo nos casos Covid em Lisboa...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito que ele o tenha feito. Parece-me é que será muito difícil comprovar isso nos tribunais. 

De qualquer das formas é muito grave, não só para o Benfica mas também para o país.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Alega na ação que houve dinheiro do Benfica a seguir para a Promovalor, empresa do presidente do Benfica...

-O que eu acrescento, e é grave, é que parte desse dinheiro foi entregue a pessoas da Promovalor [empresa de Luís Filipe Vieira]. É essa a minha alegação. Imagine-se que o Benfica vem e até mostra que havia fundamento para isso, então logo veremos. Agora, haver dinheiro do Benfica a ser entregue a pessoas da Promovalor é gravíssimo. Para essa alegação, sim, tenho prova, não o faria se não tivesse, mas não vou desvendar. Se desvendar agora, o Benfica vai fazer 30 por uma linha até ao julgamento. O que posso dizer é que a prova existe.

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/benfica-esta-em-situacao-de-falencia-moral-e-institucional-criei-uma-equipa-e-tenho-provas-13828884.html

👮‍♂️ 🚔

Compartilhar este post

Link para o post

A coincidência de isso se ter passado no ano do possível penta torna tudo ainda mais nojento. Toda a gente percebeu que algo ali estava errado.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Para resgatar o Benfica

Jorge Mattamouros

12 de Junho de 2021, 8:00

Entreguei esta semana, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, a acção que visa o afastamento de Luís Filipe Vieira da presidência do Benfica. Ponderei longamente esta medida, pois não ignoro a gravidade do gesto. Advogado de profissão e sócio há 27 anos, sei bem que os mecanismos desejáveis para a resolução das divergências no seio do clube são os que passam pelos seus órgãos estatutários.

Comecei a frequentar as assembleias gerais no Pavilhão da Luz corria o tempo de Manuel Damásio; com 16 anos, não tinha ainda direito a votar. Nessa época, foi pela via associativa que conseguimos impedir mudanças estatutárias abusivas e projectos de SAD nocivos. Lembro também as várias eleições, e sobretudo a mais viva de todas as campanhas, quando nós, os sócios, afastámos Vale e Azevedo, um presidente que ameaçava destruir o clube.

Alguns anos depois, fui viver para os EUA, onde continuei os meus estudos e onde hoje trabalho. Passei a viver o Benfica à distância, com a especial intensidade do emigrante. Lá fora, o Benfica é uma forma de estarmos mais perto de casa. Talvez também por isso, nestes últimos anos, tenha aumentado a minha preocupação ao ver a falência moral e institucional que se abateu sobre a presidência do Benfica. A experiência como advogado em algumas das maiores causas à escala internacional, vezes demais incluindo situações de fraude ou lavagem de dinheiro, reforçou a minha atenção para os problemas actuais do clube.

A rede de interesses, truques e desmandos que se formou no Benfica exibe todos os traços que caracterizam a captura de organizações para benefício pessoal. A confusão de esferas entre Vieira Grande Devedor e Vieira Presidente do Benfica ficou ainda mais patente após a audição de Luís Filipe Vieira pela Comissão Parlamentar de Inquérito. Escutámos do principal protagonista, em discurso directo, como tanto os contribuintes portugueses quanto os benfiquistas são forçados a suportar o seu colapso empresarial.

Entendo, por isso, que o Benfica corre hoje um risco sem precedentes na história do clube. Sinto que estou acompanhado por muitos benfiquistas na conclusão a que nos leva o presente estado de coisas: o Benfica é o grande lesado de Luís Filipe Vieira e precisa de libertar-se dele com urgência. Não sou eu que o digo, são os Estatutos do Benfica: o Presidente do clube “não pode[], directa ou indirectamente, estabelecer com o Clube e sociedades em que este tenha participação relevante, relações comerciais ou de prestação de serviços, ainda que por interposta pessoa.” Violada esta proibição absoluta, a consequência é “a perda automática de mandato e a impossibilidade de candidatura no mandato seguinte.”

A urgência de resgatar o Benfica é sentida por todos nós; nenhuma divergência há quanto a isso. Surgem nesta altura várias iniciativas que pretendem enfrentar o impasse democrático em que nos encontramos por via dos mecanismos de auto-governo associativo, como um pedido de assembleia geral extraordinária para auditoria do último acto eleitoral ou a preparação de uma alteração dos Estatutos do clube.

Entendo que estas contribuições de grandes benfiquistas, e outras que possam surgir, são de enorme importância e apoio-as sem reservas. Temo, contudo, que os mecanismos internos não possam já assegurar o respeito pela vontade dos sócios, como comprovaram as eleições de Outubro de 2020 e as suas inúmeras irregularidades, como a ausência de cadernos eleitorais, a recusa de contagem dos votos em urna e a impossibilidade de escrutínio independente do sistema de voto electrónico.

Se eu estiver errado, e os mecanismos internos de governo do clube funcionarem, comprometo-me a retirar a acção que propus no dia seguinte à saída de Luís Filipe Vieira do Benfica. Seria um dia feliz. Mas se eu estiver certo, e a degradação do clube em nome de interesses pessoais perseverar, entendo que a acção que propus é um imperativo de consciência. A acção é contra Luís Filipe Vieira e mais ninguém; a acção é para proteger o Benfica e mais ninguém.

Recuso a ideia de toda esta decadência ser intrínseca ao futebol, ao desporto e ao Benfica. Toda a nossa história o desmente. Só fomos verdadeiramente grandes e ganhadores quando governados por gente que soube viver a elevação de princípios simbolizada pela águia do nosso emblema. Joaquim Ferreira Bogalho, nosso saudoso Presidente, deixou aos que lhe sucederam um sério aviso: “Respeitem sempre o dinheiro do clube. É dinheiro de gente simples e humilde. É esforço de gente pobre que dá porque gosta muito do Benfica. Sirvam-no. Não se sirvam dele!”. Esta petição é a minha forma de honrar esse esforço.

https://www.publico.pt/2021/06/12/desporto/opiniao/resgatar-benfica-1966200

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chazzy Chazz, há 1 hora:

Pelo menos, é bom ver certas cada vez mais levantadas e debatidas.

Para mim, esse é que é o verdadeiro valor desta acção. E agora que acabou a época desportiva há muito tempo e espaço para fazer as cabeças pensar.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...